CRONOLOGIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO
ANO
NASC. MORTE PENSADOR ÁREA NACIONALIDADE IDEIAS OBRA MOVIMENTO DISCORDÂNCIA COM WIKIPEDIA
-1200 -1100 Homero Poeta Grego [Divergências quanto à época em que viveu, variam de 1200 a.C a 700 a.C. E há quem defenda que Homero nunca existiu, sendo apenas uma lenda e que os 2 poemas tenham sido construídos por diversos autores ao longo de alguns séculos.]
As riquíssimas obras de Homero tendem a aproximar os deuses dos homens, num movimento de racionalização do divino. Os deuses homéricos, que viviam no Monte Olimpo, possuíam uma série de características antropomórficas.
"Ninguém , com toda certeza, é capaz de assumir a liderança em todos os campos, pois para um homem os deuses concederam as proezas da guerra, a outro, a dança, para um outro, a música e o canto, e, num outro, o todo poderoso Zeus colocou uma boa cabeça."
"Leve é a tarefa quando muitos dividem o trabalho."
Ilíada, Odisséia    
-750 -650 Hesíodo Poeta Grego "Qualquer um que prejudica os outros, faz mal a si" Teogonia; Os Trabalhos e os Dias    
-660 -583 Zaratustra de Balkh, ou Zoroastro Profeta Persa Desafia a crença politeísta grega propondo uma crença moral baseada no monoteísmo.
Primeiro a propor a existência de duas entidades (espíritos), o Bem e o Mal.
     
-623 -558 Tales de Mileto Filósofo Grego Primeiro filósofo ocidental, um dos 7 sábios da Grécia antiga.
Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, ou,
Tudo resulta de uma substância líquida primordial.
  Escola Jônica (seu fundador)  
-610 -547 Anaximandro Filósofo Grego Pré-Socrático, iniciador da astronomia grega. Considerava que a Terra tinha o formato de um cilindro e que era circundada por várias rodas cósmicas, imensas e cheias de fogo Morte: -545 Escola Jônica  
-588 -524 Anaxímenes de Mileto. Filósofo Grego Pré-Socrático, primeiro a afirmar que a luz da lua era proveniente do Sol.
Para ele a substância primária (o arché) era o "ar".
Sobre a Natureza Escola Jônica; materialismo monista anos -585 a-528 
-580 -480 Xenófanes de Colofon Filósofo Grego Refutava o antropomorfismo dos deuses (semelhança com os homens), visto por ele como uma simples projeção humana, sem qualquer relação objetiva com a realidade.    Fundador da escola de Eléia  
-571 -497 Pitágoras de Samos Filósofo Grego Os elementos básicos do cosmos não são constituídos de matéria, mas de formas e relações que se manifestam por meio de números e proporções.   Escola Italliana  
-551 -479 Confúcio (Kung Fuzi) Filósofo Chinês "não faças aos outros o que não queres que façam a ti" - o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. - Seus princípios: humanidade (altruísmo), cortesia, sabedoria moral, integridade, fidelidade e honradez. Tao Te Ching   Séculos VI e V a.C.
-535 -475 Heráclito de Éfeso Filósofo Grego Pré-Socrático. Pai da dialética.
O elemento original é o fogo. Tudo é movimento, nada pode permanecer estático.
Nada existiria se não existisse, ao mesmo tempo, o seu oposto.  Na harmonia entre os contrários, Heráclito viu aquilo que definia como o logos, a lei universal da Natureza.
Viver é, sem cessar, morrer e se rejuvenescer. A filosofia deve privilegiar a racionalidade, pois os sentidos e/ou a experiência não dão conta de explicar a totalidade. - Não se pode banhar-se duas vezes no mesmo rio (porque o rio não será o mesmo).
Fragmentos, Sobre a Natureza!!! Escola Jônica anos -504 a ???
-525 -456 Ésquilo Dramaturgo Grego Pai da tragédia Os Persas, e Sete Contra Tebas    
-525 -450 Parmênides de Eleia Filósofo Grego Mudança e tempo não existem. - Tudo o "que é" só pode ser eterno, pois não pode "vir a ser", e não pode ser destruído. Poema    
-500 -428 Anaxágoras de Clazômena Filósofo Grego Pré-Socrático. A matéria primordial é composta por uma infinidade de partículas que variam qualitativamente, porque possuem qualidades semelhantes (homeomerias).
Para ele, a Lua não passava de um pedaço da Terra que se desprendeu. 
  Escola Pluralista, Fundador da Primeira Escola Filosófica de Atenas  
-500 -400 Filolau de Crotona Filósofo Grego "E todas as coisas que podemos conhecer contêm número, pois sem ele nada pode ser concebido nem conhecido."
Foi o primeiro pensador a atribuir movimento à Terra.
O fogo era considerado pelos pitagóricos o elemento mais puro. Entre o fogo central e a Terra existia um outro planeta, invisível, que Filolau chamou de antiterra. Os nove corpos celestes (Sol, Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno e Urano eram os corpos celestes conhecidos na época) e a antiterra como décimo corpo celeste se movia em órbitas circulares em torno do fogo central.
Escritos Pitagóricos; Astronomia Escola Italliana, pré-Socrático pitagórico  
-496 -406 Sófocles Dramaturgo Grego  Por quase 50 anos, Sófocles foi o mais celebrado dos dramaturgos nos concursos dramáticos da cidade-estado de Atenas, que aconteciam durante as festas religiosas Leneana e Dionísia. Sófocles competiu em cerca de 30 concursos, venceu 24 e, talvez, nunca ficou abaixo do segundo lugar; em comparação, Ésquilo venceu 14 concursos e foi derrotado por Sófocles várias vezes, enquanto Eurípides ganhou apenas quatro competições.
"Não sei. Silêncio completo parece-me tão grave quanto alarido descontrolado."
Antígona; Édipo Rei; Electra    
-490 -430 Zenão de Eleia Filósofo Grego Seguidor de Parmênides. Seus paradoxos servem para demonstrar que a filosofia se utiliza da dúvida e do questionamento como mecanismo intelectual para alcançar a viabilidade de uma tese ou proposição. Os paradoxos são: da dicotomia, de Aquiles, da flecha imóvel e do estádio.
Deus é eternidade, a unidade, não é nem limitado nem ilimitado, nem móvel nem imóvel, nem em repouso nem em movimento.
Zenão concebeu contra a pluralidade os seguintes argumentos ou paradoxos:
”Se a pluralidade existe, as coisas serão ao mesmo tempo limitadas e infinitas em número.” – De fato, se há mais de uma coisa, vemos que entre a primeira e a segunda existe, então, uma terceira. Assim, entre a primeira e a terceira, existirá uma quarta; e assim, ao infinito.
”Se a pluralidade existe, as coisas, ao mesmo tempo, serão infinitas em tamanho e não terão tamanho algum.” – Igualmente aqui, se duas coisas possuem cada qual sua espessura, e entre essas duas espessura há uma terceira espessura, há que se concluir que entre a primeira espessura e essa terceira espessura, haverá também uma quarta espessura; e assim, ao infinito.
  Escola Italliana De -464 a ???
-490 -430 Empédocles de Agrigento Filósofo Grego "Sobrevive aquele que está melhor capacitado" !!! 2.460 anos antes de Darwin - Primeiro a explicar o eclipse solar Purificações e Sobre a Natureza. Escola Pluralista Nascimento em -420
-487 -380 Górgias de Leontinos Filósofo Grego O conhecimento do assunto em um debate é desnecessário, porque toda opinião é falsa e as palavras não tem nenhum significado fixo, pois servem apenas para lisonjear e persuadir. Górgias Sofista  
-483 -376 Pródico Filósofo Grego Conhecido como precursor de Sócrates Tratados: Da Natureza e Da Natureza dos Homens Sofista  
-480 -410 Protágoras Filósofo Grego Se considerava profundo conhecedor da virtude. Foi o primeiro filósofo sofista a ensinar a arte da retórica mediante pagamento em dinheiro. - As verdades não são verdadeiras ou falsas em si, mas apenas dentro de um sistema de pensamento que contenha regras que permitam colocar qualquer verdade à prova. - O homem é o princípio de todas as coias.
"O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são." -  As coisas são conhecidas de uma forma particular e muito pessoal por cada indivíduo, o que vai contra, por exemplo, ao projeto de Sócrates de chegar ao conceito absoluto de cada coisa.
    De -490 a -420
-480 -406 Eurípedes Poeta Grego Ressaltou em suas obras as agitações da alma humana em especial a feminina. As Troianas, Medeia, Electra    
-470 -400 Melisso de Samos Filósofo, Militar e Poeta Grego Datação imprecisa.
Pela sua obra depreende-se que foi mais um polemista e defensor das idéias de Parmênides de Eleia, portanto antipitagórico, e sobretudo contra Empédocles, não se sabe todavia como teria tomado contato com as doutrinas da escola ocidental. Tratou de ajustar os extremismos do eleaticismo com a filosofia jônica, tornando-se responsável pela sistematização dessa doutrina, além de mudar alguns pontos de vista, e estabeleceu que o ser é infinito, tal como é infinito no tempo, ou seja eterno.
Sobre o Ser;  Tratado sobre a física Escola Italliana; Escola Elática  
-470 -399 Sócrates Filósofo Grego A verdade é algo imanente ao mundo e aos homens.
O pensamento reflexivo leva o homem ao bem viver.
Maiêutica: para cadas tese apresentada, sugere-se uma objeção que tenha por objetivo esgotar todas as possiblidades de questionamento, objetivando o surgimento da verdade.
     
-460 -400 Hippias de Elis Filósofo e Matemático Grego Contemporâneo de Sócrates   Sofista De -483 a -376
-450 -370 Demócrito de Abdera Filósofo Grego O "filósofo que ri" ou "filósofo hilário". Expoente da teoria atômica, ou atomismo: tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos.
Teorias naturalistas: o Todo (o universo) não tem necessidade de ser criado por uma potência divina, pois é eterno. Isso porque o "ser" não pode ser proveniente do "não-ser".
Pequena Ordem do Mundo, Da Forma, Do Entendimento Escola Atomista  
-450 -370 Leucipo de Abdera (ou de Mileto) Filósofo Grego Data imprecisa. Mestre de Demócrito. A Grande Ordem do Mundo Escola Atomista  
-427 -347 Platão Filósofo Grego Obcecado pela salvação dos homens e lutava contra a personalização dos deuses.
É preciso ir além das aparências para chegar à essência das coisas. 
A República    
-412 -323 Diógenes de Sinope (o Cínico) Filósofo Grego Fundou a "escola cínica". A resposta ética do Cinismo era buscar viver em conformidade com a natureza, levando em conta a observação do comportamento dos animais, pois eles não buscam o supérfluo. "Na casa de um rico não há lugar para se cuspir, a não ser em sua cara."
  Escola Cínica  
-365 -270 Pirro de Élida     Ele distingue o que é o bem por natureza e o que é o bem pelas convenções humanas e chega à conclusão de que não existem coisas verdadeiras ou coisas falsas, não existe também na natureza conceitos como a feiúra e a beleza ou a bondade e a maldade, esses conceitos todos são criações dos homens e ele os nega por serem somente uma convenção, um costume. 
É impossível afirmar se algo é realmente falso ou verdadeiro, se uma atitude é justa ou injusta. Todos esses conceitos vão depender do que está convencionada nas relações sociais e não da natureza, e essa não faz convenções.
Para os céticos, o saber é algo impossível de ser alcançado e que não existem afirmações que possam ser verdadeiras e que não sejam postas em dúvida.
 Para o filósofo cético Agripa existem cinco formas para podermos alcançar a interrupção dos nosso  juízos: 1 - Discordância, os filósofos vão sempre discordar sobre diversas coisas, sendo impossível escolher entre a opinião de um e de outro; 2 - Prova última, toda prova parte do princípio de que existe uma prova para esta prova e esse argumento pode ser levado ao infinito pois sempre vai existir uma prova que prova a prova da prova; 3 - Relatividade, onde nós somente podemos conhecer os objetos relativos a nossa capacidade e a nossa forma de compreensão, que sempre será diferente da capacidade e da compreensão de todas as outras pessoas; 4 - Hipótese, porque todas as provas tem um fundamento último que não se pode provar e é portanto uma convenção, e que não é uma lei natural; 5 - Circulo vicioso, as convenções tomam por evidente e demonstrado justamente aquilo que se deveria demonstrar e isso acontece porque é impossível a demonstração do quem se quer demonstrar.
  Escola Cética  
-384 -322 Aristóteles Filósofo Grego Aluno de Platão, professor de Alexandre, O Grande. Pensador multi-disciplinar ( contribuiu para quase todos os campos do conhecimento humano). "O Estagirita" por ter nascido em Estagira, na Macedônia. - Teoria do silogismo dedutivo, ou lógica dedutiva ("Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.") A Lógica, Ética a Nicômaco.    
-341 -270 Epicuro de Somos Filósofo Grego Argumenta contra a existência de um deus que seja ao mesmo tempo onisciente, onipotente e benevolente.
Isto é, se duas delas forem verdade, excluem automaticamente a outra.
Enquanto onisciente e onipotente, tem conhecimento de todo o mal e poder para acabar com ele. Mas não o faz. Então não é onibenevolente.
Enquanto onipotente e onibenevolente, então tem poder para extinguir o mal e quer fazê-lo, pois é bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto mal existe e onde o mal está. Então ele não é onisciente.
Enquanto onisciente e onibenevolente, então sabe de todo o mal que existe e quer mudá-lo. Mas não o faz, pois não é capaz. Então ele não é onipotente.
Epicuro não era um ateu, apenas rejeitava a ideia de um deus preocupado com os assuntos humanos.
"A morte é uma quimera: porque enquanto eu existo, não existe a morte; e quando existe a morte, já não existo."
     
-336 -264 Zenão de Cítio Filósofo Grego Propôs uma tripartição na filosofia: A lógica fornece um critério de verdade. A física constitui um materialismo monista e panteísta. A ética regula as ações humanas, cujo objetivo é a conquista da felicidade. Esta deve ser perseguida "segundo a natureza". A República, em imitação e oposição a Platão. Fundou a escola estóica. O estoicismo floresceu até o advento do cristianismo.  
-276 -194 Eratóstenes Matemático, Astrônomo e Poeta Grego Trabalhou com números primos e é lembrado por seu Crivo de Eratóstenes, que é ainda uma importante ferramenta na teoria dos números.
De maneira surpreendente procedeu com a exata medição da circunferência da Terra. 
Astronomia; Sobre as seitas Filosóficas; Sobre o Libertar-se da Dor; Platonicus; Sobre a medição da Terra    
-262 -232 Cleantes de Assos Filósofo Grego Introduziu o materialismo no pensamento estóico, o que contribui para a unidade do sistema de pensamento daquele escola filosófica   Escola estóica; materialismo  
-106 -43 Marco Túlio Cícero Filósofo e Político Romano Distinguiu-se como linguista, tradutor e filósofo. Seu livro De Natura Deorum, que discute teologia, foi considerado, por Voltaire, possivelmente o melhor livro de toda a Antiguidade    
-98 -55 Lucrécio Poeta-filósofo Romano "A vitória sobre a religião,longe de nos rebaixar, eleva-nos até o céu." -
O medo da morte criou o mito da imortalidade da alma.
Apresenta a teoria de que
a luz visível seria composta de pequenas partículas.
Sobre a Natureza das coisas (De Rerum Natura) Epicurista  
-25 50 Filon de Alexandria Pensador Judeu Foi o primeiro filósofo a fazer a síntese entre as religiões reveladas (judaísmo, cristianismo e islammismo) com as teses filosóficas pagãs, influenciado por Amônio de Sacas, o criador do neoplatonismo. De Decalogo    
4 65 Sêneca Intelectual Romano Primeiro representante do Estoicismo romano. Apesar de ter sido contemporâneo de Cristo, Sêneca não faz quaisquer relatos significativos de fenômenos milagrosos que aparentemente anunciavam o nascer de uma poderosa nova religião. Declamações e Cartas Morais, De Clementia Estóico  
45 125 Plutarco Pensador Grego (assumiu cidadania romana) Para ele, as doutrinas dos estoicos e dos epicuristas eram falsas inerpretações da verdade religiosa. - "A aspiração do homem não deveria limmitar-se a não ser culpado, mas a ser Deus." (...) por meio da prática intelectual que eleva o homem ao divino por meio do uso dessa energia espiritual. A vida de Oto    
50 130 Epicteto Filósofo  Grego Felicidade e realização pessoal são consequências naturais de atitudes corretas. Diatribes (Discursos) Estóico  
105 165 Justino (São Justino Mártir) Teólogo Sírio Se consagrou totalmente à expansão e defesa da religião cristã.      
129 217 Cláudio Galeno Filósofo e Médico Romano  Suas teorias dominaram e influenciaram a ciência médica ocidental por mais de um milênio.
 A descrição feita por Galeno das atividades do coração, artérias e veias durou até que William Harvey estabelecesse que o sangue circula com o coração agindo como uma bomba em 1628.
O Melhor Médico é Também um Filósofo; Sobre as moléstias da mente    
130 202 Irineu de Lyon Teólogo Grego Sua obra é um ataque minucioso ao gnosticismo, que era então uma séria ameaça à Igreja primitiva e, especialmente, ao sistema proposto pelo gnóstico Valentim.
É ele o inventor do pecado original, uma doutrina cristã que pretende explicar a origem da imperfeição humana, do sofrimento e da existência do mal através da queda do homem. Tal doutrina não existe no Judaísmo, nem no Islamismo.
Segundo Le Goff, o dogma do pecado original teria contribuído para aumentar o poder de controle da Igreja sobre a vida sexual, na Idade Média.
 Sobre a detecção e refutação da chamada Gnosis; Sobre as Seitas    
150 215 Clemente de Alexandria Teólogo Grego Foi um erudito numa época em que os cristãos eram geralmente pouco letrados e abertamente hostis a intelectuais.  Exortação aos Gregos; Miscelânea    
175 242 Amônio Sacas Filósofo Indiano  O mais famoso discípulo de Amônio Sacas foi Plotino que estudou com Amônio por onze anos.  Não deixou escritos. Neoplatonismo  
184 253 Orígenes Teólogo e Filósofo Grego Prolífico escritor Cristão. Ordenado sacerdote na Palestina.   Escola Catequética de Alexandria  
205 270 Plotino Filósofo Grego Discípulo de Amônio Sacas e mestre de Porfírio Enéadas    
210 280 Orígenes, o Pagão Filósofo Grego Díscipulo de Plotino Sobre os demônios Escola Catequética de Alexandria  
232 304 Porfírio Filósofo Romano Os conceitos se subordinam, partindo dos mais gerais até chegar aos menos extensos. Violento opositor do Cristianismoe defensor do Paganismo. Reconheceu Jesus Cristo apenas como um notável filósofo. Introductio in Praedicamenta, Da Inadequação da Matança de Seres Vivos para a Alimentação, Contra os Cristãos    
354 430 Santo Agostinho ou Agostinho de Hipona Filósofo e Teólogo Romano Foi quem organizou e consolidou o pensamento cristão para vê-lo florescer por toda a Idade Média.
Ele aprofundou o conceito de pecado original dos padres anteriores e, quando o Império Romano do Ocidente começou a desintegrar-se, desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus (num livro de mesmo nome), distinta da cidade material do homem.
Confissões    
411 485 Proclo Lício Filósofo   Afirmou que nos mitos gregos "o casamento é a união indivisível de forças criativas".   Mestre da Escola de Filosofia de Atenas  
480 525 Severino Boécio Filósofo, Estadista e Teólogo Romano A Roda de Boécio ou a Roda da Fortuna, baseia-se na aceitação de que a sorte dos indivíduos se alterna, permitindo que os ricos e poderosos sejam humilhados e destruídos e que os desprotegidos possam ascender à grandeza. 
"Tudo é conhecido, não conforme si mesmo, mas de acordo com a capacidade do conhecedor."
De Hebdomadibus, A Consolação pela Filosofia    
810 877 João Escoto Erígena Filósofo e Teólogo Irlandês Para ele, razão e  são fontes válidas de conhecimento verdadeiro e por isso não podem estar em contradição; mas se assim ocorresse, a razão deveria prevalecer. De Divisione Naeture    
980 1037 Avicena Filósofo Árabe Um dos maiores filósofos da idade média.
O “avicenismo” eventualmente se tornou a principal escola de filosofia islâmica já no século XII, com Avicena assumindo um papel de autoridade maior no assunto.
"O conhecimento de qualquer coisa, dado que todas as coisas tem causas, não é adquirido ou conhecido por completo a menos que seja conhecido por suas causas."
Livro da Cura; Cânone da Medicina    
1020 1059 Avicebron Filósofo e Poeta Judeu   A Fonte da Vida    
1033 1109 Santo Anselmo Filósofo e Teólogo Italiano Para Anselmo, a alma humana é imortal, e as criaturas seriam felizes e infelizes eternamente.  Monologium e Proslogium    
1126 1198 Averróis Filósofo Árabe Sua filosofia é um misto de aristotelismo com algumas nuanças platônicas. A influência aristotélica se revela em sua ideia da existência do mundo de modo independente de Deus (a ambos são co-eternos) e de que também não existe providência divina.       
1199 1280 Alberto Magno Filósofo e Teólogo Germânico  É considerado o maior filósofo e teólogo alemão da Idade Média e foi o primeiro intelectual medieval a aplicar a filosofia deAristóteles no pensamento cristão.      
1224 1275 São Tomás de Aquino Filósofo e Teólogo Italiano O mais importante teólogo da Escolástica.
Com o uso da razão é possível demonstrar a existência de Deus, para isto propõe as cinco vias de demonstração:Primeiro Motor Imóvel; Causa Primeira; Ser Necessário; Ser Perfeito (Se existem coisas que são mais ou menos perfeitas é porque existe algo que é absolutamente perfeito. Esse algo é Deus); e Inteligência Ordenadora.
Questões disputadas sobre a potência Escolástica  
1260 1327 Eckhart Hochheim (Mestre) Filósofo e Teólogo Alemão        
1266 1308 John Duns Scotus Filósofo e Teólogo Escocês Sua doutrina representou o início do rompimento do casamento entre razão e fé, teologia natural e teologia reverada. Opus Oxioniense    
1285 1347 Guilherme de Ockham Filósofo Britânico O indivíduo seria capaz de escolher e saber o que é certo e errado sem nenhuma intervenção exterior. O homem teria o direito de decidir o seu fim e a sociedade não deveria impor nada a ele. Para a ética, a liberdade é o assunto por excelência.    Escolástico  
1467 1536 Erasmo de Rotterdam Teólogo Holandês Foi crítico de Lutero Elogio da Loucura    
1469 1527 Nicolau Maquiavel Historiador Italiano Escreveu sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Viveu sob o esplendor político da Repúbllica Florentina. Para entender sua teoria é necessário colocá-lo no contexto da Itália renascentista em que se lutava contra os particularismos locais.  O Príncipe, A Arte da Guerra    
1478 1535 Thomas Morus Humanista, Diplomata Inglês Foi canonizado, tornando-se Santo. Deixou vários escritos de profunda espiritualidade e de defesa do magistério da Igreja.  Utopia Diálogo contra as heresias.  
1483 1546 Martinho Lutero Sacerdote Católico e Professor de Teologia Alemão Por contestar a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, foi excomungado. (...) . Apesar disso, em suas teses não negava a necessidade da confissão, considerando-a necessária para o perdão da falta [!!!] Naquele tempo, o papa havia concedido uma indulgência plenária para quem doasse qualquer quantia para a reforma da Basílica de São Pedro.
Foi agressivo anti-semita: "A Alemanha deve ficar livre de judeus, aos quais após serem expulsos, devem ser despojados de todo dinheiro e jóias, prata e ouro, e que fossem incendiadas suas sinagogas e escolas, suas casas derrubadas e destruídas (…), postos sob um telheiro ou estábulo como os ciganos (…), na miséria e no cativeiro assim que estes vermes venenosos se lamentassem de nós e se queixassem incessantemente a Deus".
Lutero introduziu a palavra alleyn que não aparece no texto grego original no capítulo 3:28 da Epístola aos Romanos. Lutero justificou a manutenção do advérbio como sendo uma necessidade idiomática do alemão por ser a intenção de Paulo [!!!] .
Traduções da Bíblia para o Alemão, Sobre os Judeus e suas Mentiras    
1509 1546 João Calvino Teólogo Francês Teve grande influência na Reforma Protestante.      
1509 1588 Bernardino Telésio Filósofo Italiano  “O mundo natural é constituído de matéria e de força. A matéria é homogênea, preenche o espaço (que existe antes da matéria) e é por si mesma inerte. A força anima, penetra, move, transforma continuamente toda a matéria.”      
1533 1592 Montaigne Filósofo e Político Francês (...) é um livre pensador, um pensador sobre o humano, sobre as suas inconsistências, diversidades e características. E é um pensador que se dedica aos temas que mais lhe apetecem, vai pensando ao sabor dos seus interesses e caprichos.
A verdade absoluta deixa de estar ao alcance do homem, sendo doravante, possível tão-somente uma verdade (?) por aproximações.
Ensaios Cético, humanista  
1548 1600 Giordano Bruno Filósofo e Teólogo Italiano Conhecer é relacionar.
No último interrogatório pela Inquisição do Santo Ofício, não abjurou e foi condenado à morte na fogueira. Obrigado a ouvir a sentença ajoelhado, Giordano Bruno teria respondido com um desafio: "Talvez sintam maior temor ao pronunciar esta sentença do que eu ao ouvi-la".
Um dos pontos chaves de sua cosmologia é a tese do universo infinito e povoado por uma infinidade de estrelas, como o Sol, e por outros planetas, nos quais, assim como na Terra, existiria vida inteligente.
Bruno era hilozoísta (pensava que tudo tem vida) e panpsiquista (pensava que tudo tem uma natureza psíquica, uma alma).
De l’infinito universo e mondi, Idiota triumphans, De Magia    
1561 1626 Francis Bacon Filósofo e Político Inglês O pai do experimentalismo, fundador da ciência moderna. - Alguns livros são para serem degustados, outros para serem engollidos, e alguns para serem mastigados e digeridos. Novum Organon, Grande Restauração Experimentalismo  
1564 1642 Galileu Galilei Astrônomo e Físico Italiano Desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Melhorou o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélitesde Júpiter, os anéis de Saturno... Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica. Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo    
1568 1634 Tommaso Campanella Filósofo e Teólogo Italiano "As ciências tratam das coisas como elas são, cabendo à filosofia (e especialmente à metafísica) explicar as coisas em seu sentido mais profundo." Del Senso Delle Cose e Della Magia    
1588 1637 Isaac Beeckman Filósofo, Médico e Físico Holandês  Fundou o Collegium Mechanicum, uma sociedade de artesãos e intelectuais que se ocupavam com problemas científicos, especialmente aqueles que tinham aplicação prática.      
1588 1679 Thomas Hobbes Filósofo Inglês Contra a tese de que o homem é um animal político.
Cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos. No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social.
Defendia a ideia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado.
Elementes of Law; De cive; Leviatã; Do Cidadão    
1592 1655 Pierre Gassendi Filósofo e Cientista Francês Grande parte de sua obra foi dedicada a combater o dogmatismo dos que pretendiam possuir o conhecimento definitivo das essências eternas da realidade.  Exercitationes Paradoxicae Adversus Aristotelos    
1596 1650 René Descartes Filósofo e Físico Francês Penso, logo existo.
Defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.
Tendo vivido numa época de guerras religiosas, percebeu que aquilo que era tido em uma religião como verdadeiro, era considerado ridículo, disparatado e falso em outras.
E, então, viu que os "costumes", a história de um povo, sua tradição "cultural" influenciam a forma como as pessoas veem e pensam naquilo em que acreditam.
Discurso do Método, As Paixões da Alma    
1623 1662 Blaise Pascal Filósofo, Físico e Teólogo Francês Argumento do jogador, ou aposta de Pascal.
Ele estudou a questão da descoberta de verdades, argumentando que o ideal de um tal método seria encontrar todas as proposições sobre as verdades já estabelecidas. Ao mesmo tempo, no entanto, ele alegou que isso era impossível porque tais verdades estabelecidas exigiriam outras verdades para apoiá-las — os primeiros princípios, portanto, não podiam ser alcançadas.
Tratado sobre o vazio    
1632 1677 Baruch Espinoza Filósofo Holandês O homem, para ser feliz, precisa ser causa de suas próprias ações. - Ainda que importe a todos os homens conhecer a verdade, todavia pouquíssimos a conhecem, porque a maioria deles se crê incapaz de procurá-la por si mesmos, ou não quer se dar ao trabalho de fazê-lo.
Ganhou fama pelas suas posições opostas à superstição (Deus sive natura, Deus, ou seja a Natureza, um conceito filosófico, e não religioso), e ainda devido ao fato da sua ética ter sido escrita sob a forma de postulado e definições, como se fosse um tratado de geometria.
Etica demonstrada à maneira dos geômetras; Tratado Teológico-político; Os princípios da filosofia de Descartes Racionalista  
1632 1704 John Locke Filósofo Inglês Ideólogo do Liberalismo.
Todas as nossas ideias têm origem no que é percebido pelos sentidos.
F
oi o primeiro a definir o "si mesmo" através de uma continuidade de consciência. Ele postulou que a mente era uma lousa em branco (tabula rasa). Em oposição ao Cartesianismo, ele sustentou que nascemos sem ideias inatas, e que o conhecimento é determinado apenas pela experiência derivada da percepção sensorial.
 As pessoas podiam contestar um governo injusto e não eram obrigadas a aceitar suas decisões.
Ensaio sobre o governo civil;Ensaio a cerca do entendimento humano Empirista, Liberalismo  
1638 1715 Nicolas Malebranche Filósofo Francês Pregava o exame dos erros devidos a cada uma dessas formas de percepção (os sentidos, a imaginação e o entendimento). Mediante tal exame seria possível encontrar um critério geral para a descoberta da verdade. Da procura da verdade, Tratado da Nartureza e da Graça; Meditações metafísicas e cristãs    
1646 1716 Gottfried Wilhelm Leibniz Filósofo e Cientista Alemão  Descreveu o primeiro sistema de numeração binário moderno (1705).
Leibniz acredita na ação livre, se ela for ao mesmo tempo 'contingente, espontânea e refletida'.
A ação é sempre contingente, porque seu oposto é sempre possível.
A ação é espontânea, quando o princípio de determinação está no agente, não no exterior deste.
O que diferencia o animal humano dos demais é a capacidade de reflexão que, quando operada, caracteriza uma ação como livre. Os homens têm a capacidade de pensar a ação e saber por que agem.
Aponta incongruência do mal, porque Deus é o bem.
Discurso sobre metafísica    
1668 1744 Giambattista Vico Filósofo Italiano "A fantasia é tanto mais robusta quanto mais débil for o raciocínio."      
1685 1753 George Berkeley   Filósofo Ser é perceber. Toda a realidade do mundo é apenas uma projeção do meu Eu.      
1694 1778 Voltaire (peudônimo de François-Marie Arouet) Filósofo Francês A crença em Deus é necessária para a manjutenção da paz e o equilíbrio social.
"Se Deus não existisse, então seria necessário inventá-lo".
"Deus concede-nos o dom de viver. Compete-nos a nós viver bem."
"Filósofo, amante da sabedoria, ou seja, da verdade."
"Todas as grandezas desse mundo não valem um bom amigo."
     
1709 1784 Samuel Johnson Lexicógrafo e crítico literário Inglês "Voltar a casar-se é o triunfo da esperança sobre a experiência." "A verdadeira arte da memória é a arte da atenção." "Uma promessa, uma grande promessa, é a alma de um anúncio." Jornada às ilhas da Escócia,  A vida de Richard Savage    
1711 1776 David Hume Filósofo e Historiador Escocês Propõe que a mente humana seja compreendida a partir das percepções que temos em nossa experiência empírica do cotidiano.  (...) Isso nos permite obter "impressões" da realidade.
Quando vemos que dois eventos sempre ocorrem conjuntamente, tendemos a criar uma expectativa de que quando o primeiro ocorre, o segundo seguirá.
Esta conjunção constante e a expectativa dela são tudo o que podemos saber da causalidade, e tudo o que a nossa ideia de causalidade pode inferir. Uma tal conceitualização rouba à causalidade a sua força e alguns humanos posteriores, como Bertrand Russell, desmentiram a noção de causalidade no geral como algo de parecido com a superstição.
Tratado sobre a natureza humana (1739); Investigação sobre o entendimento humano;
História Natural da Religião
   
1712 1778 Jean Jacques Rousseau Filósofo e Teórico Político Suiço É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.
O homem perde sua liberdade quando se distancia de sua natureza original. - Não acreditava na democracia representativa, pois está sujeita à divisão da soberania do povo. Como o homem tende à desgenerescência, o legislador sempre estará sujeito a interesses particulares, por isso cabe ao povo legislar diretamente sobre questões que o afetam.
Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens;
Do Contrato Social
Emilio
Iluminismo, romantismo  
1713 1784 Diderot Filósofo materialista Francês Em "Cartas sobre os cegos para uso por aqueles que veem", sintetiza a evolução do seu pensamento desde o deísmo até ao ceticismo e o materialismo ateu, e tal obra culminou em sua prisão. Tratado sobre a Tolerância; editor de a Enciclopédia Ceticismo, materialismo  
1717 1783 Jean Baptiste D'Alembert (ou Jean le Rond D'Alembert) Filósofo, Físico e Matemático Francês  "A Morte é um bem para todos os homens; É como a noite desse dia inquieto que se chama vida". Ensaio sobre os elementos da filosofia; O Tratado da Dinâmica; Elogios acadêmicos     
1723 1789 Paul-Henri Thiry, Barão D'Holbach Filósofo Franco-Alemãlo A religião educa o homem para temer "tiranos invisíveis".
Ele é mais conhecido por sua forte posição ateísta e por seus volumosos escritos contra a religião, sendo o mais famoso deles o Sistema da Natureza
A Cura; Política Natural; Sistema da Natureza    
1724 1804 Immanuel Kant Filósofo Prussiano A sensibilidade e o entendimento são as duas faculdades produtoras de conhecimento.- O emprego da razão no estudo racional da natureza é ou fósico (imanente) ou hiperfísico (transcendente). Crítica da Razão Pura;     
1749 1832 Johann Wolfang von Goethe Filósofo Alemão Conhecer a mim mesmo, de que há de servir?
"A lei é poderosa; mais poderosa, porém, é a necessidade."
"Qual é o melhor governo? Aquele que nos ensina a governar-nos."
"É muito mais fácil reconhecer o erro do que encontrar a verdade; aquele (o erro) está na superfície e por isso é fácil erradicá-lo; esta (a verdade) repousa no fundo,e não é qualquer um que pode investigá-la."
Os sofrimentos do jovem Werther    
1759 1805 Johann Christoph Friedrich von Schiller Filósofo, poeta e historiador Alemão "Não há acaso. Justamente aquilo que nos parece casualidade cega jorra das mais profundas fontes."
Séria é a vida, brilhante é a arte".
"Quem não arrisca nada não precisa de esperança para nada".
"Com a burrice até os deuses lutam em vão".
A Donzela de Orleans, guilherme Tell, Série de cartas sobre a educação estética do homem. Romantismo alemão  
1762 1814 Johann Fichte Filósofo Alemão Um dos criadores do movimento conhecido como idealismo alemão.
"Os teus atos, e não os teus conhecimentos, é que determinam o teu valor".
Doutrina da CiênciaDoutrina do Direito e os Discursos à nação alemã Idealismo alemão  
1770 1831 Georg Wilhelm Friedrich Hegel Filósofo Alemão Hegel tem como mérito a criação de uma nova tendência na filosofia: a de abordar os diversos assuntos a partir da investigação de sua gênese ao longo da história. Em seu sistema filosófico, Hegel aborda o mundo físico, os animais e a humanidade de uma maneira evolutiva, em que, respectivamente, o espírito toma uma consciência cada vez maior de si mesmo.
A desgraça histórica: todo o sangue e a dor, a pobreza e as guerras, constituem "o preço" necessário a ser pago para alcançar a liberdade da humanidade.
Fenomenologia do espírito    
1772 1801 Georg Philipp Friedrich Von Hardenberg (Novalis) Poeta Alemão "Quando vemos um gigante, precisamos primeiro examinar a posição do sol e observar para termos certeza de que não se trata da sombra de um pigmeu."
"Até mesmo o acaso não é impenetrável; tem suas próprias regras."
Os sofrimentos do jovem Werther; Romantismo  
1775 1854 Friedrich Wilhelm Schelling Filósofo Alemão Um dos líderes do Romantismo Idéias para uma Filosofia da Natureza;
 Investigações Filosóficas sobre a Essência da Liberdade Humana
Romantismo  
1788 1860 Arthur Schopenhauer Filósofo Alemão Um pessimista convicto.
Foi o filósofo que introduziu o budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã.
Para ele,  o mundo não é mais que representação.
A consciência humana seria uma mera superfície, tendendo a encobrir (...) a irracionalidade inerente à vontade.
A felicidade pela via da satisfação é (para o indivíduo consciente que pensa e diagnostica sua condição existencial) insustentável, porquanto a vontade é insaciável; se assim é, somente uma outra via que não a da satisfação pode nos levar a uma felicidade menos frustrante. 
O mundo como vontade e representação.    
1802 1885 Victor Hugo Escritor Francês "O amor abre o paréntesis, o casamento o fecha."
"Amigo, oculta a tua vida e expõe o teu espírito."
"Os infelizes sao ingratos; isso faz parte da infelicidade deles."
"O significado da Comuna é imenso, ela poderia fazer grandes coisas, mas na verdade faz somente pequenas coisas. E pequenas coisas que são odiosas, é lamentável. Compreendam-me: sou um homem de revolução. Aceito, assim, as grandes necessidades, mas somente sob uma condição: que sejam a confirmação dos princípios e não o seu desrespeito. Todo o meu pensamento oscila entre dois pólos: civilização-revolução "." A construção de uma sociedade igualitária só será possível se for consequência de uma recomposição da sociedade liberal."
Os Miseráveis; Peça N. Sra. De Paris (O corcunda de notre dame) Romantismo  
1803 1882 Ralph Waldo Emerson Filósofo Americano Não eixste História, apenas biografia.
"O que é uma erva daninha? Uma planta cujas virtudes ainda esperam para ser descobertas."
"A vida consiste no que a pessoa pensa o dia todo."
"As pessoas só vêem aquilo que estão preparadas para ver."
"Se eu tivesse de sair da igreja sempre que ouvisse um falso sentimento, não daria para ficar cinco minutos."
The conducto of life;  Transcendentalista  
1806 1873 John Stuart Mill Filósofo e Economista Inglês Se a ação afeta diretamente apenas a pessoa que a está realizando, então a sociedade não tem o direito de intervir, mesmo que se tenha a sensação de que o indivíduo esteja se prejudicando. Parafraseando Mill, “sobre si mesmo, sobre seu próprio corpo e mente, o indivíduo é soberano”.
Diz ele que permitir que uma pessoa expresse publicamente uma opinião falsa é produtivo por dois motivos: primeiro, os indivíduos são propensos a abandonar crenças errôneas se eles se envolvem em uma discussão aberta de ideias; segundo, ao forçar os outros indivíduos a re-examinar e reafirmar suas crenças no processo do debate, estas são protegidas da depauperação em um mero dogma.
Para Mill,
a liberdade individual é a melhor rota para o desenvolvimento moral.
Princípios de Economia Política ; A liberdade Utilitarista  
1813 1855 Kierkegaard Filósofo e Teólogo Dinamarquês Sua obra versa sobre as questões de como cada pessoa deve viver, focando sobre a prioridade da realidade humana concreta em relação ao pensamento abstracto, dando ênfase à importância da escolha e compromisso pessoal.
"A tarefa deve ser tornada difícil, visto que apenas a dificuldade inspira os nobres de espírito."
Enten - Eller (Ou isso, ou aquilo: um fragmento de vida);  Quatro Discursos Edificantes (1843) Existencialismo Cristão  
1817 1862 Henry David Thoreau Filósofo Americano  "Não peço, imediatamente por nenhum governo, mas imediatamente desejo um governo melhor."
 "'O melhor governo é o que não governa. Quando os homens estiverem devidamente preparados, terão esse governo”
Walden, Desobediência Civil    
1833 1911 W. Dilthey Filósofo, Sociólogo e Pedagogo Alemão As ciências do espírito teriam como objeto o homem e o comportamento humano; para Dilthey é possível, diante do mundo humano, adotar uma atitude de "compreensão pelo interior", ao passo que, diante do mundo da natureza, essa via de compreensão estaria completamente fechada. O século XVIII e o mundo histórico; Estudos sobre os Fundamentos da Ciências do Espírito e Teoria das Concepções do Mundo;  A Essência da Filosofia Empirista  
1839 1914 Charles Peirce Filósofo e Matemático Americano O filósofo Paul Weiss o considerou como "o maior e mais versátil filósofo dos Estados Unidos e o maior estudioso da lógica".
Propôs aplicar na filosofia os métodos de observação, hipóteses e experimentação a fim de aproximá-la mais das características de ciência.
  Pragmatismo  
1842 1910 William James Filósofo e Médico Americano Emoções são conseqüências, e não causas, das reações fisiológicas associadas a ela.
A experiência religiosa poderia levar a um estado de satisfação e contentamento, além de promover uma perspectiva mais alegre e otimista do mundo e do futuro.
“Em princípios pragmáticos, se a hipótese de Deus funciona satisfatoriamente no sentido mais amplo da palavra, ela é verdadeira”.
para James e Carl Lange, primeiro reagimos (reações fisiológicas e comportamentais) ao estímulo emocional; o sentimento da emoção se dá porque tomamos consciência dessas respostas emocionais.
Pragmatismo, Variedades da Experiência Religiosa    
1844 1900 Friedrich Nietzsche Filósofo Alemão "Para muitos pensar é uma tarefa fastidiosa. Para mim, nos meus dias felizes, uma festa e uma orgia."
Se o teu destino é pensar, então venera este destino como se venera um deus, e sacrifica-lhe o que de melhor tiveres, o que mais amares. - Não existe distinção entre pensar, ser e agir.
Considerava o cristianismo e o budismo como "as duas religiões da decadência"
"Para mim o ateísmo não é nem uma consequência, nem mesmo um fato novo: existe comigo por instinto."
Pretendeu ser o grande "desmascarador" de todos os preconceitos e ilusões do gênero humano. aquele que ousa olhar, sem temor, aquilo que se esconde por trás de valores universalmente aceitos, por trás das grandes e pequenas verdades melhor assentadas, por trás dos ideais que serviram de base para a civilização e nortearam o rumo dos acontecimentos históricos.
Assim, a moral tradicional, a religião e a política não são, para ele, nada mais que máscaras que escondem uma realidade inquietante e ameaçadora, cuja visão é difícil de suportar.
A vida é vontade de poder ou de domínio ou de potência.
Suas verdadeiras "virtudes" são: o orgulho, a alegria, a saúde, o amor sexual, a inimizade, a veneração, os bons hábitos, a vontade inabalável, a disciplina da intelectualidade superior, a vontade de poder. Mas essas virtudes são privilégios de poucos, e é para esses poucos que a vida é feita.
"Proceda em todas as suas ações de modo que a norma de seu proceder possa tornar-se uma lei universal".
 O mundo, para Nietzsche, não é ordem e racionalidade, mas desordem e irracionalidade.
A única e verdadeira realidade sem máscaras, para Nietzsche, é a vida humana tomada e corroborada pela vivência do instante.
A origem da tragédia; Assim falou Zaratustra; A Vontade de Poder; Crepúsculo dos ídolos    
1848 1925 Friedrich L. Gottlob Frege Filósofo e Matemático Alemão Esse parte da decomposição funcional da estrutura interna das frases (em parte substituindo a velha dicotomia sujeito-predicado, herdada da tradição lógica Aristotélica, pela oposição matemática função-argumento) e da articulação do conceito de quantificação (implícito na lógica clássica da generalidade), tornado assim possível a sua manipulação em regras de dedução formal.
"O que é um fato? Um fato é um pensamento que é verdadeiro. Mas o cientista certamente não irá reconhecer algo que depende dos inconstantes estados mentais humanos como fundamento sólido para a ciência."
Os Fundamentos da Aritmética; Sobre o Sentido e a Referência    
1852 1935 Paul Bourget Romancista Francês "O sufrágio universal, a mais monstruosa e a mais iníqua das tiranias, pois a força do número é a mais brutal das forças, não tendo ao seu lado nem a audácia, nem o talento".
"Em certos momentos, as palavras são nada; mas sim o tom em que são proferidas".
Ensaios de psicologia contemporânea    
1854 1888 Jean-Marie Guyau Filósofo e Poeta Francês   Esquisse d'une morale sans obligation ni sanction;  L'Irréligion de l'avenir, Estoicismo  
1856 1939 Sigmund Freud Neurologista Austríaco Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesarepressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. 
Para Freud a "religião é a neurose obsessiva universal da humanidade".
“A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade.”
"Como é ousado aquele que tem a certeza de ser amado."
"Não desejo suscitar convicções, o que desejo é estimular o pensamento e derrubar preconceitos."
"Um fortalecimento do intelecto tende a dominar a nossa vida instintiva"
O Mal-Estar da Civilização (1929); O futuro de uma ilusão; Totem e tabu; A Interpretação dos Sonhos; A psicopatologia da vida cotidiana    
1858 1942 Franz Boas Antropólogo Alemão Pai da antropologia cultural.
Boas foi pioneiro nas idéias de igualdade racial que resultaram nos estudos de Antropologia Cultural da atualidade.
"Na etnologia, tudo é individualidade".
A Mente do Homem Primitivo; Arte Primitiva; Raça, Linguagem e Cultura    
1859 1938 Edmund Husserl Filósofo e Matemático Austríaco   Investigações Lógicas    
1859 1941 Henri Bergson Filósofo e Diplomata Francês O ato de pensar é antes de tudo o ato de intuir.
Intuição é a realidade sentida e compreendida absolutamente de modo direto, sem utilizar as ferramentas lógicas do entendimento: a análise e a tradução.
A sua pesquisa filosófica é uma afirmação da liberdade humana frente as vertentes científicas e filosóficas que querem reduzir a dimensão espiritual do homem a leis previsíveis e manipuláveis, análogas as leis naturais, biológicas e, como imaginou Comte, sociais.
Ensaios sobre os dados imediatos da consciênciaMatéria e memóriaA evolução criadora e As duas fontes da moral e da religião; O Riso Intuicionista  
1859 1952 John Dewey Filósofo e Pedagogo Americano Concebia o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social, integrando os conceitos de "sociedade" e indivíduo.
"A própria natureza é melancólica e patética, turbulenta e passional"
Democracia e Educação; Experiência e Natureza    
1861 1947 Alfred Whitehead Filósofo e Matemático Britânico É o desenvolvedor da chamada teologia do processo.  Juntamente com Bertrand Russell, escreveu Principia Mathematica, livro que foi classificado pela Modern Library como o vigésimo terceiro de uma lista dos cem mais importantes livros em inglês de não ficção do século XX Principia Mathematica    
1872 1970 Bertrand Russell Filósofo e Matemático Britânico O ônus da prova recai sobre os crentes, não sobre incrédulos.
Político liberal, activista e um popularizador da filosofia, Russell foi respeitado por inúmeras pessoas como uma espécie de profeta da vida racional e da criatividade. A sua postura em vários temas foi controversa.
A ética ecocêntrica coloca a natureza como tema central do planeta e o homem como parte dela. Esta concepção se contrapõe à ética antropocêntrica, adotada pela cultura tradicional européia, que considera o homem como o centro e senhor do universo e a natureza como subordinada aos seus interesses. A visão ecocêntrica parte de dois princípios: em primeiro lugar, considera que todos os seres que compõem a natureza, da mesma forma que o homem tem direito à vida; segundo, que é impossível preservar o homem se a natureza for destruída.
"(...) não considero o socialismo como um evangelho de vingança do proletariado, nem mesmo, "principalmente", como um meio de assegurar a justiça econômica. Considero o socialismo como sendo principalmente um ajuste da produção das máquinas com base em considerações de bom senso, e calculado para aumentar a felicidade, não só de proletários, mas de todos, exceto uma pequena minoria da raça humana que insistirá em combater este novo modelo de maneira tão radical que não será possível estabelecer um novo mundo sem que tal grupo seja derrotado.
Os Problemas da Filosofia;  The Principles of Mathematics;  Elogio ao ócio    
1875 1961 Carl Jung Psiquiatra Suiço Fundou a psicologia analítica.  Propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos, e o inconsciente coletivo. Via a psique humana como "de natureza religiosa", e fez esta religiosidade o foco de suas explorações. Ele é um dos maiores colaboradores contemporâneos conhecidos para análise de sonhos e simbolização.
Jung interpretou o nacional socialismo, o comunismo e outros "ismos", em geral como fenômenos patológicos, de identidade
Psicologia e Religião Psicologia analítica  
1883 1946 John Maynard Keynes Economista Britânico Não há como prever o que acontecerá no futuro tendo por base as decisões tomadas no presente.
 o capitalismo é o sistema mais eficiente que a humanidade já conheceu (incluindo aí o socialismo). O objetivo é o aperfeiçoamento do sistema, de modo que se una o altruísmo social (através do Estado) com os instintos do ganho individual (através da livre iniciativa privada). Segundo o autor, a intervenção estatal na economia é necessária porque essa união não ocorre por vias naturais, graças a problemas do livre mercado (desproporcionalidade entre a poupança e o investimento e o "estado de ânimo" ou o "[espírito animal]", dos empresários).
As consequências econômicas da paz;Tratado sobre a moeda;Teoria geral do emprego, do juro e da moeda    
1883 1955 José Ortega y Gasset Filósofo Espanhol  "Debaixo de toda vida contemporânea se encontra latente uma injustiça."
"Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela, não me salvo a mim."
"Sem missão não há homem".
"Ser de esquerda é, como estar na direita, uma infinidade de maneiras que o homem pode escolher ser um imbecil: ambas, com efeito, são formas de hemiplegia [paralisia] moral"
Meditaciones del Quijot;  España invertebrada e La rebelión de las massas    
1884 1962 Gaston Bachelard Filósofo e Poeta Francês "Todo conhecimento é polêmico. Antes de constituir-se, deve destruir as construções passadas e abrir lugar a novas construções. É este movimento dialético que constitui a tarefa da nova epistemologia".
"Entre o conhecimento comum e o conhecimento científico a ruptura nos parece tão nítida que estes dois tipos de conhecimento não poderiam ter a mesma filosofia. O empirismo é a filosofia que convém ao conhecimento comum. O empirismo encontra aí sua raiz, suas provas, seu desenvolvimento. Ao contrário, o conhecimento científico é solidário com o racionalismo e, quer se queira ou não, o racionalismo está ligado à ciência, o racionalismo reclama fins científicos. Pela atividade científica, o racionalismo conhece uma atividade dialética que prescreve uma extensão constante dos métodos."
"(...) o ato de conhecer dá-se contra um conhecimento anterior, destruindo conhecimentos mal estabelecidos, superando o que, no próprio espírito, é obstáculo à espiritualização."
O novo espírito científico; A formação do espírito científico; A filosofia do não; O racionalismo aplicado e O Materialismo Racional,     
1884 1978 Étienne Gilson Filósofo e Historiador Francês Foi um incansável defensor da Filosofia Cristã, defendendo a sua real existência, a sua historicidade, a sua importância na história do pensamento em geral e a sua função na Filosofia, na Teologia e na Igreja Católica. A Filosofia na Idade Média    
1887 1961 Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger Físico  Austríaco Propôs o experimento mental conhecido como o Gato de Schrödinger,
De um lado o sujeito é o palco e o único palco onde o conjunto do processo mundial acontece; de outro, é um acessório insignificante que pode estar ausente sem afetar em nada o conjunto.
Mind and Matter; O que é a vida? Espírito e matéria; O que é Vida? O Aspecto Físico da Célula Viva Seguido de Mente.    
1888 1935 Fernando Pessoa Poeta e Filósofo Português Escreveu sob múltiplas personalidades – heterónimos, como Ricardo ReisÁlvaro de Campos e Alberto Caeiro –, sendo estes últimos objeto da maior arte dos estudos sobre a sua vida e obra.
Agora, tendo visto tudo e sentido tudo, tenho o dever de me fechar em casa no meu espírito e trabalhar, quanto possa e em tudo quanto possa, para o progresso da civilização e o alargamento da consciência da humanidade.
"Não me venham com conclusões! A única conclusão é morrer."
Reflexões sobre o  homem; Mensagem    
1889 1951 Ludwig Wittgenstein Filósofo da Linguagem Austríaco Achava, sem considerações de modéstia, que o seu Tractatus havia resolvido todos os problemas filosóficos que existiam ou que viessem a existir. 
"Sentimos que, mesmo depois de serem respondidas todas as questões científicas possíveis, os problemas da vida permanecem completamente intactos".
"Os limites de minha linguagem significam os limites de meu mundo."
"Humor não é um estado de espírito, mas uma visão de mundo."
Seu único livro em vida: Tractatus Logico-Philosophicus; Investigações Filosóficas publicado postumamente.    
1889 1976 Martin Heidegger Filósofo Alemão O ser do homem é um "ser que caminha para a morte" e sua relação com o mundo concretiza-se a partir dos conceitos de preocupação, angústia, conhecimento e complexo de culpa.  Ser e Tempo; Da essência da Verdade;  Introdução à Metafísica    
1891 1970 Rudolf Carnap Filósofo Alemão Membro do Círculo de Viena, defensor do positivismo lógico
Muitas questões filosóficas não têm significado.  Uma implicação operacional dessa posição radical foi a defesa da eliminação da metafísica do discurso humano responsável.
Carnap vê as diferentes ciências como redutíveis à física.
A estrutura lógica do mundo; Pseudoproblemas em filosofia; Sintaxe lógica da linguagem  positivismo lógico. Morte consta como 1951
1892 1940 Walter Benjamim Filósofo e Sociólogo Alemão "Um acontecimento vivido é finito, ou pelo menos encerrado na esfera do vivido, ao passo que o acontecimento lembrado é sem limites, porque é apenas uma chave para tudo que veio antes e depois”.
"A informação só tem valor no momento em que é nova."
 A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica (1936), Teses Sobre o Conceito de História (1940); Paris, Capital do século XIX; A Tarefa do Tradutor    
1895 1975 Mikhail Bakhtin Filósofo Russo   Marxismo e filosofia da linguagem;   materialismo dialético  
1898 1963 Clive Staples Lewis Professor e Teólogo Inglês Lewis voltou à fé cristã — após passar por anos, auto considerando-se um ateu convicto
"Os homens tornaram-se cientistas porque esperavam encontrar lei na natureza, e esperavam encontrar lei na natureza porque criam em um Legislador."
An Experiment in Criticism; O Regresso do Peregrino; O Problema do Sofrimento; Cartas de um diabo ao seu aprendiz    
1898 1979 Herbert Marcuse Filósofo e Sociólogo Alemão Marcuse se preocupava com o desenvolvimento descontrolado da tecnologia, o racionalismo dominante nas sociedades modernas, os movimentos repressivos das liberdades individuais, o aniquilamento da Razão.
 A necessidade nos dirige a certos objetos cuja falta sentimos. A possibilidade mede o raio de nosso alcance face a tais objetos. Se quero um apartamento mas não tenho dinheiro para comprá-lo, o objeto de minha necessidade é o apartamento, e a medida de minha possibilidade é o dinheiro que me falta. [para Marcuse tanto a necessidade quanto a possibilidade são formulaões falsas, e então conclui:] Onde se encontram, então, minhas necessidades e minhas possibilidades?
Nesta era liberal-conservadora (...), o intelectual Marcuse continua a impressionar por sua integridade política e moral, pela busca sem tréguas de respostas ao problema da dominação no mundo contemporâneo. 
Algumas implicações sociais da tecnologia; Eros e Civilização; Razão e Revolução; O Fim da Utopia;    
1900 1976 Gilbert Ryle Filósofo Inglês        
1900 2002 Hans-Georg Gadamer Filósofo Alemão Um dos expoentes da hermenêutica. Breviário dos Vencidos    
1901 1980 Jacques-Marie Émile Lacan Filósofo e Psicanalista Francês   Verdade e Método    
1902 1994 Karl Popper Filósofo Austríaco Não existe verdade científica, apenas conhecimentos  científicos, sempre parciais, relativos e provisórios.
A teoria científica será sempre conjectural e provisória. Não é possível confirmar a veracidade de uma teoria pela simples constatação de que os resultados de uma previsão efectuada com base naquela teoria se verificaram. Essa teoria deverá gozar apenas do estatuto de uma teoria não (ou ainda não) contrariada pelos factos.
  Racionalismo Crítico  
1903 1969 Theodor Adorno Filósofo e Sociólogo Alemão Criando “necessidades” ao consumidor (que deve contentar-se com o que lhe é oferecido), a indústria cultural organiza-se para que ele compreenda sua condição de mero consumidor, ou seja, ele é apenas e tão-somente um objeto daquela indústria. 
"O amor é a capacidade de perceber o semelhante no dessemelhante."
"O humano estabelece-se na imitação: um homem torna-se um homem apenas imitando outros homens."
Junto com Max Horkheimer, escreveu Dialética do Esclarecimento    
1903 1989 Konrad Lorenz Etologista Austríaco "Qual o valor de toda esta luta? Na natureza, a luta é um processo permanentemente presente, seus mecanismos de comportamento e armas são tão bem desenvolvidos e têm uma função tão vital no processo de seleção natural das espécies, que é nossa obrigação colocar esta questão Darwiniana."
"A expressão de Darwin, 'a luta pela existência', é muitas vezes erroneamente interpretada como a batalha entre espécies diferentes. Na realidade, a batalha que Darwin concebeu e que guia a evolução da espécie, é a competição entre seres da mesma espécie. O que faz com que algumas espécies desapareçam ou se transformem em outras espécies, é a proveitosa 'invenção', que chega a alguns de seus membros estatisticamente, através do código genético. Os descendentes destes 'sortudos' indivíduos,gradualmente distribuem essa carga genética, até' que toda uma espécie
particular possua essa nova 'invenção'."
Sob Agressão    
1904 1990 Herbert Spiegelberg Filósofo Americano Só na wiki inglesa. Nasceu na França. The Reality Phenomenon    
1905 1980 Jean Paul Sartre Filósofo Francês O homem está condenado à liberdade, pois existir significa criar a própria vida. - Mas aceitava que o marxismo controlasse as liberdades individuais.
"Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem."
"Ninguém se cura de si mesmo."
"Monsieur... Eu não acredito em Deus; sua existência tem sido refutada pela Ciência. Mas no campo de concentração, eu aprendi a acreditar no homem."
O existencialismo é um humanismo; O Ser e o nada; A idade da razão Existencialismo  
1906 1995 Emmanuel Lévinas Filósofo Lituano Parte da idéia de que a Ética, e não a Ontologia, é a Filosofia primeira. 
 O Ser dominou a Antigüidade e a Idade Média, sendo depois substituído pelo eu desde a época moderna até os nossos dias, porém sempre sob o mesmo sinal: a unidade unificadora e totalizante que exclui o confronto e a valorização da diversidade, entendida como abertura para o Outro. 
Da existência ao existente.    
1908 1961 Maurice Merleau-Ponty Filósofo Francês "A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo."      
1908 2000 William Quine Filósofo Americano Muitos Quine no Google.      
1911 1995 Emil Cioran Filósofo Francês Há mais honestidade e rigor nas ciências ocultas do que nas filosofias que atribuem algum sentido à história. - Marxismo e cristianismo são farinha do mesmo saco, porque ambos pretendem iludir o homem com utopias e crenças inúteis. Breviário dos Vencidos    
1912 1991 José Ferrater Mora Filósofo Espanhol Tornou-se internacionalmente conhecido pelo seu monumental Dicionário de Filosofia, obra que fora pacientemente construindo, elaborando e refundindo.  Dicionário de Filosofia; Variaciones sobre el espíritu; La ironía, la muerte y la admiración; Mariposas y supercuerdas. Diccionario para nuestro tiempo    
1913 2005 Paul Ricoeur Filósofo Francês "Nós somos hoje responsáveis pelo futuro mais longínquo da humanidade." Tempo e Narrativa; Hermenêutica e ideologias.    
1917 2003 Donald Davidson Filósofo Americano   Homem do Pântano    
1917 2005 Augusto Roa Bastos Escritor Paraguaio Os livros não existem. Na cabeça de cada leitor, um livro é sempre outro livro.
"No romance, o supremo é devorado pelo poder; no drama, pelos efeitos sociais que o poder desencadeia".
     
1921   Edgar Morin Sociólogo e Antropólogo Francês "O câncer israelo-palestino se formou, alimentando-se, por um lado, da angústia histórica de um povo perseguido no passado e de sua insegurança geográfica; por outro, da infelicidade de um povo perseguido no seu presente e privado de direitos políticos".
"Os judeus de Israel, descendentes das vítimas de um apartheid denominado ghetto, guetificam os palestinos. Os judeus que foram humilhados, desprezados, perseguidos, humilham, desprezam e perseguem os palestinos. Os judeus, que foram vítimas de uma ordem impiedosa, impõem sua ordem impiedosa aos palestinos. Os judeus, vítimas da desumanidade, mostram uma terrível desumanidade."
O paradigma perdido: a natureza humana; Introdução ao opensamento complexo    
1925 1995 Gilles Deleuze Filósofo Francês  O ofício do filósofo é inventar conceitos. O Anti-Édipo; Lógica do Sentido     
1925   Zygmunt Bauman Sociólogo Polonês As relações humanas e o comportamento são "líquidos", pois estão  submetidos a um permanente estado de mudança e transformação.
"A única coisa que podemos ter certeza, é a incerteza"
 Amor LíquidoGlobalização: as Conseqüências Humanas e Vidas Desperdiçadas    
1926 1984 Michael Foucault Filósofo  Francês "Édipo não se cegou por culpa, mas por excesso de informação." Vigiar e Punir; Kes Nôte e les Choses (As palavras e as coisas); Doença mental e personalidad    
1927   Joseph Agassi Filósofo Israelita   A natureza dos problemas científicos e suas raízes na metafísica (1975)    
1928   Noam Chomsky Filósofo  Americano "O problema com as democracias verdadeiras é que elas podem fazer seus governantes caírem na heresia de responderem às necessidades de sua própria população, em vez das dos investidores norte-americanos."
"Há uma categoria chamada ‘intelectuais’ que fazem coisas simples parecerem difíceis. Há áreas em que especialistas são necessários, como na física quântica, mas em questões mundiais qualquer um aqui pode saber tanto quanto os especialistas."
"A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro".
For Reasons of State; O lucro ou as pessoas?     
1929 2007 Jean Baudrillard Filósofo e Sociólogo Francês Não existe o universal, apenas a singularidade.
A interactividade permite a integração de elementos que antes se encontravam separados. Este fenómeno cria distúrbios na percepção da distância e na definição de um juízo de valor. As partes envolvidas encontram-se tão ligadas que inibem a representação das diferenças transmitida por elas. A máquina representa o homem que se torna um elemento virtual deste sistema. As representações são simuladas num ambiente de redes que fornecem uma ilusão de informações e descobertas. Tudo é previamente estabelecido: “O sistema gira deste modo, sem fim e sem finalidade”, diz o autor. Devido à sociedade tecnocrática e ao poder dominador dos meios de comunicação, a vida humana acaba se tornando uma "realidade virtual".
O lúdico e o policia; A troca impossível     
1929   Jürgen Habermas Filósofo e Sociólogo Alemão   Pensamentos Pós Metafísicos    
1930 2004 Jaques Derrida Filósofo Francês "A decisão entre o justo e o injusto nunca é garantida por uma regra." Margens da Filosofia; Escritura e a diferença; A Religião Marxista  
1931 2007 Richard Rorty Filósofo Americano "Creio que as histórias tristes sobre padecimentos concretos muitas vezes são um melhor caminho para modificar o comportamento das pessoas que citar regras universais". Consequences of Pragmatism Pragmatismo  
1933   Antonio Negri Filósofo Italiano   Império ; Multidão Marxista  
1934 1990 W. W. Bartley Filósofo Americano Só na wiki inglesa.
Frase atribuída a ele: "Dogmas, pressuposições, condições de possibilidade de pluralidades são escapatórias irracionais a pretexto de garantia da racionalidade."
     
1935   Jerry Fodor Filósofo Americano Fodor argumenta que os estados mentais, como crenças e desejos, são as relações entre os indivíduos e as representações mentais. Ele afirma que essas representações só podem ser correctamente explicadas em termos de uma linguagem do pensamento.       
1944   Antonio Damásio Neurocientista Português As experiências espirituais, religiosas ou não, são processos mentais, e são, por isso mesmo, processos biológicos do mais alto grau de complexidade.
"Do meu ponto de vista, o que se passa é que alma e o espírito, em toda a sua dignidade e dimensão humana, são os estados complexos e únicos de um organismo. Talvez a coisa que se torna mais indispensável fazermos, enquanto seres humanos, seja a de recordar a nós próprios e aos outros a complexidade, a fragilidade, a finitude e a singularidade que nos caracterizam."
"Para nós, portanto, no princípio foi a existência e só mais tarde chegou o pensamento. E para nós, o presente, quando vimos ao mundo e nos desenvolvemos, começamos ainda por existir e só mais tarde pensamos. Existimos e depois pensamos e só pensamos na medida que existimos, visto o pensamento ser, na verdade, causado por estruturas e operações do ser."
O Erro de Descartes - Emoção, Razão e Cérebro Humano; O Sentimento de Si    
1944   Roger Scruton Filósofo e Escritor Inglês   Art and ImaginatioSexual DesireThe Aesthetics of MusicA Political Philosophy: Arguments for Conservatism Estética  
1947   Martha Nussbaum Filósofa Norte-Americana Não precisamos de máquinas treinadas tecnicamente, precisamos de pessoas que sejam capazes de pensar claramente, analisar um problema e imaginar algo novo. Sex and Social Justic; Frontiers of Justice: Disability, Nationality, Species Membership; Not for Profit: Why Democracy Needs the Humanities Universidade de Princeton  
1948 2010 Tony Judt Historiador e Escritor Inglês Precisamos resgatar o pensamento crítico e abandonar o comodismo intelectual. Pós-Guerra; "Um Tratado Sobre Os Nossos Actuais Descontentamentos    
1949   Hans-Hermann Hoppe Filósofo e Economista Alemão Suas contibuições abarcam desde a ética — na qual fundamenta o direito natural a partir da teoria discursiva habermasiana — à economia — refutando o conceito de bem público, passando pela política libertária e a apologia do Direito privado como o único ético e eficaz.
Definindo governo como o detentor do monopólio de jurisdição e taxação em dado território, e supondo não mais do que o próprio interesse dos funcionários do governo, predisse que eles usariam os privilégios do monopólio para maximizar sua própria riqueza e poder.
Monopólios não podem surgir no livre mercado, mas sempre resultam de políticas governamentais.
 Uma Teoria sobre Socialismo e Capitalismo; Democracia: O Deus que Falhou    
1950   Rosa Maria Dias Filósofa Brasileira A data de nascimento é por volta de 1950
A filosofia cada vez mais está voltada para si mesma, para os textos, os arquivos, os papéis produzidos pelos filósofos. Fazer filosofia hoje é analisar textos. Não se ensina mais a pensar. 
Nietzsche educador;
Nietzsche, vida como obra de arte; Amizade Estelar
   
1951   Luc Ferry Filósfofo Francês De acordo com Ferry, uma filosofia começou a ser completa quando ela se afasta de Deus. Quanto mais a filosofia for ateia, mais corresponde à definição de filosofia. [Neste sentido, não se pode considerar filósofo aquele que crê em um Deus] O que é uma vida bem sucedida? Aprender a Viver: Tratado de filosofia para uso das jovens gerações.     
1952   André Comte-Sponville Filósofo Francês Filosofar é pensar de preferência a conhecer, questionar de preferência a explicar.
A filosofia é uma prática discursiva que tem a vida por objeto, a razão por meio e a felicidade por fim.
De fato, Comte-Sponville encontra no ateísmo uma fonte mais legítima da Ética, da adoção de valores humanos apesar de não acreditar na existência do divino, senão justamente por ser o humano possuidor de consciência e de valores que nao dependem da fé em divindade nenhuma.
A esquerda já renunciou à nacionalização. Entendeu que o Estado não é bom para gerar riqueza. Agora, a direita precisa entender que o mercado não serve para criar justiça. Precisamos do mercado para o que está à venda, e do Estado para o que não está.
O que é a Filosofia; O capitalismo é moral Materialista  
1953   Michael J. Sandel Filósofo e Professor Americano Responsável pelo curso JUSTIÇA na Univ. de Harvard.  Justiça: o que é fazer a coisa certa. O liberalismo e os limites da Justiça. Contra a perfeição.    
1960   Michael Hardt Filósofo Americano Negri e Hardt, escreveram juntos Empire; Por vezes citado como o "Manifesto Comunista do Século 21", Empire propõe que as forças da atual opressão de classe, ou seja, a globalização corporativa e a "comoditização" dos serviços (ou "produção de afetos") têm o potencial para alimentar mudanças sociais de dimensões nunca vistas. Império (2000) e Multitude: War and Democracy in the Age of Empire(2004);     
1965   Sergio Augusto Sardi Filósofo Brasileiro A data de nascimento é por volta de 1965      
    Arcângelo Buzzi Filósofo Brasileiro Na rede só livros à venda Introdução ao Pensar    
    John Watkins     Existem uns 12 na wiki inglesa