ANOTAÇÕES DE

GRANDE IDÉIA

                                  

TÍTULO DO ORIGINAL: WHAT A GREAT IDEA!

AUTOR: CHARLES "CHIC" THOMPSON

EDITORA : SARAIVA - 1992

 

PREFÁCIO: UM GÊNIO CRIATIVO

O Dr. Yoshiro NakaMats é detentor de mais de 2.300 patentes, mais do dobro das 1.903 que detinha Thomas Edison. O concorrente mais próximo tem apenas 400. (....) Ele inventou o disquete flexível de computador e licenciou a tecnologia à IBM. Inventou, ainda, o compact disc, o relógio digital etc. (....) e começou a me fazer perguntas sobre o vestuário norte-americano. Refletindo sobre isso, achei muito significativo que o homem de idéias não estava tanto me contando coisas, mas, antes, me fazendo perguntas. (....) Um dos métodos de ensino no Japão é a memorização.  Ensinamos nossos jovens a memorizar até os 20 anos de idade, pois descobrimos que o cérebro humano necessita de memorização até esse ponto. Então, os jovens podem começar a fazer associação livre, juntando tudo. É assim que os gênios são formados. Se uma criança não aprende efetivamente como memorizar, ela não atinge o seu pleno potencial. (....) a liberdade é o mais importante de tudo. (....) "Eu tenho um jeito especial de prender a respiração debaixo d'água ¾ é quando tenho as minhas melhores idéias." (....) [Descubra os momentos em que sua criatividade se torna mais intensa.] (....) [Thomas Edison dizia que criatividade é 1% de inspiração e 99% de transpiração] O Dr. NakaMats diz que é o contrário em função das técnicas desenvolvidas e do computador.  (....) Um gênio precisa ser uma pessoa eclética, familiarizada com muitas coisas: arte, música, ciência, esportes. Ele não pode se restringir a um único campo de especialização. (....) Ë só quando você tem perfeita liberdade que surgem as melhores idéias". (....) O que você compraria hoje se estivesse disponível?

 

INTRODUÇÃO - A CRIATIVIDADE HOJE - A Disposição Inovadora

"Precisamos tornar o mundo seguro para a criatividade e a intuição, pois são a criatividade e a intuição que tronarão o mundo seguro para nós." (Edgar Mitchell, astronauta da Apollo)

Em 1899, o diretor do Departamento de Patentes dos EUA, disse que "tudo o que pode ser inventado já foi inventado". Ele exigiu que o Departamento fosse desativado e que o transferissem para uma nova posição.

Para estimular a mudança e a criatividade (....) precisamos fazer com que a geração de idéias e a implementação de idéias se tornem hábitos arraigados. Uma postura mental.  Para produzir essa postura propícia às idéias, precisamos entender e honrar os processos criativos rotineiramente empregados pelos inventores, pensadores, escritores, [publicitários], líderes e artistas mais criativos do mundo.

 

PRIMEIRO PASSO - LIBERDADE

A maioria de nós precisa de ajuda para romper as cadeias que colocamos em volta de nossa própria criatividade.

 

Capítulo 1 - Uma colher de chá de bicarbonato - A natureza da Criatividade

REGRA PRÁTICA Nº 1 DA CRIATIVIDADE: A melhor maneira de ter grandes idéias é ter muitas idéias e jogar fora as ruins.

Criatividade é o traço que nos torna humanos.  Criatividade é apenas um outro jeito de descrever inteligência. [E inteligência]] é a capacidade de reunir informações e tomar decisões baseadas nelas. (....) Ser criativo é encontrar uma maneira, um  pensamento, uma expressão, uma manifestação humana que ninguém mais descobriu e trazer possibilidades recém-descobertas à realidade. A maior idéia do mundo é inútil, a não ser que a coloquemos em prática. As pessoas de idéias apenas não são suficientes. [A idéia de sucesso passou] por um processo com 5 fases: Geração, Promoção, Planejamento, Implementação e Avaliação. (....) O Gerador de Idéias prefere correr nu pela neve a implementar os detalhes insignificantes da sua própria idéia. (....) [Uma boa idéia está num futuro que se pode enxergar]. Aquelas que estão anos-luz à frente muitas vezes são ignoradas e com certeza são postergadas. (....) Devido a essa "desvantagem" [ter dislexia], eu também gravitei na direção de representações pictóricas de situações, problemas e soluções de problemas. (....) O Sr. Disney gostava de dizer: "É sempre divertido fazer o impossível". Eu gostava de acrescentar: "Porque aí a concorrência é menor".

REGRA PRÁTICA Nº 2 DA CRIATIVIDADE: Crie idéias que estejam 15 minutos à frente do seu tempo... não anos-luz à frente.

 

Capítulo 1 - Preparar, fogo...apontar!" - A Origem das Idéias

1.   Defina o seu problema (PREPARAR)

2.   Produza tantas idéias quantas puder, tão depressa quanto possa, sem criticá-las(FOGO)

3.   Peneire, sintetize e escolha [APONTAR]

 

REGRA PRÁTICA Nº 3 DA CRIATIVIDADE: Procure sempre uma segunda resposta certa.

Nada é mais perigoso que uma idéia, quando ela é a única que você tem. (Emile Chartier, filósofo)

Momentos propícios a idéias, em ordem inversa:

10. Fazendo um trabalho manual.

9. Ouvindo um sermão na Igreja.

8. Acordando no meio da noite.

7. Fazendo exercícios.

6. Lendo por prazer.

5. Durante uma reunião chata.

4. Adormecendo ou acordando.

3. Indo e vindo do trabalho.

2. Tomando uma chuveirada, ou fazendo a barba.

1. Sentado no banheiro!

[Os meus momentos propícios são:

1.  Lendo sobre assuntos relacionados com o problema.

2.  Caminhando em ritmo acelerado.

3.  Dirigindo entre a casa e o trabalho

4.  Escrevendo em meu computador com um software de textos

5.  Vendo televisão criticamente.

6.  Imaginando que estou expondo o tema para uma platéia]

 

REGRA PRÁTICA Nº 4 DA CRIATIVIDADE: Se de início você não conseguir... Faça uma pausa!

 

Registre suas idéias:

1.  Coloque um bloco de papel ao lado da cama ou na cozinha.

2.  Deixe um lápis de cera no seu chuveiro. Ela sai facilmente com qualquer removedor líquido.

3.  Dirija com um gravador no porta-luvas. [Leve o gravador ao sair para caminhar]

4.  Traga no bolso algumas fichas 7,62 x 12,7 cm, ou um caderninho.

5.  Anote na sua programação de televisão.

6.  Use um recurso mnemônico, fazendo uma associação pictórica com a essência da sua idéia.

7.  Telefone para o seu serviço de recados ou secretária eletrônica e deixe uma mensagem.

8.  Escreva no pulso.

9.  Não esqueça uma caneta ou um lápis. Se você esquecer, seja criativo e use pó no painel do carro, vapor no espelho do banheiro, ou areia na praia.

10.Coloque uma Nota de Idéia na carteira.

Nenhuma sala está completa sem o livro Far Side (Do outro lado) de Gary Larson sobre a mesma mesa em que ficam os seus exemplares do Harvard Business Review.

Numa pesquisa recente, 74% dos executivos de hoje se encontram afundados em métodos ultrapassados e contraproducentes de fazer negócios, atolados nas mais de onze milhões de reuniões de que participam todos os dias nos EUA ¾ mais de 70 milhões em todo o mundo ¾ e asfixiados por mais um relatório que, é provável, deveria estar na lata de lixo. (....) a empresa global de hoje tem de ser capaz de entregar os serviços a qualquer tempo, em qualquer lugar, a qualquer um, não importa o quê. Essa é a satisfação do cliente para os anos 90. (....) A velocidade pode envolver ir mais devagar, olhar em profundidade para a maneira como a sua empresa está fazendo as coisas, e perguntar: "Como podemos fazer isto na metade do tempo?". (....) E como um funcionário pode detectar o trabalho supérfluo?  (....) O que cada um tem de fazer é reconhecer a diferença entre informação e dados. Richard Saul Wurman diz que o mundo do trabalho hoje em dia está vivenciando uma "explosão de dados e não uma explosão de informação. O número total de bytes ou bits de material sendo produzido ou acumulado aumentou. O valor disso, em termos do que realmente está lá que seja de alguma função ou utilidade, não aumentou".

 

REGRA PRÁTICA Nº 5 DA CRIATIVIDADE: Anote as suas idéias antes que você as esqueça!

(....) a prioridade de uma empresa é a inovação.

"Meus empregados gostam do desafio. Eles gostam de vencer nos negócios. É por isso que eles estão aqui" (John Young, da Hewlett-Packard)

"As conversas entre pesquisa, fabricação e vendas, devem ser forçadas. Isso não ocorre naturalmente. O progresso é mais importante que o segredo. Colocamo-nos mais em risco se não conversamos."(Philip L. Smith, presidente da General Foods).

 

CAPÍTULO 3 - FRASES ASSASSINAS - As Inimigas das Idéias

Você sabe que nenhuma idéia serve para nada até que alguém faça alguma coisa com ela ou para ela. Alguém tem de aceitá-la, adotá-la, pô-la em ação. Esse alguém, é claro, é muitas vezes outra pessoa que não você. Implementar grandes idéias requer um esforço de equipe.

O que determina o sucesso ou o fracasso da sua idéia? Duas coisas. A qualidade da idéia e a qualidade da sua promoção.

Os psicólogos dizem que a reação humana a uma nova idéia se desdobra mais ou menos como segue, o que poderíamos chamar de os 5 Estágios da Aceitação de Idéias:

1.  Ela é relevante a esta situação.

2.  É relevante, mas não foi comprovada.

3.  Foi comprovada, mas é perigosa.

4.  É segura, mas não é vendável.

5.  Vai vender, e que grande idéia!

As Frases Assassinas existem desde o início dos tempos. Elas são pronunciadas por videntes, sabichões, pessimistas, contestadores, anunciadores do Apocalipse, líderes, patrões, maridos, mulheres, [pais, filhos, tios, primos, amigos, (inimigos!), sócios, parceiros, intrometidos, conselheiros, consultores, assessores, secretárias], treinadores, professores...[em fim, por todos aqueles que não tiveram a mesma idéia antes de você. Portanto, esteja preparado para enfrentar a humanidade. E não reclame. Os louros e os lucros, serão todos seus.]

(....) Em casa os pais fazem em média 18 afirmações negativas para cada afirmação positiva que pronunciam, em geral para uma criança por natureza inquisidora que está tentando descobrir como funciona alguma coisa. A média é 432 afirmações negativas por dia! "Não mexa. Não brinque com isto. Não fale. Fique quieto". (....) A Frase Assassina, ao esmagar a criatividade, mata a qualidade, a eficiência e todas as melhorias que poderiam levar à economia, aos lucros, ao moral mais elevado e a uma melhor qualidade de vida.

As principais Frases Assassinas:

1.  "Sim, mas..."

2.  Nós já tentamos isso antes.

3.  Não temos recursos.

4.  O chefe não vai aprovar.

5.  Não perca tempo com isso.

6.  Grande idéia mas não é para nós.

7.  Já fizemos e não deu certo.

8.  Não seja ridículo.

9.  Você está é maluco! (*)

10.Isto não é da sua responsabilidade.

11.Eles não você aceitar. (*)

12.As pessoas não estão preparadas. (*)

13.Mudar pra quê? (*)

14.... riso...

15....sem comentários...

16. (silêncio)

17.Vamos deixar isso para uma outra oportunidade. (*)

18.Você não é pago para pensar.

19.O que as pessoas vão dizer?

20.Na teoria, tudo bem. Mas na prática...

21.Mas isso vai dar muito trabalho!

22.O regulamento não permite. (*)

23.Está fora das normas. (*)

24.Você está no mundo da lua. (*)

25.Você é um sonhador irresponsável. (*)

26.Não há tempo.

27.Quem lhe disse que isto era uma boa idéia? (*)

28.Não sei por quê, mas sinto que isto não vai dar certo.

(*) Frases criadas por mim.

Enviar para:

Killer Phrases

c/o Creative Management Group

Queen Charlote Square

226 East High Street, Charlottesville, VA

22901--5177 - USA

 

"A verdade surge do embate de idéias adversas". (John Stuart Mill)

As Frases Assassinas vêm da preferência da empresa por fazer as coisas segundo padrões estabelecidos, usando procedimentos conhecidos e políticas habituais. Vêm da tendência da sociedade em agarrar-se ao conhecido e a temer o desconhecido, o não-testado, o novo.  (....) Cada um de nós ¾ mesmo os otimistas mais extravagantes, os "Chefes de Torcida" deste mundo ¾ tem algum grau de relutância contra as mudanças.  (....) Outros entre nós, os pessimistas mais empedernidos, os "Chefes da Vaia" como os chamo, têm uma superabundância de amor pelas coisas como elas são e um medo pouco saudável das idéias novas e estimulantes. Os Chefes da Vaia sempre procuram o que está errado com uma idéia, não importa quão atrativa possa parecer aos outros.  

 

REGRA PRÁTICA Nº 6 DA CRIATIVIDADE: Se todo mundo diz que você está errado, você está um passo à frente. Se todo mundo ri de você, você está dois passos à frente.

Frases Assassinas de insegurança: Não tenho idade bastante. Não tenho experiência suficiente

Frases Assassinas de desculpa: Eu não tenho espaço suficiente no disquete para terminar aquele capítulo agora, então vou esperar até amanhã. Vou me preparar um pouco mais. Antes, eu preciso ...

Frases Assassinas de procrastinação: Vou terminar isto primeiro e, então, amanhã, poderei começar aquele relatório que queria fazer hoje. Amanhã é melhor. "Apenas faça ou esqueça de vez!".

Frases Assassinas de medo: Eu não quero ofender ninguém. Eles não vão gostar da minha idéia.

Como superar Frases Assassinas Internalizadas? Fazendo afirmações positivas todo o tempo. Pregue uma afirmação como "Eu acredito em mim".  Você descobrirá que as pessoas de sucesso fazem isso o tempo todo. (....) Anote suas frases negativas no lado esquerdo de uma folha de papel e, então, anote na coluna da direita a frase que exprime o oposto. (....) Bem, que outras características você tem que possam superar essa desvantagem que só você pode perceber?

Diluindo as Frases Assassinas Externas

Passo 1 - Identifique as Frases Assassinas típicas à sua volta.

Passo 2 - Determine a sua fonte. Descubra se ela vem de um Chefe da Vaia.

Passo 3 - Verifique se a pessoa não está apenas fazendo uma pergunta. Por exemplo: "Não está no orçamento" pode significar "Quanto custa?" [Tente transformar uma FA em uma pergunta]
Passo 4 - Verifique se a pessoa tem mais poder do que você e então tente pensar sobre a ótica da função dela.

Passo 5 - Se ela tiver menos poder do que você, verifique como a sua idéia pode contribuir para o melhor desempenho dela e o que ela teme.

5 maneiras de superar as FA

1.   Institucionalize o termo FA

2.   Esquema de reação à FA

3.   Bolinha de papel

4.   A penalidade criminal.

5.   Quadro de avisos.

A essência da liberdade criativa é a capacidade de reunir uma porção de idéias; todo o resto do processo criativo flui desse importantíssimo manancial de fertilidade.  (....) A sua idéia pode parecer maluca a todos os outros ¾ esse é o risco que todos nós corremos em nome das grandes idéias, do progresso humano e da satisfação pessoal! (....) O processo da associação livre requer primeiro a desassociação, depois a reassociação, deixando você mesmo se afastar, ou se desligar, daquelas coisas que "nós todos sabemos" para que, talvez, possa encontrar algo em que nenhum de nós jamais pensou. (....) O seu aliado fundamental, que pode mais cedo ou mais tarde superar qualquer conjunto de pressupostos assassinos, é a fé no seu próprio processo criativo. Em você mesmo.

 

SEGUNDO PASSO - EXPRESSÃO

Peça ajuda: faça perguntas.

Você precisa de grandes idéias. Idéias para o sucesso, ou para manter um nível de sucesso. Idéias para criar. Para mudar. Para crescer. Para a excelência. Para se divertir.

 

REGRA PRÁTICA Nº 7 DA CRIATIVIDADE: "A resposta para qualquer problema "preexiste". Precisamos fazer a pergunta certa para revelar a resposta. (Jonals Salk)"

Mapa de Idéias : como criar

Passo 1: Defina o problema

Passo 2: Escreva no centro de uma folha uma síntese da definição do problema (Ex.: Moral baixo)

Passo 3: Dispare. Escreva tantos aspectos do problema quantos puder pensar em volta daquele Gatilho.

Passo 4: Descubra relações entre as palavras e desenhe setas indicando a direção "causa-efeito".

Passo 5: Afaste-se e olhe para todo o mapa. Descubra os conceitos principais (Ex: Causa, sintomas e efeitos). Atribua símbolos geométricos (como num fluxograma) a eles e ponha este símbolo em tudo o que similar. Isto é chamado de agrupamento.

Passo 6: Escreva os principais conceitos no topo da folha e abaixo de cada um liste as palavras relacionadas a ele.

Passo 7: Transcreva o seu mapa como uma estrutura em níveis.

Passo 8: Relacione as soluções sugeridas.

Carta à "Querida Abby". Ela deve definir qual é o problema e incluir tantos exemplos concretos deste quanto possível. Dê 300 minutos para que eles escrevam uma carta publicável. Escrever à "Querida Abby" não apenas ajuda a fazer a pergunta que precisa ser feita como, uma vez escrita a carta, põe você e os seus colegas no papel de Abby.  (....) De acordo com NakaMats, uma das maneiras de facilitar a criação de grandes idéias é permitir que pensamentos sobre o seu problema flutam livremente, antes que você comece as suas pesquisas ou fale sobre o assunto com os outros. (....) Antes de um brainstoming, é bom fazer um mapeamento de idéias. [Na verdade o brainstorming sempre se segue a um mapeamento de idéias.]

1. O primeiro Mapa de Idéias é sempre um Mapa de Consequências, ou seja, de identificação de tudo o mais que é afetado pelo problema central.

2. Faça um Mapa de Idéias assumindo que o problema não existe, ou seja que você está na situação ideal (Quais seriam as causas de um moral elevado?)

3. A seguir, faça uma Mapa de Idéias a partir das causas (da origem), ou seja, o problema "vem de...".

4. Depois faça um Mapa de Idéias a partir de uma metáfora, por exemplo, "moral baixo" é como um "dia chuvoso".

5. Agora, faça o Mapa de Idéias com "Gatilho" Inverso. Ou seja, um mapa com as consequências do moral elevado. Uma situação de entusiasmo.

6. Por último, faça um Mapa de Idéias a partir de uma palavra aleatória. Abra o dicionário numa página qualquer e escolha, a esmo, uma palavra.

Olhe agora para todos os mapas e compare-os para ver o que é comum. Faça um resumo partindo do geral para o específico.

RESUMO DOS MAPAS:

1.  Mapa das consequências do problema

2.  Mapa das consequências da situação inversa

3.  Mapa das causas do problema

4.  Mapa das causas da situação inversa

5.  Mapa da metáfora do problema

6.  [Mapa da metáfora da situação inversa]

7.  Mapa a partir da palavra aleatória

 

"Começamos com o que chamamos de "A Defesa", uma solução segura para o problema, com a qual sabemos que o cliente e o grupo encarregado da conta você concordar. Não é necessariamente pouco criativa, mas é segura. Isso tira um fardo dos nossos ombros. Podemos, então, nos soltar e procurar o grande "aha!", algo que nunca tinha sido feito antes" (Norins, The Young & Rubican traveling creative workshop).

Mapas de Idéias são um excelente veículo para sessões individuais de brainstorming rápidas e não estruturadas, quando você precisa de ajuda com uma variedade de problemas cotidianos.

"As mudanças sempre ocorrem fora do lugar que você procura", explica a diretora Carl Colman. O segredo de inferir tendências de negócios é "ler vorazmente, eliminar opiniões, tentar estabelecer conexões entre eventos e ser fiel à regra do "três ou cinco"". A regra do "três ou cinco" significa aguardar até obter três ou cinco confirmações de algo de que você suspeita, todas de fontes diferentes. Essas fontes podem ser inter-relacionadas em Mapas de Idéias.

Lista de boas palavras geradoras de idéias:


Mais próximo do consumidor

Melhorar comunicação

Ação imediata

Automatizar

Incentivo significativo

Acelerar

Mais Lucros

Maior qualidade

Zero defeito

Reduzir estresse

Reduzir burocracia

Incremento de vendas

Autoconfiança

Menores custos


 

 Há uma explosão de software de computador para ajudá-lo a reformular o seu problema e a reunir palavras por associação livre. A melhor parte dos programas é que eles são capazes de gerar resumos automaticamente a partir do seu Mapeamento de Idéias. O melhor software para Mapeamento de Idéias no momento em que escrevo este livro é chamado de "Inspiration". Usei "Inspiration" para preparar os Mapas de Idéias deste livro; é uma ferramenta excelente que permite a você criar o seu mapa quase de imediato, na medida em que lhe ocorrem os elementos. "Inspiration" criatividade os retângulos, as formas ovais ¾ e até mesmo nuvens ¾ que contêm as suas palavras no momento em que você as escreve, e insere setas conectando os elementos quando você muda de palavra para palavra.

No momento o software de geração de idéias mais poderoso de todos é o IdeaFisher, que não envolve Mapeamento de Idéias. Marsh Fisher, co-fundador da gigantesca imobiliária Century 21 International, aposentou-se em 1977 para jogar golfe e entender melhor o processo do pensamento criativo. Doze anos e US$ 4 milhões depois, IdeaFisher foi lançado. IdeaFisher, um apoio computadorizado para brainstorming e solução de problemas, ajuda a apressar o processo criativo. (....) IdeaFisher consiste em um banco de dados interativo de perguntas, palavras e frases para idéias. As perguntas são organizadas para ajudá-lo a definir, esclarecer, modificar e avaliar as suas necessidades. Você pode até mesmo acrescentar as suas próprias perguntas às três mil já fornecidas. Mais de sessenta mil palavras e frases de idéias estão estruturadas em vinte e oito categorias principais e trezentos e oitenta e sete tópicos. Isso põe mais de setecentas mil associações diretas de idéias na ponta de seus dedos. (....) Os profissionais de marketing, advogados, executivos de propaganda, televisão, além de outros estão usando esse programa. (....) Fisher afirma que criar idéias é "um processo, não um acidente. Você planta, você aduba, você colhe".  (....) Inspiration e IdeaFisher estão entre as "ferramentas de pensar" que Paul Anakar da PCAI Magazine chama de "a próxima revolução da informática".

 

Capítulo 5 - PERGUNTAS BOBAS - Precursoras da Inovação

As perguntas convidam à inovação. (....) Encontre alguém e pergunte: "Se lhe fossem concedidos três desejos neste momento, quais seriam eles? " (....) O administrador astuto não perguntará "Por que este departamento está fracassando?" mas, sim, "Se você fosse eu, o que faria para mudar as coisas por aqui?"

Thomas MacAvoy, ex-presidente e chefe de operações da Corning Glass Works, por exemplo, relata a pergunta mais criativa que jamais ouviu em sua vida profissional. Um dia, quando MacAvoy era um químico sênior num laboratório da Corning, o presidente dessa empresa disse ao chefe de pesquisas: "O vidro quebra. Por que você não faz alguma coisa a respeito?" A diretiva para o laboratório ficou sendo então: "Vamos impedir que o vidro se quebre". O laboratório apresentou vinte e oito maneiras diferentes de evitar que o vidro se quebrasse; dezoito delas funcionaram e cinco deram dinheiro.  (....) O resultado final foi  a hoje famosa linha de aparelhos de jantar inquebráveis. (....) eu perguntei: "Como você poderia realizar o seu trabalho em metade do tempo?" Isso levou todos a procurar novas maneiras para realizar tarefas específicas, e não apenas pisar o acelerador no esforço de fazer mais depressa as mesmas velhas coisas. (....) Concentre-se na visão desejada e formule uma pergunta concreta em volta dela.  (....) "Como podemos fazer um serviço de troca de óleo e lubrificação em dez minutos?  e  não "Como podemos apressar os serviços?" [Idealizar o objetivo e criar o processo que o torna realidade.] (....) "Precisamos examinar as soluções possíveis para este problema" é melhor do que "Temos de encontrar a solução". (....) "Na maior parte das vezes, são as perguntas bobas, elementares, seguidas por uma dúzia de perguntas ainda mais elementares, que resultam em ganhos financeiros." Tom Peters. [Especialistas não são geradores de idéias porque não fazem perguntas ¾ a fonte essencial da inovação. E especialistas não fazem perguntas porque  não precisam, afinal, eles são especialistas.]

"Ser maluca significa que me permito perguntar até mesmo verdadeiras asneiras. E tenho de fazer isso pois é algo que tento encorajar em todos aqui. Quando os executivos vêm para os programas de treinamento, eles muitas vezes relutam em fazer perguntas ou desafiar quem está falando, porque não querem parecer idiotas. Se queremos que eles falem de maneira construtiva, compartilhando suas idéias e não ficando com medo, temos de fazê-los superar tudo isso. Uma das coisas que posso fazer é usar a mim mesma como exemplo. Eles vêem que não estou com medo de parecer ridícula, e isso ajuda a estabelecer o clima certo." (Nancy Badore, executiva da área de treinamento gerencial da Ford ).

As perguntas bobas, em sua maioria, começam assim: "Por quê preciso..."

 

REGRA PRÁTICA Nº 8 DA CRIATIVIDADE: Quando você faz uma pergunta boba, recebe uma resposta esperta.  (Já dizia Aristóteles em ...)

As Seis Perguntas Universais sobre "isto":

1.   O que é isto?

2.   Onde isto acontece?

3.   Quando isto acontece?

4.   Como isto acontece?

5.   Por que isto acontece?

6.   A quem isto acontece?

7.   [Quanto isto acontece?]

Para chegar à raiz do seu problema, sugiro que você pergunte a si mesmo por que isto está acontecendo, e então rebata a sua resposta com por quê?

Por quê você está desempregado?

Porque eu não quero me empregar

Por quê você não quer se empregar?

Porque eu quero ser empregador, ter minha própria empresa.

Por quê você não abre sua empresa?

Porque eu não tenho recurso suficiente.

Por quê ?

Porque eu não tenho um sócio capitalista.

Por quê ?

Porque não sei como encontrá-lo.

Por quê ?

 

Jonas Salk sugere que fazer perguntas é mais produtivo do que tentar encontrar respostas. "Descubra as perguntas certas. Você não inventa as respostas, você as revela" (A world of ideas with Bill Moyers, "The science of hope with Jonas Salk", PROBLEMAS Video, 1990)

Novas idéias levam a novas perguntas... e a mais novas idéias.

 

 

TERCEIRO PASSO - CRIAÇÃO

 

REGRA PRÁTICA Nº 9 DA CRIATIVIDADE: Nunca resolva um problema a partir de sua perspectiva original.

As pessoas muito criativas vêem as coisas de modo diferente; sua perspectiva dos problemas é diferente; sua perspectiva dos problemas é diferente da perspectiva da maioria das outras pessoas. É diferente precisamente porque elas têm o hábito de descriar o mundo na imaginação e reorganizá-lo de novas formas.

 

Capítulo 6 - PROFECIAS QUE SE REALIZAM - Antecipando o Futuro

 

REGRA PRÁTICA Nº 10 DA CRIATIVIDADE:  Visualize o seu problema como resolvido antes de resolvê-lo.

Fixe uma data para a solução ou realização.

Insistir numa visão rígida ou estreita do futuro, como por exemplo um preciso resultado de vendas em cinco anos, ou todas as medidas que podem ser esperadas de seus concorrentes, é provavelmente autoderrotista.

Os executivos da Apple visualizam como será a indústria, o que os clientes estarão exigindo, o que os concorrentes estarão fazendo. Eles identificam uma meta desejável e alcançável para a participação da Apple nessa futura indústria de informática e então voltam para trás, passo a passo, até o presente, o tempo todo acompanhando os passos exatos necessários para atingir a meta. (....) O consultor administrativo David Israel-Rosen sugere uma outra forma de visualizar o futuro para as empresas: conversando com os seus "usuários de ponta". Usuários de ponta são os consumidores que vivem no futuro ¾ e que descobriram usos e modificações do seu produto em que você não havia nem pensado. Descubra o que os seus usuários de ponta estão fazendo e então volte aos usuários médios e pergunte o que eles pensam da sua i para um novo produto.

(....) Pode haver uma ligação direta entre como vemos o futuro e como ele de fato será.

Joe McMoneagle, consultor do Instituto de Pesquisas de Stanford na Califórnia e do Instituto Monroe da Virgínia, vê uma relação direta entre como imaginamos o futuro e como ele será. Ele acredita que "nós, de fato, criamos as nossas realidades literalmente, através das nossas intenções ¾ e que "a única limitação para o que o futuro poderá ser ocorre em nossas próprias mentes (....) o lugar de nascença das limitações". [As principais ¾ talvez as únicas ¾ limitações a se realizar o que quer que seja, estão dentro da sua cabeça.]

 

Capítulo 7 - YIN/YANG - Pensando em Opostos

 

REGRA PRÁTICA Nº 11 DA CRIATIVIDADE: Todo comportamento consiste em opostos (....) Aprenda a ver as coisas de trás para diante, de dentro para fora e de cabeça para baixo. (Lao-tsé, Tao-te-King)

O mundo é um mundo de opostos. É claro, qualquer atributo, conceito ou idéia não tem sentido sem o seu oposto. (....) Não pergunte o que se pode fazer com um telefone, pergunte o que não se pode fazer com ele.  (....) Os Geradores de Idéias usam opostos de uma maneira muito sistemática.

·       Primeiro, tentam tornar afirmações positivas em negativas

[Minha técnica do "Outro lado da moeda"

·       segundo, tentam definir o que uma certa coisa não é.

[[Minha técnica da Não-descrição]

·       terceiro, tentam conceber o que ninguém mais tenta.

[Técnica do "Cabeça dura"

·       quarto, eles usam aquilo que chamo de Bússola do "E se?"

[Técnica do

·       quinto, mudam a direção ou a localização da sua perspectiva

[Técnica do "Reinventar", ou "Esquece tudo e faz de novo", técnica da "Amnésia".

·       sexto, invertem resultados.

[Técnica do "Espírito de Porco"

·       sétimo, transformam derrota em vitória, ou  vitória em derrota.

[técnica da "Alegria na desgraça"]

·       [oitavo, descobrir associações - Técnica dos agregados]

 

Faz pouco tempo o escritório de New Englandd da Agência de Proteção Ambiental dos EUA realizou um brilhante exemplo de inversão de resultados, bem como de fazer o que todo mundo não faz. Eles desenvolveram uma campanha de conscientização pública chamada "Como Destruir a Terra". Suas sugestões incluíam: Deixar as luzes acesas; comprar produtos com excesso de embalagem; não regular o motor...

 

Capítulo 8 - SOBREMESA GRÁTIS - Desfiando Pressupostos

 

REGRA PRÁTICA Nº 12 DA CRIATIVIDADE:  Desafiar um pressuposto pode transformar obstáculos em oportunidades.

Como viajo muito, faço a maior parte das minhas refeições em restaurantes. O resultado é que já me serviram pratos errados uma porção de vezes. Numa dessas ocasiões, tive uma surpresa adicional. Eu explicara ao garçom qual era o problema; ele reagiu da maneira esperada e se desculpou. Contudo, quando trouxe o meu novo prato, trouxe também o cardápio de volta ¾ e me pediu para escolher uma sobremesa grátis. Acabei agradecendo a ele. Agradeci ao garçom pelo seu erro!

Recentemente (....) na General Eletric (....) muitos pressupostos vieram à tona:

1.   O pessoal da fábrica jamais poderia participar de dois dias de curso, portanto reduza para um dia.

2.   O pessoal da fábrica jamais poderia fazer apresentações à administração; eles apenas não têm capacidade de fazer apresentações. Portanto elimine essa parte do curso

3.   O pessoal da fábrica jamais se manifestará se os seus superiores ou capatazes estiverem presentes na sala, portanto só inclua funcionários dos primeiros três níveis de salário.

Ignoramos todos os pressupostos e misturamos funcionários, de múltiplos níveis e funções, interagindo e fazendo apresentações durante dois dias consecutivos. (....) Os comentários finais do diretor de operações aos empregados da fábrica resumiram os poderosos efeitos de desafiar aqueles pressupostos arraigados: "Vocês surpreenderam a administração com as suas grandes apresentações. Sabíamos que vocês tinham as respostas para nos ajudar. Apenas não sabíamos como ouvi-las. Estou muito orgulhoso de vocês".

1.   Defina o seu problema.

2.   Anote todos os pressupostos que você assumiria normalmente perante as diversas facetas daquele problema.

3.   Desafie cada pressuposto, tornando-o negativo ou oposto. Se você assume que os centros são divididos em departamentos, assuma a negativa de que eles não são e analise o que pode acontecer se o pressuposto for falso. Se você assume que clientes incomodados só reclamam, assuma o posto, que eles expressam gratidão; você poderá então ser capaz de imaginar como isso seria possível.

Se os nossos pressupostos fossem sempre verdadeiros, nunca ficaríamos surpresos, e nada de novo jamais seria criado. Cada  pressuposto que temos é uma oportunidade de mudança, diversão, aperfeiçoamento ¾ uma abertura para a sua grande idéia.

 

Capítulo 9 - SITUAÇÕES NOVAS - Mudando Perspectivas

 

REGRA PRÁTICA Nº 13 DA CRIATIVIDADE: Se "entrar na pele" dos outros não funcionar, tente ver o seu problema de um helicóptero... ou de uma nave espacial.

George Gribbins, da Young & Rubicam, levou as perspectivas de mudanças a extremos inumanos. Ele abria "workshops criativos" da agência acendendo uma vela e dizendo: "Imaginem que vocês morreram e renasceram. Vocês podem voltar à terra como qualquer coisa que quiserem ser, exceto um ser humano. Agora escrevam o que você gostariam de ser e por quê".

De acordo com John PARA. Kotter, as seguintes qualidades de liderança e boa administração são complementares:

 

LIDERANÇA

BOA ADMINISTRAÇÃO

Saber lidar com mudanças

Trazer ordem e firmeza

Desenvolver uma visão

Planejar e fazer orçamentos

Alinhar as pessoas com a visão

Organizar e contratar pessoal

Motivar e inspirar

Controlar e monitorar

 

É fácil usar a abordagem de Colocar-se na Situação de Alguém.

1.   Saia de você

2.   Identifique tantas pessoas quanto possível que estejam de alguma forma ligadas ao problema que você está tentando resolver.

3.   Entre na pele delas.

4.   Imagine como elas estão vendo o problema

5.   Anote as idéias que surgirem de sua perspectiva modificada.

 

[ A MUDANÇA DE PERSPECTIVA LEVA, INEVITAVELMENTE, À MUDANÇA DE PERCEPÇÃO. ]

 

Capítulo 10 - UMA BOLA CURVA - Pensamento Metafórico

"Meu problema é como .....................".

"O (produto ou serviço) é como um ...."

Pensar dessa forma serve a várias funções  importantes:

1.   As metáforas capacitam você a ir além dos limites das soluções padronizadas..

2.   As metáforas focalizam a sua mente nas relações entre idéias, imagens e símbolos.

3.   As metáforas tronam os assuntos complexos mais fáceis de entender.

4.   As metáforas criam tensão ¾ colisões de idéias ¾ e fusão ¾ uma integração de idéias.

5.   As metáforas transformam uma idéia em duas ou mais.

 

REGRA PRÁTICA Nº 14 DA CRIATIVIDADE: Pense como a Natureza. Pergunte "Como a Natureza resolveria este problema?" (Jonas Salk)

 

De volta ao órgão governamental, perguntei: "Será que os executivos mais velhos não estão receosos de tocar nesses computadores? Será que não estão com medo de apertar o botão errado e destruir os programas?" (Será que eles não estão com medo de pisar tapetes orientais?)

 

As pessoas quando mudam de cargo levam com elas, para suas novas funções, relatórios, aprovações, atas de reuniões, medições e políticas [e hábitos] que antes eram necessários. "Work-out!"  hoje é um plano de dez anos da General Eletric. [Jogar fora os hábitos e tudo o que mais que não se usa mais].

 

Capítulo 11 - OS ESCARAFUNCHADORES DE MENTES - Tomando Emprestado dos Outros.

 

REGRA PRÁTICA Nº 15 DA CRIATIVIDADE:  Surrupie o que há de melhor, depois adapte. (Tom Peters)

O Gerador de Idéias sensato e, de fato, as empresas sensatas devem criar o hábito de expor-se a idéias de outros, identificar as boas e adaptá-las em seu próprio benefício.

As pessoas ficam tão dependentes da síndrome do NIA (Não Inventado Aqui) que fecham os olhos às idéias desenvolvidas em outros lugares. É muito provável que a síndrome se explique pela arrogância. Outras causas prováveis incluem a ética protestante (se é grátis, não pode ser bom; se não exige um esforço hercúleo, não pode valer a pena) ou um senso de falso orgulho (o que nós fazemos é importante, o que eles fazem não pode estar à altura dos nossos padrões). Qualquer que seja a origem, o momento de erradicá-la de uma vez por todas é agora. (....) nove maneiras pelas quais você pode tomar idéias emprestadas de modo ético e criativo:

1.   Peça ajuda (HELPme!)

2.   Torne-se cliente dos seus concorrentes. (TRAIA A SI MESMO!)

3.   Organize um Arquivo de Empréstimos (BANCO DE ROUBOS)

4.   Anuncie uma competição do "NIA" (A melhor idéia dos outros)

5.   Torne-se parte do mercado.(Vá pra rua)

6.   Identifique, visite e vivencie a alta qualidade. (MIRE-SE NO MELHOR)

7.   Leia a biografia de uma pessoa que você esteja tentando emular. (FANZOCA)

8.   Organize um arquivo de recortes, ou assine um serviço por computador. (ÁLBUM DE FIGURINHAS)

9.   Se da primeira vez você não conseguir, faça uma pausa! (Vá passear!)

 

Capítulo 12 - A MÚSICA DOS HEMISFÉRIOS -  Superando Bloqueios Mentais

Você pode também tentar a abordagem de andar uma-milha-por-uma-idéia para superar os bloqueios mentais. Einstein andava muito para resolver os seus problemas. Ele às vezes ficava tão enfronhado em pensamentos que se perdia em sua própria cidade de Princeton, Nova Jersey.

De acordo com o co-diretor do Walking Center de Nova York, "existe uma ação muito dinâmica envolvendo os dois lados do cérebro ao caminhar, e você tende a ficar mais criativo". Caminhadas vigorosas parecem agitar a memória de adultos esquecidos, de acordo com um estudo conduzido pelo Dr. Roberto Dustman do Centro Médico da Administração dos Veteranos de Salt Lake City. O Dr. Ted Bashore da Faculdade de Medicina da Pensilvânia acredita que os exercícios aeróbicos aceleram a capacidade do cérebro de processar informação.

O ciclo de uma hora e meia observado nas narinas foi descoberto há mais de 5.000 anos.() Tome emprestada uma idéia das últimas pesquisas sobre o cérebro que demonstra terem os padrões auditivos não-verbais um efeito impressionante na consciência. (....) Usando os resultados de mais de trinta anos de pesquisa dos efeitos do som na consciência humana, o Monroe Institute coloca a tecnologia Hemi-Sync à disposição do público de diversas maneiras, inclusive programas intensivos de treinamento para exploração e desenvolvimento de estados expandidos de consciência. O instituto oferece diversos programas em cassetes de áudio, lidando com aprendizagem acelerada, redução de estresse, controle da dor, melhoria do sono e (meu favorito) incremento de criatividade. Encontra-se também à disposição o "Explorer I", um novo dispositivo emissor de Hemi-Sync projetado para facilitar toda uma gama de estados de consciência desejados.

Use músicas com tonalidades constantes e variações sutis. Algumas recomendações:

Brahms: Concerto em Dó Menor, Opus 102

Chopin: Concerto para piano Nº 1 em Sol Menor, Opus 11

Beethoven: Sonata Nº 14 em Missão Sustenido Menor, Opus 27

Vivaldi: L'Estro Armonico, Opus 2; Concerto Nº em Dó Maior

Em uma pequena amostragem , observei que muitos programadores de computador preferem música de rock pesado enquanto estão fazendo os programas. Joel Smith, um programador de Macintosh, afirma que música de jazz e New Age cortam a sua criatividade ao programar, mas Aerosmith, AC/DC, Van Halen ¾ e a Nona de Beethoven ¾ fazem maravilhas.

Quando você estiver entalado use as partes não dominantes do seu corpo.

 

QUARTO PASSO - AÇÃO

Cada vez mais, cada passo do caminho deve ser um produto da mente ¾ da mente aberta, livre para imaginar, capaz de sentir, com o poder de criar. (....) Levar as idéias dignas de atenção através de todo o processo do ciclo de execução física é, para usar um outro nome, realização.

[Elimine, de vez, a penalidade pelo fracasso. Ou você troca idéias com a pessoa para ajudá-la a transformar o erro em aprendizado, ou incentiva-a, simplesmente, a sacudir a poeira e ir em frente, ou não fala nada, ou manda-a embora. Não vejo onde a penalidade é melhor que qualquer uma destas.]

"Muitas pessoas sonham com o sucesso. Para mim, o sucesso só pode ser conquistado através de repetidos fracassos e da introspeção. De fato, o sucesso representa aquele 1% do seu trabalho que só resulta dos 99% que são chamados de fracassos." (Soichiro Honda, Fundador da Honda Motors)

 

REGRA PRÁTICA Nº 16 DA CRIATIVIDADE: Certifique-se de que a penalidade pelo fracasso não seja maior do que a penalidade por não fazer nada.

Pense num tempo em que você esteve totalmente absorvido por uma atividade, tão absorvido que se esquecia de comer. Você estava estruturando um novo negócio? Aprendendo um novo programa de computador, projetando um novo sistema, ou brincando com seu filho.

[Me lembro de quando era ainda um fotógrafo amador, 2 ou e 3 anos de casado, passava os finais de semana enterrado no laboratório a quebrar todas as rígidas leis da química fotográfica. Foi revelando filmes a 70, 80 graus centígrados que descobri coisas maravilhosas].

Essas experiências hiperprodutivas, chamadas de "fluir" pelo psicólogo Mihaly Cskszentmihalyi, são momentos de consciência intensamente focalizada.  (....) De acordo com ele, o líder visionário é uma pessoa com alto nível de habilidades em constante procura de novos desafios através de jogos de "E se...". A visão resulta no ponto mais alto das vivências do fluir. Assim, uma maneira de atingir a visão desejada é maximizar o seu tempo no fluir visionário.  Em se livro A psicologia da felicidade [publicado pela Saraiva], ele oferece algumas sugestões concretas:

1.   Reduzir o número de reuniões desnecessárias. [E reuniões com no máximo 1 hora. Ninguém suporta ficar ouvindo você falar sobre como você é maravilhoso por mais do que isso.]

2.   Reservar tempo no escritório apenas para pensar.

3.   Não ficar tão preocupado com ganhar o jogo a ponto de ficar tão distraído que dará um tiro n'água.

4.   Reduzir o tempo dedicado a "apagar incêndios".

 

Quando todos conhecem a visão e caminham na mesma direção, o grau de inovação bem-sucedida sobe. Essa visão funcionará como uma ponte para o futuro. Para suportar a pesada carga da mudança, essa "ponte de visão" precisa ser:

1.   Orientada para o futuro

2.   Utilizável hoje

3.   Firmemente baseada no passado.

4.   Estável, porém, flexível para a mudança de ambientes

5.   Compreendida com facilidade

6.   Bem promovida

 

Promovendo a visão:

1.   Pendure quadros da sua visão

2.   Dê sentimento à sua visão

3.   Rebatize lugares e objetos de acordo com a visão

4.   Coloque um objeto relacionado com a visão compartilhada sobre a sua mesa

5.   Ajude o seu pessoal a abandonar a visão antiga

6.   Reconheça que a sua empresa passará por uma "zona neutra" entre a velha realidade e uma nova.

7.   Comemore os novos começos na medida em que eles se desenvolvem e se transformam em novas competências e novas relações.

 

INCREMENTANDO O NÚMERO DE NOVAS IDÉIAS

1.   Torne o aprendizado seguro e divertido.

2.   Forme uma equipe de inovação com projetos tais como: ...

3.   Combata as Frases Assassinas em reuniões, relatórios e conversas.

4.   Ajude os participantes de suas reuniões a se abrirem.

 

Pergunte-se ao final de cada dia: "Desde quando cheguei ao trabalho esta manhã, o que fiz de diferente e melhor em relação a como era feito antes?"(Tom Peters, Prosperando no caos)

Se a sua idéia for verdadeiramente uma grande idéia, ela merece um pacote promocional especial.

[Uma idéia nova é como um elástico sobre o qual agem duas forças em sentidos opostos. Se você não cuidar para diminuir a tensão, a coisa toda arrebenta, sempre com risco de alguém sair machucado.]

Os Geradores de Idéias são notoriamente otimistas [Se não forem, é porque não são Geradores de Idéias]. Eles ficam muitas vezes cegos pelo amor a suas próprias idéias e precisam aprender a acordar para a realidade. Linden, em From vision to reality, observa que os 7 inovadores estudados tinham todos um caso de amor com as suas visões. Ele descreveu assim esse traço comum, compartilhado pelos inovadores de sucesso:

"Suas personalidades eram similares sob um aspecto: aqueles sete indivíduos eram, claramente, pessoas entusiásticas. Elas abordavam o seu trabalho e, em especial, as suas iniciativas com uma tremenda concentração, um nível de energia muito além do normal. Para alguns (....) essa energia se irradiava para fora de um jeito muito contagiante. Outros (....) concentravam suas energias de um modo mais  interior. Fossem extrovertidos ou introvertidos, cada um daqueles inovadores mantinha uma presença e um entusiasmo que inevitavelmente afetavam e contagiavam todos os que estava à sua volta."

 E o que fez uma incorporadora verdadeiramente criativa quando inaugurou um shopping de alto nível à margem do rio em Nova York? Ela deu uma festa e convidou milhares de taxistas da cidade com suas esposas. Você pode imaginar a publicidade grátis que se seguiu para milhares de turistas que perguntavam aos taxistas sobre lugares novos e diferentes?

Venda a maneira como você criatividade ¾ a maneira como você criou o que está vendendo. Assim você estará sempre extraindo energia da fonte da idéia, e essa energia dará brilho a tudo o que você fizer.

 

Capítulo 14 - NA ESCALA DE 1 A GRANDE - Avaliando Novas idéias

"É por intuição que descobrimos e pela lógica que provamos." (Henri Poincaré, matemático)

Todo mundo sabe o que é uma grande idéia. Eles têm a vantagem de examinar uma idéia depois que alguém a avaliou e determinou que era de fato uma grande idéia , depois que alguém a nutriu, depois que alguém decidiu apostar nela, depois que algumas pessoas correram riscos, depois que o mercado, ou a empresa, ou os chefes, ou a opinião pública de fato se uniram e acenaram as mão em uníssono e concordaram: "Esta é uma grande idéia. Vamos comprá-la!".

Reações viscerais a uma idéia: Einstein sentia um formigamento na ponta dos dedos; Freud observava  a sua própria reação ao lança uma moeda. [Eu sinto um excitamento intenso. Os nervos, não os músculos, parece estar ríjos. E preciso andar. Pra lá e pra cá, como um louco.]

Perguntas que ajudam no processo de avaliação

1.   Perguntas sobre o fracasso

2.   Perguntas sobre o sucesso

3.   Perguntas sobre o futuro

4.   Perguntas pessoais

5.   Perguntas sobre a sua missão

6.   Perguntas sobre a oportunidade

 

REGRA PRÁTICA Nº 17 DA CRIATIVIDADE: Muitas vezes, é a parte interessante de uma idéia ¾ não a positiva ou negativa ¾ que leva à inovação.

 

Capítulo 15 - PONHA ONDE VOCÊ PRECISA - Gerenciando e Recuperando idéias

 

REGRA PRÁTICA Nº 18 DA CRIATIVIDADE: Anotar as suas idéias é como pôr dinheiro no banco.

 

Capítulo 16 - SHOW BUSINESS - Reuniões de Idéias que Funcionam

Nos EUA são realizadas mais de 70 milhões de reuniões a cada dia útil. (....) "Alguma vez já realizei uma reunião onde pouco ou nada foi conseguido? ". Temos que admitir que sim. (....) Parafraseando Peter Drucker: "Nós ou trabalhamos ou nos reunimos. Não podemos fazer as duas coisas."

Por quê devemos fazer reuniões? (....) As reuniões tradicionais e outras tentativas de comunicação frustram as pessoas em parte porque são exemplos de indivíduos passando as suas próprias idéias e agendas, e outros indivíduos reagindo, com muita freqüência, com enfado ou cinismo.  Mas a verdadeira colaboração, diz Schrage, não é apenas a soma de ações individuais; é a geração de "entendimentos compartilhados" que os indivíduos "não poderiam ter conseguido sozinhos". (....) Schrage observou que a palavra colaboração não aparece de todo nos índices dos livros mais populares sobre administração, incluindo todos os de Peter Drucker (....).

Quando perguntamos "Qual é o melhor dia para um programa de treinamento? ", diretores de pessoal responderam:

Terça-feira - 59%        Quarta-feira - 9%        Quinta-feira - 6%         Sexta-feira - 2%

Segunda-feira - 0%

 

REGRA PRÁTICA Nº 19 DA CRIATIVIDADE: Comece sempre uma reunião de 60 minutos com um exercício de aquecimento de um minuto.

[A palavra é... e, começando por mim e seguindo no sentido horário, cada um tem que, em cadeia , ir fazendo uma associação. Podem ser dadas quantas voltas quantas se queira.]

Todos nós sabemos como é importante um intervalo bem colocado. Lembre-se do cérebro, da bexiga e do traseiro. Nenhum deles pode agüentar mais de 60 a 90 minutos sem uma pausa.  (....) Acho que o melhor ambiente para brainstorming é numa reunião. A primeira hora da manhã é a melhor para programar Grandes Reuniões de Idéias; de preferência não depois do almoço e, por favor, nunca depois do jantar. Outro ponto importante: para ter certeza de que você conseguiu um diálogo de brainstorming em que "nenhuma manifestação é proibida, exceto as infrações", o chefe ou o líder da equipe não deve dirigir essa parte da reunião. (....) Se você quer institucionalizar a Grande Reunião de Idéias na sua empresa, pode querer considerar a criação de uma Equipe de Inovação. As grandes empresas estão começando a ver as vantagens da abordagem das pequenas equipes para criação de idéias. (....) Ao final de uma reunião, duas perguntas chaves devem estar respondidas:

O que fazer agora? e

Quem tem de fazer isto?

 

"Nada é mais perigoso que uma idéia quando ela é a única que você tem". (Emile Chartier, filósofo)

 

Capítulo 17 - ONDE VOCÊ MORA - O Lar da Criatividade

Veja se pode determinar que de agora em diante a mesa do jantar [ou do café da manhã] passará a ser um lugar "seguro" para novas idéias, uma ocasião em que qualquer um pode manifestar as idéias que lhe vêm à cabeça. (....) Mais educadores estão agora recomendando música de fundo durante a hora dos estudos.

 

REGRA PRÁTICA Nº 20 DA CRIATIVIDADE: Faça amizade com o seu chuveiro. Se estiver inspirado a cantar, talvez a própria canção tenha uma idéia para você.

 

A centelha que sustenta a nossa criatividade poderia ser simplesmente chamada de amor, pois acredito que os grandes pensadores, inventores e artistas deste mundo são de fato aqueles que amam a vida e sentem-se livres para dar a ela o que dela recebem. Para que essa centelha brilhe, precisamos ser livres, por dentro e por fora, como disse Yoshiro NakaMats no início deste livro. Essa é a condição prévia para a criatividade ¾ e esta é a onda que agora vemos avançar por sobre o nosso planeta:

 

Liberdade. Grande idéia!

 

Posfácio

Criatividade é um estilo de vida.