CRONOLOGIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO | ||||||||
ANO | ||||||||
NASC. | MORTE | PENSADOR | ÁREA | NACIONALIDADE | IDEIAS | OBRA | MOVIMENTO | DISCORDÂNCIA COM WIKIPEDIA |
-1200 | -1100 | Homero | Poeta | Grego | [Divergências
quanto à época em que viveu, variam de 1200 a.C a 700 a.C. E há quem defenda
que Homero nunca existiu, sendo apenas uma lenda e que os 2 poemas tenham
sido construídos por diversos autores ao longo de alguns séculos.] As riquíssimas obras de Homero tendem a aproximar os deuses dos homens, num movimento de racionalização do divino. Os deuses homéricos, que viviam no Monte Olimpo, possuíam uma série de características antropomórficas. "Ninguém , com toda certeza, é capaz de assumir a liderança em todos os campos, pois para um homem os deuses concederam as proezas da guerra, a outro, a dança, para um outro, a música e o canto, e, num outro, o todo poderoso Zeus colocou uma boa cabeça." "Leve é a tarefa quando muitos dividem o trabalho." |
Ilíada, Odisséia | ||
-750 | -650 | Hesíodo | Poeta | Grego | "Qualquer um que prejudica os outros, faz mal a si" | Teogonia; Os Trabalhos e os Dias | ||
-660 | -583 | Zaratustra de Balkh, ou Zoroastro | Profeta | Persa | Desafia
a crença politeísta grega propondo uma crença moral baseada no monoteísmo. Primeiro a propor a existência de duas entidades (espíritos), o Bem e o Mal. |
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-623 | -558 | Tales de Mileto | Filósofo | Grego | Primeiro
filósofo ocidental, um dos 7 sábios da Grécia antiga. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, ou, Tudo resulta de uma substância líquida primordial. |
Escola Jônica (seu fundador) | ||
-610 | -547 | Anaximandro | Filósofo | Grego | Pré-Socrático, iniciador da astronomia grega. Considerava que a Terra tinha o formato de um cilindro e que era circundada por várias rodas cósmicas, imensas e cheias de fogo | Morte: -545 | Escola Jônica | |
-588 | -524 | Anaxímenes de Mileto. | Filósofo | Grego | Pré-Socrático,
primeiro a afirmar que a luz da lua era proveniente do Sol. Para ele a substância primária (o arché) era o "ar". |
Sobre a Natureza | Escola Jônica; materi | anos -585 a-528 |
-580 | -480 | Xenófanes de Colofon | Filósofo | Grego | Refutava o antropomorfismo dos deuses (semelhança com os homens), visto por ele como uma simples projeção humana, sem qualquer relação objetiva com a realidade. | Fundador da escola d | ||
-571 | -497 | Pitágoras de Samos | Filósofo | Grego | Os elementos básicos do cosmos não são constituídos de matéria, mas de formas e relações que se manifestam por meio de números e proporções. | Escola Italliana | ||
-551 | -479 | Confúcio (Kung Fuzi) | Filósofo | Chinês | "não faças aos outros o que não queres que façam a ti" - o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. - Seus princípios: humanidade (altruísmo), cortesia, sabedoria moral, integridade, fidelidade e honradez. | Tao Te Ching | Séculos VI e V a.C. | |
-535 | -475 | Heráclito de Éfeso | Filósofo | Grego | Pré-Socrático.
Pai da dialética. O elemento original é o fogo. Tudo é movimento, nada pode permanecer estático. Nada existiria se não existisse, ao mesmo tempo, o seu oposto. Na harmonia entre os contrários, Heráclito viu aquilo que definia como o logos, a lei universal da Natureza. Viver é, sem cessar, morrer e se rejuvenescer. A filosofia deve privilegiar a racionalidade, pois os sentidos e/ou a experiência não dão conta de explicar a totalidade. - Não se pode banhar-se duas vezes no mesmo rio (porque o rio não será o mesmo). |
Fragmentos, Sobre a Natureza!!! | Escola Jônica | anos -504 a ??? |
-525 | -456 | Ésquilo | Dramaturgo | Grego | Pai da tragédia | Os Persas, e Sete Contra Tebas | ||
-525 | -450 | Parmênides de Eleia | Filósofo | Grego | Mudança e tempo não existem. - Tudo o "que é" só pode ser eterno, pois não pode "vir a ser", e não pode ser destruído. | Poema | ||
-500 | -428 | Anaxágoras de Clazômena | Filósofo | Grego | Pré-Socrático.
A matéria primordial é composta por uma infinidade de partículas que variam
qualitativamente, porque possuem qualidades semelhantes (homeomerias). Para ele, a Lua não passava de um pedaço da Terra que se desprendeu. |
Escola Pluralista, Fun | ||
-500 | -400 | Filolau de Crotona | Filósofo | Grego | "E
todas as coisas que podemos conhecer contêm número, pois sem ele nada pode
ser concebido nem conhecido." Foi o primeiro pensador a atribuir movimento à Terra. O fogo era considerado pelos pitagóricos o elemento mais puro. Entre o fogo central e a Terra existia um outro planeta, invisível, que Filolau chamou de antiterra. Os nove corpos celestes (Sol, Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno e Urano eram os corpos celestes conhecidos na época) e a antiterra como décimo corpo celeste se movia em órbitas circulares em torno do fogo central. |
Escritos Pitagóricos; Astronomia | Escola Italliana, pré-Socrático pitagórico | |
-496 | -406 | Sófocles | Dramaturgo | Grego | Por quase 50 anos, Sófocles foi o mais
celebrado dos dramaturgos nos concursos dramáticos da cidade-estado de
Atenas, que aconteciam durante as festas religiosas Leneana e Dionísia.
Sófocles competiu em cerca de 30 concursos, venceu 24 e, talvez, nunca ficou
abaixo do segundo lugar; em comparação, Ésquilo venceu 14 concursos e foi
derrotado por Sófocles várias vezes, enquanto Eurípides ganhou apenas quatro
competições. "Não sei. Silêncio completo parece-me tão grave quanto alarido descontrolado." |
Antígona; Édipo Rei; Electra | ||
-490 | -430 | Zenão de Eleia | Filósofo | Grego | Seguidor
de Parmênides. Seus paradoxos servem para demonstrar que a filosofia se
utiliza da dúvida e do questionamento como mecanismo intelectual para
alcançar a viabilidade de uma tese ou proposição. Os paradoxos são: da
dicotomia, de Aquiles, da flecha imóvel e do estádio. Deus é eternidade, a unidade, não é nem limitado nem ilimitado, nem móvel nem imóvel, nem em repouso nem em movimento. Zenão concebeu contra a pluralidade os seguintes argumentos ou paradoxos: ”Se a pluralidade existe, as coisas serão ao mesmo tempo limitadas e infinitas em número.” – De fato, se há mais de uma coisa, vemos que entre a primeira e a segunda existe, então, uma terceira. Assim, entre a primeira e a terceira, existirá uma quarta; e assim, ao infinito. ”Se a pluralidade existe, as coisas, ao mesmo tempo, serão infinitas em tamanho e não terão tamanho algum.” – Igualmente aqui, se duas coisas possuem cada qual sua espessura, e entre essas duas espessura há uma terceira espessura, há que se concluir que entre a primeira espessura e essa terceira espessura, haverá também uma quarta espessura; e assim, ao infinito. |
Escola Italliana | De -464 a ??? | |
-490 | -430 | Empédocles de Agrigento | Filósofo | Grego | "Sobrevive aquele que está melhor capacitado" !!! 2.460 anos antes de Darwin - Primeiro a explicar o eclipse solar | Purificações e Sobre a Natureza. | Escola Pluralista | Nascimento em -420 |
-487 | -380 | Górgias de Leontinos | Filósofo | Grego | O conhecimento do assunto em um debate é desnecessário, porque toda opinião é falsa e as palavras não tem nenhum significado fixo, pois servem apenas para lisonjear e persuadir. | Górgias | Sofista | |
-483 | -376 | Pródico | Filósofo | Grego | Conhecido como precursor de Sócrates | Tratados: Da Natureza e Da Natureza dos Homens | Sofista | |
-480 | -410 | Protágoras | Filósofo | Grego | Se
considerava profundo conhecedor da virtude. Foi o primeiro filósofo sofista a
ensinar a arte da retórica mediante pagamento em dinheiro. - As verdades não
são verdadeiras ou falsas em si, mas apenas dentro de um sistema de
pensamento que contenha regras que permitam colocar qualquer verdade à prova.
- O homem é o princípio de todas as coias. "O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são." - As coisas são conhecidas de uma forma particular e muito pessoal por cada indivíduo, o que vai contra, por exemplo, ao projeto de Sócrates de chegar ao conceito absoluto de cada coisa. |
De -490 a -420 | ||
-480 | -406 | Eurípedes | Poeta | Grego | Ressaltou em suas obras as agitações da alma humana em especial a feminina. | As Troianas, Medeia, Electra | ||
-470 | -400 | Melisso de Samos | Filósofo, Militar e Poeta | Grego | Datação
imprecisa. Pela sua obra depreende-se que foi mais um polemista e defensor das idéias de Parmênides de Eleia, portanto antipitagórico, e sobretudo contra Empédocles, não se sabe todavia como teria tomado contato com as doutrinas da escola ocidental. Tratou de ajustar os extremismos do eleaticismo com a filosofia jônica, tornando-se responsável pela sistematização dessa doutrina, além de mudar alguns pontos de vista, e estabeleceu que o ser é infinito, tal como é infinito no tempo, ou seja eterno. |
Sobre o Ser; Tratado sobre a física | Escola Italliana; Escola Elática | |
-470 | -399 | Sócrates | Filósofo | Grego | A
verdade é algo imanente ao mundo e aos homens. O pensamento reflexivo leva o homem ao bem viver. Maiêutica: para cadas tese apresentada, sugere-se uma objeção que tenha por objetivo esgotar todas as possiblidades de questionamento, objetivando o surgimento da verdade. |
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-460 | -400 | Hippias de Elis | Filósofo e Matemático | Grego | Contemporâneo de Sócrates | Sofista | De -483 a -376 | |
-450 | -370 | Demócrito de Abdera | Filósofo | Grego | O
"filósofo que ri" ou "filósofo hilário". Expoente da
teoria atômica, ou atomismo: tudo o que existe é composto por elementos
indivisíveis chamados átomos. Teorias naturalistas: o Todo (o universo) não tem necessidade de ser criado por uma potência divina, pois é eterno. Isso porque o "ser" não pode ser proveniente do "não-ser". |
Pequena Ordem do Mundo, Da Forma, Do Entendimento | Escola Atomista | |
-450 | -370 | Leucipo de Abdera (ou de Mileto) | Filósofo | Grego | Data imprecisa. Mestre de Demócrito. | A Grande Ordem do Mundo | Escola Atomista | |
-427 | -347 | Platão | Filósofo | Grego | Obcecado
pela salvação dos homens e lutava contra a personalização dos deuses. É preciso ir além das aparências para chegar à essência das coisas. |
A República | ||
-412 | -323 | Diógenes de Sinope (o Cínico) | Filósofo | Grego | Fundou
a "escola cínica". A resposta ética do Cinismo era buscar viver em
conformidade com a natureza, levando em conta a observação do comportamento
dos animais, pois eles não buscam o supérfluo. "Na casa de um rico não
há lugar para se cuspir, a não ser em sua cara." |
Escola Cínica | ||
-365 | -270 | Pirro de Élida | Ele
distingue o que é o bem por natureza e o que é o bem pelas convenções humanas
e chega à conclusão de que não existem coisas verdadeiras ou coisas falsas,
não existe também na natureza conceitos como a feiúra e a beleza ou a bondade
e a maldade, esses conceitos todos são criações dos homens e ele os nega por
serem somente uma convenção, um costume. É impossível afirmar se algo é realmente falso ou verdadeiro, se uma atitude é justa ou injusta. Todos esses conceitos vão depender do que está convencionada nas relações sociais e não da natureza, e essa não faz convenções. Para os céticos, o saber é algo impossível de ser alcançado e que não existem afirmações que possam ser verdadeiras e que não sejam postas em dúvida. Para o filósofo cético Agripa existem cinco formas para podermos alcançar a interrupção dos nosso juízos: 1 - Discordância, os filósofos vão sempre discordar sobre diversas coisas, sendo impossível escolher entre a opinião de um e de outro; 2 - Prova última, toda prova parte do princípio de que existe uma prova para esta prova e esse argumento pode ser levado ao infinito pois sempre vai existir uma prova que prova a prova da prova; 3 - Relatividade, onde nós somente podemos conhecer os objetos relativos a nossa capacidade e a nossa forma de compreensão, que sempre será diferente da capacidade e da compreensão de todas as outras pessoas; 4 - Hipótese, porque todas as provas tem um fundamento último que não se pode provar e é portanto uma convenção, e que não é uma lei natural; 5 - Circulo vicioso, as convenções tomam por evidente e demonstrado justamente aquilo que se deveria demonstrar e isso acontece porque é impossível a demonstração do quem se quer demonstrar. |
Escola Cética | ||||
-384 | -322 | Aristóteles | Filósofo | Grego | Aluno de Platão, professor de Alexandre, O Grande. Pensador multi-disciplinar ( contribuiu para quase todos os campos do conhecimento humano). "O Estagirita" por ter nascido em Estagira, na Macedônia. - Teoria do silogismo dedutivo, ou lógica dedutiva ("Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.") | A Lógica, Ética a Nicômaco. | ||
-341 | -270 | Epicuro de Somos | Filósofo | Grego | Argumenta
contra a existência de um deus que seja ao mesmo tempo onisciente, onipotente
e benevolente. Isto é, se duas delas forem verdade, excluem automaticamente a outra. Enquanto onisciente e onipotente, tem conhecimento de todo o mal e poder para acabar com ele. Mas não o faz. Então não é onibenevolente. Enquanto onipotente e onibenevolente, então tem poder para extinguir o mal e quer fazê-lo, pois é bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto mal existe e onde o mal está. Então ele não é onisciente. Enquanto onisciente e onibenevolente, então sabe de todo o mal que existe e quer mudá-lo. Mas não o faz, pois não é capaz. Então ele não é onipotente. Epicuro não era um ateu, apenas rejeitava a ideia de um deus preocupado com os assuntos humanos. "A morte é uma quimera: porque enquanto eu existo, não existe a morte; e quando existe a morte, já não existo." |
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-336 | -264 | Zenão de Cítio | Filósofo | Grego | Propôs uma tripartição na filosofia: A lógica fornece um critério de verdade. A física constitui um materialismo monista e panteísta. A ética regula as ações humanas, cujo objetivo é a conquista da felicidade. Esta deve ser perseguida "segundo a natureza". | A República, em imitação e oposição a Platão. | Fundou a escola estóica. O estoicismo floresceu até o advento do cristianismo. | |
-276 | -194 | Eratóstenes | Matemático, Astrônomo e Poeta | Grego | Trabalhou
com números primos e
é lembrado por seu Crivo de Eratóstenes, que é ainda uma importante ferramenta na teoria dos números. De maneira surpreendente procedeu com a exata medição da circunferência da Terra. |
Astronomia; Sobre as seitas Filosóficas; Sobre o Libertar-se da Dor; Platonicus; Sobre a medição da Terra | ||
-262 | -232 | Cleantes de Assos | Filósofo | Grego | Introduziu o materialismo no pensamento estóico, o que contribui para a unidade do sistema de pensamento daquele escola filosófica | Escola estóica; materialismo | ||
-106 | -43 | Marco Túlio Cícero | Filósofo e Político | Romano | Distinguiu-se como linguista, tradutor e filósofo. | Seu livro De Natura Deorum, que discute teologia, foi considerado, por Voltaire, possivelmente o melhor livro de toda a Antiguidade | ||
-98 | -55 | Lucrécio | Poeta-filósofo | Romano | "A
vitória sobre a religião,longe de nos rebaixar, eleva-nos até o céu." -
O medo da morte criou o mito da imortalidade da alma. Apresenta a teoria de que a luz visível seria composta de pequenas partículas. |
Sobre a Natureza das coisas (De Rerum Natura) | Epicurista | |
-25 | 50 | Filon de Alexandria | Pensador | Judeu | Foi o primeiro filósofo a fazer a síntese entre as religiões reveladas (judaísmo, cristianismo e islammismo) com as teses filosóficas pagãs, influenciado por Amônio de Sacas, o criador do neoplatonismo. | De Decalogo | ||
4 | 65 | Sêneca | Intelectual | Romano | Primeiro representante do Estoicismo romano. Apesar de ter sido contemporâneo de Cristo, Sêneca não faz quaisquer relatos significativos de fenômenos milagrosos que aparentemente anunciavam o nascer de uma poderosa nova religião. | Declamações e Cartas Morais, De Clementia | Estóico | |
45 | 125 | Plutarco | Pensador | Grego (assumiu cidadania romana) | Para ele, as doutrinas dos estoicos e dos epicuristas eram falsas inerpretações da verdade religiosa. - "A aspiração do homem não deveria limmitar-se a não ser culpado, mas a ser Deus." (...) por meio da prática intelectual que eleva o homem ao divino por meio do uso dessa energia espiritual. | A vida de Oto | ||
50 | 130 | Epicteto | Filósofo | Grego | Felicidade e realização pessoal são consequências naturais de atitudes corretas. | Diatribes (Discursos) | Estóico | |
105 | 165 | Justino (São Justino Mártir) | Teólogo | Sírio | Se consagrou totalmente à expansão e defesa da religião cristã. | |||
129 | 217 | Cláudio Galeno | Filósofo e Médico | Romano | Suas
teorias dominaram e influenciaram a ciência médica ocidental por
mais de um milênio. A descrição feita por Galeno das atividades do coração, artérias e veias durou até que William Harvey estabelecesse que o sangue circula com o coração agindo como uma bomba em 1628. |
O Melhor Médico é Também um Filósofo; Sobre as moléstias da mente | ||
130 | 202 | Irineu de Lyon | Teólogo | Grego | Sua
obra é um ataque minucioso ao gnosticismo, que era então uma séria ameaça à
Igreja primitiva e, especialmente, ao sistema proposto pelo gnóstico
Valentim. É ele o inventor do pecado original, uma doutrina cristã que pretende explicar a origem da imperfeição humana, do sofrimento e da existência do mal através da queda do homem. Tal doutrina não existe no Judaísmo, nem no Islamismo. Segundo Le Goff, o dogma do pecado original teria contribuído para aumentar o poder de controle da Igreja sobre a vida sexual, na Idade Média. |
Sobre a detecção e refutação da chamada Gnosis; Sobre as Seitas | ||
150 | 215 | Clemente de Alexandria | Teólogo | Grego | Foi um erudito numa época em que os cristãos eram geralmente pouco letrados e abertamente hostis a intelectuais. | Exortação aos Gregos; Miscelânea | ||
175 | 242 | Amônio Sacas | Filósofo | Indiano | O mais famoso discípulo de Amônio Sacas foi Plotino que estudou com Amônio por onze anos. | Não deixou escritos. | Neoplatonismo | |
184 | 253 | Orígenes | Teólogo e Filósofo | Grego | Prolífico escritor Cristão. Ordenado sacerdote na Palestina. | Escola Catequética d | ||
205 | 270 | Plotino | Filósofo | Grego | Discípulo de Amônio Sacas e mestre de Porfírio | Enéadas | ||
210 | 280 | Orígenes, o Pagão | Filósofo | Grego | Díscipulo de Plotino | Sobre os demônios | Escola Catequética d | |
232 | 304 | Porfírio | Filósofo | Romano | Os conceitos se subordinam, partindo dos mais gerais até chegar aos menos extensos. Violento opositor do Cristianismoe defensor do Paganismo. Reconheceu Jesus Cristo apenas como um notável filósofo. | Introductio in Praedicamenta, Da Inadequação da Matança de Seres Vivos para a Alimentação, Contra os Cristãos | ||
354 | 430 | Santo Agostinho ou Agostinho de Hipona | Filósofo e Teólogo | Romano | Foi
quem organizou e consolidou o pensamento cristão para vê-lo florescer por
toda a Idade Média. Ele aprofundou o conceito de pecado original dos padres anteriores e, quando o Império Romano do Ocidente começou a desintegrar-se, desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus (num livro de mesmo nome), distinta da cidade material do homem. |
Confissões | ||
411 | 485 | Proclo Lício | Filósofo | Afirmou que nos mitos gregos "o casamento é a união indivisível de forças criativas". | Mestre da Escola de | |||
480 | 525 | Severino Boécio | Filósofo, Estadista e Teólogo | Romano | A
Roda de Boécio ou a Roda da Fortuna, baseia-se na aceitação de que a sorte
dos indivíduos se alterna, permitindo que os ricos e poderosos sejam
humilhados e destruídos e que os desprotegidos possam ascender à
grandeza. "Tudo é conhecido, não conforme si mesmo, mas de acordo com a capacidade do conhecedor." |
De Hebdomadibus, A Consolação pela Filosofia | ||
810 | 877 | João Escoto Erígena | Filósofo e Teólogo | Irlandês | Para ele, razão e fé são fontes válidas de conhecimento verdadeiro e por isso não podem estar em contradição; mas se assim ocorresse, a razão deveria prevalecer. | De Divisione Naeture | ||
980 | 1037 | Avicena | Filósofo | Árabe | Um
dos maiores filósofos da idade média. O “avicenismo” eventualmente se tornou a principal escola de filosofia islâmica já no século XII, com Avicena assumindo um papel de autoridade maior no assunto. "O conhecimento de qualquer coisa, dado que todas as coisas tem causas, não é adquirido ou conhecido por completo a menos que seja conhecido por suas causas." |
Livro da Cura; Cânone da Medicina | ||
1020 | 1059 | Avicebron | Filósofo e Poeta | Judeu | A Fonte da Vida | |||
1033 | 1109 | Santo Anselmo | Filósofo e Teólogo | Italiano | Para Anselmo, a alma humana é imortal, e as criaturas seriam felizes e infelizes eternamente. | Monologium e Proslogium | ||
1126 | 1198 | Averróis | Filósofo | Árabe | Sua filosofia é um misto de aristotelismo com algumas nuanças platônicas. A influência aristotélica se revela em sua ideia da existência do mundo de modo independente de Deus (a ambos são co-eternos) e de que também não existe providência divina. | |||
1199 | 1280 | Alberto Magno | Filósofo e Teólogo | Germânico | É considerado o maior filósofo e teólogo alemão da Idade Média e foi o primeiro intelectual medieval a aplicar a filosofia deAristóteles no pensamento cristão. | |||
1224 | 1275 | São Tomás de Aquino | Filósofo e Teólogo | Italiano | O
mais importante teólogo da Escolástica. Com o uso da razão é possível demonstrar a existência de Deus, para isto propõe as cinco vias de demonstração:Primeiro Motor Imóvel; Causa Primeira; Ser Necessário; Ser Perfeito (Se existem coisas que são mais ou menos perfeitas é porque existe algo que é absolutamente perfeito. Esse algo é Deus); e Inteligência Ordenadora. |
Questões disputadas sobre a potência | Escolástica | |
1260 | 1327 | Eckhart Hochheim (Mestre) | Filósofo e Teólogo | Alemão | ||||
1266 | 1308 | John Duns Scotus | Filósofo e Teólogo | Escocês | Sua doutrina representou o início do rompimento do casamento entre razão e fé, teologia natural e teologia reverada. | Opus Oxioniense | ||
1285 | 1347 | Guilherme de Ockham | Filósofo | Britânico | O indivíduo seria capaz de escolher e saber o que é certo e errado sem nenhuma intervenção exterior. O homem teria o direito de decidir o seu fim e a sociedade não deveria impor nada a ele. Para a ética, a liberdade é o assunto por excelência. | Escolástico | ||
1467 | 1536 | Erasmo de Rotterdam | Teólogo | Holandês | Foi crítico de Lutero | Elogio da Loucura | ||
1469 | 1527 | Nicolau Maquiavel | Historiador | Italiano | Escreveu sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Viveu sob o esplendor político da Repúbllica Florentina. Para entender sua teoria é necessário colocá-lo no contexto da Itália renascentista em que se lutava contra os particularismos locais. | O Príncipe, A Arte da Guerra | ||
1478 | 1535 | Thomas Morus | Humanista, Diplomata | Inglês | Foi canonizado, tornando-se Santo. Deixou vários escritos de profunda espiritualidade e de defesa do magistério da Igreja. | Utopia | Diálogo contra as her | |
1483 | 1546 | Martinho Lutero | Sacerdote Católico e Professor de Teologia | Alemão | Por
contestar a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado
poderia ser comprada, foi excomungado. (...) . Apesar disso, em suas teses
não negava a necessidade da confissão, considerando-a necessária para o
perdão da falta [!!!] Naquele tempo, o papa havia
concedido uma indulgência plenária para quem doasse qualquer quantia para a
reforma da Basílica de São Pedro. Foi agressivo anti-semita: "A Alemanha deve ficar livre de judeus, aos quais após serem expulsos, devem ser despojados de todo dinheiro e jóias, prata e ouro, e que fossem incendiadas suas sinagogas e escolas, suas casas derrubadas e destruídas (…), postos sob um telheiro ou estábulo como os ciganos (…), na miséria e no cativeiro assim que estes vermes venenosos se lamentassem de nós e se queixassem incessantemente a Deus". Lutero introduziu a palavra alleyn que não aparece no texto grego original no capítulo 3:28 da Epístola aos Romanos. Lutero justificou a manutenção do advérbio como sendo uma necessidade idiomática do alemão por ser a intenção de Paulo [!!!] . |
Traduções da Bíblia para o Alemão, Sobre os Judeus e suas Mentiras | ||
1509 | 1546 | João Calvino | Teólogo | Francês | Teve grande influência na Reforma Protestante. | |||
1509 | 1588 | Bernardino Telésio | Filósofo | Italiano | “O mundo natural é constituído de matéria e de força. A matéria é homogênea, preenche o espaço (que existe antes da matéria) e é por si mesma inerte. A força anima, penetra, move, transforma continuamente toda a matéria.” | |||
1533 | 1592 | Montaigne | Filósofo e Político | Francês | (...)
é um livre pensador, um pensador sobre o humano, sobre as suas
inconsistências, diversidades e características. E é um pensador que se
dedica aos temas que mais lhe apetecem, vai pensando ao sabor dos seus
interesses e caprichos. A verdade absoluta deixa de estar ao alcance do homem, sendo doravante, possível tão-somente uma verdade (?) por aproximações. |
Ensaios | Cético, humanista | |
1548 | 1600 | Giordano Bruno | Filósofo e Teólogo | Italiano | Conhecer
é relacionar. No último interrogatório pela Inquisição do Santo Ofício, não abjurou e foi condenado à morte na fogueira. Obrigado a ouvir a sentença ajoelhado, Giordano Bruno teria respondido com um desafio: "Talvez sintam maior temor ao pronunciar esta sentença do que eu ao ouvi-la". Um dos pontos chaves de sua cosmologia é a tese do universo infinito e povoado por uma infinidade de estrelas, como o Sol, e por outros planetas, nos quais, assim como na Terra, existiria vida inteligente. Bruno era hilozoísta (pensava que tudo tem vida) e panpsiquista (pensava que tudo tem uma natureza psíquica, uma alma). |
De l’infinito universo e mondi, Idiota triumphans, De Magia | ||
1561 | 1626 | Francis Bacon | Filósofo e Político | Inglês | O pai do experimentalismo, fundador da ciência moderna. - Alguns livros são para serem degustados, outros para serem engollidos, e alguns para serem mastigados e digeridos. | Novum Organon, Grande Restauração | Experimentalismo | |
1564 | 1642 | Galileu Galilei | Astrônomo e Físico | Italiano | Desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Melhorou o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélitesde Júpiter, os anéis de Saturno... Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica. | Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo | ||
1568 | 1634 | Tommaso Campanella | Filósofo e Teólogo | Italiano | "As ciências tratam das coisas como elas são, cabendo à filosofia (e especialmente à metafísica) explicar as coisas em seu sentido mais profundo." | Del Senso Delle Cose e Della Magia | ||
1588 | 1637 | Isaac Beeckman | Filósofo, Médico e Físico | Holandês | Fundou o Collegium Mechanicum, uma sociedade de artesãos e intelectuais que se ocupavam com problemas científicos, especialmente aqueles que tinham aplicação prática. | |||
1588 | 1679 | Thomas Hobbes | Filósofo | Inglês | Contra
a tese de que o homem é um animal político. Cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos. No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social. Defendia a ideia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado. |
Elementes of Law; De cive; Leviatã; Do Cidadão | ||
1592 | 1655 | Pierre Gassendi | Filósofo e Cientista | Francês | Grande parte de sua obra foi dedicada a combater o dogmatismo dos que pretendiam possuir o conhecimento definitivo das essências eternas da realidade. | Exercitationes Paradoxicae Adversus Aristotelos | ||
1596 | 1650 | René Descartes | Filósofo e Físico | Francês | Penso,
logo existo. Defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento. Tendo vivido numa época de guerras religiosas, percebeu que aquilo que era tido em uma religião como verdadeiro, era considerado ridículo, disparatado e falso em outras. E, então, viu que os "costumes", a história de um povo, sua tradição "cultural" influenciam a forma como as pessoas veem e pensam naquilo em que acreditam. |
Discurso do Método, As Paixões da Alma | ||
1623 | 1662 | Blaise Pascal | Filósofo, Físico e Teólogo | Francês | Argumento
do jogador, ou aposta de Pascal. Ele estudou a questão da descoberta de verdades, argumentando que o ideal de um tal método seria encontrar todas as proposições sobre as verdades já estabelecidas. Ao mesmo tempo, no entanto, ele alegou que isso era impossível porque tais verdades estabelecidas exigiriam outras verdades para apoiá-las — os primeiros princípios, portanto, não podiam ser alcançadas. |
Tratado sobre o vazio | ||
1632 | 1677 | Baruch Espinoza | Filósofo | Holandês | O
homem, para ser feliz, precisa ser causa de suas próprias ações. - Ainda que importe a todos os homens conhecer a verdade,
todavia pouquíssimos a conhecem, porque a maioria deles se crê incapaz de
procurá-la por si mesmos, ou não quer se dar ao trabalho de fazê-lo. Ganhou fama pelas suas posições opostas à superstição (Deus sive natura, Deus, ou seja a Natureza, um conceito filosófico, e não religioso), e ainda devido ao fato da sua ética ter sido escrita sob a forma de postulado e definições, como se fosse um tratado de geometria. |
Etica demonstrada à maneira dos geômetras; Tratado Teológico-político; Os princípios da filosofia de Descartes | Racionalista | |
1632 | 1704 | John Locke | Filósofo | Inglês | Ideólogo
do Liberalismo. Todas as nossas ideias têm origem no que é percebido pelos sentidos. Foi o primeiro a definir o "si mesmo" através de uma continuidade de consciência. Ele postulou que a mente era uma lousa em branco (tabula rasa). Em oposição ao Cartesianismo, ele sustentou que nascemos sem ideias inatas, e que o conhecimento é determinado apenas pela experiência derivada da percepção sensorial. As pessoas podiam contestar um governo injusto e não eram obrigadas a aceitar suas decisões. |
Ensaio sobre o governo civil;Ensaio a cerca do entendimento humano | Empirista, Liberalismo | |
1638 | 1715 | Nicolas Malebranche | Filósofo | Francês | Pregava o exame dos erros devidos a cada uma dessas formas de percepção (os sentidos, a imaginação e o entendimento). Mediante tal exame seria possível encontrar um critério geral para a descoberta da verdade. | Da procura da verdade, Tratado da Nartureza e da Graça; Meditações metafísicas e cristãs | ||
1646 | 1716 | Gottfried Wilhelm Leibniz | Filósofo e Cientista | Alemão | Descreveu o
primeiro sistema de numeração binário moderno (1705). Leibniz acredita na ação livre, se ela for ao mesmo tempo 'contingente, espontânea e refletida'. A ação é sempre contingente, porque seu oposto é sempre possível. A ação é espontânea, quando o princípio de determinação está no agente, não no exterior deste. O que diferencia o animal humano dos demais é a capacidade de reflexão que, quando operada, caracteriza uma ação como livre. Os homens têm a capacidade de pensar a ação e saber por que agem. Aponta incongruência do mal, porque Deus é o bem. |
Discurso sobre metafísica | ||
1668 | 1744 | Giambattista Vico | Filósofo | Italiano | "A fantasia é tanto mais robusta quanto mais débil for o raciocínio." | |||
1685 | 1753 | George Berkeley | Filósofo | Ser é perceber. Toda a realidade do mundo é apenas uma projeção do meu Eu. | ||||
1694 | 1778 | Voltaire (peudônimo de François-Marie Arouet) | Filósofo | Francês | A
crença em Deus é necessária para a manjutenção da paz e o equilíbrio
social. "Se Deus não existisse, então seria necessário inventá-lo". "Deus concede-nos o dom de viver. Compete-nos a nós viver bem." "Filósofo, amante da sabedoria, ou seja, da verdade." "Todas as grandezas desse mundo não valem um bom amigo." |
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1709 | 1784 | Samuel Johnson | Lexicógrafo e crítico literário | Inglês | "Voltar a casar-se é o triunfo da esperança sobre a experiência." "A verdadeira arte da memória é a arte da atenção." "Uma promessa, uma grande promessa, é a alma de um anúncio." | Jornada às ilhas da Escócia, A vida de Richard Savage | ||
1711 | 1776 | David Hume | Filósofo e Historiador | Escocês | Propõe
que a mente humana seja compreendida a partir das percepções que temos em
nossa experiência empírica do cotidiano.
(...) Isso nos permite obter "impressões" da
realidade. Quando vemos que dois eventos sempre ocorrem conjuntamente, tendemos a criar uma expectativa de que quando o primeiro ocorre, o segundo seguirá. Esta conjunção constante e a expectativa dela são tudo o que podemos saber da causalidade, e tudo o que a nossa ideia de causalidade pode inferir. Uma tal conceitualização rouba à causalidade a sua força e alguns humanos posteriores, como Bertrand Russell, desmentiram a noção de causalidade no geral como algo de parecido com a superstição. |
Tratado
sobre a natureza humana (1739); Investigação sobre o entendimento
humano; História Natural da Religião |
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1712 | 1778 | Jean Jacques Rousseau | Filósofo e Teórico Político | Suiço | É
considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do
romantismo. O homem perde sua liberdade quando se distancia de sua natureza original. - Não acreditava na democracia representativa, pois está sujeita à divisão da soberania do povo. Como o homem tende à desgenerescência, o legislador sempre estará sujeito a interesses particulares, por isso cabe ao povo legislar diretamente sobre questões que o afetam. |
Discurso
Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens; Do Contrato Social Emilio |
Iluminismo, romantismo | |
1713 | 1784 | Diderot | Filósofo materialista | Francês | Em "Cartas sobre os cegos para uso por aqueles que veem", sintetiza a evolução do seu pensamento desde o deísmo até ao ceticismo e o materialismo ateu, e tal obra culminou em sua prisão. | Tratado sobre a Tolerância; editor de a Enciclopédia | Ceticismo, materialismo | |
1717 | 1783 | Jean Baptiste D'Alembert (ou Jean le Rond D'Alembert) | Filósofo, Físico e Matemático | Francês | "A Morte é um bem para todos os homens; É como a noite desse dia inquieto que se chama vida". | Ensaio sobre os elementos da filosofia; O Tratado da Dinâmica; Elogios acadêmicos | ||
1723 | 1789 | Paul-Henri Thiry, Barão D'Holbach | Filósofo | Franco-Alemãlo | A
religião educa o homem para temer "tiranos invisíveis". Ele é mais conhecido por sua forte posição ateísta e por seus volumosos escritos contra a religião, sendo o mais famoso deles o Sistema da Natureza |
A Cura; Política Natural; Sistema da Natureza | ||
1724 | 1804 | Immanuel Kant | Filósofo | Prussiano | A sensibilidade e o entendimento são as duas faculdades produtoras de conhecimento.- O emprego da razão no estudo racional da natureza é ou fósico (imanente) ou hiperfísico (transcendente). | Crítica da Razão Pura; | ||
1749 | 1832 | Johann Wolfang von Goethe | Filósofo | Alemão | Conhecer
a mim mesmo, de que há de servir? "A lei é poderosa; mais poderosa, porém, é a necessidade." "Qual é o melhor governo? Aquele que nos ensina a governar-nos." "É muito mais fácil reconhecer o erro do que encontrar a verdade; aquele (o erro) está na superfície e por isso é fácil erradicá-lo; esta (a verdade) repousa no fundo,e não é qualquer um que pode investigá-la." |
Os sofrimentos do jovem Werther | ||
1759 | 1805 | Johann Christoph Friedrich von Schiller | Filósofo, poeta e historiador | Alemão | "Não
há acaso. Justamente aquilo que nos parece casualidade cega jorra das mais
profundas fontes." Séria é a vida, brilhante é a arte". "Quem não arrisca nada não precisa de esperança para nada". "Com a burrice até os deuses lutam em vão". |
A Donzela de Orleans, guilherme Tell, Série de cartas sobre a educação estética do homem. | Romantismo alemão | |
1762 | 1814 | Johann Fichte | Filósofo | Alemão | Um
dos criadores do movimento conhecido como idealismo alemão. "Os teus atos, e não os teus conhecimentos, é que determinam o teu valor". |
Doutrina da Ciência, Doutrina do Direito e os Discursos à nação alemã | Idealismo alemão | |
1770 | 1831 | Georg Wilhelm Friedrich Hegel | Filósofo | Alemão | Hegel
tem como mérito a criação de uma nova tendência na filosofia: a de abordar os
diversos assuntos a partir da investigação de sua gênese ao longo da
história. Em seu sistema filosófico, Hegel aborda o mundo físico, os animais
e a humanidade de uma maneira evolutiva, em que, respectivamente, o espírito
toma uma consciência cada vez maior de si mesmo. A desgraça histórica: todo o sangue e a dor, a pobreza e as guerras, constituem "o preço" necessário a ser pago para alcançar a liberdade da humanidade. |
Fenomenologia do espírito | ||
1772 | 1801 | Georg Philipp Friedrich Von Hardenberg (Novalis) | Poeta | Alemão | "Quando vemos um gigante, precisamos primeiro
examinar a posição do sol e observar para termos certeza de que não
se trata da sombra de um pigmeu." "Até mesmo o acaso não é impenetrável; tem suas próprias regras." |
Os sofrimentos do jovem Werther; | Romantismo | |
1775 | 1854 | Friedrich Wilhelm Schelling | Filósofo | Alemão | Um dos líderes do Romantismo | Idéias
para uma Filosofia da Natureza; Investigações Filosóficas sobre a Essência da Liberdade Humana |
Romantismo | |
1788 | 1860 | Arthur Schopenhauer | Filósofo | Alemão | Um
pessimista convicto. Foi o filósofo que introduziu o budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. Para ele, o mundo não é mais que representação. A consciência humana seria uma mera superfície, tendendo a encobrir (...) a irracionalidade inerente à vontade. A felicidade pela via da satisfação é (para o indivíduo consciente que pensa e diagnostica sua condição existencial) insustentável, porquanto a vontade é insaciável; se assim é, somente uma outra via que não a da satisfação pode nos levar a uma felicidade menos frustrante. |
O mundo como vontade e representação. | ||
1802 | 1885 | Victor Hugo | Escritor | Francês | "O amor abre o paréntesis,
o casamento o
fecha." "Amigo, oculta a tua vida e expõe o teu espírito." "Os infelizes sao ingratos; isso faz parte da infelicidade deles." "O significado da Comuna é imenso, ela poderia fazer grandes coisas, mas na verdade faz somente pequenas coisas. E pequenas coisas que são odiosas, é lamentável. Compreendam-me: sou um homem de revolução. Aceito, assim, as grandes necessidades, mas somente sob uma condição: que sejam a confirmação dos princípios e não o seu desrespeito. Todo o meu pensamento oscila entre dois pólos: civilização-revolução "." A construção de uma sociedade igualitária só será possível se for consequência de uma recomposição da sociedade liberal." |
Os Miseráveis; Peça N. Sra. De Paris (O corcunda de notre dame) | Romantismo | |
1803 | 1882 | Ralph Waldo Emerson | Filósofo | Americano | Não
eixste História, apenas biografia. "O que é uma erva daninha? Uma planta cujas virtudes ainda esperam para ser descobertas." "A vida consiste no que a pessoa pensa o dia todo." "As pessoas só vêem aquilo que estão preparadas para ver." "Se eu tivesse de sair da igreja sempre que ouvisse um falso sentimento, não daria para ficar cinco minutos." |
The conducto of life; | Transcendentalista | |
1806 | 1873 | John Stuart Mill | Filósofo e Economista | Inglês | Se
a ação afeta diretamente apenas a pessoa que a está realizando, então a
sociedade não tem o direito de intervir, mesmo que se tenha a sensação de que
o indivíduo esteja se prejudicando. Parafraseando Mill, “sobre si mesmo,
sobre seu próprio corpo e mente, o indivíduo é soberano”. Diz ele que permitir que uma pessoa expresse publicamente uma opinião falsa é produtivo por dois motivos: primeiro, os indivíduos são propensos a abandonar crenças errôneas se eles se envolvem em uma discussão aberta de ideias; segundo, ao forçar os outros indivíduos a re-examinar e reafirmar suas crenças no processo do debate, estas são protegidas da depauperação em um mero dogma. Para Mill, a liberdade individual é a melhor rota para o desenvolvimento moral. |
Princípios de Economia Política ; A liberdade | Utilitarista | |
1813 | 1855 | Kierkegaard | Filósofo e Teólogo | Dinamarquês | Sua
obra versa sobre as questões de como cada pessoa deve viver, focando sobre a
prioridade da realidade humana concreta em relação ao pensamento abstracto,
dando ênfase à importância da escolha e compromisso pessoal. "A tarefa deve ser tornada difícil, visto que apenas a dificuldade inspira os nobres de espírito." |
Enten - Eller (Ou isso, ou aquilo: um fragmento de vida); Quatro Discursos Edificantes (1843) | Existencialismo Cristão | |
1817 | 1862 | Henry David Thoreau | Filósofo | Americano | "Não peço, imediatamente por nenhum governo, mas imediatamente desejo um
governo melhor." "'O melhor governo é o que não governa. Quando os homens estiverem devidamente preparados, terão esse governo” |
Walden, Desobediência Civil | ||
1833 | 1911 | W. Dilthey | Filósofo, Sociólogo e Pedagogo | Alemão | As ciências do espírito teriam como objeto o homem e o comportamento humano; para Dilthey é possível, diante do mundo humano, adotar uma atitude de "compreensão pelo interior", ao passo que, diante do mundo da natureza, essa via de compreensão estaria completamente fechada. | O século XVIII e o mundo histórico; Estudos sobre os Fundamentos da Ciências do Espírito e Teoria das Concepções do Mundo; A Essência da Filosofia | Empirista | |
1839 | 1914 | Charles Peirce | Filósofo e Matemático | Americano | O
filósofo Paul Weiss o considerou como "o maior
e mais versátil filósofo dos Estados Unidos e o maior estudioso da
lógica". Propôs aplicar na filosofia os métodos de observação, hipóteses e experimentação a fim de aproximá-la mais das características de ciência. |
Pragmatismo | ||
1842 | 1910 | William James | Filósofo e Médico | Americano | Emoções
são conseqüências, e não causas, das reações fisiológicas associadas a
ela. A experiência religiosa poderia levar a um estado de satisfação e contentamento, além de promover uma perspectiva mais alegre e otimista do mundo e do futuro. “Em princípios pragmáticos, se a hipótese de Deus funciona satisfatoriamente no sentido mais amplo da palavra, ela é verdadeira”. para James e Carl Lange, primeiro reagimos (reações fisiológicas e comportamentais) ao estímulo emocional; o sentimento da emoção se dá porque tomamos consciência dessas respostas emocionais. |
Pragmatismo, Variedades da Experiência Religiosa | ||
1844 | 1900 | Friedrich Nietzsche | Filósofo | Alemão | "Para
muitos pensar é uma tarefa fastidiosa. Para mim, nos meus dias felizes, uma
festa e uma orgia." Se o teu destino é pensar, então venera este destino como se venera um deus, e sacrifica-lhe o que de melhor tiveres, o que mais amares. - Não existe distinção entre pensar, ser e agir. Considerava o cristianismo e o budismo como "as duas religiões da decadência" "Para mim o ateísmo não é nem uma consequência, nem mesmo um fato novo: existe comigo por instinto." Pretendeu ser o grande "desmascarador" de todos os preconceitos e ilusões do gênero humano. aquele que ousa olhar, sem temor, aquilo que se esconde por trás de valores universalmente aceitos, por trás das grandes e pequenas verdades melhor assentadas, por trás dos ideais que serviram de base para a civilização e nortearam o rumo dos acontecimentos históricos. Assim, a moral tradicional, a religião e a política não são, para ele, nada mais que máscaras que escondem uma realidade inquietante e ameaçadora, cuja visão é difícil de suportar. A vida é vontade de poder ou de domínio ou de potência. Suas verdadeiras "virtudes" são: o orgulho, a alegria, a saúde, o amor sexual, a inimizade, a veneração, os bons hábitos, a vontade inabalável, a disciplina da intelectualidade superior, a vontade de poder. Mas essas virtudes são privilégios de poucos, e é para esses poucos que a vida é feita. "Proceda em todas as suas ações de modo que a norma de seu proceder possa tornar-se uma lei universal". O mundo, para Nietzsche, não é ordem e racionalidade, mas desordem e irracionalidade. A única e verdadeira realidade sem máscaras, para Nietzsche, é a vida humana tomada e corroborada pela vivência do instante. |
A origem da tragédia; Assim falou Zaratustra; A Vontade de Poder; Crepúsculo dos ídolos | ||
1848 | 1925 | Friedrich L. Gottlob Frege | Filósofo e Matemático | Alemão | Esse parte da decomposição funcional da estrutura interna
das frases (em parte substituindo a velha dicotomia sujeito-predicado,
herdada da tradição lógica Aristotélica, pela oposição matemática
função-argumento) e da articulação do conceito de quantificação (implícito na
lógica clássica da generalidade), tornado assim possível a sua manipulação em
regras de dedução formal. "O que é um fato? Um fato é um pensamento que é verdadeiro. Mas o cientista certamente não irá reconhecer algo que depende dos inconstantes estados mentais humanos como fundamento sólido para a ciência." |
Os Fundamentos da Aritmética; Sobre o Sentido e a Referência | ||
1852 | 1935 | Paul Bourget | Romancista | Francês | "O sufrágio universal, a mais
monstruosa e a mais iníqua das tiranias, pois a força do número é a mais brutal das forças, não tendo ao seu lado nem
a audácia, nem
o talento".
"Em certos momentos, as palavras são nada; mas sim o tom em que são proferidas". |
Ensaios de psicologia contemporânea | ||
1854 | 1888 | Jean-Marie Guyau | Filósofo e Poeta | Francês | Esquisse d'une morale sans obligation ni sanction; L'Irréligion de l'avenir, | Estoicismo | ||
1856 | 1939 | Sigmund Freud | Neurologista | Austríaco | Freud
também é conhecido por suas teorias dos mecanismos
de defesa, repressão
psicológica e por criar a utilização clínica
da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o
psicanalista. Para Freud a "religião é a neurose obsessiva universal da humanidade". “A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade.” "Como é ousado aquele que tem a certeza de ser amado." "Não desejo suscitar convicções, o que desejo é estimular o pensamento e derrubar preconceitos." "Um fortalecimento do intelecto tende a dominar a nossa vida instintiva" |
O Mal-Estar da Civilização (1929); O futuro de uma ilusão; Totem e tabu; A Interpretação dos Sonhos; A psicopatologia da vida cotidiana | ||
1858 | 1942 | Franz Boas | Antropólogo | Alemão | Pai
da antropologia cultural. Boas foi pioneiro nas idéias de igualdade racial que resultaram nos estudos de Antropologia Cultural da atualidade. "Na etnologia, tudo é individualidade". |
A Mente do Homem Primitivo; Arte Primitiva; Raça, Linguagem e Cultura | ||
1859 | 1938 | Edmund Husserl | Filósofo e Matemático | Austríaco | Investigações Lógicas | |||
1859 | 1941 | Henri Bergson | Filósofo e Diplomata | Francês | O
ato de pensar é antes de tudo o ato de intuir. Intuição é a realidade sentida e compreendida absolutamente de modo direto, sem utilizar as ferramentas lógicas do entendimento: a análise e a tradução. A sua pesquisa filosófica é uma afirmação da liberdade humana frente as vertentes científicas e filosóficas que querem reduzir a dimensão espiritual do homem a leis previsíveis e manipuláveis, análogas as leis naturais, biológicas e, como imaginou Comte, sociais. |
Ensaios sobre os dados imediatos da consciência, Matéria e memória, A evolução criadora e As duas fontes da moral e da religião; O Riso | Intuicionista | |
1859 | 1952 | John Dewey | Filósofo e Pedagogo | Americano | Concebia
o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social, integrando os
conceitos de "sociedade" e indivíduo. "A própria natureza é melancólica e patética, turbulenta e passional" |
Democracia e Educação; Experiência e Natureza | ||
1861 | 1947 | Alfred Whitehead | Filósofo e Matemático | Britânico | É o desenvolvedor da chamada teologia do processo. Juntamente com Bertrand Russell, escreveu Principia Mathematica, livro que foi classificado pela Modern Library como o vigésimo terceiro de uma lista dos cem mais importantes livros em inglês de não ficção do século XX | Principia Mathematica | ||
1872 | 1970 | Bertrand Russell | Filósofo e Matemático | Britânico | O
ônus da prova recai sobre os crentes, não sobre incrédulos. Político liberal, activista e um popularizador da filosofia, Russell foi respeitado por inúmeras pessoas como uma espécie de profeta da vida racional e da criatividade. A sua postura em vários temas foi controversa. A ética ecocêntrica coloca a natureza como tema central do planeta e o homem como parte dela. Esta concepção se contrapõe à ética antropocêntrica, adotada pela cultura tradicional européia, que considera o homem como o centro e senhor do universo e a natureza como subordinada aos seus interesses. A visão ecocêntrica parte de dois princípios: em primeiro lugar, considera que todos os seres que compõem a natureza, da mesma forma que o homem tem direito à vida; segundo, que é impossível preservar o homem se a natureza for destruída. "(...) não considero o socialismo como um evangelho de vingança do proletariado, nem mesmo, "principalmente", como um meio de assegurar a justiça econômica. Considero o socialismo como sendo principalmente um ajuste da produção das máquinas com base em considerações de bom senso, e calculado para aumentar a felicidade, não só de proletários, mas de todos, exceto uma pequena minoria da raça humana que insistirá em combater este novo modelo de maneira tão radical que não será possível estabelecer um novo mundo sem que tal grupo seja derrotado. |
Os Problemas da Filosofia; The Principles of Mathematics; Elogio ao ócio | ||
1875 | 1961 | Carl Jung | Psiquiatra | Suiço | Fundou
a psicologia analítica. Propôs e
desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida,
arquétipos, e o inconsciente coletivo. Via a psique humana como "de
natureza religiosa", e fez esta religiosidade o foco de suas
explorações. Ele é um dos maiores colaboradores contemporâneos conhecidos
para análise de sonhos e simbolização. Jung interpretou o nacional socialismo, o comunismo e outros "ismos", em geral como fenômenos patológicos, de identidade |
Psicologia e Religião | Psicologia analítica | |
1883 | 1946 | John Maynard Keynes | Economista | Britânico | Não
há como prever o que acontecerá no futuro tendo por base as decisões tomadas
no presente. o capitalismo é o sistema mais eficiente que a humanidade já conheceu (incluindo aí o socialismo). O objetivo é o aperfeiçoamento do sistema, de modo que se una o altruísmo social (através do Estado) com os instintos do ganho individual (através da livre iniciativa privada). Segundo o autor, a intervenção estatal na economia é necessária porque essa união não ocorre por vias naturais, graças a problemas do livre mercado (desproporcionalidade entre a poupança e o investimento e o "estado de ânimo" ou o "[espírito animal]", dos empresários). |
As consequências econômicas da paz;Tratado sobre a moeda;Teoria geral do emprego, do juro e da moeda | ||
1883 | 1955 | José Ortega y Gasset | Filósofo | Espanhol | "Debaixo
de toda vida contemporânea se encontra latente uma injustiça." "Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela, não me salvo a mim." "Sem missão não há homem". "Ser de esquerda é, como estar na direita, uma infinidade de maneiras que o homem pode escolher ser um imbecil: ambas, com efeito, são formas de hemiplegia [paralisia] moral" |
Meditaciones del Quijot; España invertebrada e La rebelión de las massas | ||
1884 | 1962 | Gaston Bachelard | Filósofo e Poeta | Francês | "Todo
conhecimento é polêmico. Antes de constituir-se, deve destruir as construções
passadas e abrir lugar a novas construções. É este movimento dialético que
constitui a tarefa da nova epistemologia". "Entre o conhecimento comum e o conhecimento científico a ruptura nos parece tão nítida que estes dois tipos de conhecimento não poderiam ter a mesma filosofia. O empirismo é a filosofia que convém ao conhecimento comum. O empirismo encontra aí sua raiz, suas provas, seu desenvolvimento. Ao contrário, o conhecimento científico é solidário com o racionalismo e, quer se queira ou não, o racionalismo está ligado à ciência, o racionalismo reclama fins científicos. Pela atividade científica, o racionalismo conhece uma atividade dialética que prescreve uma extensão constante dos métodos." "(...) o ato de conhecer dá-se contra um conhecimento anterior, destruindo conhecimentos mal estabelecidos, superando o que, no próprio espírito, é obstáculo à espiritualização." |
O novo espírito científico; A formação do espírito científico; A filosofia do não; O racionalismo aplicado e O Materialismo Racional, | ||
1884 | 1978 | Étienne Gilson | Filósofo e Historiador | Francês | Foi um incansável defensor da Filosofia Cristã, defendendo a sua real existência, a sua historicidade, a sua importância na história do pensamento em geral e a sua função na Filosofia, na Teologia e na Igreja Católica. | A Filosofia na Idade Média | ||
1887 | 1961 | Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger | Físico | Austríaco | Propôs
o experimento mental conhecido como o Gato de Schrödinger, De um lado o sujeito é o palco e o único palco onde o conjunto do processo mundial acontece; de outro, é um acessório insignificante que pode estar ausente sem afetar em nada o conjunto. |
Mind and Matter; O que é a vida? Espírito e matéria; O que é Vida? O Aspecto Físico da Célula Viva Seguido de Mente. | ||
1888 | 1935 | Fernando Pessoa | Poeta e Filósofo | Português | Escreveu
sob múltiplas personalidades – heterónimos, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro –, sendo estes últimos objeto da maior arte dos estudos
sobre a sua vida e obra. Agora, tendo visto tudo e sentido tudo, tenho o dever de me fechar em casa no meu espírito e trabalhar, quanto possa e em tudo quanto possa, para o progresso da civilização e o alargamento da consciência da humanidade. "Não me venham com conclusões! A única conclusão é morrer." |
Reflexões sobre o homem; Mensagem | ||
1889 | 1951 | Ludwig Wittgenstein | Filósofo da Linguagem | Austríaco | Achava,
sem considerações de modéstia, que o seu Tractatus havia resolvido todos os problemas filosóficos que
existiam ou que viessem a existir. "Sentimos que, mesmo depois de serem respondidas todas as questões científicas possíveis, os problemas da vida permanecem completamente intactos". "Os limites de minha linguagem significam os limites de meu mundo." "Humor não é um estado de espírito, mas uma visão de mundo." |
Seu único livro em vida: Tractatus Logico-Philosophicus; Investigações Filosóficas publicado postumamente. | ||
1889 | 1976 | Martin Heidegger | Filósofo | Alemão | O ser do homem é um "ser que caminha para a morte" e sua relação com o mundo concretiza-se a partir dos conceitos de preocupação, angústia, conhecimento e complexo de culpa. | Ser e Tempo; Da essência da Verdade; Introdução à Metafísica | ||
1891 | 1970 | Rudolf Carnap | Filósofo | Alemão | Membro
do Círculo de Viena, defensor do positivismo lógico Muitas questões filosóficas não têm significado. Uma implicação operacional dessa posição radical foi a defesa da eliminação da metafísica do discurso humano responsável. Carnap vê as diferentes ciências como redutíveis à física. |
A estrutura lógica do mundo; Pseudoproblemas em filosofia; Sintaxe lógica da linguagem | positivismo lógico. | Morte consta como 1951 |
1892 | 1940 | Walter Benjamim | Filósofo e Sociólogo | Alemão | "Um
acontecimento vivido é finito, ou pelo menos encerrado na esfera do vivido,
ao passo que o acontecimento lembrado é sem limites, porque é apenas uma
chave para tudo que veio antes e depois”. "A informação só tem valor no momento em que é nova." |
A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica (1936), Teses Sobre o Conceito de História (1940); Paris, Capital do século XIX; A Tarefa do Tradutor | ||
1895 | 1975 | Mikhail Bakhtin | Filósofo | Russo | Marxismo e filosofia da linguagem; | materialismo dialético | ||
1898 | 1963 | Clive Staples Lewis | Professor e Teólogo | Inglês | Lewis
voltou à fé cristã — após passar por anos, auto considerando-se um ateu
convicto "Os homens tornaram-se cientistas porque esperavam encontrar lei na natureza, e esperavam encontrar lei na natureza porque criam em um Legislador." |
An Experiment in Criticism; O Regresso do Peregrino; O Problema do Sofrimento; Cartas de um diabo ao seu aprendiz | ||
1898 | 1979 | Herbert Marcuse | Filósofo e Sociólogo | Alemão | Marcuse
se preocupava com o desenvolvimento descontrolado da tecnologia, o
racionalismo dominante nas sociedades modernas, os movimentos repressivos das
liberdades individuais, o aniquilamento da Razão. A necessidade nos dirige a certos objetos cuja falta sentimos. A possibilidade mede o raio de nosso alcance face a tais objetos. Se quero um apartamento mas não tenho dinheiro para comprá-lo, o objeto de minha necessidade é o apartamento, e a medida de minha possibilidade é o dinheiro que me falta. [para Marcuse tanto a necessidade quanto a possibilidade são formulaões falsas, e então conclui:] Onde se encontram, então, minhas necessidades e minhas possibilidades? Nesta era liberal-conservadora (...), o intelectual Marcuse continua a impressionar por sua integridade política e moral, pela busca sem tréguas de respostas ao problema da dominação no mundo contemporâneo. |
Algumas implicações sociais da tecnologia; Eros e Civilização; Razão e Revolução; O Fim da Utopia; | ||
1900 | 1976 | Gilbert Ryle | Filósofo | Inglês | ||||
1900 | 2002 | Hans-Georg Gadamer | Filósofo | Alemão | Um dos expoentes da hermenêutica. | Breviário dos Vencidos | ||
1901 | 1980 | Jacques-Marie Émile Lacan | Filósofo e Psicanalista | Francês | Verdade e Método | |||
1902 | 1994 | Karl Popper | Filósofo | Austríaco | Não
existe verdade científica, apenas conhecimentos científicos, sempre parciais, relativos e
provisórios. A teoria científica será sempre conjectural e provisória. Não é possível confirmar a veracidade de uma teoria pela simples constatação de que os resultados de uma previsão efectuada com base naquela teoria se verificaram. Essa teoria deverá gozar apenas do estatuto de uma teoria não (ou ainda não) contrariada pelos factos. |
Racionalismo Crítico | ||
1903 | 1969 | Theodor Adorno | Filósofo e Sociólogo | Alemão | Criando “necessidades” ao
consumidor (que deve contentar-se com o que lhe é oferecido), a indústria
cultural organiza-se para que ele compreenda sua condição de
mero consumidor, ou seja, ele é apenas e tão-somente um objeto daquela
indústria. "O amor é a capacidade de perceber o semelhante no dessemelhante." "O humano estabelece-se na imitação: um homem torna-se um homem apenas imitando outros homens." |
Junto com Max Horkheimer, escreveu Dialética do Esclarecimento | ||
1903 | 1989 | Konrad Lorenz | Etologista | Austríaco | "Qual
o valor de toda esta luta? Na natureza, a luta é um processo permanentemente
presente, seus mecanismos de comportamento e armas são tão bem desenvolvidos
e têm uma função tão vital no processo de seleção natural das espécies, que é
nossa obrigação colocar esta questão Darwiniana." "A expressão de Darwin, 'a luta pela existência', é muitas vezes erroneamente interpretada como a batalha entre espécies diferentes. Na realidade, a batalha que Darwin concebeu e que guia a evolução da espécie, é a competição entre seres da mesma espécie. O que faz com que algumas espécies desapareçam ou se transformem em outras espécies, é a proveitosa 'invenção', que chega a alguns de seus membros estatisticamente, através do código genético. Os descendentes destes 'sortudos' indivíduos,gradualmente distribuem essa carga genética, até' que toda uma espécie particular possua essa nova 'invenção'." |
Sob Agressão | ||
1904 | 1990 | Herbert Spiegelberg | Filósofo | Americano | Só na wiki inglesa. Nasceu na França. | The Reality Phenomenon | ||
1905 | 1980 | Jean Paul Sartre | Filósofo | Francês | O
homem está condenado à liberdade, pois existir significa criar a própria
vida. - Mas aceitava que o marxismo controlasse as liberdades
individuais. "Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem." "Ninguém se cura de si mesmo." "Monsieur... Eu não acredito em Deus; sua existência tem sido refutada pela Ciência. Mas no campo de concentração, eu aprendi a acreditar no homem." |
O existencialismo é um humanismo; O Ser e o nada; A idade da razão | Existencialismo | |
1906 | 1995 | Emmanuel Lévinas | Filósofo | Lituano | Parte
da idéia de que a Ética,
e não a Ontologia,
é a Filosofia primeira. O Ser dominou a Antigüidade e a Idade Média, sendo depois substituído pelo eu desde a época moderna até os nossos dias, porém sempre sob o mesmo sinal: a unidade unificadora e totalizante que exclui o confronto e a valorização da diversidade, entendida como abertura para o Outro. |
Da existência ao existente. | ||
1908 | 1961 | Maurice Merleau-Ponty | Filósofo | Francês | "A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo." | |||
1908 | 2000 | William Quine | Filósofo | Americano | Muitos Quine no Google. | |||
1911 | 1995 | Emil Cioran | Filósofo | Francês | Há mais honestidade e rigor nas ciências ocultas do que nas filosofias que atribuem algum sentido à história. - Marxismo e cristianismo são farinha do mesmo saco, porque ambos pretendem iludir o homem com utopias e crenças inúteis. | Breviário dos Vencidos | ||
1912 | 1991 | José Ferrater Mora | Filósofo | Espanhol | Tornou-se internacionalmente conhecido pelo seu monumental Dicionário de Filosofia, obra que fora pacientemente construindo, elaborando e refundindo. | Dicionário de Filosofia; Variaciones sobre el espíritu; La ironía, la muerte y la admiración; Mariposas y supercuerdas. Diccionario para nuestro tiempo | ||
1913 | 2005 | Paul Ricoeur | Filósofo | Francês | "Nós somos hoje responsáveis pelo futuro mais longínquo da humanidade." | Tempo e Narrativa; Hermenêutica e ideologias. | ||
1917 | 2003 | Donald Davidson | Filósofo | Americano | Homem do Pântano | |||
1917 | 2005 | Augusto Roa Bastos | Escritor | Paraguaio | Os
livros não existem. Na cabeça de cada leitor, um livro é sempre outro
livro. "No romance, o supremo é devorado pelo poder; no drama, pelos efeitos sociais que o poder desencadeia". |
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1921 | Edgar Morin | Sociólogo e Antropólogo | Francês | "O
câncer israelo-palestino se formou, alimentando-se, por um lado, da angústia
histórica de um povo perseguido no passado e de sua insegurança geográfica;
por outro, da infelicidade de um povo perseguido no seu presente e privado de
direitos políticos". "Os judeus de Israel, descendentes das vítimas de um apartheid denominado ghetto, guetificam os palestinos. Os judeus que foram humilhados, desprezados, perseguidos, humilham, desprezam e perseguem os palestinos. Os judeus, que foram vítimas de uma ordem impiedosa, impõem sua ordem impiedosa aos palestinos. Os judeus, vítimas da desumanidade, mostram uma terrível desumanidade." |
O paradigma perdido: a natureza humana; Introdução ao opensamento complexo | |||
1925 | 1995 | Gilles Deleuze | Filósofo | Francês | O ofício do filósofo é inventar conceitos. | O Anti-Édipo; Lógica do Sentido | ||
1925 | Zygmunt Bauman | Sociólogo | Polonês | As
relações humanas e o comportamento são "líquidos", pois estão submetidos a um permanente estado de
mudança e transformação. "A única coisa que podemos ter certeza, é a incerteza" |
Amor Líquido, Globalização: as Conseqüências Humanas e Vidas Desperdiçadas. | |||
1926 | 1984 | Michael Foucault | Filósofo | Francês | "Édipo não se cegou por culpa, mas por excesso de informação." | Vigiar e Punir; Kes Nôte e les Choses (As palavras e as coisas); Doença mental e personalidad | ||
1927 | Joseph Agassi | Filósofo | Israelita | A natureza dos problemas científicos e suas raízes na metafísica (1975) | ||||
1928 | Noam Chomsky | Filósofo | Americano | "O
problema com as democracias verdadeiras é que elas podem fazer seus
governantes caírem na heresia de responderem às necessidades de sua própria
população, em vez das dos investidores norte-americanos." "Há uma categoria chamada ‘intelectuais’ que fazem coisas simples parecerem difíceis. Há áreas em que especialistas são necessários, como na física quântica, mas em questões mundiais qualquer um aqui pode saber tanto quanto os especialistas." "A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro". |
For Reasons of State; O lucro ou as pessoas? | |||
1929 | 2007 | Jean Baudrillard | Filósofo e Sociólogo | Francês | Não
existe o universal, apenas a singularidade. A interactividade permite a integração de elementos que antes se encontravam separados. Este fenómeno cria distúrbios na percepção da distância e na definição de um juízo de valor. As partes envolvidas encontram-se tão ligadas que inibem a representação das diferenças transmitida por elas. A máquina representa o homem que se torna um elemento virtual deste sistema. As representações são simuladas num ambiente de redes que fornecem uma ilusão de informações e descobertas. Tudo é previamente estabelecido: “O sistema gira deste modo, sem fim e sem finalidade”, diz o autor. Devido à sociedade tecnocrática e ao poder dominador dos meios de comunicação, a vida humana acaba se tornando uma "realidade virtual". |
O lúdico e o policia; A troca impossível | ||
1929 | Jürgen Habermas | Filósofo e Sociólogo | Alemão | Pensamentos Pós Metafísicos | ||||
1930 | 2004 | Jaques Derrida | Filósofo | Francês | "A decisão entre o justo e o injusto nunca é garantida por uma regra." | Margens da Filosofia; Escritura e a diferença; A Religião | Marxista | |
1931 | 2007 | Richard Rorty | Filósofo | Americano | "Creio que as histórias tristes sobre padecimentos concretos muitas vezes são um melhor caminho para modificar o comportamento das pessoas que citar regras universais". | Consequences of Pragmatism | Pragmatismo | |
1933 | Antonio Negri | Filósofo | Italiano | Império ; Multidão | Marxista | |||
1934 | 1990 | W. W. Bartley | Filósofo | Americano | Só
na wiki inglesa. Frase atribuída a ele: "Dogmas, pressuposições, condições de possibilidade de pluralidades são escapatórias irracionais a pretexto de garantia da racionalidade." |
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1935 | Jerry Fodor | Filósofo | Americano | Fodor argumenta que os estados mentais, como crenças e desejos, são as relações entre os indivíduos e as representações mentais. Ele afirma que essas representações só podem ser correctamente explicadas em termos de uma linguagem do pensamento. | ||||
1944 | Antonio Damásio | Neurocientista | Português | As
experiências espirituais, religiosas ou não, são processos mentais, e são,
por isso mesmo, processos biológicos do mais alto grau de complexidade. "Do meu ponto de vista, o que se passa é que alma e o espírito, em toda a sua dignidade e dimensão humana, são os estados complexos e únicos de um organismo. Talvez a coisa que se torna mais indispensável fazermos, enquanto seres humanos, seja a de recordar a nós próprios e aos outros a complexidade, a fragilidade, a finitude e a singularidade que nos caracterizam." "Para nós, portanto, no princípio foi a existência e só mais tarde chegou o pensamento. E para nós, o presente, quando vimos ao mundo e nos desenvolvemos, começamos ainda por existir e só mais tarde pensamos. Existimos e depois pensamos e só pensamos na medida que existimos, visto o pensamento ser, na verdade, causado por estruturas e operações do ser." |
O Erro de Descartes - Emoção, Razão e Cérebro Humano; O Sentimento de Si | |||
1944 | Roger Scruton | Filósofo e Escritor | Inglês | Art and Imaginatio, Sexual Desire, The Aesthetics of Music, A Political Philosophy: Arguments for Conservatism | Estética | |||
1947 | Martha Nussbaum | Filósofa | Norte-Americana | Não precisamos de máquinas treinadas tecnicamente, precisamos de pessoas que sejam capazes de pensar claramente, analisar um problema e imaginar algo novo. | Sex and Social Justic; Frontiers of Justice: Disability, Nationality, Species Membership; Not for Profit: Why Democracy Needs the Humanities | Universidade de Princ | ||
1948 | 2010 | Tony Judt | Historiador e Escritor | Inglês | Precisamos resgatar o pensamento crítico e abandonar o comodismo intelectual. | Pós-Guerra; "Um Tratado Sobre Os Nossos Actuais Descontentamentos | ||
1949 | Hans-Hermann Hoppe | Filósofo e Economista | Alemão | Suas
contibuições abarcam desde a ética — na qual fundamenta o direito
natural a partir da teoria discursiva habermasiana — à economia —
refutando o conceito de bem público, passando pela política libertária e a apologia do Direito
privado como o único ético e eficaz. Definindo governo como o detentor do monopólio de jurisdição e taxação em dado território, e supondo não mais do que o próprio interesse dos funcionários do governo, predisse que eles usariam os privilégios do monopólio para maximizar sua própria riqueza e poder. Monopólios não podem surgir no livre mercado, mas sempre resultam de políticas governamentais. |
Uma Teoria sobre Socialismo e Capitalismo; Democracia: O Deus que Falhou | |||
1950 | Rosa Maria Dias | Filósofa | Brasileira | A
data de nascimento é por volta de 1950 A filosofia cada vez mais está voltada para si mesma, para os textos, os arquivos, os papéis produzidos pelos filósofos. Fazer filosofia hoje é analisar textos. Não se ensina mais a pensar. |
Nietzsche
educador; Nietzsche, vida como obra de arte; Amizade Estelar |
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1951 | Luc Ferry | Filósfofo | Francês | De acordo com Ferry, uma filosofia começou a ser completa quando ela se afasta de Deus. Quanto mais a filosofia for ateia, mais corresponde à definição de filosofia. [Neste sentido, não se pode considerar filósofo aquele que crê em um Deus] | O que é uma vida bem sucedida? Aprender a Viver: Tratado de filosofia para uso das jovens gerações. | |||
1952 | André Comte-Sponville | Filósofo | Francês | Filosofar
é pensar de preferência a conhecer, questionar de preferência a explicar. A filosofia é uma prática discursiva que tem a vida por objeto, a razão por meio e a felicidade por fim. De fato, Comte-Sponville encontra no ateísmo uma fonte mais legítima da Ética, da adoção de valores humanos apesar de não acreditar na existência do divino, senão justamente por ser o humano possuidor de consciência e de valores que nao dependem da fé em divindade nenhuma. A esquerda já renunciou à nacionalização. Entendeu que o Estado não é bom para gerar riqueza. Agora, a direita precisa entender que o mercado não serve para criar justiça. Precisamos do mercado para o que está à venda, e do Estado para o que não está. |
O que é a Filosofia; O capitalismo é moral | Materialista | ||
1953 | Michael J. Sandel | Filósofo e Professor | Americano | Responsável pelo curso JUSTIÇA na Univ. de Harvard. | Justiça: o que é fazer a coisa certa. O liberalismo e os limites da Justiça. Contra a perfeição. | |||
1960 | Michael Hardt | Filósofo | Americano | Negri e Hardt, escreveram juntos Empire; Por vezes citado como o "Manifesto Comunista do Século 21", Empire propõe que as forças da atual opressão de classe, ou seja, a globalização corporativa e a "comoditização" dos serviços (ou "produção de afetos") têm o potencial para alimentar mudanças sociais de dimensões nunca vistas. | Império (2000) e Multitude: War and Democracy in the Age of Empire(2004); | |||
1965 | Sergio Augusto Sardi | Filósofo | Brasileiro | A data de nascimento é por volta de 1965 | ||||
Arcângelo Buzzi | Filósofo | Brasileiro | Na rede só livros à venda | Introdução ao Pensar | ||||
John Watkins | Existem uns 12 na wiki inglesa |