ANOTAÇÕES DE

FAZENDO BUSINESS VIA INTERNET

 

TÍTULO DO ORIGINAL: DOING BUSINESS ON THE INTERNET

AUTOR: Klauss Brandini Gerhardt e Roneide Venancio Majer

EDITORA: ÉRICA - 1995

 

Este livro foi escrito em 1993

 

CAPÍTULO 1 - O MUNDO DAS INFORMAÇÕES EM REDE

As redes já mudaram o modo de comunicação nos EUA. Todos os dias ocorrem milhões de negócios entre dezenas de milhares de conexões em alta velocidade, através de computadores espalhados por todo o mundo. Em apenas alguns segundos, transmitem-se centenas de paginas pelos EUA.

 

(...) limitações tradicionais de tempo e distância deixaram de ser problemas. O computador na Suécia ou em Hong Kong está tão próximo quanto o escritório ao lado.

 

(...) uma nova era de comunicação universal parece virtualmente muito próxima.

 

(...) as conexões com residências e escritórios em rede transformarão a vida e o trabalho.

 

O impacto desse super-recurso será enorme. "A internet não representa apenas uma infra-estrutura nacional de informações como os sistemas de telefonia e difusão por radio e TV, mas também uma infra-estrutura global de informações. Não há nada parecido na historia da comunicação humana." (Tony Rutkowski, vice-presidente da Internet Society)

 

A Casa Branca recebe correspondência eletrônica pela internet (e-mails: presidente@whitehouse.gov, vice.presidente@whitehouse.gov e first.lady@whitehouse.gov do mesmo modo que os editores de jornais, agentes de viagem, imobiliárias

 

A conectividade e os recursos oferecidos pela internet representam uma oportunidade sem precedentes para os negócios. Mesmo a menor das empresas pode se utilizar da rede para trocar dados com clientes ou fornecedores do outro lado do mundo.

 

Os pesquisadores e cientistas, cujos trabalhos serviram de primeiro impulso para a internet, agora representam apenas cerca de um terço de seus usuários.

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Que aplicações da rede são as mais valiosas para os negócios ?

De que formas a Internet contribui para a estratégia de gerenciamento de informações de uma empresa?

Qual é o impacto da conexão global para as empresas de diferentes portes?

 

A tendência que define os anos 90 é a conexão de todos, desde gabinetes de diretores corporativos a salas de jogos de consumidores, ligando a tudo e a todos. Televisão interativa, telefones celulares, modens, fax, PDAs - se há conexão, parece que há procura.

 

Estamos apenas engatinhando no entendimento do impacto da comunicação em rede em nossas vidas diárias e nosso modo de fazer negócios.

 

Paulo Saffo, membro do Institute for the Future de Menlo Park, prediz que, em algumas décadas, a Internet e outras redes redefinirão por inteiro a empresa de hoje.  (...) Isso exigira a participação mais ativa de funcionários conhecedores de tecnologia sofisticada e muito motivados em todos os níveis da organização.

 

"Não somos grandes o suficiente para ter alguém que possa acompanhar tudo o que acontece com nosso hardware software. Temos que pedir ajuda externa para solucionar certos tipos de problemas. " De um gerenciador de sistemas em uma empresa de médio porte e de alta tecnologia.

 

Plataformas populares de hardware e software criaram seus próprios grupos de discussão na Internet onde problemas, defeitos e novos lançamentos são diagnosticados e discutidos em profundidade. Muitas vezes, são compiladas e colocadas à disposição do usuário listas de perguntas e respostas sobre os tipos de problemas mais comuns.

 

A reengenharia não exige apenas novos organogramas, mas sim uma profunda transformação da cultura corporativa. Muitos esforços para simplificar o fluxo de trabalho ou alterar sua natureza de maneira mais drástica freqüentemente encontram grande resistência por parte dos funcionários.

 

"Corporações virtuais" agrupamentos de empresas separadas e interligados por redes de alta velocidade.  (...) a empresa virtual tornar-se-á norma.

 

Frente ao inevitável turbilhão de mudanças organizacionais, os administradores podem ficar tentados a esperar que o futuro tome forma antes de mergulharem em território desconhecido.

(...) Mas esperar não é mais a opção mais segura. Os negócios que não evoluírem nos próximos anos talvez nunca tenham tempo de se recuperar.

 

Segundo Peter Drucker, as fontes de informações mais importantes para obter-se vantagem frente à concorrência e tomada de decisão estratégica não vêm dos dados internos, mas do mundo exterior.

 

Em um ambiente em rede, todos os níveis de todas as organizações têm à sua disposição muito mais informações do que possivelmente sejam capazes de assimilar.

 

Agora, examinem o acesso aos recursos de informações externas em uma empresa onde a maioria, ou todos os funcionários, possam se utilizar de conexões com a Internet. Funcionários que utilizam a rede com regularidade têm acesso a muito mais informações que os gerentes não ligados à Internet. Pela primeira vez na história, todos os departamentos podem recuperar informações de fontes diversas, como boletins econômicos federais, relatórios universitários técnicos e revistas eletrônicas. Funcionários podem procurar orientação com especialistas através de grupos de discussão sobre produtos específicos e, com freqüência, conseguem gratuitamente software de domínio público para ajudá-los a desempenhar tarefas de rotina com mais eficiência. Técnicos e engenheiros podem se comunicar com colegas e distribuidores, para avaliar produtos e aperfeiçoar estratégias de implementação. Departamentos de suporte ao cliente podem monitorar as discussões sobre os produtos de sua empresa na rede e, também fornecer respostas ou orientações sobre problemas.

 

Se informação for poder, e se a informação externa for a mais poderosa, então um aumento tremendo de poder torna-se uma realidade para as empresas conectadas à Internet.

 

"Os alto executivos não podem mais se dar ao luxo de negligenciar a arquitetura de gerenciamento de sua tecnologia de informação". Como a Internet pode contribuir para esse processo? Encorajando os administradores a se afastarem das abordagens tradicionais de controle das informações em função de uma estratégia coerente, para a utilização de oportunidades de acesso expandidas para vantagem competitiva.

 

Através da Internet, cada membro da equipe pode estar em contato com centenas de pessoas de fora ao longo do dia, incluindo clientes atuais e potenciais, concorrentes, fornecedores e parceiros internacionais. Funcionários bem informados podem :

1.   identificar oportunidades de marketing,

2.   o surgimento de uma nova concorrência,

3.   necessidades do cliente não atendidas

4.   e uma gama de outras informações vitais - mas apenas se a empresa tiver organizado sua estrutura interna de compartilhamento de informações para incorporar suas idéias.

 

Empresas preparadas para desenvolverem uma estratégia de gerenciamento de informações, utilizando acesso de informação distribuída, podem acumular os beneficios de uma forca de trabalho mais motivada, mais flexível e mais bem informada.

 

CAPÍTULO 2 - GUIA DA Internet PARA O GERENTE

Na primeira edição da The Internet Business Journal, lia-se o seguinte editorial: "Empresas que não marcarem presença neste novo cenário desaparecerão em pouco tempo".

 

Interoperabilidade, a capacidade de propiciar conexões ininterruptas entre diferentes sistemas de comunicação, normalmente é uma meta difícil de se atingir, mesmo dentro de uma única corporação.

 

as informações representam o componente fundamental para qualquer tipo de produto ou serviço.

 

(...) torna-se cada vez mais óbvio que a característica intrínseca dos negócios é a informação." Davidow e Malone em The Virtual Corporation

 

As empresas que tiveram mais êxito com aplicações da Internet distinguem-se não pelo tamanho, mas por gerentes bem-informados, dispostos a explorar os modos pelos quais a Internet pode agregar valor aos seus negócios.

 

Na verdade,

1.   como esta superconexão global funciona?

2.   Quais são as organizações e estruturas que dão suporte a ela?

3.   O que todos esses milhões de usuários da Internet estão realizando na rede?

 

FUNDAMENTOS BÁSICOS DA INTERNET

A Internet no Passado e no Presente

Um documento da rede de 1982 que circulou recentemente por grupos de discussão da Internet como um "sopro do passado", observava: "Atualmente a Internet é bem pequena. Contém no máximo 25 redes ativas e no máximo algumas centenas de computadores centrais.... Pelos parâmetros recomendados no momento o limite máximo é de aproximadamente 1.000 redes. Imaginando uma media de 25 computadores centrais por rede, estamos sugerindo o máximo de 25.000 desses computadores principais".

 

[Na revista Exame Informática de setembro/96, um artigo de John C. Dvorak, coloca os seguintes números relativos a um levantemento de julho:

·       foram identificados 13 milhões de servidores

·       a perspectiva é que este número deverá ultrapassar 100 milhões em janeiro de 2000

·       a rede dobra de tamanho a cada intervalo de 12 a 15 meses

·       os países onde o crescimento é mais rápido são China, Brasil e Russia.

·       60% da rede está nos EUA

·       Na Inglaterra o crescimento no primeiro semestre foi de 28%

·       Na Alemanha, 21%

·       No Japão, 84%

·       No Canadá, 14%

·       No Brasil, 133%

·       O Brasil tem cerca de 47.000 servidores (ou sites)

·       Aproximadamente 1 milhão de novas páginas entram no ar a cada mês.

·       Nos EUA, a faixa etária menos presente é a de 30 a 50 anos. Eles estão muito ocupados.

 

Em 1993 "os serviços da NSFNET são oferecidos para apoiar a pesquisa e educação abertas dentro e entre as instituições educacionais e de pesquisa, e também estão à disposição dos departamentos de pesquisa de firmas comerciais quando engajados em pesquisa e comunicações acadêmicas abertas. Não se aceitam usos com outros objetivos"

 

As opções de conexão variam de uma ligação direta em alta velocidade com a espinha dorsal da Internet, para dar suporte à troca de dados e informações entre a empresa e um supercomputador, ou um grande volume de aplicações multimidia até  ligações de velocidades bem mais baixas.

 

Em 1993: Existe a possibilidade de se fazer conexões com a Internet por modem de alta velocidade, conhecida por SLIP e PPP, através de uma linha telefônica padrão a custos muito mais baixos que as linhas dedicadas alugadas - atualmente, cerca de 250 dólares por mês.

 

As empresas devem obter informações mais detalhadas de cada fornecedor de serviços sobre o seguinte:

1.   Qual o total de clientes do fornecedor e qual é a porcentagem de empresas-cliente?

2.   De que porte são as empresas-cliente do fornecedor? Quantas são de tamanho comparável à sua empresa?

3.   Todos os três tipos de conexões com a Internet estão disponíveis a empresas-cliente (dedicada, discagem manual e acesso compartilhado)?

4.   Quantos clientes comerciais estão usando cada tipo de conexão?

5.   Qual é o total dos custos anuais em cada categoria de conexão e serviços para uma empresa como a sua?

6.   Que nível de treinamento está disponível e quanto custa?

7.   A que outras redes esta conexão dará acesso?

8.   Que opções de segurança estão disponíveis e qual é o custo delas?

 

Quem É o Responsável Aqui?

Considerando que esta rede abrange todo o mundo e dá suporte a mais de 1,5 milhão de computadores centrais, pode ser difícil de se encontrar a Internet.  Milhares de redes separadas constituem a Internet; cada uma tem identidade própria assim como os muitos fornecedores de serviço de rede. (...) Um provedor conta a história de um gerente que ligou para obter informações a respeito da Internet, ouviu a introdução básica sobre as exigências da conexão e as opções de serviços e disse, "Bem, tudo isso parece muito interessante, mas acho que devo ter uma conversa com a própria Internet, antes de tomar uma decisão. Você pode me informar como entrar em contato com ela?"

 

O que conta nos grupos de trabalho da Internet não é posição ou origem organizacional mas sim conhecimento especializado, compartilhamento de informações e visão.

 

O Archie é a ferramenta que ajuda os usuários a identificarem no computador as localizações de arquivos contendo texto, imagem, arquivos de dados e código de softwares disponíveis através da transferência de arquivos anônima.

 

RECURSOS COMERCIAIS DE MELHOR QUALIDADE

O recurso da Internet que tem mais utilidade são os grupos de discussão relacionados aos seus negócios ou assunto de interesse especifico.  (...) Com uma freqüência impressionante, sempre há algum participante do grupo capaz de fornecer a resposta.

 

A USENET, ou NETNEWS, é a fonte de milhares de grupos especializados de discussão, abertos à participação das milhões de pessoas interligadas à Internet. (...) dividem-se, por assunto, em computadores (comp), ciências (sci), recreação (rec) e negócios (biz), junto com assuntos agrupados em mistas (misc) e alternativas (alt). As observações postadas para esses grupos variam do nível altamente técnico e informativo ao tolo e ofensivo.

 

Para empresas interessadas em levar notícias mundiais e nacionais aos desktops dos funcionários, a ClariNet News é uma opção popular da Internet. Esse serviço fornece entrega diária, via Internet, de todas as informações passadas por serviço a cabo, como a UPI e os sindicatos de imprensa.

 

Que perguntas específicas podem ser respondidas usando a Internet?  

Uma caçada ao tesouro enfocou recursos comerciais e desafiou os usuários da rede a encontrarem o seguinte: o impacto do Acordo norte-americano de Livre Comércio sobre o volume nacional de carros de passageiros; os números dos telefones de todos os embaladores de carne de Tucson, Arizona, com mais de trinta funcionários; os estados com as taxas mais altas e mais baixas de desemprego em junho de 93; e as projeções de crescimento econômico da Republica da Coréia pelos próximos cinco anos.

 

A BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA

Para passar da conexão à concorrência são necessários vários componentes importantes. O primeiro é o envolvimento da alta diretoria. (...) "Quando vêem seus concorrentes usarem as informações para obterem vantagem competitiva, esses executivos reconhecem a necessidade de se envolverem diretamente no gerenciamento da nova tecnologia. "

 

Porter aconselha que, para ganharem vantagem competitiva através das informações, os gerentes devem compreender não apenas a tecnologia, mas também a "cadeia de valor" em que sua empresa opera.

Componentes da cadeia de valor:

1.   fontes de informação e tecnologia

2.   fornecedores de outras mercadorias e serviços à empresa

3.   atividades internas que criam produtos ou serviços

4.   canais de distribuição

5.   clientes

 

Em suma: Para descobrir e avaliar novas avenidas para a vantagem competitiva através do uso da Internet, as empresas precisam analisar seus relacionamentos com fornecedores e distribuidores, o papel desempenhado pela informação na organização da empresa, os mecanismos internos de produtividade e os pontos de contato com clientes.

 

Cadeia de valor na Entrada de Dados dos Fornecedores:

·       na obtenção de preço e efetivação de pedido
Acesso fácil e eficiente; informações constantemente atualizadas; não restrito a um sistema proprietário. Isto resulta em custo mais baixo na obtenção dos materiais.

·       na entrega e acompanhamento do Pedido e do Estoque on-line
Ciclo mais rápido; melhoria do planejamento; menor volume de estoque armazenado. Isso resulta em entrega mais flexível e mais rápida.

·       no suporte ao produto
Acesso direto a conhecimento especializado; interativo; resolução mais rápida de problemas. Isto resulta em melhoria na confiabilidade e no desempenho.

 

O acompanhamento on-line de pedidos e do estoque garante que as empresas fiquem a par das datas de entrega e reduz a demora no processo de distribuição. Muitas empresas descobriram que o suporte ao produto, através da Internet, resulta em uma redução significativa da perda de tempo devido a problemas de desempenho. Para algumas empresas, os ganhos em eficiência e redução de custos, obtidos pelo contato direto com fornecedores via Internet, tornam o investimento na rede mais que justificável.

 

Cadeia de Valor nas Operações Internas

·       na conectividade global
Economia em telecomunicações; melhorias das conexões com parceiros comerciais e clientes; propagação da consciência global. A vantagem resultante é o alcance internacional.

·       Em Pesquisa e Desenvolvimento, colaboração e compartilhamento dos recursos distribuídos
Facilita parcerias comerciais e empreendimentos conjuntos; encurta o tempo de desenvolvimento; difunde recursos de maneira mais ampla. A vantagem resultante é flexibilidade e eficácia nas atividades com base na informação.

·       quanto à possibilidade de trabalhar independente da posição geográfica.
Planos de trabalho flexíveis; funcionários via telecomutação e por contrato; equipes virtuais com base em conhecimento especializado, não na posição geográfica.

 

Quando se formam equipes de projeto, os gerentes podem selecionar membros com base em sua especialidade, sem se preocuparem com a localização geográfica.

 

Cadeia de Valor nas Relações com os Clientes:

·       no Marketing e Pesquisa de Produto
Dados para pesquisa de mercado; Estabelecimento da resposta do consumidor ao produto novo; investigações ambientais. A vantagem resultante é o aumento da participação de mercado.

·       Em Vendas e Distribuição
Atinge novos clientes; método de distribuição de baixo custo; catálogos eletrônicos; multiplica pontos de contato sem custos marginais. A vantagem resultante são margens de custo mais baixas.

·       Em Suporte e Feedback do Cliente
Acesso on-line aos comentários dos clientes; maior número de funcionários em contato com os clientes; resposta  imediata aos problemas dos clientes. A vantagem resultante é o aumento da satisfação do cliente [e conseqüentemente um aumento do share of mind].

 

Exemplos:

·       fornecimento de informações detalhadas sobre o produto ou serviço

·       oferecimento de ofertas

·       anuncio de novos produtos ou serviços

·       fornecedores de serviços podem entrega-los pela rede

·       recebimento de pedido e de pagamento

·       catálogos eletrônicos de todos os produtos disponíveis

·       serviços de ajuda

·       disponibilização do feedback dos clientes para todos as pessoas da empresa

·       redução das despesas com viagens e estadias

·       documentação de todo o processo de comunicação

·        

 

Razões para utilização de rede:

1.   troca de correio eletrônico com clientes, fornecedores e colegas

2.   obtenção de códigos de mercadoria

3.   busca de padrões

4.   acompanhamento da evolução tecnológica

5.   formulação de perguntas e obtenção de respostas

6.   envio e recebimento de documentos

7.   procedimentos comerciais; ex., compra de softwares e pedidos de peças

8.   aprendizagem rápida de tecnologias desconhecidas.

9.    

 

Ganhos na implantação de acesso ao correio eletrônico

1.   Chega de chamadas telefônicas em vão;

2.   Chega de ouvir desculpas como "ninguém me deu o recado";

3.   Chega de ficar esperando por uma linha (exceto uma só vez ao dia);

4.   Chega de jogos de adivinhação sobre a melhor hora de ligar para outro pais.

5.   Chega de aturar chatos que não param de falar

6.   Uma só mensagem para um número ilimitado de pessoas

7.   Envios de anexos: textos, imagens, gráficos, som

8.   Economia pela redução de ligações interestaduais e internacionais

9.    

 

correio tradicional = correio tartaruga / telefone = correio fofoca

 

A rede global é um recurso essencial de gerenciamento.

 

CAPÍTULO 3 - O DESKTOP COMO ALDEIA GLOBAL

 

"Durante 20 anos temos lido e ouvido falar a respeito da aldeia global, uma visão futurista sobre como viveremos em um mundo conectado e de comunicação instantânea. Nos últimos dois anos, ocorreu algo notável: a aldeia global tornou-se realidade." Carl Malamud no St. Petersburg Times.

 

Marshall McLuhan - a comunicação informatizada transforma o mundo.

 

Um pesquisador na Ucrânia pede ajuda para estabelecer uma rede independente para o seu país, enquanto um economista na Austrália anuncia uma nova fonte de informações sobre o nível de emprego mundial. Inúmeras mensagens via correio eletrônico circulam pelo globo diariamente, criando laços de compreensão comum e assistência mútua entre cidadãos da Internet, que provavelmente jamais irão se conhecer pessoalmente.

 

Os acomodados ao mercado local não podem permanecer alheios ao mercado global, pois este não se encontra em outros lugares, mas sim em todos os lugares.

 

[ Nesta nova aldeia global a definição de "mercado local" perdeu completamente o significado, ou melhor, mercado local passa a ser um conceito virtual. ]

 

[ Com a Internet, definir mercados passou a ser uma tarefa para psicólogos e não mais para publicitários das áreas de planejamento. ]

 

Na Schlumberger, uma multinacional de 6 bilhões de dólares, a Internet é uma ferramenta de grande valia para superar as diferenças entre as instalações e promover uma cultura comum.

 

A Schlumberger dedica um de seus quadros informativos internos a noticias sobre a Internet.

 

"Voz não é uma prioridade, pelo menos quando as pessoas já se conhecem e trabalharam juntas em estreita relação. Faz sentido usar uma conexão de vídeo quando é importante "conhecer" a outra parte; parece-me que os clientes manifestam uma reação muito positiva em relação à conexão de vídeo, portanto uma boa aplicação para ela é justamente a realização de reuniões com os clientes."

 

"O correio eletrônico está tão arraigado na cultura da Oracle que o acesso à rede é o fator de qualificação mais importante para os funcionários dos escritórios considerarem-se cidadãos de primeira classe ou, quase que literalmente, não-entidades.."

 

[A Internet precisa ser compreendida como uma ferramenta poderosíssima à disposição de todos os departamentos da empresa, em todos os níveis. ]

 

Conta um gerente de sistemas da Rockwell International:

"Fui até meu correio eletrônico e, junto com mensagens de rotina, encontrei a solicitação de uma pessoa de algum lugar da China, pedindo informações sobre um determinado chip fabricado pela Rockwell. Não sabia nada a esse respeito mas usei o correio eletrônico para passar a mensagem adiante à pessoa da área em Newport Beach, Califórnia. Ele contatou o pessoal de apoio da Rockwell no Japão, e eles conseguiram comunicar-se com quem havia feito a consulta, enviando a resposta através da Internet. Não há meios de oferecer esse grau de capacidade de resposta sem que haja uma conexão global."

 

[ Ao longo dos séculos, as novas tecnologias sempre tiveram que atravessar um longo caminho até que pudessem se tornar disponíveis à toda a sociedade. O grande choque da tecnologia representada pela internet, é que ela já chega disponível a quem dela quiser fazer uso. ]

 

A Internet modificou quase todos os aspectos do trabalho na Greenville (uma pequena fábrica da zona rural de Michigam). "Na verdade, a Internet tornou-se uma extensão global de nosso sistema de correio eletrônico interno. Não é necessário qualquer treinamento adicional para que as pessoas possam usá-la, o que é um grande ponto positivo."

 

EM CASA E NO TRABALHO

Justamente porque a Internet deixa clara a localização dos recursos eletrônicos ao usuário, também possibilita que os funcionários trabalhem, independente de estarem na empresa.

 

telecomutação : transferencia de dados via telecomunicações.

 

Partridge acredita que conhecer muito bem a empresa e seus gerentes deixa-o à vontade com o trabalho a longa distância; ele já faz parte da cultura da BBN e não se importa com o fato de estar integrado da forma que um novo funcionário poderia estar.

 

À medida que a atividade empresarial se desloca da produção básica de mercadorias para o fornecimento de serviços, o papel da comunicação cresce em grau de importância. Novas estratégias de negócio como parcerias, pesquisa e desenvolvimento cooperativos e equipes virtuais valorizam informações transmitidas, recebidas e compreendidas com clareza por todos os participantes.

 

O uso da Internet estimula os funcionários a serem cidadãos ativos da comunidade global e considerarem a empresa e a si mesmos no contexto dos desenvolvimentos internacionais.

 

CAPÍTULO 4 - A COMUNICAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS

 

"Havia muitas razões para que minha empresa entrasse na Internet, mas o que realmente fez a diferença foi quando cansei de me sentir como um matuto do sertão toda vez que ia a uma conferência e alguém me dizia: "Posso mandar isso para você pela Internet. Qual é o seu e-mail?" connected@last.com

 

"No mundo da alta tecnologia, se você não estiver na rede, está por fora." The Economist

 

Para algumas empresas, a obtenção do acesso ao correio eletrônico já é uma razão suficiente para investir em uma conexão com a Internet.

 

Na Mentor Graphics, como resultado, os escritórios da empresa na Europa reduziram seus custos com telecomunicações em mais de 50% no primeiro ano de conexão à Internet.

 

O alto nível de suporte ao cliente atualmente disponível na Internet representa mais um incentivo para que as empresas estabeleçam sua próprio conexão.

 

"A Internet mostrou ser fundamental para a manutenção do ritmo constante do projeto. Sem ela, qualquer problema relativo ao desenvolvimento teria resultado em interrupção por um dia inteiro, ao invés da obtenção de uma resposta rápida através da rede. "

 

"À media que aprendemos mais a respeito do uso da Internet, vai-se abrindo uma avenida de comunicação com o resto do mundo, totalmente nova." Rob Rizk, especialista em sistemas da Schwab, em San Francisco.

 

Toldos os que estão abertos à experiência descobrem que o valor da Internet é proporcional à sua disposição de usá-la para transformar suas próprios estratégias de comunicação e marketing da organização - a essência de como atingir o mundo que os cerca.

 

DA CONECTIVIDADE À COMUNICAÇÃO

As velhas estratégias de marketing não funcionam mais.

B. Joseph Pine escreve: "Para um número crescente de ramos de atividade, o mundo vem se tornando um lugar cada vez mais turbulento. As necessidades e desejos dos clientes são fragmentados e estão em mudança constante. Os ciclos de vida dos produtos estão ficando menores; manter-se atualizado com as mudanças tecnológicas é mais difícil. As exigências básicas em termos de qualidade e serviço multiplicam-se, enquanto a concorrência fica mais acirrada, ano após ano."

 

As empresas hesitantes em adotar novas abordagens ao mercado correm o risco de perder completamente o contato com os clientes.

 

"A lição que se pode aprender aqui e que se aplica a todos os setores, é que empresas bem-sucedidas dependem muito do feedback dos clientes. "

 

Empresas que têm de enfrentar clientes exigentes, concorrentes agressivos, ciclos rápidos de produtos e grupos com objetivos cada vez mais bem enfocados descobrirão que dominar a cultura da Internet representa um bem valioso na elaboração de uma estratégia de marketing inovadora para a era da informação. O desenvolvimento, na rede, de um programa bem-sucedido de comunicação com os clientes pode transforma-se nas bases da transformação do marketing tradicional em um novo modo interativo de "intermarketing".

 

mídias tradicionais

internet

de mão única

interativa

conteúdo reduzido

multifacetado e ilimitado

inflexível

personalizada

transmitida ao publico em geral

mediante solicitação

o controle está com o emissor

o controle está com o receptor

PROPAGANDA

INFORMAÇÃO

 

Tentativas de difusão deste tipo de propaganda na Internet têm grandes chances de encontrar uma reação tão negativa que todas as esperanças de se obterem lucros são tragadas pelas "chamas" das críticas, vindas de todos os lados.

 

Contudo a Internet é densamente povoada por grupos e indivíduos que têm aversão a usar a rede para fazer propaganda indesejável, principalmente sobre assuntos não relacionados ao enfoque de suas discussões. Para a maioria dos grupos de discussão da rede, as mensagens comerciais não são bem-vindas.

 

[ Na verdade o que não é bem-vindo são as mensagens que não estão inseridas no objeto temático da lista de discussão. Com toda a certeza, vira' a ser bem-vinda uma noticia sobre uma nova versão de um modem numa lista que só trata de hardware para conexão via Internet.]

 

Bibliotecárias podem estar tão interessadas em produtos de beleza como qualquer outro consumidor em potencial, mas elas não querem nem ouvir falar disso em um grupo de discussão dedicado ao intercâmbio de informações sobre fontes bibliográficas eletrônicas.

 

"Não só a autopromoção espalhafatosa é altamente desestimulada, como também a opção por materiais que lembrem propaganda. No entanto, a maioria dos grupos aceita uma atividade comercial mínima, se esta for vantajosa para alguns segmentos do grupo de noticias."

 

"A atividade comercial não é mais um crime, mas o desperdício de recursos da rede, sim. Além disso, a maioria dos grupos considera as propagandas como corpos estranhos, e não como informações."

 

[ O que isto tudo significa é que em lugar de inserir propaganda nos NEWSGROUPS, você tem que inserir informação, ou melhor, um endereço de onde encontrar uma informação relevante e lá você poderá inserir propaganda. Ou seja, o futuro do comercio eletrônico está baseado no binômio informação-propaganda, sendo que a informação deve vir primeiro e a custo zero.]

 

[ Se você quer cometer um grande desastre de marketing, envie mensagem publicitária para listas de discussão. Não há nada mais eficiente. Contra você. ]

 

A propaganda, semelhante à difundida pela mídia tradicional, não é adequada à Internet, porque despeja uma mensagem unidirecional sobre um público afeito à interação.

 

[ Com ou sem Internet, as pessoas continuarão a querer se identificar com entidades que representam seus ideais de vida, de comportamento, de sucesso e tudo o mais.]

 

Veja esta matriz de Informação/Interação

 

 

 

con

alto

"infomerciais" ou telemarketing

materiais impressos,

distribuição eletrônica de informação

visitas pessoais de venda

teúdo

baixo

mídia tradicional

vendas por telefone e pedidos via multimidia interativa

infor

 

baixo

alto

mativo

 

interação com clientes

 

 

[O custo de divulgação subiu terrivelmente. Mas quem está pagando a conta é o usuário-consumidor de internet.

 

MARKETING INDIVIDUAL E COLETIVO

"O marketing é tarefa de todos, não só dos que possuem placas em suas funções de marketing penduradas nas portas de seus escritórios. O marketing é uma orientação, não uma organização." Allan Magrath em The 6 Imperatives of Marketing.

 

Pensar na comunicação com milhões de usuários da Internet como um grupo homogêneo é algo massacrante, além de não fazer o menor sentido. De fato, há poucas coisas em comum de que a maioria dos milhares de usuários das redes que constituem a Internet podem compartilhar, a não ser os protocolos de comunicação que os interligam.

 

David J. Curry em The New Marketing Research Systems: "A tendência mais importante da década de 90 é o que se chama de "micromarketing". Já que os consumidores exigem produtos voltados aos gostos individuais, as empresas têm de personalizar ofertas adequadas aos perfis de segmentos de mercado cada vez menores - até chegar ao consumidor individual.

 

Apesar de suas enormes dimensões, a Internet já se encontra segmentada de forma bastante ordenada, em micromercados, e seus subgrupos aparecem devidamente denominados de acordo com os interesse específicos que vão desde radioamadorismo e jardinagem até viagens, passando por todos os produtos tecnológicos imagináveis.

 

As etapas delineadas a seguir destinam-se à distribuição de informações eletrônicas através da Internet, mas podem aplicar-se a qualquer ambiente de rede.

1.   Identifique o publico. Seja qual for o produto é provável que haja um grupo importante para ele em algum lugar da Internet.

2.   Negocie a participação da empresa como um todo. Quanto mais pessoas na empresa estiverem conectadas e fizerem parte do fornecimento de informações ou da resposta aos clientes, melhor.

3.   Veicule informações essenciais. Mais que qualquer coisa, a qualidade da informação determina o sucesso de longo prazo do intermarketing.

4.   Abra canais de comunicação. A resposta dos clientes através da rede em relação a novos produtos, serviços prestados pela empresa e orientação futura deve ser facilitada.

5.   Responda aos clientes. A solicitação de feedback implica o compromisso de resposta de forma adequada. (...) A realização de discussões internas na empresa sobre feedback negativo pode motivar os departamentos a trabalharem em conjunto em busca de soluções inovadoras aos problemas.

6.   Monitore os resultados.

 

"As pessoas irão se sentir felizes ao encontrar informações úteis sobre produtos e mais detalhes sobre as empresas que os vendem".

 

"Num catálogo  impresso toda vez que o produto muda, as descrições ficam desatualizadas. O mesmo grau de detalhamento pode ser tranqüilamente inserido em um Gopher e atualizado em tempo real, logo que se realizam as mudanças. Alem disso, na Internet os clientes vêm até você."

 

"Se uma empresa apresentar-se de maneira apropriada e demonstrar ser uma boa cidadã da comunidade global da Internet, os clientes irão sentir-se atraídos e apreciarão os seus produtos. "

 

O USO DA INTERNET NA PRÁTICA.

DIGITAL

 

"Os clientes estão nos dizendo que agora ficou mais fácil alcançá-los através da Internet - e é justamente nela que procuram por mais informações e serviços. Se os clientes vão para a Internet, cabe à Digital fazer negócio da forma que os clientes desejam." (Russ Jones).

 

A Digital tem usado a Internet para distribuir seus lançamentos editoriais e anúncios de produtos a editores, consultores e analistas desde o inicio da década de 80. Esses anúncios são também enviados ao grupo biz.dec da USENET, juntamente com novos serviços, dados sobre seminários e promoções de vendas, atividades dos parceiros do DEC e outras informações.

 

O que a Digital espera ganhar com o uso intensivo da Internet é algo mais duradouro que uma vantagem técnica de curto prazo; a empresa visa obter produtos novos e melhores com base na melhoria das comunicações e capacidade de resposta aos clientes.

 

Empresas de qualquer porte podem desenvolver uma estratégia eficaz para o intermarketing. Na verdade, o acesso à Internet dá à empresa, por menor que seja, a chance de utilizar recursos de informação que há algum tempo eram privilegio do mundo da alta tecnologia. A comunicação e a interação com os clientes na rede dependem mais de criatividade, flexibilidade e capacidade de resposta do que de poder de fogo corporativo. Marcar presença na Internet pode representar uma oportunidade de grande avanço para uma empresa de pequeno porte, pois a coloca em contato com um mercado que, de outra forma, estaria fora de alcance.

 

CAPÍTULO 5 - TRANSFORMANDO A PESQUISA E O DESENVOLVIMENTO

 

"Tudo isso se resume em uma atividade crucial: colaboração. Nós não a inventamos - mas a tornamos instantânea." Jim Fitchett, diretor do Departamento de Informações da Faculdade de Medicina de Harvard.

 

Hoje a ciência é um empreendimento cooperativo com base no trabalho em equipe e na reunião de enormes quantidades de dados.

 

"Quase toda a nossa interação no projeto DVE é feita através da Internet. Há uma reunião semanal mas todo trabalho importante é feito por correio eletrônico."

 

O estabelecimento de equipes virtuais de desenvolvimento na Internet pode substituir viagens caras, relocação e tradução de dados de um sistema a outro.

 

Um número cada vez maior de empresas vem concluindo que a Internet oferece o melhor ambiente para projetos conjuntos de desenvolvimento.

 

EM BUSCA DA DESCOBERTA CIENTÍFICA

 

A criação de imagens tridimensionais precisas, mesmo para uma parte do corpo, exige uma enorme quantidade de dados e computação. Mas, com a capacidade de trocar e comparar dados através da rede, os cientistas podem concentrar-se em um determinado problema e compartilhar suas descobertas com o todo, transformando completamente a situação do diagnóstico. A Internet também amplia a disponibilidade desses benefícios, permitindo, assim, que hospitais e clinicas menores transmitam imagens de casos difíceis para os hospitais de pesquisa, solicitando uma consulta e um diagnostico em tempo real.

 

"Há toda uma nova geração que se sente tão à vontade na comunicação via teclado quanto pessoalmente. As redes tornaram-se o método de comunicação preferido para troca de informações cientificas e realização de projetos conjuntos."

 

"As empresas de hoje somente sobreviverão ao ano 2000 se conseguirem otimizar sua troca de informações e forem capazes de proteger o mais valioso de seus bens: as informações dentro de seus computadores." Randy Buchholz, gerente de operações da Motorola.

 

A Intel, com uma despesa de 779 milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento, em 92, e mais de 5 mil funcionários dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento em todo o mundo, está envolvida em grande número de projetos conjuntos de desenvolvimento para garantir sua posição competitiva para os próximos anos. O suporte para esta colaboração com a pesquisa em parte vem de suas conexões com a  Internet.

 

EQUIPES PRODUTIVAS DE DESENVOLVIMENTO

 

Exatamente na época da primeira instalação da Internet, a Mentor Graphics havia planejado mandar engenheiros da Inglaterra para os EUA com o objetivo de trabalharem em uma equipe conjunta de desenvolvimento. Ao invés disso, a empresa decidiu testar se esse trabalho poderia ser executado pela rede. O são resultados foram tão positivos que o desenvolvimento com base em rede tornou-se a norma para a maioria dos projetos.

 

"Internet - EDI dos pobres, pode não ter tudo, mas está funcionando e muito bem." Mark Silbernagle da Mentor.

 

"Ninguém consegue fazer negócios competitivos em tempo hábil sem o acesso à Internet;  é que leva muito tempo lidar com a comunicação de qualquer outro modo. Caso outras empresas proponham a troca de dados em fita, estamos cada vez mais propensos a dizer não e procurar alguém que já esteja na Internet." idem

 

"A Internet ainda é um tipo de lugar mágico e misterioso que nem todos entendem por completo.

(...) Nossa tendência é usar o que for conhecido e esquecer o resto.".

 

BIBLIOTECAS DE GRANDE ALCANCE.

"A Internet  está mudando nosso trabalho de forma radical. Os bibliotecários acabarão se transformando em professores, bem como em especialistas de informação." Marian Brener, bibliotecária. (...) Os bibliotecários devem ajudar suas organizações a usa-la e a compreender como essa utilização se articula com outros recursos.

 

Fica bastante difícil para as pessoas identificarem exatamente o que estão acessando na Internet e avaliarem sua validade e atualidade. Essa habilidade será cada vez mais importante à medida que mais empresas se envolverem na distribuição ou postagem de informações que possam refletir seus próprios interesses e pontos de vista;  haverá necessidade vital de se distinguir entre autopromoção e pesquisa independente.

 

Michel Bauwens em artigo na Business Information sobre o papel do bibliotecário:

"Livros e bancos de dados já não bastam para uma boa execução do nosso trabalho. Pode-se dizer que os novos bibliotecários corporativos estão no meio de um circulo concêntrico do espaço cibernético (isto é, o espaço ou oceano das informações eletrônicas), que consiste não apenas de bancos de dados externos, mas também de correio eletrônico, boletins informativos e sistemas computacionais de conferencias."

 

CAPÍTULO 6 - A CONEXÃO COM O CLIENTE

 

"E sempre bom lembrar: nunca perca o contato com o cliente." Stratford Sherman

 

"A força motriz do crescimento econômico mundial deslocou-se do volume de produção para a melhoria de valor com base no cliente. Como resultado, o principal fator para o sucesso de muitas firmas é maximizar o valor para o cliente. Ao invés do preço, a qualidade tornou-se a característica mais importante da percepção de valor pelo cliente" Carothers e Adams.

 

A Kraft mantém um banco de dados integrado que reúne as vendas de lojas individuais, os perfis de preferencias do consumidor e informações demográficas de todo o pais. As equipes de marketing da empresa podem usar esses dados para projetar programas de promoção personalizados ajustados para lojas e grupos populacionais específicos.

 

Hoje tantos as empresas grandes como pequenas estão descobrindo que seus clientes querem e esperam comunicar-se com elas via Internet.

 

"As instituições que compram da Yankee requerem mais informações on-line sobre nossos estoque e a situação de seus pedidos. (...) Com toda certeza, a Internet causará impacto no formato de nossos negócios durante os próximos anos." Amy Miller, diretora de informações da Yankee.

 "O uso da Internet, quando é o meio "natural" dos clientes, é uma necessidade para as empresas acompanharem a evolução dos mesmos. Não conseguir trabalhar com o cliente usando seu meio preferido é o mesmo que abandonar o mercado. A Internet evita processos formais (que podem ser demorados) e propicia a interação direta entre o usuário e o desenvolvedor. Cria laços mais profundos entre o cliente e a empresa, aumentando a satisfação e a fidelidade do cliente.

 

CRIANDO O CONTATO CONTÍNUO COM O CLIENTE

 

Marketing

O primeiro contato pode acontecer bem antes da realização de uma venda, quando prováveis clientes estão procurando informações sobre algum produto ou serviço  [quem primeiro fornecer esta informação terá a prioridade na hora da decisão]

 

As perguntas mais comuns nessa etapa são: Como funciona? Quem mais está usando? Quanto custa? (...) Com instalações adicionais do Gopher de alta performance, como o Sunsite da Sun Microsystems na Universidade de Carolina do Norte, a Electronic Newsstand e outras, o número de empresas que marca presença na rede está aumentando em ritmo acelerado.

 

Vendas

Muitas das empresas que já começaram a oferecer vendas pela rede perceberam que essa opção recebe respostas positivas dos clientes, desde que se sintam no controle do processo.

 

Em seu primeiro mês de operação, o MarketBase anunciou cerca de quinhentos produtos e serviços em mais de cento e cinqüenta categorias e recebeu mais de cinco mil perguntas. O CIX, Commercial Internet Exchange (Intercâmbio Comercial da Internet), também comunicou planos para o oferecimento de uma listagem de produtos para o comercio. Muito mais serviços do gênero devem surgir no próximo ano.

 

Suporte

O terceiro, e talvez mais importante, aspecto do contato contínuo com o cliente é a qualidade do suporte e serviço após a realização da venda. Varias empresas aperfeiçoaram seus programas de suporte ao cliente através do uso intenso da Internet. Os mecanismos de suporte, inclusive ajuda on-line, os grupos de noticias e boletins informativos também fornecem um feedback valioso sobre a satisfação do cliente.

 

NECESSIDADE DO CLIENTE

 

RECURSOS DA Internet

materiais da empresa

 

servidor Gopher

anúncios de novos produtos

MARKETING

grupos de noticias

informações especificas

 

correio eletrônico direto

 

 

 

descrições de produto

 

plataformas comerciais

opções de pedido

VENDAS

aumento de privacidade

remessa de dinheiro on-line

 

catálogos eletrônicos

 

 

 

resolução de problemas individuais

 

ajuda e SAC

mudanças e atualizações

SUPORTE

reparos e atualizações

suporte geral do produto

 

grupos de discussão de usuários

 

 

 

 

ADMINISTRAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

FINANÇAS

 

 

 

 

 

 

 

 

PRODUÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O MERCADO ELETRÔNICO REVISITADO

Essas práticas de uso que restringem o trafego comercial ainda estão em vigor, mas apenas para uma porcentagem cada vez menor da Internet que é subsidiada pela Fundação Nacional da Ciência.

 

A falta de uma infra-estrutura padronizada e segura para dar suporte a transações financeiras, recebendo pedidos e entregando produtos através da rede, representa uma restrição bastante seria ao uso empresarial da Internet para vendas. Muitas das questões básicas ainda aguardam solução, incluindo a segurança, a autenticação de pedidos, a necessidade de proteger informações confidenciais, como números de cartões de credito, e a incerteza sobre o número de clientes interessados no uso da rede para compras, salvo as redes especificamente comerciais, como a América On-line.

 

A Força-Tarefa de Engenharia da Internet desenvolveu um padrão Internet para o Privacy Enhanced  Mail (um correio eletrônico com maior garantia de privacidade).

 

Digital Equipment Corporation

 

Os clientes interessados em obter informações de preço e prazo de entrega de determinado equipamento ou configuração pré-selecionada podem acessar um "modelo de cotações" que processa automaticamente as informações sobre a empresa do cliente, volume do pedido e quaisquer descontos especiais, para que possa oferecer uma cotação de preços especifica, válida por 60 dias. Quando estão prontos para fazer um pedido, cada cliente recebe um número de identificação especial que lhes autoriza acesso ao serviço eletrônico de pedidos da Digital. Os clientes autorizados podem solicitar uma ordem de saque, com base em cotação anterior, e simplesmente confirmá-la ou ir direto ao menu de pedidos. Quando fazem os pedidos, os clientes recebem confirmação on-line e data de entrega prevista. Todas as etapas da transação do pedido podem ser realizadas no terminal do cliente, respondendo-se perguntas on-line ou pessoalmente, dependendo do tamanho e da complexidade do pedido.

 

A empresa irá rastrear todas as informações sobre quem se utiliza do pedido eletrônico e que tipos de sistemas são solicitados, de modo a aperfeiçoar esse recurso para atender as necessidades dos principais usuários. Mark Onderko afirma: "Este projeto não é bom apenas para a Digital, ele vai ser ótimo para os clientes. "

 

McAffee Associates

Bill McKiernan, presidente e diretor operacional da McAffee:

"Não faz sentido pegar um produto como o software, que se inicia em formato eletrônico, carregá-lo em um disco, colocá-lo em uma embalagem de plástico e papelão, aumentar seu peso com documentação impressa sobre ele e, então, despachá-lo para o cliente. Imagine todas as despesas, desperdício e demora desse processo, comparados com a possibilidade de os clientes carregarem o software juntamente com sua documentação em seus próprios computadores. A entrega é instantânea; o software pode ser colocado em funcionamento conforme necessário."

 

Devido à sua distribuição eletrônica, os aperfeiçoamentos e alterações do software podem ser passados aos clientes com uma freqüência bem maior. Os novos lançamentos são incluídos na taxa de licença bianual, e o ciclo comum é editar um novo lançamento com recursos aperfeiçoados a cada seis a oito semanas - programa que acarretaria custos proibitivos tanto para o fornecedor quando para o cliente, se fossem empregados os métodos tradicionais de distribuição.

 

 

McKierman: "A Internet fornece marketing e distribuição global do nosso produto. Podemos atingir clientes na Europa e Ásia com a mesma facilidade que chegamos às empresas nos EUA. Com a Internet, dispomos de um canal eletrônico para atingir, literalmente,, milhares de usuários em minutos, com incrível economia de custos. (...) É o modelo de negócios do futuro. Quando se oferece um produto de alta qualidade com suporte excelente, as empresas pagam por ele."

 

UnCover, Inc.

 

Rebecca Lenzini, presidente da CARL System, Inc, em Denver, Colorado: "Acharam loucura, na época, colocar todas essas informações em um banco de dados que existia apenas na rede, sem nenhum equivalente impresso, nem mesmo em formato de CD. Desde o começo, o UnCover era um produto destinado a clientes conectados à rede. Algumas pessoas simplesmente não conseguiam acreditar que se tratava de um mercado real. Achavam que o UnCover nunca conseguiria arcar com seus próprios custos.

 

"No terceiro trimestre de 1988, ficou claro que a Internet ia se transformar no veiculo principal para se atingir um grande número de organizações e indivíduos, portanto, começamos a nos preocupar com a maneira de colocar o UnCover na Internet e de comercializar seu acesso."

 

No segundo trimestre de 1990, houve uma grande explosão de crescimento quando o UnCover acrescentou um serviço de entrega de documentos ligado aso artigos do banco de dados de índices. O pagamento direto pelos artigos das revistas on-line possibilitaria a expansão da carteira de clientes do UnCover, que se constituía, principalmente, de instituições e corporações  educacionais com contas-depósito, para uma base ampla de pesquisadores independentes, profissionais, consultores e executivos. Essas pessoas é que faziam o número de conexões indivíduos com a Internet crescer pelo todo, e a CARL procurava um modo adequado de torná-las clientes do UnCover. O método mais direto parecia ser aceitar transações com cartão de credito através da Internet, permitindo que as pessoas localizassem, fizessem pedido e pagassem os artigos de revistas em uma única transação.

 

A UnCover Company também utiliza a Internet para fornecer atualizações regulares sobre novos serviços e aperfeiçoamentos de softwares e também para orientar os clientes no uso do sistema. Usuários podem rastrear o andamento dos pedidos, verificar o saldo de suas contas e obter uma listagem de pedidos anteriores através de suas conexões com a Internet.

 

"Por estarmos na Internet, temos conseguido trabalhos do país inteiro. Dependemos tanto do acesso à rede, que é difícil determinar onde a Internet termina e a empresa começa. "

 

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Em um tempo em que uma mensagem, postada para um grupo de discussão popular da Internet é capaz de alcançar um publico maior que muitas revistas impressas, talvez seja hora de redefinir o significado de "editoração" em um ambiente em rede. Após anos de opiniões reservadas sobre a viabilidade da rede como canal de distribuição, certos da fidelidade do consumidor ao material impresso em detrimento de computadores, editores tradicionais estão embarcando em uma nova tendência de comercializar produtos on-line.

 

A Internet influenciou no próprio processo de obtenção de noticias. Jayme Levin, redatora da Internet Letter, observa que "a Internet aumentou minha capacidade de obter noticias. On-line posso me comunicar com qualquer pessoa do mundo, a qualquer hora do dia, e receber as informações por correio eletrônico em um piscar de olhos. Também não sinto o preconceito que sofria como membro da imprensa tradicional. Nesse mundo da cibernética, sem o correio eletrônico você não é ninguém."

 

O próximo passo lógico é desistir completamente da versão impressa e editar exclusivamente on-line. Para muitas áreas de disciplinas, essa parece ser uma previsão realista.

 

Fora da comunidade acadêmica, há vários projetos-piloto em andamento com o objetivo de enviar títulos populares através da Internet. Contudo, ainda não se tem certeza se os clientes estão preparados para substituir as estantes já familiares de bibliotecas ou das livrarias locais pelo acesso eletrônico.  (...) Autores e editores estão preocupados com a facilidade de reprodução não autorizada através da rede, não apenas de algumas páginas, mas de volumes inteiros em poucos segundos. Estudiosos se preocupam com a facilidade de alteração de referencias eletrônicas, o que torna difícil estabelecer a fonte original de um artigo. Bibliotecários questionam se e como documentos eletrônicos serão preservados para as gerações futuras.

 

"Quer os editores tradicionais estejam preparados, quer não, livros e revistas eletrônicas logo serão um recurso generalizado na Internet." Rob Raish, presidente  da The Internet Company.

 

APÓS A VENDA - MELHORIA DO SUPORTE AO CLIENTE

A Wingra Technology, com trinta funcionários sediados em Minnesota, presta serviços a uma carteira de clientes de mais de seiscentas organizações em trinta e três países. Quase todas as suas interações - com clientes, parceiros de desenvolvimento e distribuidores - ocorrem via rede.

 

"Através da telnet posso ter acesso direto ao computador central do cliente e examinar a instalação. Às vezes, isso já me permite localizar o problema, quase no mesmo instante, e explicar o modo de solucioná-lo. Pra mim evita muitas viagens; para o cliente, muita demora. Na verdade, não há como se conseguir isso sem a Internet." Jim Carlson, engenheiro de software da Xylogics

 

"Os grupos de noticias podem ser muito úteis em um contexto de desenvolvimento. Muitos usuários pedem ajuda para um problema específico, e isso nos dá idéias para o aperfeiçoamento de nossos produtos. Também podemos descobrir o que outros distribuidores estão oferecendo, e se clientes estão tendo problemas com certos tipos de equipamentos que se conectam a uma configuração especifica da rede. Quando muitos clientes reclamam de equipamentos ou softwares de um distribuidor, estão nos mostrando um caminho para identificar o problema com mais rapidez." Especialista de suporte ao cliente da Xylogics.

 

"Nunca se encontra uma avaliação impressa que critique distribuidores do modo que alguns usuários fazem na rede. Talvez as pessoas estejam menos preocupadas com a questão da responsabilidade ou coisa parecida, mas se algum produto for um verdadeiro fracasso, surgirão comentários nos grupos de noticias. " Reid Simpson da Xylogics.

 

 

CAPÍTULO 7 - O ÍMPETO EMPREENDEDOR

 

"Até hoje, ninguém descobriu como ganhar muito dinheiro na Internet, mas este dia está muito próximo." Thomas G. Donlan, Barron's

 

Misture os seguintes ingredientes:

·       a criação de um "superconector" eletrônico com avanços tecnológicos contínuos em termos de rapidez, quantidade e tipos de trafego que podem navegar, via eletrônica, virtualmente de um canto a outro do planeta,

·       uma taxa de crescimento anual de 100% em volume de tráfego e número de conexões a esse superconector eletrônico chamado Internet, e

·       diversos pontos de acesso de baixo custo para indivíduos e empresas de pequeno porte para oferecer bens e serviços com base no superconector.

 

O que você obtém? Um terreno preparado de forma ideal para uma explosão de inovações e de atividades empreendedoras.

 

Sondando a História em busca de pontos de referencia, comparamos o advento da "supercomunicação" na era da informação à invenção da imprensa, ou à primeira revolução industrial, ou mesmo ao impacto dos aviões ou das rodovias interestaduais sobre a vida no século XX. (...)A revolução industrial precisou de meio século para se desenvolver. Atravessaram-se décadas até que a rodovia e o avião superaram a ferrovia como os meios de transporte preferidos de pessoas e mercadorias. Mas as redes eletrônicas de alta velocidade já  comprimiram o ciclo da invenção à inovação e parecem a postos para passar para a fase de difusão.

 

Se Schumpeter e outros economistas estiverem certos, essa combinação desencadeará a "destruição criativa" dos negócios tradicionais e dará origem às empresas do futuro.

 

Senso de humor é altamente recomendável . O ritmo de mudança na Internet é algo muito divertido, mas pode ser um lugar enlouquecedor para se ganhar a vida.

 

BREWSTER KAHLE E A WAIS, INC.

 

WAIS (WIDE ÁREA INFORMATION SERVER)

 

O software WAIS foi projeto para que um usuário pudesse selecionar um banco de dados em qualquer parte do mundo e formular uma pergunta em linguagem corrente, como "encontre informações sobre o mercado comum e as taxas de juros na Alemanha."

 

A Sun Microsystems utiliza o WAIS para difundir informações aos usuários. Os serviços da empresa manipulam mais de 7.000 operações de busca por dia.

 

A T.R.A.D.E., Inc., dispõe de todos os manifestos de importação de todas as embarcações que chegam aos EUA antes de atracarem no porto. Utilizando o WAIS para a elaboração de pacotes de diversos tipos com estas informações para mercados diferentes, a empresa criou uma geração inteiramente nova de produtos de informação.

 

Com assiduidade, o WAIS é interligado a um Gopher que permite aos usuários fazer uma procura rápida através de diversas seções da Internet para localizar recursos e concentrar-se em um determinado assunto ou documento. As pessoas utilizam o Gopher para chegar aos bancos de dados capacitados pelo WAIS, pois a estrutura hierárquica de informações funciona somente para informações em pequena quantidade. Neste tipo de configuração, o Gopher funcionaria como um índice geral, enquanto que o WAIS seria o índice remissivo detalhado, capaz de procurar entre vários documentos e recuperar os que representam a combinação mais apropriada. Kahel considera esta combinação, aliada ao correio eletrônico, o "trio mágico" que coloca os recursos da Internet à disposição de todos os tipos de usuários.

 

A visão de Kahle sobre o futuro engloba um número cada vez maior de pessoas recorrendo a seus computadores para responder perguntas; onde atualmente se usam papeis e telefone, ele acredita que, em breve, os funcionários utilizarão equipamentos de rede para encontrar respostas. Essa transformação do comportamento de procura por informações provocará uma mudança tremenda na natureza do trabalho e do lazer.

 

"Agora, todos conseguem vislumbrar esta situação por volta do final da década:  a editoração em rede será a forma mais convencional de se fazer negócios. " Kahl

 

Com o WAIS, também é possível monitorar quem está procurando o quê; o sistema á capaz de monitorar o uso simultâneo de determinados dados onde a licença se baseia em uma formula de acordo com o número de usuários.

 

O WAIS viabilizou a criação de um sistema de currículos on-line, ofereceu um equipamento de uso suficientemente simples e acrescentou a vantagem de mostrar os currículos recuperados na ordem daqueles que mais se aproximam dos temos de busca específicos.

 

CARL MALAMUD E A Internet TALK RADIO

A Internet Talk Radio é uma visão nascida das qualificações técnicas e da decepção com a cobertura impressa convencional das questões relacionadas a informações. (...) "Sempre senti que havia a necessidade de uma revista sobre as características específicas das ferramentas de rede e a analise de novos desenvolvimentos, mas lançar uma revista é muito caro. Os custos de impressão e remessa são altos, é difícil conseguir crescer com desenvoltura, e um produto impresso não combina muito com a tecnologia de rede."

 

Malamud imaginou que o som poderia ser colocado como fundo, enquanto os ouvintes se dedicavam ao seu trabalho (afinal, não é preciso devotar atenção total a centenas de mensagens do correio eletrônico) , ou armazenado e ouvido sempre que se desejasse. Pensando com mais cuidado, uma estação de radio na Internet parecia ser uma idéia tão boa que por volta de novembro de 92, Malamud resolveu colocá-la em prática.

 

Após pensar a respeito do potencial de marketing do projeto, decidiu que seguir o caminho de uma empresa sem fins lucrativos resultaria em uma melhor oportunidade de envolvimento com um número maior de pessoas, já desde o início. Isso permitira a Malamud formar uma massa critica de ouvintes para a Internet Talk Radiok e seguir suas próprios prioridades. (...) A idéia era fazer com que qualquer pessoa com dispositivos de som tivesse condições de lidar com a radio.

 

TERRY BRAINERD CHADWICK E A INFOQUEST

 

[ T-PROBLEMAS, NET-QUESTOES, NET-PERGUNTAS, NET-DUVIDAS,  ]

 

As atividades da InfoQuest dividem-se em três grandes segmentos. O primeiro é o treinamento aos clientes para que utilizem os recursos de informações em rede com maior eficiência.  (...) Ela também faz visitas a empresas para realizar treinamentos personalizados sobre o tudo da Internet para recuperação de informações. O segundo componente da InfoQuest consiste da auditoria de informações para empresas, que abrange uma gama completa de análises sobre as necessidade de informações e sobre como satisfazê-las da forma mais eficiente possível.

 

"O beneficio mais interessante da Internet não são os recursos de informações por si só, mas a oportunidade de estabelecer contatos e solucionar duvidas nos grupos de discussão. Tive um cliente que ouvira dizer que a comida na Hungria perecia no inverno; ele me perguntou se havia mercado para desidratantes de comida. Postei mensagens a servidores de listas da Europa Oriental e, dentro de poucos dias, recebi respostas diretamente da Hungria. Por meio de contatos estabelecidos na rede, o cliente obteve resposta em três semanas de pessoas que tinham interesse em comprar seu produto. "

 

Segundo Chadwick, o que transforma a Internet em um instrumento de grande valor para os negócios pode ser resumido em uma palavra - comunicação. "Você pode alcançar as pessoas em qualquer país e manter-se informado a respeito do que está acontecendo lá. (...) Quando uma empresa precisa descobrir o que está se passando no resto do mundo , a Internet pode enviar essas informações à sua caixa postal eletrônica."

 

[A comunicação direta, pessoa a pessoa]

 

Uma das grandes vantagens do uso da rede para negócios e transações comerciais é que ela fornece uma conexão direta de empresário a empresário, ao invés de comunicação indireta ou com uma terceira pessoa. O diálogo pode ser bem objetivo: Tenho uma produto. Existe alguém em seu pais que possa estar interessado em comprá-lo?

 

"Não importa o quanto a recuperação de informações for simplificada, sempre haverá beneficios em utilizar as dicas, treinamento e assessoria profissional de alguém que se dedica em tempo integral ao conhecimento das técnicas e dos recursos de última  geração. Minha missão é ajudar as pessoas a utilizarem as informações da melhor maneira possível, em especial empresas de pequeno porte que não dispõem das ferramentas ou do conhecimento para aproveitar o máximo do que já se encontra imediatamente à disposição na internet.

 

PHILIP WINTERING E A AMERICAN CYBERCASTING

Para Philip Wintering, diretor-superintendente da American Cybercasting, a Internet tem potencial para criar uma ponte sólida entre o aprendizado em sala de aula e a vida real - ponte esta que acredita ser um valioso investimento para os negócios.

 

A American Cybercasting tem tido condições de mudar e crescer junto com a Internet.

 

"Podemos ajudar a tornar a educação mais dinâmica. Quando estava na escola, muitas pessoas achavam que História e Ciências Políticas eram matérias monótonas porque pareciam não ter relação com a vida real. Por meio da utilização de informações via rede, os professores têm condições de trazer o mundo real para dentro da sala de aula. Isso faz uma enorme diferença quando se tenta mostrar aos alunos a relação entre acontecimentos do passado e eventos atuais.

 

BRAD TEMPLETON E A CLARINET

Os jornais eletrônicos ainda não fazem frente à circulação dos grandes diários impressos, mas Brad Templeton, presidente e editor da Rede de Editoração Eletrônica Clarinet está convencido de que isso é apenas uma questão de tempo.

 

MICHAEL STANGELOVE E A STRANGELOVE PRESS

Há três anos, Michael Strangelove não tinha sequer ouvido falar da Internet. Hoje, é o fundador e proprietário da Strangelove press, uma empresa especializada na edição de publicações e informativos sobre a rede.

 

"por ter me especializado sobre a Internet, recebo convites para escrever com regularidade tanto para publicações acadêmicas como para a mídia de massa. Hoje, a Strangelove Press é bem-sucedida o suficiente para empregar uma equipe de funcionários altamente qualificada. Se minha experiência for semelhante ao que em geral acontece, a Internet logo será vista como a base vital para qualquer negócio de pequeno porte."

 

A Strangelove Press iniciou suas atividades em 1993, com o lançamento do Internet Business Journal, uma publicação mensal destinada a informar a comunidade empresarial internacional sobre o potencial da rede. Após poucos meses de sua primeira edição, a publicação atraiu mais de mil leitores em vinte e quatro países.

 

"É evidente que cedo ou tarde a Internet tornar-se-á um elemento tão onipresente no mundo dos negócios quanto a estrada de asfalto, o telefone e o fax." Strangelove.

 

Strangelove não vê como um paradoxo editar versões impressas de suas publicações paralelamente aos formatos eletrônicos. Considera os próximos anos uma etapa de transição, em que as pessoas ainda irão depender de papel e de versões impressas para grande parte das informações.

 

"Talvez os empreendedores vivam de sonhos, vinho barato e milagres, mas isso não é só um meio de vida. Estou trabalhando em algo que ajudará a criar um novo tipo e futuro."

 

O PRÓXIMO PASSO

Parece não haver duvidas de que algumas das oportunidades de negócio mais atraentes da década surgirão da convergência entre a conectividade, as informações e o entretenimento, representada pelas redes eletrônicas.

 

O serviço eletrônico de noticias, a ferramenta expandida de recuperação de dados e de informações para todos os fins, a difusão da mídia em rede para residências e escritórios - é bem provável que alguma forma destas visões se torne um estilo de vida por volta do final da década de noventa.

 

CAPÍTULO 8 - A REDE EM AÇÃO.

 

"Uma rede é bem-sucedida enquanto seus usuários acreditam que ela seja."

 

(...) o valor da Internet para qualquer negócio depende, em ultima analise, da adequação dos recursos da rede às prioridades da empresa.

 

Mesmo quando não se deseja realizar vendas diretas, a Internet oferece a opção dos catálogos eletrônicos de produtos e também um melhor suporte e comunicação ao cliente.

 

·       acesso ao correio eletrônico global e ao intercâmbio de dados

·       participação em grupos de discussão da USENET

·       acesso a softwares de domínio publico

 

Alem destas três principais aplicações da rede, as empresas consultadas para a composição deste livro começaram a utilizar a Internet para as seguintes funções (em ordem decrescente de popularidade):

·       obtenção de suporte dos fabricantes;

·       participação em desenvolvimento conjuntos;

·       realização de projetos de pessoas cooperativos;

·       fornecimento de suporte ao cliente;

·       marketing;

·       vendas;

·       distribuição de produtos.

 

Uma estratégia de sucesso para a implementação da Internet é a que alia as necessidades imediatas de comunicação de uma empresa às suas metas estratégicas de longo prazo sobre a participação na rede. nenhuma empresa é grande demais, ou pequena demais, para gozar de beneficios de um plano estratégico para a Internet. O processo de planejamento não precisa ser complexo, principalmente para as empresas de pequeno porte.

 

(..) devem-se considerar alguns pontos fundamentais ao se determinar a eficiência com que a rede poderá trabalhar a fim de atender às necessidades da empresa.

1.   Por que a Internet?

·       Há uma necessidade especifica de conexão global?

·       O que se espera, em termos de beneficios, após um ano de utilização da Internet?

·       De que forma a Internet se insere nas prioridades da empresa e nos sistemas de comunicação existentes?

2.   Quem é o responsável?

·       Em que ponto da estrutura organizacional se encaixa o gerenciamento da Internet?

·       Quem fornecerá a coordenação administrativa global, suporte, treinamento e conexões  departamentais ou individuais?

·       Quem avalia a efetividade do uso da Internet e decide sobre expansões ou atualizações da conexão?

3.   Como está funcionando?

·       Existem critérios de seleção de um fornecedor de serviços (seja houver um prestador conectado, de que forma estes critérios estão sendo satisfeitos)?

·       As questões de privacidade e segurança foram abordadas?

·       As estatísticas sobre o uso das diversas aplicações estão sendo coletadas e analisadas regularmente?

·       Existe algum processo de avaliação que determine de que formas a Internet vem atendendo às necessidades da empresa?

 

Os 3 tipos de empresa:

1.   Fortaleza
enfoque na segurança;
definição das aplicações de modo restrito
acesso limitado.

2.   Abertura Total
padrão comum de segurança
aplicações experimentais diversas
esforços redundantes.

3.   Equilíbrio
segurança dando suporte à estratégia
flexibilidade planejada
acesso amplo

 

Os funcionários da Equilíbrio consideram a Internet uma ferramenta de grande valia para o cumprimento de suas tarefas. muitos manifestam entusiasmo pela nova perspectiva que a rede lhes oferece em relação às atividades da empresa e aos contatos que mantém com clientes, parceiros comerciais e colegas em sedes distantes.  (...) A meta de reduzir os custos com viagens e comunicações foi mais do que atingida. Com base nestes resultados, o gerenciamento designou um pequeno grupo para fazer um estudo sobre os custos e os beneficios do uso da Internet em atividades de marketing e suporte ao cliente.

 

Na empresa Fortaleza, a o invés de pergunta quais aplicações são importantes para a empresa como um todo e como implementá-las de modo seguro, concentra-se em construir paredes contra fogo cada vez mais impenetráveis entre a empresa e o mundo exterior. Isso pode resultar em perda de oportunidades e resistência cega a inovações.

 

Na Abertura Total, grande parte da criatividade e dos esforços acabam sendo canalizados para direções que não são particularmente produtivas para a empresa.

 

CINCO REQUISITOS SIMPLES PARA SE CHEGAR LÁ

 

Muitos gerentes consideram a Internet uma aplicação técnica isolada e não, um recurso estratégia importante para a empresa como um todo.

 

Deve-se começar pelo estabelecimento de metas bem definidas, determinando-se então as exigências específicas da rede, escolhendo-se um fornecedor e estabelecendo-se as conexões reais, tratando-se das questões da segurança, normas de uso e treinamento, e fechando-se um circuito completo para o processo, através do controle e avaliação dos resultados em intervalos regulares.

 

Quanto maior a empresa, maior a probabilidade de que pelo menos o suporte e as qualificares básicas já estejam disponíveis na próprio empresa - ainda assim, alguém terá que dedicar um certo tempo para supervisionar e coordenar a Internet. Dado que muitas redes internas não se comunicam muito bem nem mesmo entre si, o estabelecimento de uma conexão ininterrupta à Internet com um grau de segurança adequado para todos os participantes representa um desafio significativo. Não raro, as empresas passam meses no trabalho preliminar de instalação e teste da configuração.

 

Quaisquer serviços de suporte que não estejam à disposição na própria empresa ou via Internet podem ser obtidos de imediato (normalmente por uma taxa) através de prestadores de serviços comerciais conectados à Internet. Entre eles, incluem-se assessoria sobre a configuração inicial de software e hardware para a rede, estabelecimento e registro de nomes de domínio na rede oficial, recomendações gerais sobre segurança, soluções específicas para questões de privacidade e segurança, sessões de treinamento, instalação de hardware  e consultoria contínua.

 

O site "Security handbook" (Manual de Procedimentos de Segurança das Instalações), RFC 1244, é um excelente ponto de partida para a compreensão das exigências e opções de segurança.

 

Para algumas empresas pode ser tão simples quanto um telefonema a um fornecedor de serviços, seguido de um pedido de compra. Para outras, pode custar meses de planejamento, debates sobre as opções, analise dos requisitos de segurança, pedidos de equipamentos e reconfiguração da conectividade interna.

 

Gary Malkin, co-autor das "Perguntas Mais Comuns de Novos Usuários da Internet" (RFC 1325) e de um Glossário para o Usuário (RFC 1392), diz aos novos usuários que solicitam seus conselhos que a leitura da série FYI sobre a Internet e a consulta ao material da InfoSource são os melhores meios de familiarizar-se com as noções básicas sobre a rede. "As pessoas realmente fazem as mesmas perguntas abordadas nestas fontes. Se você ler com bastante atenção no inicio e entrar em contato com a interNIC em função de qualquer interesse mais especifico, terá todas as informações de que precisa para começar."

 

Malkin também recomenda que as pessoas se familiarizem com grupos como a Internet Engineering Task Force (Força-Tarefa de Engenharia da Internet) para iniciar a conexão à Internet com o pé direito.

 

NORMAS DE USO, TREINAMENTO E DOCUMENTAÇÃO

Uma fundamentação sólida  das normas de uso por escrito, do treinamento para a Internet e da documentação pode não ser tão estimulante quanto colocar a Internet em ação, mas tem grande importância para que a rede opere sem complicações.

 

Como poucas empresas dedicam recursos significativos ao treinamento, as que o fazem obtêm um retorno mais rápido e substancial do investimento na Internet, por meio do uso eficiente do sistema em toda a empresa.  (...) Indicações sobre as funções básicas e as fontes de informações são um requisito básico para novos usuários e quanto mais são oferecidas, mais rapidamente a conexão  à rede pode começar a fazer a diferença.

 

OS RESULTADOS

 

A Internet faz uma diferença capaz de ser avaliada em termos de redução de custo e melhoria na performance? As empresas que não fizerem esta pergunta jamais ficarão sabendo.(...)  Ganhos qualitativos na satisfação do cliente ou a efetividade do marketing em rede, por sua vez, podem ser indicados por meio de entrevistas ou levantamentos entre os grupos visados.

 

A principio os defensores da Internet foram tratados com ceticismo; alguns departamentos encaravam a rede global basicamente como uma mordomia para as pessoas "high tech".

 

"A Internet provou, definitivamente, seu valor à empresa. Hoje, confiamos na rede em praticamente todos os departamentos."

 

CONTROLE DA SEGURANÇA

 

Talvez seja este o único ponto em que os grupos extremamente heterogêneos de usuários corporativos da Internet sempre serão unanimes - a segurança é um elemento essencial para qualquer empresa conectada em rede. (...) Um grau adequado de segurança requer simplesmente algum investimento corporativo em termos de tempo e dinheiro, bem como o que Bill Cheswick denomina "o equilíbrio clássico entre segurança e conveniência".

 

[O perigo maior é o funcionário corrupto, ou o funcionário revoltado. ]

 

Enquanto algumas pessoas afirmam que a probabilidade de um intruso na rede eletrônica capturar qualquer dado significativo a partir do enorme volume  de tráfego ali existente, é tão pequena quanto a chance de interceptar um telefonema ou de se fazer um arrombamento seguro, outros argumentam que a codificação de informações relevantes de modo a torná-las acessíveis somente ao destinatário é uma precaução necessária.

 

A fim de decidir qual é o grau de segurança adequado à sua empresa, talvez seja útil comparar as alternativas disponíveis quanto à segurança física de sua matriz ou escritório. As empresas podem garantir a segurança de seus bens simplesmente trancando as portas, instalando um sistema de alarme ou contratando serviços 24 horas de segurança e vigilância.

 

[Analisar o paralelismo com a comparação entre o avião e o automóvel em termos de probabilidade e risco de acidente.]

 

A AT&T E OS LABORATÓRIOS BELL

 

[Idéia da checagem com dados de cadastro aleatórios previamente fornecidos.]

 

Para os pesquisadores dos Laboratórios Bell, uma porta segura possibilita o acesso a dados externos através do uso de uma ficha especial de acesso. De acordo com Cheswick, no entanto, essa ficha não trabalha com uma senha, pois nesse caso, haveria meios de monitorar a interação e ganhar acesso à senha para uso futuro. Em vez disso, fornece aos usuários autorizados um pequeno aparelho de mão, do tamanho de uma calculadora (a ficha de segurança, ou "chapinha", no jargão dos Laboratórios Bell), que tem um algoritmo criptografado e uma chave de acesso armazenada nela. Carrega-se o mesmo algoritmo em um arquivo ou no equipamento da porta principal. Quando os usuários acessam os computadores a partir de um lugar remoto, o equipamento principal mostra um número aleatório de cinco dígitos pedindo uma resposta - o número é inserido na ficha de segurança e esta indica o que responder. Se a resposta estiver correta, pode-se ter acesso às funções normais da rede.

 

Como muitos outros, ele reconhece o valor de uma característica menos atraente, embora ainda vital da rede - a enorme variedade de softwares disponíveis, alguns deles utilizados em seus próprios projetos de desenvolvimento de software.

 

"Ainda não vejo muitas ofertas no mercado que tenham grande alcance e sejam de fácil acesso ao usuário não técnico médio, embora os servidores Mosaic e os recursos de procura rápida de informação Xmosaic pareçam promissores."

 

Apple

Na Apple o correio eletrônico continua sendo a aplicação mais popular, com aproximadamente 120.000 mensagens cruzando as portas da Internet todo mês.

 

De sua perspectiva como encarregado do correio, os dois aspectos que mais precisam de mudanças são os limites restantes quanto às normas de uso ("uma grande pedra no sapato e basicamente impossíveis de serem respeitados"), e a autenticação à prova de falsificações das mensagens de correio eletrônico.

 

"(...) não há meio de controlar os comportamentos individuais."

 

O correio eletrônico, tal como o conhecemos na Internet, não é autenticado de forma nenhuma. Em geral, trabalhamos com base na confiança de que a mensagens na nossa tela vem da pessoa cuja assinatura podemos ver, e de que a mensagens não tenha sofrido alterações em algum ponto do percurso. Isto significa que as transações via Internet não dispõem de suporte legal. No futuro, as empresas terão que usar sistemas que façam com que o correio eletrônico tenha a mesma validade de um documento em papel assinado. O surgimento de uma tecnologia como esta permitirá que o escritório sem papel se torne uma realidade em nossas vidas.

 

TRABALHO EM CONJUNTO

No momento de se considerar uma atualização da rede ou uma nova aplicação, uma empresa pode contar com pessoas em outras organizações sempre dispostas a compartilhar idéias e soluções. A força dessa experiência coletiva é um dos maiores bens da rede

 

CAPÍTULO 9 - PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

 

"Se pudéssemos voltar a este período da história daqui a algumas décadas, quando a revolução da tecnologia da informação tiver atingido seu auge, provavelmente ficaríamos impressionados com o tremendo contraste entre o mundo que ficou para trás e o mundo que criamos." William E. Halal, Technological Forecasting and Social Change (Previsão Tecnológica e Mudança Social)

 

Claro que voltar-se para o passado, como todos sabemos, é mais fácil que visualizar o futuro. Prever o futuro talvez seja a mais precária das atividades intelectuais.

 

A Internet é formada pelas pessoas nos bastidores das estatísticas - os gerentes e os engenheiros, pesquisadores e desenvolvedores que debatem o futuro da rede, e pelos milhões de usuários que se dirigem a ela todos os dias.

 

A Internet oferece conectividade em nível antes não disponível aos negócios, nem à educação, governo ou indivíduos.

 

A PRÓXIMO FASE: A INTERNET IRÁ DURAR PARA SEMPRE?

 

O crescimento será uma constante da Internet: mais redes todos os meses, mais computadores centrais e nomes de domínios registrados; mais indivíduos em conexões de trabalho, escolas ou residências.

 

Para os que se perguntam se o uso comercial transformará a Internet, a resposta é que já transformou.

 

Peter Deutsch da Bunyip Information Systems (famosa pelo Archie) especulou em um grupo de discussão da Internet, que o crescimento dos fornecedores comerciais e aumento do uso não acadêmico da rede levariam ao aperfeiçoamento dos sistema de informação.  (...) Tudo indica que os serviços de informações serão a próximo área de crescimento em vista."

 

A LISTA DOS MAIS PROCURADOS

 

De acordo com o consultor de rede e escritor John Quarterman, pelo menos algumas das preocupações das empresas com a segurança da Internet advêm da falta de familiaridade com os detalhes de operação em rede e na tendência que a imprensa tem de destacar problemas de segurança, porque dão manchetes. Em muitos casos, ele acredita que "as empresas tendem a dedicar mais atenção à segurança na Internet que a outros aspectos de seus sistema de comunicação, que podem ser até mais vulneráveis.

 

As aplicações de multimidia na Internet abrirão as portas para muitos serviços comerciais novos, e projetos de demonstração estão despontando no horizonte com uma freqüência cada vez maior. Já é tecnicamente possível transmitir voz e vídeo pela rede, e essa capacidade foi incorporada em alguns dos produtos citados em capítulos anteriores.

 

Dada a natureza altamente distribuída e, muito freqüentemente, voluntária, da informação em rede, ainda é preciso contar com as habilidades de um profissional da informação, para se distinguir o "trigo" das informações do "joio" dos arquivos ultrapassados.

 

QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS PASSOS?

 

Tanto as empresas de comunicações a cabo quanto a indústria de telecomunicações estão disputando o domínio desse mercado em expansão, e o resultado permanece incerto.

 

A Internet tornou-se motivo geral de debates para a definição do papel da tecnologia em nosso futuro comum. Como a tecnologia se move no sentido de novas combinações de sistema de redes, cabos e telefones, ainda haverá mais opções de conectividade e propriedade para se debater nos próximos anos.

 

À medida que os recursos para transações comerciais se tornam cada vez mais sofisticados e confiáveis, mais e mais empresas estão estabelecendo a ponte entre vantagem competitiva e acesso à Internet.  A estrada eletrônica não esta apenas aberta para negócios;  está relocando, reestruturando e, literalmente, redefinindo os negócios nos Estados Unidos.

 

CÓPIAS ON-LINE DAS RFCs

Podem-se obter as RFCs do DS.INTERNIC.NET dos Serviços de Bancos de Dados e Diretórios InterNIC, via FTP, WAIS e correio eletrônico. Por meio do FTP as RFCs são armazenadas como rfc/rfcnnn.txt ou frc/rfcnnn.ps, onde "nnn" é o número da RFC. Faça o acesso como "anônimo" e forneça seu endereço de correio eletrônico como senha. Por meio do WAIS, você pode utilizar seu cliente WAIS local ou entrar em contato com DS.INTERNIC.NET via telnet e acessar como "wais" (em que uma senha não é necessária) para acessar um WAIS cliente. As informações de ajuda e um tutorial para a utilização do WAIS, encontram-se à disposição on-line. O banco de dados do WAIS a ser procurado é "rfcs".

 

Os Serviços de Banco de Dados e Diretórios também fornecem uma interface de servidor de correio. Basta enviar uma correspondência a mailserv@ds.internic.net e incluir qualquer uma das seguintes informações no texto da mensagem:

·       documento pelo nome rfcnnn - onde nnn é o número da RFC - aversão do texto é enviada

·       file/ftp/rfc/rfcnnn.yyy - onde yyy é txt ou prestação de serviço

·       help - para obter informações sobre como usar o servidor de correio.