A BANDIDA DA LUZ VERMELHA

 

Irrita-me profundamente este padrão stand by adotado nos últimos anos pela indústria na produção de todo e qualquer tipo de aparelho eletrônico. De televisores a computadores, tudo agora tem uma maldita luz vermelha que só se apaga desconectando da tomada. Alguns computadores apresentam um comportamento ainda mais esdrúxulo: quando desligados (luz acesa) parecem ligados, quando ligados (luz apagada) parecem desligados.

 

Na primeira Veja do ano a jornalista Mônica Weinberg avalia algumas atitudes em moda quanto a economia de energia e dá, para cada uma, o veredicto de se vale ou não a pena adotá-la. Uma das avaliações é quanto a deixar os aparelhos eletrônicos em stand by. O resultado é surpreendente. Se você não desligar efetivamente o aparelho, o consumo, stand by será equivalente a 70% do que gastaria se estivesse ligado! Repetindo: 70%. Você acredita nisto?

 

Alguém é capaz de nos explicar de que lado está a indústria? Será que há uma linha cruzada de interesses entre vender produtos eletrônicos e vender energia? Será que alguém tem idéia dos objetivos da introdução desta maldita e bandida "luz vermelha" em nossas vidas?