EXTRATO DE: CONSENSO INC.

O Monopólio da Verdade e a Indústria da Obediência

Autor: Paula Schmitt

Ed. AVIS RARA – 2023/2024

 

22

Com o tempo, fomos todos muito bem informados do tipo de notícias que deveríamos cobrir. Entre os assuntos favoritos, alguns consome entrevista, estavam vídeos com testemunhas oculares, entre aspas, de ovnis e com pessoas que tinham críticas a Angela Merkel. Mesmo durante o nosso relacionamento, nosso treinamento, tínhamos que voltar a redação com críticas suficientemente negativas a chanceler alemã. O assunto da matéria era irrelevante, todos nós fomos orientados a guiar o entrevistado e obter a resposta que desejávamos como chefe sênior, explicou. Uma vez: você só conduz uma entrevista quando tem certeza das respostas que vai conseguir. Bom, que final.

26

Mostre-me um homem que concorda 100% com outro, e eu lhe mostrarei um idiota. Mas nas notícias imediatas de 140 caracteres e vídeos de 40 segundos, as nuances são cada vez mais indesejáveis. Elas literalmente não cabem.

Mesmo se ainda existissem países comunistas, eles não deveriam ser considerados como o oposto, entre aspas, do capitalismo norte-americano. Bom final, uma tirania do capitalismo de compadrio não é o oposto de uma tirania do estado. Ambas são tiranias. Por que ninguém fala sobre a Suécia quando se discute capitalismo porque tão poucas pessoas discutem a regra extremamente iluminada e simples, aplicada na Finlândia, que determina que uma multa de trânsito seja estabelecida? De acordo com o salário do infrator. Essa lei deu a um diretor da Nokia uma multa de 103600 USD. Pense na inteligência dessa ideia, nesse método brilhante pelo qual as pessoas são, de fato, punidas igualmente ao terem que pagar quantias diferentes.

31

[Nas redes sociais, a dica é: “Salvem tudo!”                   ]

54

[No mercado das fármacos, “a cura faz mal para os negócios”, como cunhou Tae Kim, autor de uma reportagem sobre elas.]

56

“Moralidade de escravo”, a de adultos que preferem ser tratados como cachorro guiado por um cego que vê ainda menos do que eles.

A história nos mostra que a censura nunca foi implementada para coibir mentiras. Ao contrário, o alvo da censura foi sempre a verdade.

Verdade e mentira são conceitos completamente irrelevantes. Para os donos do mundo. A única coisa que lhes interessa é quem fala e sobre quem é falado. Toda a mentira a favor do rei é bem-vinda, e toda a verdade contra ele deve ser banida final.

Para os controladores do mundo? O grande problema da internet não é que ela permite a difusão de mentiras, mas o fato de que ela retirou da imprensa oficial um monopólio da mediação da realidade. Que tipo de vácuo mental acometeu uma pessoa que defende a ausência de debate?

66

Elon Musk, identificou que 8 de cada 10 contas na plataforma são falsas, administradas por robôs. A DARPA desenvolve projetos de implante neuronal, a criação de um “modem mental”, estudos em manipulação de massa, uso de psicotrópicos e intervenção cerebral para criação de autômatos, vacinas, sangue sintético, insetos teleguiados, objetos físicos que podem ter sua forma alterada e pesquisas sobre o câncer?

69

Upon Sinclair, escritor norte-americano: “É difícil fazer um homem entender algo quando o seu salário exige que ele não entenda”.

Para Nawal Saadawi, a opressão, a mulher é um instrumento mais político do que religioso. “Eles querem manter todo o povo como inferior, disse ela. Como não conseguem controlar todos, eles querem que os maridos controlem as mulheres e aí o governo só controla o marido”.

A linha ideológica mais divisiva que temos hoje é entre aqueles que defendem as liberdades individuais e aqueles que querem impor o coletivismo e a centralização do poder.

72

A história do mundo tem uma constante: a criação de ferramentas para o controle da maioria por uma minoria cada vez menor e mais poderosa.

A divisão que hoje importa é outra: aqueles que seguem o roteiro e os que saem dele. Se você seguir o script, você estará sempre certo, ainda que esteja errado. Se você fugir do script, você jamais vai acertar, ainda que esteja certo.

Madeleine Laszko: “se Donald Trump disser que eu deveria tomar a vacina, eu não vou tomar”.

Existem pessoas que preferem fazer mal a si mesmos do que concordar com o oponente.

108

Cardeal Richelieu: “dê-me 6 linhas escritas pelo homem mais honesto e vou encontrar algo com o qual possa enforcar lo.

114

Quem estuda história sabe que o truque mais antigo para garantir a segurança do rei é manter os súditos brigando entre si. E Lula sempre soube disso. E usou a técnica com primazia, atiçando negro contra loiro de olho azul, nordestino contra sulista e por aí.

A esquerda de Lula e a corporatocracia se tornaram inseparáveis no capitalismo de estado, um sistema que une o pior do capitalismo com o pior do comunismo. Um exemplo que deixa esse esquema bem claro são os remédios que supostamente ajudam a prevenir a AIDS. Faz de são tão ineficazes que obrigam o usuário a continuar se protegendo com camisinha. Parece até coisa de vacina que não previne o contágio e que quanto menos funciona, mais vende.

O sociocapitalismo não quer distribuir dinheiro para os pobres, ele quer distribuir serviços, remédios, vacinas e absorventes higiênicos. Quando se dá dinheiro direto na mão do pobre, esse capital é redistribuído de forma orgânica local, ajudando os pequenos negócios na rua do beneficiário que vai comprar seus produtos, na vendinha da esquina, na loja do bairro. Afinal, isso é a verdadeira distribuição de renda e, de fato, favorece o verdadeiro livre mercado, sem favorecer os amigos do rei.

123

Existe uma lâmpada que está acesa há mais de 115 anos, raramente desligada. A lâmpada centenária está no Guinness. O que é mais interessante, contudo, é que a durabilidade dessa lâmpada não é resultado de uma anomalia ou um golpe de sorte. Ela Foi projetada exatamente para durar por décadas. Uma das principais decisões do cartel de energia foi impor um limite para a durabilidade da lâmpada incandescente. Segundo reportagem da new Yorker, o Phoebus foi o primeiro cartel de alcance mundial e cria um dos primeiros exemplos do que hoje se conhece como obsolescência programada. A maneira como produtos são projetados para não durar.

O objetivo explícito do cartel era reduzir o tempo de vida das lâmpadas para aumentar as vendas, disse AA new Yorker. Marcos kg bosque, professor de estudos da mídia na universidade de Basel. Na Suíça?

Vou falar agora sobre o outro cu. O dogma principal dessa seita é a teoria conspiratória mais Terra, planes ta que eu já encontrei na vida, a de que a indústria farmacêutica prefere curar do que tratar pessoas que compartilham dessa fé acreditam numa série de outras idéias sem nenhuma comprovação científica. Nem qualquer estudo revisado por pares para ajudar o leitor a identificar esses negacionistas e evitar o contágio vai aqui uma lista dessas crendices.

Primeiro, a crença de que revistas científicas só tem a ciência e o bem da humanidade como motivação. Que jamais trabalham para favorecer governos, empresas, financiadores e amigos.

Segundo a crença de que o sistema de peer review ou revisão de pares é imprescindível, definitivo e infalível contra todo tipo de corrupção. Coleguismo, vício, lógico. De troca de favores, eles acreditam também que a pura invenção que existam, conhecido Trem da Alegria, a prática de incluir em trabalhos acadêmicos o nome de colegas que nunca participaram do projeto.

Terceiro, a crença de que autoproclamados filantropos bilionários. Como Bill Gates, que aprenderam a disfarçar investimentos sob a fantasia da Caridade, tem o objetivo maior de salvar vidas abnegadamente e não a maximização. Maximização dos lucros.

Quarto. A crença de que governos são formados por pessoas superiores de impecável retitude moral e que esses humanos como cargos em agências reguladoras ou com poder decisório e legislativo jamais trabalhariam em favor de financiadores de campanha, parceiros de mercados. Parentes e empresas específicas que os premiem pela ajuda legislativa ou burocrática.

Quinto a crença de que cientistas, médicos e jornalistas são imunes ao poder financeiro e trabalham desinteressadamente pela verdade.

Sexto a crença de que a verdade é aquilo que for defendido pela maioria mais famosa em cada um dos grupos mencionados no item anterior e mais ainda, se essa verdade for defendida pela maioria desses 3 grupos juntos. Essas pessoas acreditam que tempo na TV equivale a verdade. E quanto mais tempo, mais verdadeira a versão se torna.

129

Albert Camus: A ficção é a mentira através da qual contamos a verdade.

142

Eu passava batido sem nem olhar para um sinal. Bastava eu notar que não havia carros se aproximando e eu fazia o óbvio: atravessava a rua. Era nesse momento, contudo, que algo ainda mais curioso ocorria: as pessoas que estavam ali esperando o comando luminoso para se mover, olhavam para mim como se eu fosse a rainha da Inglaterra, ou como se eu fosse uma terrorista pronta a detonar o cinto de Dinamite. Era desconcertante ver a expressão de quem ficava para trás, uma mistura quase esquizofrênica de admiração com repúdio.

A auto anulação do ser humano que apoia a censura é de tal magnitude que dificilmente encontra paralelo na natureza e, portanto, vou ficar devendo um símile tão repelente quanto a aberração que quero ilustrar. Nem ratos podem ser ensinados. Para fazer algo que não lhes traga benefício imediato. É inexplicável, portanto, o número de homens acadelados que apoiam a polícia do pensamento e o controle da informação (...). Ingênuos e geralmente com a capacidade intelectual de um abridor de latas, eles acham que estão sendo protegidos pela censura e não prejudicados. Eles acreditam que o grande derrotado pela censura é quem está distribuindo a informação indesejável, e não quem está sendo privado dessa mesma informação.

146

Pessoas de intelecto mais simplório acreditam que a obediência é um valor em si mesmo.

[É sempre melhor pedir desculpas do que pedir permissão. Anônimo.]

171

Os países que detém maior poder de decisão na ONU são, não coincidentemente, os que têm armas nucleares declaradas. Em outras palavras, os países das Nações Unidas que conquistaram o direito de decidir o destino de outras nações são exatamente aqueles com maior poder de destruição. Não é por mero acaso que esses países estão entre os que mais poluem o planeta. Os que mais mataram povos nativos. Os que mais ocuparam terras estrangeiras e os que jogam mais sujo no mercado global, eles não são líderes mundiais, apesar de tudo isso, eles são líderes mundiais por causa de tudo isso. Acreditar que o governo mundial iria destroná-los e diminuir seu poder é de uma ingenuidade constrangedora.

A melhor descrição que conheço de ajuda externa é esta: “ajuda externa é quando se transfere o dinheiro de gente pobre em país rico, para gente rica em país pobre”.

A ideologia é uma desculpa mais nobre do que o mero interesse financeiro.

190

Para Edwin Black, o conceito de uma raça nórdica branca loira de olhos azuis não se originou com Hitler, mas na Califórnia, o epicentro do movimento eu genista norte-americano. A fundação Rockefeller ajudou a fundar o programa de eugenia alemão e até afundou o programa no qual Joseph beng. Ele trabalhou antes de ir para Auschwitz.

A eugenia não trata apenas da engenharia da raça humana, mas também da sua redução. Rapley acredita se a superpopulação não for enfrentada, “o bem-estar e a qualidade de vida das gerações futuras. Vão sofrer consequências”.

Em 2015, numa conferência chamada a nova ordem mundial, receita para guerra ou paz? Mahathir Mohammad diz que a tal nova ordem mundial é, na verdade, bem velha, e que quando Ela Foi anunciada, a população deste mundo, ela de 3000000. A intenção era reduzir a população para um bilhão. Agora, a população do mundo é de 7000000. Haverá necessidade de matar bilhões de pessoas ou fazê-las morrer de fome ou impedi-las de procriar. Diz Bill Gates se nós fizermos um ótimo trabalho com novas vacinas, atendimento de saúde e serviços de saúde reprodutiva, poderemos reduzir a população em 10 ou 15%. [O raciocínio de de Gate é meio atravessado.] Ele tentou explicar porque o uso de vacinas iria ajudar a diminuir a população. Segundo ele, as vacinas vão salvar tantas vidas que permitirão às pessoas extremamente pobres da África, aquelas que têm uma carrada de filhos, que finalmente tenham menos filhos, porque elas vão calcular antes de ter filhos e sabendo que perderão menos, vão também ter menos interesse em reproduzir, dito em outras palavras, segundo a lógica de Bill Gates, pobres da África, que têm muitos filhos, só os têm porque eles sabem que uma porcentagem alta da prole vai morrer ainda criança, então, fazem um planejamento familiar básico que dispensa a calculadora, eles aumentam o número de filhos,’ filhos para, no final, chegar no número ideal.

198

Quem cresceu com uma dose mínima de curiosidade deve ter se perguntado em algum momento da adolescência: como a moda acontece? Como é possível acharmos bonito aquilo que ontem achávamos horroroso? Como são escolhidas as cores da estação? Quem decide isso baseado em quê? Acima de tudo: por que devo aceitar que um grupo de pessoas que eu nem conheço, e portanto, pessoas por quem eu não tenho nenhuma admiração, decidam o que eu devo considerar Belo. [Simples: busca de aprovação e pertencimento.]

Numa ditadura, as pessoas têm medo do governo autoritário. Numa tirania, as pessoas têm medo umas das outras.

É fácil controlar populações inteiras com apenas uns poucos soldados, bem como acontece num Formigueiro. Vejamos estes itens:

·         1% das pessoas controlam o mundo.

·         4% das pessoas se vendem para os controladores.

·         5% das pessoas estão despertas e sabem o que está acontecendo.

·         90% das pessoas estão dormindo.

·         1% paga os 4% para não deixar que os 5% despertem os 90%.

Stanley Milgram, psicólogo: “quando você pensa na longa e sombria história do homem, você vai ver que houve mais crimes hediondos cometidos em nome da obediência do que cometidos em nome da rebeldia final”.

“Me enganou uma vez, que vergonha para você. Me enganou 2 vezes, que vergonha para mim.” [Ditado inglês]

Passamos anos achando que os robôs iriam virar humanos, mas o que temos é o contrário dos pontos, são os humanos que estão ficando cada dia mais parecidos com os robôs.

208

As contradições da ideologia identitárias são tantas e tão absurdas que elas seriam risíveis - se não fossem tão nefastas. Como entender que o mesmo grupo que considera que uma fantasia de Hitler no Halloween é ofensiva (porque é uma homenagem ao monstro) seja o mesmo grupo que considera uma fantasia de índio ofensiva (porque é uma de ridicularização do índio)?

A ideologia identitárias conseguiu o feito inacreditável de separar pessoas que têm demandas universais em fragmentos de necessidades simbólicas. Bing. Isso vem sendo feito com um poder de convencimento que só religião consegue ter e com dogmas e intolerância igualmente irredutíveis. (...) Essas pessoas como grupo não existem mais. Elas foram separadas por uma taxonomia que conseguiu eliminar o que elas têm em comum, mas nunca, é bom lembrar, o suficiente para transformá-las em indivíduos.

212

A pandemia revelou algo mais pavoroso do que qualquer governo tirânico: um povo que obedece mais do que o tirano exige.

(...) uns poucos que entraram pela quota, como eu (...)

É fascinante que algo tão supostamente pessoal e intransferível como gosto estético seja completamente anulado e refeito a cada ano só com base na necessidade de pertencimento.

O desejo de não destoar da maioria e se conformar a ela é tão evidente que dispensa experimentos científicos. E na verdade, a gente tinha que dar um jeito pra aquela piscina, dá uma limpada na minha boca da dele, tchau.

Um dos fatores que determinam a credulidade, mas que é menos explorado, é a vontade de acreditar. Se quem nos convence é alguém que amamos, por exemplo, passa a ser do nosso interesse que essa pessoa esteja dizendo a verdade. Porque se ela estiver mentindo, nosso sentimento é colocado em xeque igualmente. Se a afirmação na qual devemos acreditar vier de uma pessoa que respeitamos ou obedecemos, existe aí também um desejo implícito e bastante humano em crer no que é dito, porque descrer de um superior pode significar crer, ainda menos em nós mesmos, os inferiores.

Quem paga uma Fortuna para ver o show de um hipnotizador tem mais incentivo para acreditar no que vê, porque ele precisa acreditar também que o preço do ingresso foi justificado. Já quem não pagou nada pela experiência pode considerar o show uma porcaria sem medo de se considerar um trouxa.

A mente que tendo sido enganada uma vez e se sentindo devidamente estúpida, por isso escolhe ser enganada uma segunda vez, para ver se esse engodo suplanta o anterior.

Mesmo eu considerada muito inteligente por mim mesma, já fui persuadida pela ausência de lógica.

225

Nas palavras de uma reportagem de jornal, os documentos mostram que funcionários da Bayer optaram por vender o plasma contaminado [pelo HIV] a fim de se livrar “de grandes estoques de um produto que se tornava cada vez menos vendável nos Estados Unidos e na Europa”.

Um recorde da vergonha no Guinness é da Pfizer, que pagou a bagatela de 2,3 bilhões de dólares em 2009 por “marketing fraudulento”, segundo o site do departamento de justiça dos Estados Unidos. Um outro processo contra a Johnson e Johnson pode resultar em indenização ainda maior, já que por vários anos a empresa vendeu talco de bebê sabendo que ele continha amianto, uma substância notoriamente cancerígena.

229

É cada vez mais comum ver gente deturpando conceitos básicos e desacreditando no que os olhos conseguem ver, como aqueles que passaram a acreditar que o conflito de interesses é teoria da conspiração.

Há um longo projeto para o estabelecimento da mediocriza se AA ascensão do medíocre como exemplo a ser seguido. A técnica de dividir para conquistar é mais antiga que suntuoso, mas hoje ela é feita através do pertencimento a um grupo. E dá adoção de uma identidade que, para surpresa de ninguém, anula o indivíduo e dilui a sua personalidade e na supremacia do coletivo. É assim que 2 + 2 começa a ser igual a 7 sem que ninguém desconfie e desconfie que o resultado está errado. Um exemplo dessa perversão da lógica é a nova verdade da biologia, a imunidade natural praticamente deixou de existir. Dezenas de estudos mostram que a imunidade natural é mais robusta do que a imunidade supostamente adquirida pelas injeções da covid. Mas você não vai saber disso. Se depender da mídia tradicional. Em vídeo publicado pelo Project Veritas e legendado em português, funcionários da Pfizer admitem privadamente que são contra a vacinação de adolescentes porque a imunidade natural. Funciona melhor do que a da vacina.

Cada vez mais o jornalismo vem se encarregando de publicar ficção, enquanto a verdade consegue escapar da censura se disfarçando de entretenimento em filmes de ação e romances policiais. A cobertura jornalística da pandemia do sars cov é um exemplo disso, uma obra de ficção que um dia vai disgra ciar seus autores com o prêmio que eles merecem.

Depois de fazer muito dinheiro com analgésico MS contin, estava chegando a hora de a Pordue Pharma perder a patente do seu campeão de vendas. A empresa então fez o que muitos laboratórios fazem quando querem ganhar dinheiro além do limite de tempo determinado por lei. Ela inventa uma suposta “melhora” no produto. Criando uma característica suficientemente específica para justificar uma nova patente e fazer crer que um novo medicamento é melhor do que as versões genéricas com as quais a farmacêutica agora vai passar a competir.

235

Hoje, imunidade significa outra coisa. No caso das vacinas, ela significa que os fabricantes estão imunes a processos legais por danos, doenças e mortes.

Quando um produto não se ajusta à realidade, mudam-se as palavras que definem a realidade. Jamais a garantia do produto. Exemplos disso abundam. E dou aqui só 3 palavras que mudaram de significado para se adequar a uma realidade fabricada pelos poderes mais ocultos e presentes neste mundo, mulher, imunidade e vacina. Quando o maestro é Mamon, toda a orquestra toca afinada sem precisar de partitura. Os chefes dos representantes de vendas eram convencidos de que estavam treinando funcionários para a venda de um produto que aumentaria a qualidade de vida de pessoas com dor. Eles foram influenciados porque viram os estudos de associações independentes. Os representantes de vendas queriam receber bônus e prêmios por superação das expectativas.

A técnica usada na falcatrua é antiga. Os cientistas devem escolher estudos e experimentos que validem o que querem validar e ignorar aqueles que os contradizem. Com essa seletividade pré-determinada, qualquer resultado é possível, inclusive o resultado falso.

A produção artificial da conclusão de um estudo não se dá apenas ignorando artigos desfavoráveis, mas aplicando o que a NPR chama de padrões diferentes para desmerecer estudos que culpam o açúcar e valorizar. Aqueles que culpam a gordura exatamente como hoje, é feito por médicos e cientistas que se esganiçam histericamente, questionando a segurança comprovada de medicamentos considerados essenciais pela OMS, usados por meio século, com efeitos colaterais devidamente testados. Pelo tempo, enquanto ignoram a insegurança de terapias genéticas, cujos testes não acabaram ainda e cujos efeitos é o colaterais de longo prazo, não tiveram tempo de vir à tona. Ai, logo jogo. Não, beijinho.

Tem um pedido oficial para revelação dos documentos da Pfizer sobre os estudos de segurança da sua vacina. Em poder do FDA? O órgãos alegou que precisaria de 75 anos para cumprir esse pedido. É isso mesmo, a vacina, que não imuniza totalmente aplicada em milhões de pessoas no mundo todo, de bebê a idoso e aplicada várias vezes, ao contrário do que tinha sido prometido, só teria seus estudos revisados quando a maioria dos envolvidos, tanto os beneficiadores como eventuais vítimas. Já estivessem mortos.

É inacreditável, mas é verdade: as vacinas foram feitas em tempo recorde, algo sem precedentes na história da ciência, mas a revelação de como essas vacinas foram feitas iria levar 75 anos para a sorte da transparência. Da verdade, da justiça, o juiz Mark pittman. Do Texas, se recusou a aceitar a resposta da FDAE exigiu que os documentos da Fighter fossem revelados agora.

244

As teorias da conspiração mais convincentes se valem de técnicas comum a todas elas: a seleção cuidadosa de fatos, a ligação dos pontos e apenas daqueles pontos que interessam a narrativa e a escolha arbitrária de detalhes cuja incidência, ao longo do tempo. Vai inevitavelmente servir para confirmar o que foi pronunciado.

Não se sabe ainda de onde veio o coronavírus, ele, mas sabemos que, quando interferimos radicalmente na natureza, ela reage e isso não é crença apenas de quem acredita. Na hipótese de Gaia, a teoria pela qual a natureza seria algo próximo de um ser vivo, em que suas partes interagem interdependem. O que sabemos é que a natureza evoluiu ao longo de tempo incalculável, pelo qual infinitas variáveis foram se ajustando. Qualquer operação brusca em uma dessas variáveis, interligada em incontáveis conexões, pode ter efeito trágico em cadeia. Nessas Horas, vale lembrar o que aconteceu quando vacas foram alimentadas com carne de vaca. Tal aberração deu início à doença da vaca louca. Qualquer fazendeiro tradicional que ama o que faz teria pressentido que aquilo era arriscado, sem nunca ter precisado estudar ciência.

251

A considerar o avanço da inteligência artificial, em alguns anos, estaremos vivendo o pesadelo (...) em que todo o comportamento humano é avaliado, coletado e tabulado para o crédito social ou descrédito.

Eu relativizo a corrupção, porque relativizo todos os crimes com vítima e todos os crimes quantificáveis. E é inteligente e econômico que eu penso assim. Se a lei prometesse a mesma punição para quem mata uma pessoa ou quem mata 1000 além estaria de fato premiando quem mata mais, porque sua punição seria relativamente menor por vítima. A matemática moral disso é irrefutável.

[Para um assassino] depois do primeiro homicídio, todos os outros “são de graça” [considerando que a pena de prisão perpétua, ou quase, não adianta ser aumentada].

Tem gente na imprensa que faz questão de fingir que corrupção é binária, 8 ou 80, porque isso serve para a. Até no ar a culpa do que roubou 80 e dividiu com os amigos (...) enquanto aumenta a culpa do que só roubou 8 e não dividiu com ninguém.

É necessário um cérebro bastante limitado para cair no conto do identitariíssimo politicamente correto, ninguém com o mínimo de inteligência. Falharia em notar a discrepância lógica desse culto. Nem as religiões mais fanáticas se contradizem com tanta obviedade, como uma seita que considera a fantasia de Hitler no Halloween inadmissível, enquanto considera a fantasia de indígena igualmente inadmissível.

Se a palavra denegrir denigre negros, então a palavra diminuir diminui a nós e a palavra manchar. Insulta aqueles com manchas na pele. E a expressão claramente associada à elucidação de algo é, obviamente, uma apologia a raça Ariana.

Daqui alguns anos, vídeos tão estapafúrdios como aqui. Como aqueles serão tratados com os carros que merece e com um atraso igualmente reversível? Nesse dia, vamos todos rir e chorar das peças comerciais travestidas de jornalismo. Que defendiam vacina que não imuniza imunidade natural como teoria da conspiração, mortes de jovens e crianças por AVC e infarto. Como advindas do calor do frio, do suco em pó, do sexo, do chá emagrecedor do sal, escondido sorrateiramente em remédios comuns.

Pessoas confrontadas com outras pessoas que pensam de um jeito errado vão optar por ignorar o que seus próprios olhos vêem para concordar com a maioria. Foi mais ou menos assim, ou também por causa disso que o Holocausto foi possível porque seres humanos optaram por renunciar a sua consciência e terceirizar suas decisões morais.

Karl Rove, assessor de George W. Bush: nós somos um Império agora, e quando nós agimos, nós criamos a nossa própria realidade e enquanto você estuda essa realidade criteriosamente, como é o caso, nós vamos agir novamente, criando outras novas realidades.

Se houve manipulação no passado, não há razão para duvidar que ela esteja acontecendo no presente.

Quem controla o passado controla o futuro. Quem controla O Presente, controla o passado. [George Orwel em 1984]