ANOTAÇÕES DE

INTRANETS

 

TÍTULO DO ORIGINAL: INTRODUCING INTRANETS

AUTOR: GORDON BENETT

EDITORA: CAMPUS - 1996

 

PARTE I - POR QUÊ INTRANETS?

CAPÍTULO 1 - O QUE É UMA INTRANET

1.   Intranet é uma rede privativa de computadores que se baseia nos padrões de comunicação de dados da Internet pública e da WWW. Dessas tecnologias de qualidade comprovada, as intranets herdam um conjunto de padrões abertos e aprovado, softwares de baixo custo de diversos fornecedores, um alto grau de independência de plataforma e a aparência e o comportamento comuns dos documentos HTML.

2.   As intranets permitem o acesso aos principais serviços da Internet através do navegador Web. A maioria dos navegadores, por exemplo, pode enviar correspondência eletrônica através do protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), que consiste no padrão adotado para o correio eletrônico na Internet.

3.   O groupware - uma família de software destinada ao aprimoramento da colaboração entre funcionários remotos - concorre com as soluções intranet. A Web vence nos custos e nos padrões abertos. O groupware vence em segurança e administração.

4.   O gerenciamento de documentos é composto de 4 funções: pesquisa/recuperação, segurança, controle de versões e arquivamento.

 

A diferença entre a Internet e uma intranet não é de caráter tecnológico. A verdadeira diferença está nos seguintes fatores:

·       o escopo de acesso

·       a forma como as tecnologias são utilizadas para a comunicação

·       os objetivos das partes que estão se comunicando

 

A Internet tem um escopo global, é mantida por canais públicos de telecomunicação e está aberta a qualquer pessoa, sem qualquer restrição quanto a conteúdo. Ela funciona como uma ferramenta de pesquisa, um meio de publicidade, uma agora (praça) e um ponto de encontro.

 

A intranet tem um escopo estritamente limitado. Ela pode conectar um grupo de trabalho, um departamento ou uma empresa inteira. Mas funciona como uma comunidade de usuários bem definida e restrita.

 

Exemplo:um departamento de vendas precisa ter acesso a dados de marketing, inventários e relatórios sobre novos produtos. Uma intranet que pretenda atender a esse departamento deverá ser projetada de modo a vincular esses recursos.

 

A WWW surgiu no CERN, um laboratório de física da alta energia, em Genebra, Suiça, em 1992. Tim Berners-Lee e seus colegas estava tentando descobrir uma maneira de circular artigos de pesquisa pré-gravados para serem avaliados. O desafio era transmitir esses documentos através da Internet de uma forma que consumisse uma largura de banda mínima da rede e não exigisse que os destinatários tivessem um software especial de processamento de textos carregado em seus computadores.

 

O crescimento das Webs privativas se dá pelo simples motivo de que dentro dos limites empresariais muitos dos problemas que dificulta o comércio eletrônico simplesmente não existem.

As Intranets e o Correio Eletrônico

O envio de mensagem através de cabos é tão antigo quanto o telegrafo. O único fator que o correio eletrônico realmente acrescenta a esse paradigma é a eficiência.

 

A maioria das empresas depende de colaboração, e o correio eletrônico facilita o dialogo que possibilita a colaboração.

 

A capacidade de armazenar mensagens até que os destinatários estejam prontos para recebe-las é o fundamento da comunicação, seja entre pessoas ou computadores e tecnicamente é denominada envio/recebimento de mensagens store-and-forward.  O correio eletrônico desacopla os colaboradores, permitindo que eles prossigam em seu ritmo natural enquanto o serviço de toda a equipe é concluído.

 

softwares de automação do fluxo de trabalho: emissão de uma mensagem automática de aviso quando ocorre um evento acionador, como, por exemplo, a conclusão de uma tarefa.; passagem de um relatório de projeto por todos os membros da equipe.

 

O objetivo do groupware é "permitir que as pessoas trabalhem em conjunto através de comunicação, colaboração e coordenação".

 

A Lotus incluiu em sua linha de produtos um gateway entre o Notes e a Web, denominado InterNotes, ao passo que a Netscape adquiriu o fornecedor de prós de groupware Collabra.

 

Gerenciar documentos é uma das tarefas desanimadoras da Era da Informação.

 

CAPÍTULO 2 - CHECKLIST DAS VANTAGENS DE UMA INTRANET

Conclusão:

1.   As Webs ajudam a organizar as informações ao apresentarem dados diversos armazenados em varias plataformas em um único e padronizado modo de exibição.

2.   Todos os serviços Web podem ser configurados para registrar transações em logs, criando uma trilha de auditoria prática e completa.

 

As vantagens da intranet se enquadram em 3 categorias:

1.   Uma plataforma universal

2.   Um modo de exibição unificado

3.   Uma linguagem aberta

 

Técnicas para automatização da manutenção do conteúdo :

TÉCNICAS

Prós/Contras

Programas de Gateway (CGI, SSI)

Prós: Padrão universal. Independente de navegador.

Contra: Pode tornar o servidor Web lento. Não é seguro.

Scripts Incorporados

Prós: O processo no lado do cliente não sobrecarrega o servidor. Mais seguro que o CGI.

Contras: Dependente de navegador. Ainda não há um padrão real.

 

 

Script CGI: executado sempre que alguém acessa o seu relatório na intranet. O script deve executar duas operações : gerar o código HTML referente à parte inalterável do seu relatório e inserir os dados mais recentes, no formato HTML, na parte variável do relatório.

 

É possível desenvolver rapidamente aplicativos de consulta a Banco de Dados e de geração de relatórios através da utilização apenas da HTML, de scripts freeware para processamento de formulários, de um software conector freeware para se comunicar em SQL e de um script que apresente o resultado sob a forma de uma tabela HTML.

 

Há uma vantagem adicional sempre que as pessoas utilizam uma intranet: suas atividades podem ser registradas em um logo pelo servidor Web, o que garante uma trilha de auditoria.

 

Um dos princípios da empresa moderna determina que a única certeza que você pode ter em relatório ao futuro é a de que será diferente do presente. A alteração é a nova certeza. As empresas estão vivenciando uma velocidade inédita de alteração nos mercados, nos regulamentos, na concorrência e na força de trabalho. A volatilidade política é incontestável em algumas regiões.

 

O software de conexão Web / Banco de Dados (denominado middleware porque funciona como intermediário entre o aplicativo e o Banco de Dados) está entrando em sua segunda geração, possibilitando o desenvolvimento eficiente de sistema de resposta automática.

 

EDI (Eletronic Data Interchange) é um conjunto de padrões que tem o objetivo de permitir a comunicação  entre computadores de informações empresariais contidas em um formulário eletrônico padronizado, em comparação ao tradicional formulário em papel. A Internet tende a favorecer os adeptos do EDI que até bem pouco tempo eram forçados a  se comunicar em redes privativas não-padronizadas e de alto custo.

 

Se a Internet está fornecendo um canal melhor, mais veloz e de menor custo para o comércio eletrônico, por que não aplica-lo também a outras formas de comunicação? É exatamente isso o que está acontecendo, com resultados incríveis e revolucionários.

 

futuro: Podemos imaginar um futuro em que intranets multimídia se conectem através de um firewall à Internet global, permitindo assim a realização de videoconferência entre os continentes através de simples cliques em um mouse.

 

CAPÍTULO 3 - CHECKLIST DOS CUSTOS DE UMA INTRANET

Conclusão:

1.   O retorno do investimento em tecnologia da informação ocorrerá somente se os beneficios proporcionados através de sua utilização excederem os custos do ciclo de vida.

2.   O custo de criação do conteúdo de uma intranet abrange a conversão dos documentos existentes para o formato HTML, a coordenação dos vários provedores de conteúdo, através de treinamento e padrões, e a indexação periódica do material para a utilização de recursos de pesquisa. O tipo de conteúdo tem efeito também sobre os custos. Com a HTML, é mais fácil criar formulários e tabelas que imagens não-estruturadas, como, por exemplo, mapas.

3.   Uma intranet é um ambiente complexo organizado em camadas, composto de servidores Web, navegadores, aplicativos e softwares de rede. Proponha padrões locais e convença os usuários a usa-los para minimizar os custos de suporte e o risco de incompatibilidade.

4.   Esteja preparado para acompanhar as mudanças na tecnologia das intranets. Evite situações de risco.

5.   Os recursos patenteados de navegador e servidor contrariam operações padrões e apresentam os riscos da dependência de um fornecedor e da obsolescência prematura. Uma boa regra geral consiste em usar esses aprimoramentos somente quando proporcionarem benefícios claros à empresa.

6.   As intranets funcionam melhor quando a cultura corporativa estimula o trabalho em equipe e recompensa o compartilhamento de informações.

 

Investir em uma intranet é investir em tecnologia da informação.

 

O custo do gasto excessivo em tecnologia da informação pode parecer irrisório se comparado ao risco de não se manter em boas condições frente à concorrência.

 

Uma intranet com 1.000 nós que funcione perfeitamente bem pode ser implementada em uma LAN existente por menos de US$100.000.

 

A indexação aumenta em cerca de 5% a 40% o tamanho de um conjunto de dados, alem de exigirem um tempo considerável de processamento para gera-lo.

 

A manutenção de uma intranet apresenta seus custos independente de os usuários trocarem ou não dados através dela.

 

No que se refere à manutenção de uma intranet, você deve estar preparado para um aumento do seu orçamento nestes 4 pontos:

·       No servidor

·       No computador (navegador)

·       Em aplicativos

·       Na rede

·       [eu acrescento] Em hardware (decorrente da difusão da tecnologia)

 

A terceirização do servidor Web para um site Web externo remove ou adia a necessidade de a sua equipe de rede adquirir bons conhecimentos de TCP/IP e HTTP.

 

Site Help: A tecnologia IDC (Integrated Database Connector), incorporada no IIS da Microsoft, permite que os programadores desenvolvam aplicativos de conexão Web/banco de dados em uma fração do tempo exigido pelos métodos CGI convencionais. E os aplicativos que tiram proveito de extensões de programação patenteadas em um servidor, como, por exemplo, a NSAPI da Netscape, podem apresentar um desempenho dezenas de vezes superior ao de uma implementação CGI equivalente.

 

Winsock consiste na camada que permite que aplicativos Windows sejam conectados à pilha básica e se comuniquem através do protocolo TCP/IP. Este, prepara as mensagens para transmissão incluindo-as em envelopes endereçados, denominados pacotes (pacotes IP, para ser mais preciso). Esses pacotes, por sua vez, são passados para um software denominado driver de rede, que controla um equipamento denominado adaptador de rede, que consiste na porta de saída do seu computador para a intranet.

 

No caso de uma intranet, a oportunidade e o incentivo à inclusão de componentes personalizados é realmente sem precedentes. Não apenas novos produtos, mas novas tecnologias encontram-se disponíveis para download a cada semana.

 

Para o uso correto de uma intranet, todos devem ser esclarecidos de que o uso desta tecnologia deve atender a um objetivo da empresa para se justificar.

 

Os ambientes preferidos pelos programadores Web, como, por exemplo, Perl, Tcl e Python, são simples e eficientes mas não oferecem a infra-estrutura de suporte das linguagens mais comuns. Se você tiver um problema com o compilador C++ da Borland, poderá ligar para o suporte técnico desse fabricante. Se tiver algum problema com a porta Windows NT da Perl, terá de se inscrever em uma lista de debate que trate desse assunto e esperar que alguém tenha (e esteja disposto a compartilhar) a solução do problema.

 

A tecnologia Web é um convite aberto à inclusão da multimídia em contextos em que ela nunca havia ocorrido antes - e é possível que ela não agregue valor algum.

 

"Considero visualmente desconfortável ler o texto na tela. Todas as pessoas que conheço ou os ignoram ou os imprimem. Minha secretaria os imprime para ler durante o almoço!"

 

As montanhas tecnológicas, ao contrario das montanhas naturais, nunca devem ser escaladas simplesmente porque existem.

 

Se os servidores Web representam um risco maior que os servidores de arquivos tradicionais, isso ocorre em função das pessoas, não da tecnologia.

As pessoas que estão acostumadas a surfar pela WWW podem considerar infovias como propriedades publicas e, de direito, gratuitas. Uma intranet é diferença.

 

Sniffer -  ferramenta que permite aos usuários inspecionar pacotes à medida que eles passam pelos cabos da rede.

 

Chave pública -  Em um sistema de chave pública, todas as pessoas possuem um par exclusivo de chaves. Uma das chaves do par é denominada chave pública e é distribuída a qualquer pessoa que queira ter uma cópia. A outra chave do par, denominada chave privativa, é mantida em segredo. Nesse sistema, uma pessoa que precise enviar uma mensagem a um destinatário criptografa essa mensagem através da chave pública desse destinatário. Uma vez criptografada, a mensagem pode ser lida somente após ser descriptografada através da chave privativa do destinatário. dessa forma, qualquer pessoa pode enviar uma mensagem segura, mas apenas o destinatário pode le-la.

Para configurar um servidor capaz de estabelecer uma comunicação segura, você precisa de um certificado digital. Os certificados atestam que a pessoa que possui uma chave pública é realmente quem alega ser. No caso do Netscape a autoridade responsável pela certificação é a VeriSign. O custo é de US$300/ano (www.verisign.com/netscape/)

 

Procedimentos simples de segurança:

Procedimento

Motivo

Sempre se desconectar antes de sair de um computador cliente que não será mais usado.

Qualquer pessoa pode se fazer passar pelo usuário ativo após o login.

Ser  cauteloso ao compartilhar unidades de disco na rede.

Os clientes podem facilmente expor mais informações do que pretendem ao compartilhar diretórios através da sintaxe arq://hostlocal/.

Considerar a possibilidade de criptografar arquivos confidenciais, inclusive cópias de backup em fita e em disquete.

Mesmo quando o seu computador está desligado, as fitas e os disquetes podem comprometer a segurança  se puderem ser lidos.

 

Mais uma vez, tanto nos computadores como em qualquer outra parte da rede, constatamos que a segurança  é uma questão que depende basicamente de as pessoas entenderem as conseqüências de seus atos e agirem com responsabilidade. Você deverá se preparar para investir nesse aprendizado desde o inicio das discussões sobre a sua intranet.

 

A tecnologia Web é muito recente. Nenhum dos produtos mais utilizados hoje existia um ano atras.

 

O conceito atual de suporte técnico não tem mais espaço nesse ritmo.

uma regra geral interessante consiste em considerar a possibilidade de usar aprimoramentos patenteados somente quando as vantagens que eles oferecerem superarem os riscos associados.

 

[É muito mais importante o domínio pratico de uma ferramenta do que os acréscimos proporcionados por uma outra ("nova") ferramenta.]

 

Uma intranet bem-sucedida é aquela que aprimora o compartilhamento de informações entre as pessoas, e também entre as pessoas e os sistema.

 

A territorialidade é uma maldição para uma intranet. Se as pessoas consideram que determinadas informações são de sua exclusiva propriedade, relutarão em compartilha-las, se as compartilharem. A necessidade de defender seu território provém da insegurança que a pessoa tem em relação à função que ocupa na empresa.

 

Embora as intranets não sejam incompatíveis com uma cultura competitiva, funcionam melhor onde equipes bastante coesas trocam informações confortavelmente e estabelecem uma trilha de auditoria para auxiliar as outras equipes.

 

Se os usuários entrarem em contato com uma nova intranet cheios de desconfiança, as possibilidades de eles explorarem seus recursos e tirarem proveito dos beneficios proporcionados serão mínimas.

 

CAPÍTULO 4 - ANÁLISE DA UTILIDADE DEU INTRANET

Conclusão:

1.   a obtenção dos beneficios de uma intranet depende do seu pessoa, do seu estilo gerencial e da base tecnológica existente.

2.   Para que as pessoas tirem o máximo proveito possível de uma intranet, elas devem ter determinadas metas empresariais em comum. E isso, aliado à confiança em distribuir as informações (em vez de esconde-las), é essencial ao tipo de trabalho distribuído que as intranets possibilitam.

 

Os fusos horários , o idioma, a natureza da atividade profissional dessas pessoas e a função que cada uma delas desempenha podem conspirar contra uma possível parceria entre elas.

 

Determinadas empresas como a Boeing, com cerca de 300 servidores Web internos, ou a Digital, com mais de 400, não estão mantendo o controle desses sistemas de informação distribuídos. Os próprios usuários estão assumindo a responsabilidade pelo compartilhamento de dados.

 

O que dá poderes a um departamento de sistema para desempenhar o papel de fiscal? esmo autorizado, o que um departamento desse tipo tem a ver com essa função? O que incentiva a eliminação do grande risco que eles correm de frustrar seus clientes, as divisões da empresa? E por que essas divisões deverão cooperar?

 

A tecnologia Web traz essas questões à tona, mas elas fazem parte de toda computação em rede. É apenas pelo fato de as intranets apresentarem um custo tão baixo de implantação e uma tamanha facilidade de aprendizado e expansão que as leva a forcar uma empresa a avaliar de imediato questões relacionadas ao equilíbrio de forças.

 

Como os grupos de animais realizam tarefas complexas de comum acordo?

Cada um deles "sabe" como se comportar em um bando. A ação do grupo como um todo "emerge" das ações de cada um de seus membros, num processo que os cientistas chamam de comportamento emergente.

 

Para um passarão, metas podem ser apenas "comer quando tiver fome, voar quando estiver em perigo".  Você pode determinar as metas da sua empresa com essa objetividade? Provavelmente não. A declaração de missão corporativa de uma empresa tem normalmente varias clausulas.  (...) Elimine todos os aspectos que sejam dispensáveis à sobrevivência da sua empresa, e você estará próximo de obter um conjunto de valores básicos. "

 

Tornar sua empresa tão coesa quanto um bando de pássaros é uma questão que praticamente não está relacionada à tecnologia. Trata-se de uma questão que praticamente não está relacionada à tecnologia. Trata-se de uma questão de comunicação.

 

Se os seus funcionários estiverem imbuídos de um conjunto comum de metas empresas, as intranets poderão desempenhar um importante papel na previsão de comportamentos emergentes, que os conduzirão a essas metas.

 

Os seus funcionários estarão preparados para uma intranet se confiarem uns nos outros o suficiente para compartilhar informações entre departamentos.

 

Para tirar proveito integral dessa tecnologia, um gerente precisa ter determinadas qualificações sociais bem-desenvolvidas. A principal delas é a confiança.

 

[Fazer uma relatório de pré-requisitos para a implantação de uma intranet.]

 

Bons gerentes recompensam os profissionais que apresentam um desempenho acima da média e investem no aprimoramento dos menos eficientes.

 

A "propriedade" das informações é um conceito que perde a validade na WWW. Afinal, ela é um meio em que o trabalho criativo - Web sites - pode ser copiado por inteiro através de um clique no mouse. Texto, imagens, programas e vínculos podem ser obtidos e reproduzidos, com 100% de fidelidade, em algum outro local e permanecer também sob a propriedade de outra pessoa.

 

Uma intranet se adequará melhor a uma cultura administrativa em que a reputação e a recompensa se basearem no fluxo das boas idéias que as pessoas geram.

 

PARTE INTRANET - O QUE É NECESSÁRIO

CAPÍTULO 5 - O FUNCIONAMENTO DE UMA WEB INTERNA

 

TCP/IP é uma pilha de protocolos não-patenteada. Isso significa que nenhuma empresa ou qualquer outra instituição controla os padrões que compõem a pilha. Em vez disso, um "grupo autônomo de pessoas que contribuem para a evolução da tecnologia e para a engenharia da Internet" desenvolve, documenta e discute novos padrões de protocolo. É assim que a IETF (Internet Engineering Task Force)  se define na RFC-1718.

 

A IETF surgiu em jan/86 como um fórum destinado à coordenação técnica da Internet, promovido pelos fornecedores do antigo DARPA (u.s. dEFENSE aDVANCED rESEARCH pROJECTS aGENCY).

 

Administração da Internet

Ao entender como a Internet é gerenciada, você tem uma noção clara do que é necessário ao gerenciamento de uma intranet. A IETF é um dos vários grupos que planejam, projetam, administram, operam e julgam questões relacionadas à Internet. O organograma desses grupos é mostrado abaixo.

No nível mais alto da hierarquia está a ISOC (Internet Society), o IAB (Internet Advisory Board) e a ISBS (Internet Assigned Numbers Authority). O IAB se compõe de duas forças-tarefa: a IETF orientada ao projeto e a IRTF (Internet Reserach Task Force). Cada um desses órgãos tem vários grupos de trabalho, compostos de especialistas do setor e da área acadêmica. As decisões do ISB são publicadas sob a forma de RFCs.

 

ISOC  - INTERNET SOCIETY

 

 

 

 

 

 

IAB

 

 

IANA

 

 

 

 

 

IETF

 

IRTF

 

Delega operacoes

 

 

 

 

 

GRUPOS ATIVOS

 

 

 

InterNIC

 

A coordenação das informações numéricas associadas à Internet - endereços IP, números de versão e a infinidade de parâmetros técnicos - é feita por um grupo à parte - a IANA. Embora a IANA dê o parecer final sobre os números da Internet, as atribuições rotineiras de endereços são tratadas pelo InterNIC (Internet Network Information Center). As tarefas do InterNIC estão sendo executadas atualmente pela empresa privada Network Services Corporation.

 

A natureza de duas camadas do endereçamento de rede resulta nestes dois requisitos básicos de uma intranet:

·       atribuição de endereços IP a dispositivos de rede

·       estabelecimento de um serviço de atribuição de nomes.

 

Existem 3 maneiras de atribuir um endereço IP a um dispositivo de rede. Uma delas consiste em solicitar ao InterNIC um número (ou um bloco de números) exclusivo registrado para a sua empresa.

 

O endereçamento dinâmico, também chamado de atribuição instantânea, simplifica a inclusão de usuários na rede, pois seus computadores não exigem a configuração de ens.

 

O Ipv6 (Normas IP versão 6) estende o endereçamento Internet a 128 bits, o que possibilita o registro de 2128 destinos - um número muito, muito grande.

 

A forca propulsora que há por trás da revolução da computação cliente/servidor é que os recursos podem ser distribuídos, o processamento pode ser distribuído, e as pessoas podem se deslocar ou permanecer em determinado local em função de sua atividade, não de suas ferramentas.

 

URL:  uma análise básica dos sistema de dados relacionais e estruturados em arvores pode ser encontrada no artigo de Tim Berners-Lee, intitulado "Information Management: A Proposal", disponível no endereço www.w3.org/hypertext/WWW/History/1989/proposal.html

 

História: Por volta de 89, Tim Berners-Lee imaginou na CERN uma forma mais eficiente de vincular documentos e dados. Seus artigo "WorldWideWeb: Proposal fornecedor a HyperText Project" (de nov/90) batizou a tecnologia que levou a Internet para alem dos limites da CERN e da comunidade cientifica. Durante os anos de 91 e 92, o Web3 Project, como era chamado, passou por um período de incubação até ficar pronto para sair da casca. E foi finalmente lançado sob a forma de uma versão Unix do Mosaic, desenvolvida na NCSA (National Center fornecedor Supercomputing Applications) por Marc Andreessen, que tinha 24 anos na época.

 

Definição do HTTP:

o HTTP é um protocolo no nível do aplicativo com a eficiência e a velocidade necessárias a sistema de informação de hipermídia distribuídos e destinados à colaboração entre grupos de trabalho. Uma das características do HTTP é a definição e a negociação da representação de dados, que permitem a construção de sistemas independente dos dados que estão sendo transferidos.

 

Ou seja, é um protocolo que não precisa saber antecipadamente o tipo do conteúdo que transportará. O HTTP não precisa também conhecer o hardware ou o sistema operacional em que é utilizado, basta que a plataforma ofereça suporte ao TCP/IP.

 

URL: Os scripts Perl e outros dos capazes de criar esse tipo de quadro de mensagens encontram-se disponíveis gratuitamente na WWW, no endereço www.worldwidemart.com/scripts/www-board.shtml

 

Um tipo de ferramenta de colaboração é a WikiWikiWeb. Os visitantes podem modificar o código fonte e envia-lo, alterando de forma permanente a FrontPage ou outras páginas do site. A qualquer instante, a página  registra sua próprio historia, refletindo todas as alterações realizadas. Essa ferramenta possibilita a captura de interações em grupo em um prazo de 24 horas ou a co-autoria simultânea de documentos.  (ver http://c2.com/cgi-bin/wiki)

 

Os 3 modos básicos de pesquisa/recuperação de dados existentes são:

·       Recuperação do texto integral

·       Recuperação por palavra-chave

·       Recuperação por conceito

 

Um excelente exemplo de recurso de pesquisa de texto integral é o Glimpse. Mas é muito técnico.

 

URL: O Glimpse encontra-se disponível gratuitamente para download no site Web da Universidade do Arizona, no endereço http://glimpse.cs.arizona.edu/.

 

URL: O Surfboard, descrito na WWW no endereço www.fulcrum.com:80/Eng/product/surf.htm, oferece a capacidade de converter de forma instantânea documentos recuperados para o formato HTML para apresentação em um navegador Web.

 

CAPÍTULO 6 - PLANEJAMENTO DO SUCESSO DE UMA INTRANET

Conclusão:

1.   O custo da operação e da manutenção de uma rede de computadores aumenta exponencialmente em relatório ao número de usuários associados, ao passo que a utilidade da rede aumenta mais lentamente. As intranets não são uma exceção.

2.   Ao definir o escopo da sua primeira intranet, inclua o menor grupo capaz de tirar proveito da nova Web e se concentre em satisfazer os requisitos dessa equipe.

3.   Quando chegar o momento de ampliar as suas Webs internas, promova a expansão ao redor dos grupos de trabalho ou centros departamentais importantes (centros funcionais).

4.   Envolva os usuários de forma intensa na experiência com uma intranet desde o planejamento conceitual.

5.   Enquadre os custos nestas duas categorias: custos iniciais - que correspondem a despesas realizadas uma única vez, como , por exemplo, a aquisição de equipamentos - e custos contínuos - por exemplo, os custos decorrentes de contratos de manutenção de software.

6.   Enquadre os beneficios pretendidos nestas duas categorias: custos empresariais reduzidos e perspectiva aprimorada de receita.

 

Se alguns grupos da sua empresa não precisarem colaborar com os outros, você poderá prejudicar a eficiência de uma rede ao inclui-los.

 

Amplie sua intranet ao redor de um grupo de trabalho ou núcleo departamental.

 

"Pense globalmente. Aja localmente."

 

Um roteador pode também funcionar como um firewall que conecte a intranet corporativa à Internet global.

 

Todas as informações que não são selecionadas com um clique no mouse são ignoradas.

 

[O HELPme!SERVER pode ser testado (experimentado pelo cliente) sediando o serviço para os clientes no provedor do HELPme!)

 

Você precisa envolver os usuários desde o inicio e de forma intensa na experiência com a intranet. O envolvimento pode começar com um formulário de debate simples baseado na Web.

 

Se a gerência incentivar o compartilhamento de informações, por exemplo através da divisão do custeio, os grupos trabalharão melhor em conjunto. Afinal, não é exatamente para isso que você está montando uma intranet.?

 

Checklist dos custos de uma intranet.

 

Beneficios de uma intranet.

 

Beneficio

Resulta de...

Novas Receitas:

Análise de mercado aprimorada

Análise competitiva aprimorada

Gerenciamento de contatos aprimorada

Tempo de lançamento reduzido

Cobrança Aprimorada

Novos serviços

 

Custo Reduzido:

Redução do quadro de funcionários

Redução do tempo de duração das reuniões

Redução das viagens

Redução dos custos de processo

Inventario (estoque) reduzido (em virtude do processamento just-in-time)

Aquisição mais rápida (através da automação do fornecimento, por exemplo)

 

CAPÍTULO 7 - CONFIGURAÇÃO DE UM SERVIDOR Web

Conclusão:

1.   A tecnologia Web foi criada com base no Unix e para o Unix. E, sob vários aspectos, ainda permanece atrelada a esse ambiente. Se você tem na sua empresa profissionais com boa formação no Unix e na linguagem Perl, considere a possibilidade de aproveitar esse potencial na montagem das suas Webs. A NCSA, a CERN e a Apache fornecem software de servidor para a maioria das marcas do Unix - gratuitamente durante um período de avaliação.

2.   Se você estiver partindo da estaca zero, o Windows NT poderá ser uma alternativa mais agradável e cômoda, especialmente com o INTRANETS incorporado, uma interface de programação patenteada e o IDC (in Database Connector).

3.   Para que uma intranet reuna e apresente dados de forma dinâmica, ela deve executar programas. Surgiram três padrões para a criação de aplicativos Web: a lenta mas universal interface CGI, o simples mas nada seguro SSI (Server-Side Include) e as APIs (Application Programming Interfaces) patenteadas, como a da Netscape (NSAPI) e a da Microsoft (ISAPI).

4.   Os programas de servidor Web exigem uma camada intermediária de software para estabelecer conexão a Banco de Dados corporativos. Também nesta área estão surgindo 3 padrões: o freeware baseado na interface CGI, como o DBPerl, o middleware de outro fornecedor, como o ColdFusion da Allaire e o web.sql da Sybase, e as extensões patenteadas de servidor, como o IDC para o INTRANETS.

 

O Linux é um clone completo do Unix destinado a Pcs Intel de 32 bits.

 

Reflita sobre esta citação do Web site do FreeBSD:

"Como o próprio código fonte do FreeBSD encontra-se disponível, o sistema pode... ser personalizado em um nível praticamente inusitado para aplicativos e projetos especiais, e de maneiras que em geral são impossíveis nos sistema operacionais dos principais fornecedores comerciais." (em www.freebsd.org/welcome.html

 

O TCP/IP está incorporado em todas as variantes do Unix, que oferecem todos os serviços normalmente associados ao ciberespaço.

 

O NCSA HTTPd está protegido por direitos autorais pela Universidade de Illinois, que concede aos usuários uma licença que permite...

"usar o Software apenas para fins acadêmicos, de pesquisa e empresariais internos, sem cobrar uma taxa." Para download: http://hoohoo.ncsa.uiuc.edu/.

 

Se você pretende configurar uma intranet que possa se comunicar com a Internet global, precisará de um servidor Web capaz de funcionar como um proxy. Apenas o HTTPd da CERN (e alguns servidores comerciais) pode realizar essa tarefa.

 

(em relatório ao INTRANETS) a taxa de suporte cobrada pela Microsoft invalida o custo zero inicial.

 

Em muitos servidores Web, o ônus está no fato de o programador montar um kit de ferramentas aprender varias linguagens e integra-las para satisfazer às necessidades dos clientes. Com o INTRANETS, boa parte dessas funções é automática.

 

Pacto Faustiano - dependência de uma só fonte (pessoa, empresa)

 

Embora algumas versões do interpretador Perl tenham sido desenvolvidas para muitas plataformas não-Unix, inclusive para o NT, essas versões tendem a apresentar bugs e não oferecem alguns recursos importantes da versão original para Unix.

 

Em uma era de sobrecarga de informações, a tecnologia patenteada pode representar o equivalente a uma prescrição médica.

 

A configuração de um servidor baseado no NT é muito simples. Você apenas acompanha as instruções e preenche uma seqüência de formulários online, enquanto o servidor executa o trabalho pesado em paralelo.

 

O INTRANETS fornece sucesso próprio IDC.

 

Até o momento, o problema relacionado à conectividade Web/ Banco de Dados tem sido a necessidade de manter scripts personalizados para formatar os resultados da consulta em tabelas HTML. O IDC automatiza esse processo.

 

Se a sua maior necessidade fornecedor a disponibilidade continua, 24 horas, 7 dias por semana, sem interrupção, poderá executar o Web Server no NetWare SFT III - uma plataforma de alto desempenho e com tolerância a falhas fornecidas pela Novell.

 

Intranet de Pobre: Servidores de Arquivos - Se você definir uma intranet como "uma rede interna da empresa baseada em protocolos Internet que permite a troca segura de documentos", não terá feito qualquer menção à tecnologia Web, ou seja, ao HTTP. Na verdade, é realmente possível alcançar esse objetivo sem um servidor Web!

 

Um script mais sofisticado poderia apresentar um gráfico de respostas em tempo real, com a atualização desse gráfico sendo feita de forma instantânea à medida que os formulários fossem enviados. Em um nível ainda mais elevado de complexidade, os resultados do levantamento poderiam atualizar registros de um Banco de Dados. Os usuários autoriazados poderiam consultar esse Banco de Dados através da Web, e o próprio Banco de Dados poderia acionar um broadcast de correspondência eletrônica se determinadas condições fossem atendidas.

 

Série Using da Campus.

 

A CGI apresenta um desempenho inferior pois o servidor tem que inicializar um programa de gateway para cada solicitação CGI recebida. (Uma grande área de memória RAM do  servidor reduz esse overhead, pois garante que rotinas chamadas com freqüência sejam armazenadas no cache de memória.)

 

Uma "inclusão" (include)  é um trecho de código ou de testo inserido em um documento quando ele está sendo processado. (...) Por terem reconhecido a utilidade das inclusões, os programadores do HTTPd da NCSA projetaram uma extensão ao protocolo que permite que autores HTML incorporem em suas paginas Web comandos que são executados no servidor. Esses comandos incorporados são denominados SSIs (Server-Side Includes)

 

PARA SSI permite na verdade que os usuários executem código incorporado no servidor sem qualquer restrição. Para amenizar esses riscos, o HTTPd da NCSA oferece algumas opções de configuração pra os administradores de servidor. Uma delas corresponde à capacidade de desativar o mais perigoso de todos os comandos SSI - o comando exec. (É esse comando que permite que os usuários executem qualquer código.)

 

A Netscape acrescenta à lista das vantagens da NSAPI, a capacidade de personalizar o comportamento do servidor considerando a conversão instantânea do documento, a criptografia não padrão ou o tratamento personalizado de erros. O informe da Netscape encontra-se no formato online no endereço http://home.netscape.com//mewsref/std/nsapi_vs_cgi.html

 

Do ponto de vista do programador de aplicativos, a programação para uma API de servidor está dentre as tarefas de codificação mais difíceis.

 

Os filtros ISAPI permitem o pré-processamento das solicitações e o pós-processamento das respostas. Isso permite que cada site trate de forma específica as transações HTTP.

 

O termo middleware se refere à extensa classe de software de interface que ocupa uma posição intermediária na arquitetura cliente/servidor.

 

Ferramentas que conectam Webs a Banco de Dados :

·       Scripts de interface freeware (pessoas o DBPerl)

·       Middleware de outros fornecedores (por exemplo, o ColdFusion da Allaire e o web.sql da Sybase)

·       Extensões patenteadas de servidor (como o Microsoft IDC e o WebQuest).

 

CAPÍTULO 8 - SERVIDORES Web SEGUROS EM UMA INTRANET

1.   3 tecnologias fornecem segurança ao armazenamento e à troca de dados em uma rede: autenticação, controle de acesso e criptografia.

2.   Autenticação é o processo que consiste em verificar se um usuário é realmente quem alega ser. os documentos e dados podem ser protegidos através da solicitação de uma combinação de nome do usuário / senha, ou da verificação do endereço IP do solicitante, ou de ambas.

3.   Firewall é um dispositivo que fornece segurança de acesso e de comunicação entre uma rede privativa confiável, como uma intranet, e redes públicas não-confiáveis, como a Internet.

4.   Um proxy é um programa que reside no firewall e permite (ou não) a transmissão de pacotes com base no serviço que está sendo solicitado. Um proxy HTTP, por exemplo, pode permitir que navegadores Webs internos da empresa acessem serviços e externos, mas não o contrario.

 

Os dados mantidos em uma intranet são vulneráveis pelos seguintes motivos:

1.   caráter do usuário

2.   o gateway com a Internet pública

3.   remoção ou substituição acidental de informações

 

A restrição excessiva do acesso a ativos que não sejam fundamentais para a empresa frustrará os usuários e invalidará a principal finalidade de uma intranet. Por outro lado, permitir o acesso de qualquer pessoa à rede pode ter um custo elevado.

 

Ao decidir sobre quais documentos e dados da sua intranet precisam ser protegidos, lembre-se de que usuários bem-intencionados com privilégios de acesso inadequados podem causar tantos danos quanto indivíduos maldosos.

 

Quando você tiver uma boa noção de quais informações pretende proteger, estará pronto para pensar em como conseguir isso.

 

A primeira linha de defesa de toda rede provém das permissões de arquivo. (...) Como no Unix tudo pode ser um arquivo, os servidores Internet, como o ftp, e a execução de scripts podem ser controlados dessa mesma forma.

 

Em um ambiente multiusuário, a criptografia permite uma comunicação segura através de um canal que não é seguro.

 

O navegador oferece a você a opção de confiar, advertir ou recusar transações certificadas por determinada autoridade. Essa é a essência da comunicação segura na Web.

 

"Os firewalls não podem proteger uma rede contra ataques que não passem por eles." A grande maioria dos casos de violação de acesso e vazamento de informações resulta de erro ou descuido humano. A diminuição desse risco depende de diretrizes, treinamento e disciplina.

 

Alguns firewalls podem funcionar também como servidores Web.

 

Um interceptador pode ter acesso à rede através da reprodução dos pacotes criptografados.

 

Senhas isoladas só seqüências de senhas geradas por um usuário. Toda vez que esse usuário acessa a rede remotamente ele utiliza a próxima senha da seqüência. O sistema de destino conhece a seqüência combinada.

 

Calculadoras de solicitação / resposta (ou tokens) são calculadoras portáteis que criptografam uma mensagem aleatória enviada pelo firewall (denominada solicitação) toda vez que o usuário tenta acessar a rede. O método de criptografia é exclusivo para cada calculadora e reconhecido pelo firewall. Dessa forma, a única pessoa que pode gerar a "resposta" criptografada correta é o usuário que está de posse da calculadora correta. Não é preciso usar senhas. o nome do usuário e a posse da calculadora são suficientes para que ele seja autenticado.

 

 

CAPÍTULO 9 - INSTALAÇÃO DE NAVEGADORES NOS COMPUTADORES

Cada vez mais os aplicativos de computador se integrarão a componentes de navegação HTML, chegando em alguns casos a serem substituídos por esses componentes.

 

O documento preliminar da HTML 3.0 encontra-se em exposição no endereço www.hpl.hp.co.uk/people/dsr/html/Contents.html

 

A idéia de que um autor deva ser capaz de especificar o layout da página contraria a natureza orientada ao conteúdo da Web.

 

Mas as revistas e outros documentos ilustrados não se enquadram em uma Web apenas de conteúdo.

 

URL: Uma apresentação em slides mostrando os planos da Netscape para o aprimoramento do Navigator e da Web pode ser exibida online no endereço www.netscape.com/misc/developer/conference/proceedings/andreessen/index.htm.

 

MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions) é um padrão Internet destinado ao envio de arquivos binários com uma correspondência eletrônica de texto normal.

 

Os plug-ins têm acesso integral a todos os dados armazenados no seu equipamento.

 

Com a JavaScript, a validação pode ser feita no cliente, os campos podem ser previamente preenchidos e outras comodidades da computação cliente/servidor podem ser implementadas.  (ver www.netscape.com/comprod/products/navigator/version_2.0/script/ e exemplos de scripts em netscape.com/comprod/products/navigator/version_2.0/script/script_info

 

 

CAPÍTULO 10 - REQUISITOS DE REDE PARA INTRANETS

 

Aplicativos Windows

(ex.: navegador Web)

Winsock.dll

Driver TCP/IP

Vinculação de Protocolo

Driver de Rede

(NDIS ou ODI)

Adaptador de Rede

(Hardware)

 

Na parte inferior da pilha está a interface de rede, que é onde o pneu entra em contato com a pista. Essa é a parte física entre o computador e o encanamento da rede. Em um PC independente, essa interface assume em geral a forma de uma placa plug-in - um componente eletrônico semelhante a uma placa de vídeo ou de som de um PC. A exemplo de outras extensões de hardware, a placa de rede atribui recursos ao PROVIMENTO, mais especificamente, a capacidade de enviar e receber dados através de um segmento de cabo. Em alguns Pcs (e em muitas estações de trabalho Unix), o adaptador de rede está embutido na placa-mãe. (...)

 O PC não sabe como se comunicar com uma placa de rede. Para preencher essa lacuna semântica, o computador se comunica com a placa através de uma camada de software denominada driver de rede. (...) A próxima camada acima é especifica do protocolo. A rede que está sendo instalada deve se unir ao driver de rede. Essa combinação é denominada vinculação. Ela ocorre em geral quando você inicializa o seu computador e resulta na "vinculação" de um ou mais protocolos à placa adaptadora.

Winsock é um protocolo padrão introduzido pela Microsoft para permitir que os programadores criem programas Windows capazes de operar em rede sem precisar aprender os detalhes do  TCP/IP. A camada Winsock é implementada como uma biblioteca de rotinas denominada winsock.dll, localizada em geral no diretório \windows\system do PC.

 

WAN (Wide-Area Network) é uma rede que integra recursos computacionais localizados a quilômetros de distância uns dos outros. O aspecto que mais distingue o projeto de uma WAN do projeto de uma LAN ou MAN (Metropolitan) é o custo da largura de banda.

 

As WANs são, necessariamente, canais compartilhados de comunicação.

 

Tipo de Linha

Velocidade de Transmissão de Dados

T1

1,54 Mb/s

T1 fracionaria

56 Kb/s a 1,54 Mb/s

T3

45,4 Mb/s

 

 

 

Frame relay é uma técnica de comunicação em que os dados são subdivididos em unidades de tamanho fixo, denominadas quadros, antes de serem transmitidos.

 

Outro aspecto relacionado a uma intranet geograficamente distribuida é a distribuição de Banco de Dados. Existem duas situações opostas. Uma consiste em centralizar os recursos de dados, na matriz, por exemplo, e usar a WAN para acessa-los remotamente. A outra consiste em distribui integralmente os dados, permitindo que os usuários locais os acessem através da LAN da filial.

 

Na administração da rede você precisa considerar 4 questões:

1.   Gerenciamento de rede.

2.   Manutenção de contas de usuário

3.   Manutenção de servidores virtuais

4.   Manutenção do log.

 

 

CAPÍTULO 11 - REQUISITOS DE PESSOAL PARA INTRANETS

Conclusão:

1.   O WebManager é responsável pela supervisão do planejamento, projeto, operação e manutenção da intranet como um todo. Os WebMaster podem também desempenhar o mesmo papel nos departamentos. Ao selecionar esses profissionais, considere suas qualificações gerais, a apreciação de padrões e a capacidade de formar consenso.

2.   Os provedores de conteúdo devem manter os documentos em seu formato original de processamento de textos e usar ferramentas de conversão e modelos para gerar páginas Web.

3.   A autoria em equipe realizada em uma intranet exige que os participantes tenham boas qualificações para o trabalho em grupo, um conhecimento básico da estrutura de arquivos do servidor Web e, especialmente no caso dos fóruns de debate, muita diplomacia na publicação e na resposta a artigos.

 

Os principais ingredientes são a consciência de que a qualidade de qualquer rede depende da qualidade das informações que ela transporta e a contratação de profissionais cujo entusiasmo por novas tecnologias seja equilibrado pela ocao real das necessidades da empresa.

 

A pessoa responsável por manter a intranet em bom funcionamento é o WebMaster global da empresa.

 

[Minha proposta é de um WebMarjetingManager.

 

Quando utilizada em marketing, a WWW recompensa a diversidade e penaliza a semelhança.

Mas as Webs internas têm outra finalidade. São ferramentas destinadas à distribuição de dados e documentos e, em alguns casos, também à automatização de fluxos de trabalho. Alguns estudos já mostraram que, para esse tipo de sistema de informação, a padronização do projeto visual aumenta a capacidade de uso e suaviza a curva de aprendizado. Em outras palavras, a tecnologia Web utilizada em uma intranet recompensa a semelhança e penaliza a diversidade. [ O que está absolutamente coerente com toda a teoria da identidade visual.]

 

Um modelo para a documentação de padrões de projeto consiste no processo RFC. As RFCs apresentam as datas de publicação e de validade. A ultima funciona como uma provisão contra o arcaísmo. As diretrizes definidas nas RFCs são identificadas como obrigatórias, recomendadas, opcionais ou reprovadas (outra maneira de impedir a tirania de normas antiquadas). Ao seguir esse modelo, um WebManager poderia criar um Banco de Dados de RFCs locais que especificasse as diretrizes de projeto da intranet.

 

Uma função importante do WebManager consiste em garantir a qualidade do código HTML e a integridade dos vínculos.

 

O WebManager não tem que ser um programador. Ele precisa ter capacidade gerencial para conduzir uma equipe de profissionais qualificada.

 

Categorias de informação:

Dados Numéricos

Campos numéricos e monetários em planilhas e Banco de Dados relacionais

Texto

Correio eletrônico e código fonte

Documentos Compostos

Relatórios, memorandos, correspondência eletrônica e periódicos.

Texto multilíngue

Correspondência internacional

Imagens

Fotografias e imagens gráficas digitalizadas, mensagens de fax e desenhos

Arquivos binários

Executáveis e outros códigos que podem ser lidos por visualizadores de outros fornecedores.

Manuscritos

Assinaturas não-eletrônicas e notas de margem.

Áudio

Correio de voz, gravações em fita e musica

Vídeo

Fitas promocionais e câmeras de segurança

 

O modelo "pull" de fluxo de informações inerente a uma Web garante que as pessoas acessem apenas os documentos de seu interesse.

 

e-publishing - publicação eletrônica

 

Na publicação de documentos de colaboração, os vários autores precisam chegar a um consenso sobre as diretrizes básicas de estilo a serem adotadas no projeto para que suas contribuições possam ser combinadas com um mínimo de retrabalho. O perfil profissional que surge a partir desses requisitos combina as qualificações de comunicação e formação de consenso com a capacidade de colocar os interesses do grupo acima da liberdade de criação.

 

O antigo provérbio que recomenda a não dizer em uma mensagem eletrônica aquilo que você não publicaria em um jornal vale em dobro para o envio de mensagens em uma intranet.

 

A distribuição de documentos é um dos benefícios pretendidos para uma intranet. A automação do fluxo de trabalho é outro.

 

 

PARTE III - GUIA DE COMPRAS

CAPÍTULO 12 - VISÃO GERAL DO MERCADO DAS INTRANETS

 

O SuitSpor da Netscape é um conjunto de 5 dos melhores produtos da categoria, que abrange o seguinte:

·       Enterprises Server

·       LiveWire Provedor, uma ferramenta de desenvolvimento de aplicativos

·       Server Catalog

·       Proxy Server, um servidor seguro para duplicação e filtragem de acesso a documentos baseados na WWW a partir de fora do firewall

·       Mail Server, um sistema de envio/recebimento de mensagens de alto desempenho e baseado em padrões

·       News Server, um servidor seguro para criação de grupos de debate públicos ou privados.

 

Fato: A menos que o mercado - tanto fornecedores como consumidores - enfatize a importância dos padrões para o Bem Comum, a tecnologia Web e as intranets sofrerão a mesma fragmentação de mercado enfrentada pelas primeiras soluções cliente/servidor.

 

archives - arquivos compactados

 

Site: perlWWW

URL: www.oac.uci.edu:80/indiv/ehood/perlWWW/

Uma seleção de scripts Perl bastante conhecidos que executam varias tarefas de processamento Web. Consulte também o arquivo compactado Perl mais genérico da Universidade da Florida, que consiste em um recurso ftp disponível no endereço ftp://ftp.cis.ufl.edu/pu/perl/.

 

Nagware: é um shareware que lembra periodicamente você de que precisa registra-lo.

Clippeware é um software de avaliação em que determinados recursos estão desativados.

 

URL: www.zdnet.com/zdi/software/index.html (sharewares testados contra vírus)

 

 

CAPÍTULO 13 - MODELO DE RECURSOS DE UMA INTRANET

Os scripts podem ser criados diretamente em documentos HTML, bastando para isso delimita-los pelo par de tags <SCRIPT> </SCRIPT>

 

O IA (Internet Assistant) fornecedor Access é capaz de criar tabelas e formulários HTML com uma lógica básica de consulta para Banco de Dados Access. Você pode fazer o download desse produto a partir do endereço www.microsoft.com/access

 

O Emissary é um pacote de aplicativos Windows de 16 bits que incorpora um conjunto completo de acessórios de conexão Internet/ intranet em um produto muito bem integrado.

 

O Excite é um software para indexação e localização de dados em sites da WWW, e o EWS (Excite fornecedor Web Server), para localização de dados em Webs internas. É gratuito em: www.excite.com/navigate/

 

Por que é gratuito? Estamos oferecendo um contrato de manutenção a US$995 por ano que abrange as atualizações de versão e suporte técnico por telefone e correio eletrônico.

 

Glimpse (Global IMPlicit Search) é um sistema de indexação e consulta que permite a você pesquisar todos os seus arquivos com muita rapidez.

 

CAPÍTULO 14 - MODELO MULTIMÍDIA  DE UMA INTRANET

Por quê você haveria de colocar vídeo e áudio na rede da sua empresa?

·       associação de comentários de voz a documentos, inclusive correspondência eletrônica, o que pode acrescentar entonação à comunicação.

·       o uso do vídeo em rede permite a realização distribuída de treinamento e demonstrações ao vivo em tempo real.

·       a teleconferência e a videoconferência, embora limitadas podem reduzir o tempo improdutivo associado às reuniões cara a cara.

·       A telefonia através da Internet permite a realização de chamadas de longa distancia ao custo de uma tarifa local.

·       as interfaces de realidade virtual - que emulam um mundo tridimensional em uma tela de computador - possibilitam o treinamento, a simulação e a navegação por informações.

 

O embaralhamento aleatório é exatamente o que acontece com os pacotes de dados transmitidos em uma rede TCP/IP. Alguns dos pacotes que compõem o seu conteúdo podem percorrer determinado caminho, ao passo que outros podem passar por outro percurso e esses pacotes podem ser recebidos em uma seqüência diferente daquela em que foram enviados. Para resolver este problema existem duas soluções. Uma dela consiste em tratar clipes de som e de vídeo como arquivos, à semelhança de qualquer outro documento. Para exibi-los )ou ouvi-los), você deve transferir os arquivos inteiros para o seu PC, onde um programa local de reprodução promovera a renderização desses arquivos.

A outra solução possível consiste em usar streams para transferir o som ou o filme do servidor para um navegador e interpreta-lo de forma instantânea.

 

Empresas financeiras já estão usando o RealAudio em um aplicativo por demanda que lista a opinião de vários analistas das áreas de serviços financeiros, informática, saúde e recursos naturais. Mediante solicitação, um corretor pode acessar a recomendação no Netscape, dar um clique e ouvi-la.

 

 

CAPÍTULO 15 - RECURSOS PARA AUTORES DE UMA INTRANET

O TextPad é um editor de textos avançado e veloz destinado às versões de 16 e 32 bits do Windows. Dentre seus recursos mais úteis, destacam-se os seguintes:

um avançado recurso de pessoas / substituição que utiliza expressoes comuns no estilo Unix, com a praticidade de um editor de macros. Permite pewq conjuntos de arquivos armazenados em uma arvore de diretórios e substituir um texto ao mesmo tempo em todos os documentos abertos.

 

Esse programa encontra-se disponível para download gratuito e 30 dias de avaliação através de ftp anonimo a partir do endereço ftp://oak.oakland.edu/pub3/simtel-win3/editor/txp16132.zip.

 

Para facilitar a produção e a manutenção de paginas existe o HTML Transit, Informação Access. O Transit não é um editor HTML. Ele não oferece os recursos de inserção de tags através da técnica de apontar e dar um clique. Em vez disso, ele monta Web sites a partir dos arquivos de conteúdo originais de uma empresa. Esse procedimento apresenta uma vantagem clara para um Web site externo oou para uma intranet. O mesmo material-fonte pode ser usado para gerar documentos impressos e onlene. Para uma ia, o Transit oferece a possibilidade de armazenat em servidores Web grandes volumes de arquivos herdados.

 

Você pode fazer o download gratuito do Transit para 14 dias de avaliação a partir do endereço www.infoaccess.com

 

Para conferir o código HTML

Esses programas são configurados para analisaar, ou interpretar, páginas Web em estrita consonancia com os padrões, assinalando os erros e desvios à medida que são encontrados. Depois que conluem a validação, essas ferramentas imprimem um relatório detalhado de diagnostico.

Um dos validadores mais faceis de usar é o Weblint. Você pode fazer o download da sua próprio coopia do programa, que foi desenvolvimento em Perl, a partir do endereço www.khoral.com/staff/neilb/weblint.html ou em www.unipress.com/weblint/.

 

Se você digitar o URL de uma página Web, o Weblint validaraa esspa página e retornaraa uma lista de erros.

 

Um outro validador é o KGV: http://ugweb.cs.ualberta.ca/~gerald/validate/

 

CAPÍTULO 16 - RECURSOS PARA GERENTES Web

Conclusão

1.   A manutenção de uma iii é o processo que consiste em manter ativos um conjunto de páginas Web e os vínculos existentes entre elas. As ferramentas disponíveis no momento que facilitam esse processo abrangem o QuickSite da DeltaPoint e o FrontPaage da Microsoft (para Pcs).

2.   O software de gerenciamento de sites deve manter um Banco de Dados, apresentado de preferencia sob a forma de um gráfico, dos arquivos Web e seus relacionamentos. Dessa forma, se determinado diretório fornecedor movido, removido ou tiver seu nome alterado, será possível identificar e tratar o impacto dessa modificacao sobre outras páginas Web.

3.   Os benefícios que a analise de logs pode proporcionar abrangem o controle de quem está acessando quais informações e a possibilidade de planejar a capacidade da rede com base no trafego existente.

 

PARTE IV - FONTES DE CONSULTA

APENDICE A - TERCEIRIZAÇÃO DE UMA INTRANET

 

As empresas que têm grandes departamentos de rede e de serviço de tecnologia da informação (IT) deverão considerar a possibilidade de ampliar serus recursos, através de treinamento e novas contratacaoes, antes de partir para uma solução externa. De qualquer forma você sempre teraa que ter gente treinada em HTML.

 

 

APENDICE B - O FUTURO DAS INTRANETS NAS EMPRESAS

As inovações de recursos não são, entretanto, aquelas de que a sua empresa se beneficiaraa a longo prazo. Isso porque "a maré crescente eleva todos os navios":  um mes após a liberacao de novos softwares, todos já os instalaram e estão obtendo praticamente os mesmos benefícios. A vantagem competitiva não é obtida dessa forma. Ela resulta da estrategia correta e da capac de executa-la.

 

As intranets não conseguem resolver uma deficiencia básica da computação cliente / servidor: o problema do gerenciamente distribuído. Em virtude do baixo custo da configuração e da facilidade de administração dos servidores Web, sua proliferação poderaa agravar ainda mais o problema, pelo menos a curto prazo. Para enfrantar esse risco, tenha em mente as seguites orientacoes:

·       Um conjunto de informações deveraa ser organizado, protegido e atualizado por pessoas que o consideram valioso, e somente por elas.

·       Outros participantes deverão ter apenas o acesso apropriado e compartilhar o custo de distribuição.

·       A coordenação global de iniciativas é necessária à enonomia de escala.

·       Os padrões globais são a chave para a comunicação eficiente.

 

 

Essas diretrizes se aplicam a qualquer projeto cliente/servidor. Dedique atenção especial ao fato de que os três primeiros itens não têm a ver com tecnologia. Eles especificam uma cultura gerencial. Isso fica evidente em relatórios que demonstram que apenas 16% dos projetos cliente/servidor são concluidos dentro do prazo e do orçamento previstos e que 31% são cancelados antes da conlcusao. É possível afirmar que o estilo gerencial necessário está relacionado diretamente ao exito do projeto cliente/servidor.

 

APENDICE COM - ANÁLISES INTENSIVAS DAS INTRANETS

Sandia Labs

Realiza programas de pesquisa sobre energia e meio ambiente. Intranet corporativa para interligar 8.000 funcionários em 4 estados diferentes.

Problemas:

·       Compartilhamento de informações

·       Custos elevados de Impressão

·       Compatibilidade Multiplataforma

A intranet da Sandia liberou os recursos do maingrame, reduziu os custos de papel e importante e concedeu aos funcionários acesso fácil a um conjunto valioso de informações. O objetivo da Sandia com a criação de sua intranet era fornecer uma fonte central de informações - uma fonte a que todos os funcionários pudessem recorrer em primeiro lugar. A cada dia ela foi chegando mais perto de seu objetivo.

 

Sun Microsustems: Teste de Fatores Humanos

Empresa lider no fornecimento de estações de trabalho. Passou de 200 para 3000 servidores Web. A intranet da Sun contém:

·       anuncios de emprego

·       catalogo telefônico dos funcionários

·       "Deposito" de ferramentas para aumentar a produtividade

·       Informações sobre Recursos Humanos

·       Organogramas

·       Catálogos de Produtos

·       "Pacote Executivo" com fontes de noticiario ao vivo e informática sobre estoque

 

Problemas:

·       suporte a produtos (produção e marketing)

·       projeto coeso (comportamento padronizado)

 

Sugestões da Sun na elaboracao de uma intranet:

1.   os usuários de Internet querem navegar e dar cliques

2.   o canto superior esquerdo da tela é o ponto mais ocupado de uma página Web.

3.   Os usuários querem um aprofundamento mínimo em seu conteúdo online.

4.   A padronização é importante em todo o projeto.

5.   Os uus precisam de uma "metafora de navegador" definida, com a qual possam realizar seu trabalho.

6.   Os responsaveis pela montagem de uma intranet precisam equilibrar o uso de texto e imagens gráficas.

 

Para ver os teste da Sun com usuários:

www.sun.com/sun-on-web/uidesign/sunweb/sunweb.html.

 

Genentech: A Evolução de uma Intranet

Empresa de biotecnologia que desenvolve e fabrica novos produtos farmaceuticos.

Problema:

Substituir um BBS simples. Ela precisava enfrentar dois problemas:

·       compatibilidade multiplataforma

·       interface universal

 

Hoje tem 3.000 usuários e algumas das informações online são:

·       instruções online para preenchimento de pedidos de compra

·       procedimentos seguros para operação de equipamentos

·       centros de registro para workshops internos

·       informações de interesse dos funcionários, como, por exemplo, a disponibilidade de vagas em veículos de colegas e de crecher para seus filhos.

 

A Genentech desenvolveu vários aplicativos baseados no Netscape para sua intranet. Se, por exemplo, um funcionário precisar redigir um press-release, existe um aplicativo online disponível para auxilia-lo nessa tarefa. Esse aplicativo também publica o press-release no formato HTML em um servidor Web. Cada departamento da Genentech tem uma home page e publica perfis de funcionários que abrangem fotografias e descricoes dos cargos. Essa é uma maneira rápida de saber a quem se dirigir para tratar de assuntos relacionados aos diversos projetos e tarefas de escritório.

Resultados: A Genentech conseguiu reduzir os custos em diversas áreas gracas à sua intranet. A disponibilidade das informações nos computadores contribuiu bastante para o aumento da produtividade dos funcionários da empresa.

Os usuários podem localizar as mais diversas informações, desde as diretrizes da empresa até os formulários de atendimento medico.

 

ELI LILLY: DESAFIOS DE COMUNICAÇÃO

Empresa farmaceutica que emprega mais de 30.000 pessoas em mais de 120 paises.

Dentre os muitos desafios enfrentados pela empresa, destacam-se estes dois:

·       custos de distribuição (fluxo constante de informações para seus representantes)

·       Virtual Information Netword: informação rápida a todos

Segundo os responsáveis, alguns dos maiores desafios da implantação dessa intranet não foram necessariamente obstáculos técnicos, mas barreiras sociais e politicas. A exemplo do que muitas grandes empresas como a Lilly estão constatando, a evolução para a tecnologia Web costuma entrar em conflito com projetos exostente, e o resultado nem sempre é positivo. Parte do planejamento de uma intranet abrange a consideracao a respeito das diferenças sociais e culturais existentes na empresa e a manutenção de um dialogo constante entre os vários departamentos e es envolvidos.

 

Esta intranet está se expandidondo rapidamente e oferece hoje esta grande variedade de aplicativos:

·       listas de anuncios de emprego da Lilly

·       catalogo telefônico de funcionários

·       os ultimos dados financeiros e de estoque

·       diretrizes da empresa

 

Resultados. A empresa está descobrindo rapidamente que, ao conceder aos funcionários o acesso à e interna, está permitindo que eles acompanhem e distribuam dados a uma fração do custo dos métodos tradicionais utilizados anteriormente para essa finalidade.

 

[analisar o serviço de distribuição de bulas de remedios de novos medicamentos, noticias sobre novos medicamentos etc. Analisar o mesmo tipo de serviço aplicado a outras atividades.]

 

EM UMA INTRANET, TUDO O QUE FOR CRIADO SERÁ ALTERADO.

 

Na Lilly, o antigo axioma "o único elemento constante é a mudança" se aplica perfeitamente à intranet da empresa.

 

Para ver: www.lilly.com/

 

Outras empresas.

A intranet da National Semiconductor Corporation facilita também o compartilhamento de idéias e estimula, portanto, a criatividade e a inovação entre os funcionários da empresa.  (...) Funcionários de diferentes equipes de fabricação de produto de divrsos paises estão trocando idéias de maneiras totalmente inusitadas, gracas à Web da empresa.

 

A Intranet da HBO permite que os funcionários acessem informações comuns da empresa, como, por exemplo, manuais internos de Recursos Humanos, organogramas, o boletim da empresa e até mesmo um menu com as opções de almoço da cantina.

 

A Cadence Design Systems utiliza o On'Track (como é chamada a intranet da Cadence) como um sistema flexivel de comunicação para vendas online, que treina os funcionários nas estratégias de venda e fornece a eles os recursos necessários à comercialização dos serviços da empresa.

O On'Track apresenta o layout de cada etapa do ciclo de venda para ajudar os representantes a usarem os recursos corporativos, a trabalharem em conjunto com a equipe interna de consultoria e muito mais. SÃOe um representante de vendas quiser receber um treinamento adicional, bastaraa entrar na intranet, preencher um formulário eletrônico solicitando um seminario local e envia-lo para a equipe de agendamento da matriz da empresa. O On'Track ajuda também a manter a equipe de vendas informada. [Este é um exemplo do que o HELPme!SYS poderia fazer, automatizar todo tipo de requisito que existe na companhia, possibilitanto que o departamento de Recursos Humanos saiba quantas pessoas estão interessadas no que.]

Antigamente um representante de vendas tinha de ler mais de dez revistas e jornais especializados para procurar noticias relevantes.  O On'Track oferece diariammente aos representantes varias fontes diretas de noticiario, o que permite que eles se concentrem nos interesses de seus clientes. As fontes de noticiario ajudam também os representantes a se manterem em condicao de igualdade em relatório à concorrência.

 

Na McDonnell Douglas em virtude de os dados técnicos contidos nos manuais e boletins serem vitais para os clientes, encontrar uma maneira de transmiti-los rapidamente era uma batalha constante. Manter as informações atualizadas e arquivar os manuais (que chegam a ter até 50.000 páginas cada um) são outros desafios que a empresa conseguiu vencer com usa intranet.

 

A DEC (Digital Equipment Corporation) é uma empresa lider no setor de computadores e softwares de rede. A empresa tem mais de 800 subsidiarias em todo o mundo e mais de 60.000 funcionários.  (...) Quando uma solicitação de informações é feita, o servidor proxy recupera essas informações, as armazena em um cache e, em seguida, as transmite ao navegador Web que as solicitou. Se outro navegador Web fizer a mesma solicitação posteriormente, o serviço proxy simplesmente verificaraa o cache e recuperaraa os dados. Esse procedimento representa uma grande economia de tempo para os funcionários e proporciona um melhor aproveitamento da largura de banda existente entre a Digital e a Internet externa.

 

A Open Text acredita que as intranets constituem a plataforma mais importante e promissora do setor de informação, pois proporcionam uma conectividade real. A existencia de um número cada vez maior de aplicativos capazes de ampliar essa conectividade faraa com que no futuro as intranets estejam por toda a parte. www.opentext.com

 

O potencial para a alteração do modo como uma empresa distribui seus dados e como os funcionários se comunicam é muito grande para ser desperdicado. (...) As intranets estão permitindo que os funcionários interajam de novas e interessantes maneiras. A tecnologia Web conseguir tornar mais fácil para os computadores fazer o que sempre desejamos que eles fizessem - interligar-nos eletronicamente de uma forma realmente simples e extremamente intuitiva.