EXTRATO DE: A ALMA DO NEGÓCIO

COMO ADMINISTRAR EM FUNÇÃO DOS LUCROS, DA ÉTICA E DO BEM COMUM

 

TÍTULO DO ORIGINAL: THE SOUL OF A BUSSINESS

AUTOR: TOM CHAPPEL

EDITORA: CAMPOS - 1994

 

GLOSSÁRIO

PBT - PROFIT BEFORE TAXES -  LUCRO ANTES DA TRIBUTAÇÃO DO I. DE RENDA.

 

INTRODUÇÃO

Os empresários criam novos mercados a partir de nada mais que seus ideais ou sua imaginação. E como é que eles sabem que existe mercado? Bem, eles o vêem de forma muito, muito clara, e sentem com muita intensidade.  (....) Alguma vez alguém perguntou se isso era o que as pessoas realmente queriam em uma pasta de dentes? Kate e eu perguntamos ¾ e acabamos atraindo 8 milhões e meio de compradores e usuários de pasta de dentes na América para a marca natural da Tom's of Maine. Nós simplesmente seguimos as nossas intuições.

(....) Ao invés de imaginar o futuro, estávamos analisando o passado, à semelhança de toda empresa citada pela Fortune 500. Eu mesmo estava dividido entre empresário e o administrador profissional. (....) Uma empresa conhece a prosperidade quando os seus administradores e empregados estão sincronizados. (....) Esperamos que os sacerdotes e os professores, os artistas e os naturalistas, se preocupem e celebrem o espírito humano. Será que não deveríamos esperar o mesmo dos diretores-executivos? (....) Acredito veementemente que fazer negócios pelo bem comum é uma prática que pode se constituir na missão de qualquer empresa.

 

I - IDENTIDADE

1. IDENTIFICANDO VALORES

Utilitarismo: a visão moral de que um bom curso de ação ; calculado tomando por base o que proporciona ao maior número de pessoas maior prazer  ou maior satisfação (....) Aos olhos do utilitarismo, a pessoa boa é basicamente uma máquina de calcular que pergunta: o que é que dá maior prazer à maioria das pessoas? E maior satisfação? (....) Uma das atitudes que assumimos em relação ao mundo é a de esperar obter algo em troca de todos os relacionamentos que mantemos. Organizamos, usamos, abusamos, controlamos e dominamos tudo ¾ e todos ¾ na vida porque desejamos extrair algo desses relacionamentos. (....) encerrando (a carta no rótulo) com o convite: "Por favor, escreva-nos e conte-nos a sua experiência. Seus amigos, Tom e Kate." (....) Você precisa tratar uma pessoa ¾ o consumidor ¾ como mais do que um objeto ou uma estatística.

 

2. FORJANDO A MISSÃO

"Aonde queremos chegar dentro de 5 anos, e como podemos fazê-lo? ", eu perguntava, "Quem somos nós? " e "Em que acreditamos?" e "Qual a nossa missão?" (....) É famoso o ensinamento de Emmanuel Kant de que os seres humanos não deveriam ser tratados como meios para se chegar a determinados fins, mas como fins propriamente ditos. Em outras palavras, devemos respeitar os outros pelo que eles são, e não pelo que podem fazer por nós. (....) o que distingue um líder de um competente administrador profissional é a capacidade de construir uma organização que seja fonte de auto-realização e integridade pessoal para os seus membros". (....) Os empregados precisam ser motivados, os valores motivam as pessoas, e "em última instância, os valores exercem profunda influência na execução da estratégia de uma empresa", escreve Badaracco e Ellsworth. (....)  A Tom's of Maine precisa de uma declaração de missão não apenas para definir o seus futuro, mas para ajudar as pessoas a não se limitarem a tentar prever o que nós queremos. (....) Antes de podermos atuar como empresa, temos primeiro que saber em que acreditamos como tal. (....) Para sermos claros em relação às convicções da empresa, teríamos que sê-lo em relação a nós mesmos. E para termos um sentido de quem éramos, teríamos que saber em que acreditávamos.  (....)

 

Acreditamos que a empresa pode ser financeiramente bem-sucedida, ambientalmente sensível e socialmente responsável.

 

Lembre-se de que nada é escrito na pedra. É possível que a sua primeira tentativa não dê certo. Você está promovendo uma grande mudança na maneira como faz negócios; será necessário que todos se acostumem. Ser pioneiro nunca é uma tarefa fácil. A Tom's of Maine não vivenciou a sua missão da noite para o dia.

 

3. VIVENDO A MISSÃO

(....) muito pouco acontece no primeiro ano de implantação de uma missão. Isso não se deve ao fato de as pessoas se oporem aos articuladores. É porque elas estão esperando para ver se a liderança da empresa está mesmo falando sério em relação a essa mudança, se está no propósito de promovê-la, se vai mesmo aderir a ela. (....) Eu estava perplexo, ansioso por proporcionar à minha empresa uma nova maneira de fazer negócios, e não queria ouvir dizer que nem todo mundo era tão fanático como eu. (....) Para quebrar o gelo nos grupos, Pearl sugeriu que cada pessoa contasse 3 histórias sobre suas vidas, uma das quais deveria ser mentira. O grupo teria que tentar adivinhar qual das histórias era mentira. (....) Foi surpreendente, a pessoa que ocupava a mesa de processamento de pedidos era um ex-policial e romancista, e nós não havíamos nem desconfiado! (....) Respeitar, valorizar e servir não apenas os nossos clientes, mas também aqueles que trabalham conosco... preocupar-se em contribuir para o seu bem-estar, e trabalhar com idoneidade, para merecer a sua confiança. Reconhecer o valor da contribuição de cada pessoa aos nossos objetivos, e promover o trabalho em equipe nas nossas tarefas. (....) As pessoas adoram trabalhar em uma empresa cujos valores elas compartilham; e as pessoas adoram trabalhar com outras pessoas que tenham o compromisso de agir de acordo com as suas convicções. (....) Como é que nós poderíamos lidar com a questão de demissão de empregados que não estavam correspondendo às suas obrigações? (....) independentemente dos valores com os quais a empresa tivesse compromisso, a competência representava uma responsabilidade diária para com todos na Tom's of Maine, do mais alto escalão ao mais baixo; os empregados tinham que estar dispostos a aperfeiçoar as suas aptidões e crescer, enquanto que a administração tinha que oferecer fundos e treinamento para possibilitar isso. (....) Os empregados que têm maior probabilidade de prosperar na Tom's of Maine, são os estudantes perpétuos, e a empresa tem que contribuir com tempo, dinheiro e orientação para a educação desses estudantes. (....) Sem um trabalho competente de seus empregados, uma empresa não pode fazer projetos e alcançar os seus objetivos de forma confiante. (....) Encontrar um sentido de identidade para uma empresa ¾ a sua missão ¾ é a realização de uma viagem por toda sorte de incertezas. É uma viagem que toda empresa precisa procurar fazer, para que possamos todos liderar, conviver e progredir segundo a nossa essência.

 

4. FORMANDO A COMUNIDADE: O PODER DE CONTAR HISTÓRIAS

Na minha experiência, os empregados removerão montanhas por uma empresa que os compreenda, que lhes dê alguma liberdade, que incentive a sua criatividade, que admire o seus trabalho, e que os recompense de forma justa. Trate um empregado como trata um membro de sua família, e em troca você receberá eterna lealdade. [há casos como o do Nilton, empregado de meus pais, que depois de ser tratado como tal, cria uma situação de conflito para ser despedido] Uma empresa não existe sem as pessoas, mas as pessoas existem sem a empresa. (....) Qualquer patrão que ignore as histórias que eles têm a contar sobre suas vidas, os seus bons e maus momentos, as suas alegrias, as suas desgraças, está perdendo a oportunidade de manter relacionamentos que servirão para enriquecer a ele próprio e a sua empresa. [é preciso que nos lembremos de que a maioria das pessoas está no grupo das que serão por toda a vida "seguidoras". Como tal, elas querem se dedicar, porque precisam, a uma empresa; ela, a empresa, será a fonte de onde elas retirarão o líquido capaz de satisfazer os seus sonhos]  (....) A melhor maneira de vencer os títulos e o constrangedor fator das hierarquias corporativas é trocar histórias com as pessoas com quem você trabalha. (....) "Enquanto eu trabalhar nesta empresa nunca uma carta padronizada será enviada a um consumidor. Nunca."  (....) Aqueles de nós que montam e dirigem empresas bem-sucedidas sabem que o futuro depende da estabilidade. Um dos mais simples paradoxos existentes nos negócios é que as empresas não apresentarão um crescimento bem-sucedido se não tiverem estabilidade. Elas não progredirão se não houver continuidade. (....) Qualquer chefe que dê às pessoas um motivo para adorarem ir ao trabalho verá isso se refletir na produtividade, de maneira que ele irá adorar. (....) A chave é não permanecer onde você está, mas ir aonde eles estão. É provável que a história deles promova mudanças em você. (....) Uma forma simples de manter os seus funcionários informados a respeito das pessoas com quem eles trabalham é escrever sobre elas no boletim informativo da empresa. (....) O passado ajuda as pessoas a conhecer os seus valores e como eles se desenvolveram. Os rituais e as cerimônias são os meios através dos quais as pessoas realizam isso. (....) Eu mesmo conto a história da Tom's of Maine e falo sobre o produto. Os clientes preferem isso aos slogans, vinhetas publicitárias e campanhas de venda agressivas sobre os benefícios do produto. (....) Abra as reuniões falando um pouco sobre você. Isso demonstrará que você não é um daqueles executivos que desestimulam os empregados a trazer as suas vidas pessoais para o trabalho.

 

5. CO-CRIANDO E VENDENDO O BEM

A equipe da McCabe não tinha culpa de não ter captado o espírito da empresa nos comerciais quando nós mesmos não conseguíamos lhes transmitir a nossa essência. Estávamos diante de uma clássica situarão de "fornecimento de dados confusos, obtenção de resultados confusos". (....) Se você conseguir convencer alguém de que a sua idéia do que é bom é a dela ¾ uma pasta de dentes natural, um desodorante que não seja cheia de elementos químicos ¾ então você não tem que se preocupar em combater a concorrência. O cliente passará para o seu lado sem você precisar, sequer, tentar fazer qualquer coisa contra a concorrência. (....) Faça esta pergunta aos seus executivos ou funcionários: "Será que é mais fácil desenvolver um novo produto que satisfaça aos clientes com os quais você não tem nenhum contato, ou investir em um produto que tenha se originado de um diálogo ativo com os seus clientes? " (....) A lógica do "por que é que você está usando a mesma velha pasta de dentes depois de já haver mudado o resto da sua vida?" produziu um impacto imediato ¾ e forte. A resposta típica: "Você tem razão. Eu deveria mudar a minha pasta de dentes também." (....) Os clientes levam em consideração a qualidade do produto, mas parecem se interessar ainda mais pela qualidade da empresa. (....) A nossa obrigação como líderes empresariais é estarmos receptivos à possibilidade do bem, é descobri-lo inesperadamente, em lugares nunca imaginados. (....) O sucesso é um aspecto essencial para qualquer empresa; a prática do bem é o seu dividendo real.  (....) Se não permitirmos que o trabalho seja um local de contribuição para o bem e para tapinhas nas costas das pessoas pelas suas boas ações, o bem fenecerá ou ficará comprometido, como, por exemplo, "o bem 'eu prioridade aqui, mas temos uma chance de 'armar um lance', portanto protelemos os nossos valores só essa vez". O bem que se transforma em princípio de negócios explícito se manifesta e permanece vivo. (....) A empresa convocará uma reunião pública com a finalidade de ouvir o que os moradores gostariam que a nossa empresa fizesse para ajudar a comunidade.

 

6. INSPIRANDO E ADMINISTRANDO A CRIATIVIDADE

Para nós, esse recentíssimo sucesso é apenas mais uma prova de que todo executivo precisa acreditar nos seus instintos. Embora as intuições possam se manifestar em nós de forma misteriosa, a criatividade necessária para colocar uma idéia em prática, acredito eu, é algo que podemos inspirar e incentivar em nós mesmos e nos outros, a fim de alcançar os nossos objetivos. (....) Intuição é uma idéia que pode ou não ser o fim de um longo processo de intenso raciocínio ou discussão lógica. Às vezes, ela simplesmente lhe vem à cabeça, de repente, e é, absolutamente, positivamente explícita. Outras vezes a intuição 'é mais como uma tendência a rumar para um outro lugar, uma atração, um puxão, ou  um empurrão indicando-lhe uma outra direção, mudando o seu curso. (....) "Deixemos que a visão do projetista se desenvolva totalmente; não vamos analisar demais como deve ser este produto; não vamos mexer com esse dom criativo. Vamos incentivá-lo a falar mais sobre o que ele sente ou vê". (....) Se eu tivesse ouvido os meus conselheiros e amigos em relação a esses produtos, nós jamais teríamos criado os produtos que transformaram a Tom's of Maine em uma presença competitiva nas prateleiras. (....) "Investiremos a nossa propaganda, a nossa promoção e os nossos recursos de vendas proporcionalmente ao tamanho da oportunidade que prevemos. Acertaremos o passo à medida que caminhamos. Verificaremos a dose exata de recursos investidos para custear os resultados financeiros à medida que prosseguimos. Criaremos algo novo, e seremos financeiramente bem-sucedidos nesse projeto". (....) um líder empresarial talentoso tem condições de extrair de seus executivos uma criatividade que nem eles próprios têm consciência de possuir. Isso exige que você mude o seu estilo de negócios, que você torne a sua empresa receptiva, e que você abra a sua própria mente a fim de abrir e ter consideração pela mente e imaginação dos seus empregados. (....) A chave para a nossa criatividade é incentivar as pessoas a dar asas à imaginação. Procuro dar uma chance a uma idéia nova antes de combatê-la com as razões pelas quais ela poderia fracassar. A chave para o nosso sucesso é a responsabilidade que atribuímos a essa criatividade. Ninguém tem permissão para fazer nada de velho na Tom's e atribuir à "criatividade". Sonhos e visões são uma coisa; fantasias extravagantes e caprichos bobos são outra bem diferente. (....) É provável que todos nós sejamos mais criativos do que supomos. O desafio está em deixarmos a nossa criatividade fluir, em nos darmos a chance de ser criativos. (....) [portanto] Dê asas à sua imaginação. Acredite na sua intuição. Crie oportunidades para os seus gerentes serem criativos. (....) Conjugando a racionalidade com a criatividade. você pode ajudar a sua empresa a ficar ótima.

 

7. DIVERSIDADE INTENCIONAL: CRIANDO UMA BELEZA COMPLEXA

(....) o meu poder de intimidar os meus empregados provavelmente intimidava a criatividade deles. Se estiver constantemente dizendo amém ao chefe para segurar o seu emprego, você não tem oportunidade de correr riscos. (....) Embora diferente, uma parte do corpo tem tanto valor quanto a outra, e todas as partes têm que funcionar de forma interdependente para compor um corpo completo. (....) As mulheres da área de marketing parecem ter melhor sensibilidade com os clientes, provavelmente porque tradicionalmente na nossa cultura as mulheres sempre tiveram maior responsabilidade pelas compras do que os homens, e são consumidoras mais experientes. (....) A diversidade tende a tornar as coisas mais lentas, mas uma engrenagem lenta pode ser uma coisa benéfica; ela permite que você discuta um problema com maior oportunidade, exige que você ouça diferentes pontos de vista de forma mais atenta. (....) Cada um de nós tem uma tendência a pensar que o que nós vemos do mundo é tudo que existe. [Tente analisar a questão a partir do ponto de vista de todos os afetados por ela e você vai descobrir que o que você vê não é tudo]. (....) June, uma pessoa com problemas de retardamento e que limpas nossas salas, me pediu uma sala só para ela. June nunca teve medo de expressar o que pensa. Certo dia, ela achou sessenta dólares em espécie no meu cesto de lixo. "Você é burro", ela me disse sem pestanejar, e fez questão de expressar claramente a sua opinião para toda a empresa. Às vezes alguém precisa dizer ao chefe que ele é burro, mas ninguém, a não ser uma June, ousa fazê-lo. [Permita que o espírito de June grasse entre os seus subordinados]. (....) Quando June gosta de você, ela o abraça. Mostra-nos o quanto é fácil parar e dizer "Tudo bem com você hoje?", ela mostra como é fácil ter consideração pelos companheiros de trabalho. Com a sua capacidade de amar e até abraçar os seus colegas, ela deu intensidade e beleza à empresa. (....) Nós procuramos a diversidade porque é uma coisa boa para a empresa, é rentável para a empresa. Quanto mais conversamos uns com os outros, melhores as nossas idéias e soluções. (....) Asherah Cinnamon, reconhecida líder nos ensinamentos sobre formação de equipes e mediação de conflitos, nos explicou que somente quando nos sentimos bem em relação à essência da nossa identidade ¾ raça. sexo, religião, classe social, educação, e assim por diante ¾ é que podemos nos sentir bem em abraçar as pessoas diferentes de nós. (....) [Exercício Altos e Baixos: pedir a um grupo para que, conforme uma proposição apresentada, fiquem de pé ou permaneçam sentadas. Por exemplo: pedir que fiquem de pé as pessoas que nasceram pobres; ou os que foram criados como católicos; ou que não concluíram a escola secundária; ou que queiram ter filhos mas nunca conseguiram; as mulheres solteiras que sonhavam ter um filho. (....) Só foi preciso um jogo, um jogo profundo, e de repente o pessoal da Tom's of Maine passou a ser mais compreensivo. Eles também reconheceram que estavam cercados pelas diferenças e as diferenças eram eles próprios. A diversidade é um valor que gera a excelência. Ela deveria estar no âmago de toda a sua estratégia de negócios.

 

"SER UM EMPRESA RENTÁVEL E BEM-SUCEDIDA, ADOTANDO, AO MESMO TEMPO, UMA POSTURA SOCIAL E AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEL."

 

Assim como cientistas nos ensinam de que maneira os ecossistemas vivem em equilíbrio entre si, nós temos que aprender de que maneira as empresas também podem trabalhar com a finalidade de estabelecer o equilíbrio dos seus próprios "ecossistemas" interno e externo de relacionamentos humanos, dons, talentos, aptidões e reclamações [inseguranças, medos]. (....) Certamente não aprendemos tudo que é possível sobre imparcialidade e justiça. Tampouco conseguimos conciliar a complexidade do poder de um lado com humildade do outro.() Assim como precisamos dos outros na nossa vida pessoal, precisamos deles também na vida profissional. Somos como os habitantes de uma vasta floresta tropical, que dependem de cada inseto minúsculo e de cada folha para viver. É aí que reside o equilíbrio do sistema. (....) O que mantém todas as nossas diferenças unidas é a maneira como nós, à semelhança da vida na floresta, aprendemos a nos ajustar e viver em equilíbrio uns com os outros. (....) Você precisa ser absolutamente intencional. Você precisa criar oportunidades para descobrir a sua própria "variedade de dons", assim como a dos outros. (....) Ouça o que os outros têm a dizer. NÃO é tão fácil quanto parece. Procure ser mais do que um cargo que anda sobre duas pernas. Ouvindo em profundidade, você logo descobrirá que as respostas de que necessita estão à sua volta. (....) [Você não precisa ter todas as respostas se aprender a ouvir] (....) Mas esteja preparado para as surpresas. É provável que o fato de você permitir o florescimento da diversidade venha a gerar resultados diversos daqueles originalmente imaginados.

 

III - INTEGRANDO VALORES CONVICÇÕES E NEGÓCIOS

 

8. AUTONOMIA: LIBERDADE EM AÇÃO

(....) o poder compartilhado não ocorre naturalmente. É preciso que os detentores da autoridade recuem e permitam que o poder criativo de seus administradores se manifeste ou se desenvolva. Esta não 'uma decisão fácil para nenhum líder. (....) O que é preciso para que eu passe a ter confiança nas pessoas? De que maneira eu posso realmente adquirir confiança com quem trabalho? (....) O poder é inebriante para um executivo; assim como um título importante, a sala e o salário dele decorrentes. Mas nada disso lhe confere a infalibilidade. (....) um líder empresarial só pode ser verdadeiramente poderoso se for humilde. Afinal, estamos nesse ramo de atividade para servir aos clientes e servi-los bem. Devemos também servir aos nossos empregados ¾ de que outra maneira podemos ganhar dinheiro? (....) Você não pode justificar a sua vida obtendo apenas o que deseja. Você justifica a sua vida utilizando os seus dons para facilitar a vida de alguém. (....) a verdadeira dignidade evolui a partir do sacrifício que você faz de tempo, dinheiro e talento para elevar alguém mais fraco do que você, que precise da sua ajuda, que precise do seu dinheiro. Um líder procura a sua dignidade entre os seus empregados. (....) Os líderes que mais se sentem à vontade com sua autoridade e o seu poder, estão ansiosos por descer do ápice da pirâmide e ver como é a comunidade, de baixo para cima. Humildade significa deixar o seu ego na gaveta da sua mesa de trabalho. (....) Eu não queria que ninguém sufocasse uma idéia original com planilhas. "Não estou interessado nos cálculos de você sobre o que é viável. Quero saber quais são as paixões de vocês. Falem sinceramente!" (....) Quero grandes idéias e criatividade, e só a paixão pode conseguir isso.  (....) Os limites serão estabelecidos pela responsabilidade. (....) É bem provável que a fase inicial de todo empreendimento criativo seja confusa; é possível que um executivo pise no pé do outro; mas finalmente surgirá uma idéia. (....) Ouça, reflita, compartilhe e esclareça. As atribuições devem ser claramente definidas. Sempre que surgir algum problema, trate do assunto.

 

9. ADMINISTRANDO ¾ E COMPETINDO ¾ SEGUNDO O CAMINHO DO MEIO

Eu queria que eles passassem a ser nós. Eu queria que a Tom's of Maine se tornasse uma empresa bem-sucedida para provar que existe uma outra maneira de se fazer negócios ¾ administrar segundo os valores, preocupar-se com as pessoas e o meio ambiente, e ainda concorrer em pé de igualdade com os grandes e ganhar dinheiro. [especial para o Fernando]: O meu objetivo imediato é o sucesso da minha empresa; o meu objetivo a longo prazo é persuadir um número cada vez maior de diretores-executivos a adotar o meu estilo empresarial. (....) Administrar pelo Caminho do meio, significa seguir a trilha entre dois extremos, entre administrar somente em função dos lucros e administrar somente em função do bem comum.  É administrar em função de ambos.(....) Quando não se tem certeza se uma determinada atitude é sensata, é sinal de que está na hora de discutir as coisas com um outro membro da equipe. (....) O Caminho do Meio não é equilíbrio, nem uma espécie de compromisso. É um curso que mantém em perspectiva objetivos concorrentes: trabalhar com eficiência versus arranjar tempo para o respeito; ganhar dinheiro versus ser gentil; ter uma atitude ríspida versus ter paciência. O Caminho do Meio está diariamente criando paradoxos.  (....) Você se faz compreender ouvindo os outros. (....) Não discuta se você está no ramo dos negócios para ganhar dinheiro ou para salvar o mundo ¾ simplesmente faça as duas coisas! (....) Mas orientando as nossas intuições e todas as atitudes, está a nossa Missão de tratar todo mundo com dignidade, respeitar a natureza como um dom sagrado, prestar a maior contribuição possível para a comunidade ¾ e obter um lucro considerável para fazer tudo isso. (....) O reconhecimento dos outros de que "você é bom" é uma afirmação de alguma coisa que você descobriu ao longo do tempo: você é bom. (....) Temos que levar o tempo todo a nossa mensagem aos consumidores: de que nos preocupamos com as mesmas coisas que eles se preocupam ¾ com as pessoas e o meio ambiente, bem como um bom produto.

 

10. TRABALHANDO PELO BEM PRIVADO E PELO BEM COMUM

(....) descobrimos que a Missão em si agrai os consumidores para os nossos produtos, aumentando os nossos lucros ¾ e, consequentemente, possibilitando a nossa significativa contribuição para as boas obras da empresa. Descobrimos, aliás que você não precisa vender a sua alma para ter bons balanços financeiros. (....) O mundo mudou. E as empresas também precisam mudar. Precisamos criar um novo tipo de capitalismo ¾ com coração e alma. (....) Será que existe alguém que possa alegar que a saúde futura do planeta não lhe interessa? Você está disposto a dizer aos seus filhos e netos que pouco se importa com a condição do mundo que deixará para eles? (....) É moralmente errado um patrão humilhar uma funcionária, explorar o seu trabalho, roubar as suas idéias, pagar-lhe um salário injusto, ou molestá-la sexualmente. Não é moralmente menos errado violentar o meio ambiente. (....) Trabalhamos na promoção de um concurso de vídeo atrelado à série, incentivando o público a apresentar vídeos documentando as suas próprias iniciativas no sentido de reverter a tragédia ambiental. Para divulgar Earthkeeping, colocamos panfletos nas caixas da nossa pasta de dentes alertando os consumidores para as datas em que o programa seria levado ao ar. Os departamentos de marketing e vida comunitária informaram os grupos ambientais de base da Nova Inglaterra sobre a série e o concurso, incentivando-os também a divulgar o evento entre os seus membros, voluntários e boletins. Para gerar interesse na Tom's of Maine, fizemos uma comemoração especial do Dia da Terra ¾ a série estreou na noite anterior  ao Dia da Terra e 1993 ¾ onde o produtor executivo o programa exibiu  um trecho. Queríamos que todos na empresa sentissem que estava também patrocinando essa nova série de TV. (....) Bondade gera bondade. Constatamos isso periodicamente na Tom's of Maine. (....) Diretrizes sobre a maneira de como os funcionários podem ser mais fiéis à Missão: seja claro, busque o bem, tenha fé, adquira autonomia, respeite a criação, trabalhe junto. (....) Tenho muitas provas do sucesso desse novo tipo de capitalismo. Ironicamente, dispondo até de números para provar que as pessoas estão comprando os nossos produtos não apenas porque preferem marcas naturais, mas porque preferem transferir o seu dinheiro para uma empresa que empregará parte dele em uma boa obra.

 

A  MINHA TAREFA É TAMBÉM A DE CONCILIAR A MINHA CONSIDERAÇÃO PELAS PESSOAS E O MEU AMOR PELA TERRA COM O MEU VÍCIO PELA COMPETIÇÃO.