EXTRATO DE: O LIVRO NEGRO DO EMPREENDEDOR

AUTOR: Fernando Trias de Bes

Editora: Best Seller – 2007/2009 – Por coincidência escrito no final de 2006, mesma época que escrevi D&S

 

A semelhança entre os dois livros é muito grande quanto à motivação principal e ao objetivo desejado. A diferença principal está na espinha condutora da abordagem. Enquanto meu foco é alertar para os tantos aspectos que podem afetar o sucesso, o dele é apontar premissas que levarão o empreendedor ao fracasso. Esta diferença explica o fato de meu livro ser mais abrangente do que o dele. A mensagem dele é: se você não tem o DNA apropriado, não se meta a empreender. Enquanto o meu é: se você quer ser um empreendedor, tudo bem, mas cuide bem de alguns detalhes.

 

 

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Uma mesma pessoa empreendeu em um mesmo lugar em uma mesma empresa negócios que começaram como joalheria, passaram para a eletrônica, depois mudaram para ourivesaria e então... para detergentes. As circunstâncias que em um dado momento justificavam um produto desapareciam, sendo necessário reestruturar e reorientar o negócio. Por trás dessas ideias tão díspares há um elemento comum: a pessoa que as empreendeu.

 

Quando as coisas começaram a andar mal em sua empresa de joalheria, teria sido mais fácil dizer que a ideia havia dado errado e desistir. Mas o bom empreendedor sabe que uma ideia, quando modificada a tempo, nunca fracassa.

 

[A verdade da afirmação se sustenta num fato muito simples: qualquer que tenha sido a atividade desenvolvida por um determinado tempo, ela construiu um patrimônio de relacionamentos (clientes e fornecedores) e, portanto, qualquer novo negócio irá começar a partir deste patrimônio. Se as pessoas soubessem de antemão o valor que isso tem....!!!]

 

 

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É fundamental conhecer o setor que você quer atuar, porque, então, você saberá quais são as regras que está desafiando, quais são os aspectos do setor que está colocando em questão. (...) Portanto, mais vale um setor conhecido, onde se pode chegar a empreender, inclusive, com uma ideia não muito poderosa.

 

112

Pode ser que um empreendedor medíocre voltado para um setor que valha a pena, não seja bem-sucedido, mas está provado que um empreendedor brilhante e hábil tampouco prosperará se dedicar-se a um setor pouco adequado.

 

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“Ao escolher um setor, só desejo que tenha possibilidades de crescimento, pois é mais fácil participar do crescimento futuro do que se apoderar de um pedaço do mercado atual. Também quero que tenha fatores de conflito, sejam tecnológicos ou culturais, que algo esteja se quebrando ali, porque nessas brechas você pode encontrar oportunidades.”

 

124

José María Ruiz Millet me disse: “Em meu setor, a medicina, aconselho sempre a contar com um colchão básico de dois anos. E levar mais cinco anos com muita paciência..”

 

133

Empreender é como saltar de pára-quedas. Você não percebe onde se meteu até que a portinhola lateral seja aberta e o instrutor diga que chegou o momento.

 

Não empreenda para “arrumar” sua vida pessoal, mas sim pela satisfação que lhe dará a aventura de empreender. Porque, de fato, não há maior satisfação do que a do empreendedor que consegue fazer funcionar com sucesso sua empresa, seja esta grande ou pequena.

 

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Fracassar não é perder. É não ter tentado.

 

Seu inimigo é você mesmo. O desconhecimento de seu próprio desconhecimento é a fonte de todos os fracassos. [Eu poderia ter terminado D&S com esta frase.]