EXTRATO DE: RAÍZES DA TRANSFORMAÇÃO

 

TÍTULO DO ORIGINAL: O MESMO

AUTOR: KEN O'DONNELL

EDITADO EM:    1995                  POR: CASA DA QUALIDADE

 

GLOSSÁRIO

LEADING EDGE - vantagem competitiva

SHARED VALUE - valor compartilhado

MIND SET - conjuntura mental

Empowerment - potencialização - em administração significa prover o gerente com os recursos necessários para que ele se torna um intrapreneur.

SELF-EMPOWERMENT - autopotencialização

QA - qualidades adquiridas

QI - qualidades inatas

 

A MUDANÇA DE VALORES

A história está repleta de perdedores que, simplesmente, não enxergam a necessidade de acompanhar mudança, e de ganhadores que tiveram a coragem de ir em frente.

A tendência de recorrer ao status quo acontece:

        Quando há incerteza sobre o impacto e a implicação da mudança

        Quando há o medo de tornar-se redundante

        Quando as pessoas se sentem incapazes de desempenhar o novo papel

        Quando as pessoas sentem uma possível perda de respeito ou prestígio

        Quando não há vontade de aprender novas habilidades

        Se o poder ou posição na organização são ameaçados

        Se o controle sobre os recursos da organização for reduzido

        Se o novo modelo for muito diferente do modelo aceito e venerado

Mudar, realmente, não significa simplesmente melhorar o que já existe, mas transformar a forma de pensar, desenvolver uma nova visão, e fazer um plano de ação detalhado de implementação. Desta maneira, abrimos espaço para um futuro melhor.

 

VISÃO HOLÍSTICA DE PROCESSOS

Holismo é uma visão sistêmica de processos, podendo ser resumida na seguinte frase: Cada coisa afeta todas as outras coisas de alguma maneira.

Holos é um radical grego que significa inteiro, o todo.

Se o modelo holístico é válido, podemos ver no pequeno, o que vemos no grande. O processo de um indivíduo, de uma organização ou de uma civilização é semelhante.

Num acidente na estrada morre um rapaz. Qual dos personagens tem a visão correta da situação?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

POLICIAL: Motorista idiota morto

MÉDICO: Um corpo

MÃE: O filho querido

GUINCHO: Uma oportunidade para ganhar dinheiro

[Na minha teoria, isto demonstra muito bem como, de acordo com sua posição no sistema, a sua percepção muda em relação a um dado fato.]

Embora cada um tenha sua verdade relativa, existe uma quinta perspectiva  a de um observador imparcial. Ele vê não apenas a relação específica de cada um na situação, mas as inter-relações. A capacidade de enxergar as inter-relações é o que pode ser chamado de perspectiva sistêmica.

O desafio, no dia-a-dia do trabalho, é desenvolver este ponto de vista desapegado e, ao mesmo tempo, ser um participante efetivo dos processos. Numa reunião, por exemplo, na hora de participar, alguém utiliza toda a experiência e know-how para transmitir sua idéia. No momento da discussão, procura uma postura de observação das inter-relações que correm por trás e por baixo de tudo. Assim, pode compreender o todo da situação, e não entrar na dialética emocional de argumento e contra-argumento. Isso também lhe permite ver o verdadeiro valor de indivíduos e idéias, e não apenas a projeção das próprias ambições e emoções.

 

 

QUALIDADE GLOBAL

Se as portas da percepção fossem limpas, tudo pareceria ao homem como é, infinito. Pois o homem se fechou ao ponto de ver todas as coisas através das frestas estreitas da sua caverna. (William Blake - 1757-1828)

As técnicas de Qualidade Total, quando aplicadas à produção de maiores e melhores bombas ou pesticidas, por exemplo, fazem com que ambas as palavras, qualidade e total, percam seu significado maior. Do ponto de vista do fabricante, a bomba e o pesticida podem ser os "melhores da praça". (....) De modo simplificado, "Just in time" significa trabalhar com estoque quase zero, com entregas freqüentes e, em muitos casos, implica em transferir os estoques para a rua. (....) Atender às necessidades de um cliente significa escutar e responder da melhor forma possível. [clientes externos e internos] (....) Um dos principais valores que surge da visão holística é a coerência. Se uma organização espera que seus empregados tenham um sorriso para o cliente, ela tem que dar o primeiro sorriso para seus empregados.

Há três níveis em que a tentativa de gerar produtividade pode acontecer, conforme a seguinte tabela:

 

NÍVEL 1        Salário, promoção, incentivos, benefícios, segurança, higiene  Superficial, aparente, desenvolvimento físico

NÍVEL 2        Participação, parceria, potencialização, capacitação      Suporte do superficial, desenvolvimento mental

NÍVEL 3        Vida da pessoa, autoestima, virtudes Base da base, desenvolvimento de valores

 

O terceiro nível é a vida do indivíduo que é a base da estrutura. Se ele não se sente bem consigo mesmo, ou tem uma visão exagerada da sua capacidade, todo o investimento aplicado em cima dele pode ser em vão. (....) Se lhe falta auto-estima, e não acredita na sua própria capacidade de crescer, se sofre de egocentrismo, não será capaz de apreciar verdadeiramente o que a empresa pode fazer para ele.

A não-qualidade se fundamenta nos seguintes seis aspectos, todos eles problemas que têm suas raízes na vida da pessoa:

        Stress

        Medo

        Conflitos

        Falhas de Comunicação

        Egocentrismo

        Falta de Visão

        

AUTOGESTÃO - DE DENTRO PARA FORA

O ser humano é como o coco. A casca dura e pouco atraente é a camada superficial dos valores adquiridos ao longo das nossas vidas. A carne branca e oculta é a parte dos nossos valores inatos.

Entender o que está acontecendo envolve seis aspectos básicos:

1.       Uma análise dos fatos  Quais são as influências que operam no momento presente? Qual é o histórico que traz tudo para o aqui e agora?

2.       Os insights que isto dá  Gerar uma apreciação intuitiva e sistêmica da realidade. Qual é a verdadeira razão do ser, ou o propósito da existência do indivíduo ou da organização? Em que devemos focalizar a nossa atenção?

3.       Um entendimento dos valores-chave de que a melhora dependerá  Quais valores humanos trarão as melhorias desejadas mais rapidamente?

4.       A visão do futuro  Para onde vamos? O que pretendemos ser num futuro melhor?

5.       As barreiras ou obstáculos  O que pode impedir a realização de um futuro melhor?

6.       As metas e planos de melhoria  Levando em consideração todos os aspectos anteriores, quais são as duas ou três metas diretrizes que pautarão o futuro? Quais são os planos, passo a passo, que conduzirão às melhorias?

Posso entender perfeitamente que fumar cigarros é prejudicial à saúde. Afinal, não falta informação na televisão ou nas revistas sobre o quanto a vida é prejudicada se continuamos fumando. Mesmo assim, se não há poder suficiente para dizer não ao cigarro, a predisposição é continuar fumando.

Quando se trata de implementar uma mudança, é necessário cuidar de três vertentes:

        Ser extremamente claro na explicação dos passos envolvidos nas mudanças propostas, e verificar seu impacto na cultura ou mentalidade gerencial.

        Criar uma base de poder que sustente as mudanças. Através da coerência, do exemplo e do trabalho nos bastidores, é possível não apenas reduzir os focos de resistência, mas inspirar a credibilidade nas mudanças.

        Procurar introduzir as mudanças com o maior prazo de tempo possível. Nada de precipitação.[Não concordo. Isto é dar força às resistências.]

 

As pessoas de modo geral, só querem duas coisas:

        Serem ouvidas e tratadas como gente, e não como tolos

        Serem compreendidas em relação aos seus anseios

Qualquer objeto ou indivíduo tem um valor aparente ou adquirido, mas também possui um valor intrínseco ou intato.

Para entender qualquer situação, precisamos enxergar todos os fatores nela envolvidos.

MEIO-AMBIENTE

 

SOCIEDADE

 

 

RELACIONAMENTOS

 

CORPO

 

MENTE

 

SER

 

 

 

 

 

 

 

 

Imaginemos em nossa organização, uma pesquisa com as seguintes três perguntas:

        Para onde você acha que a nossa organização está indo?

        Onde você acha que ela se encontra no momento presente?

        De onde ela vem?

 

NÍVEL NECESSIDADE         CARACTERÍSTICAS O QUE A ORGANIZAÇÃO PODE FAZER

1        Fisiológica: comida, água, sono, abrigo       Se a pessoa trabalha com fome ou com sono, não se preocupará com sua contribuição ao trabalho enquanto não comer ou dormir.    Pagar um salário compatível e decente; cuidar de não sobrecarregar o empregado.

1 & 2  Segurança: Física e emocional  O compromisso diminui em proporção ao risco de se machucar física ou emocionalmente. Criar condições mais seguras e higiênicas de trabalho; fazer um trabalho aplicado de eliminar focos de conflitos.

2        Amor: Aceitação e proximidade no grupo com que há interação        O sentimento de pertencer é fundamental na criação do compromisso.

         Fazer um trabalho de criar equipes só de pessoas compatíveis umas com as outras [???]

2 & 3  Estima:        As pessoas querem ser vistas como competentes e capazes.     Desenvolver programas de Qualidade de Vida que visam ao reconhecimento do valor de cada um.

3        Autopotencialização: autodesenvolvimento O nível mais elevado e sutil de carência. É preenchida quando a pessoa já se tornou o que pode se tornar. É o berço do idealismo.          Manter uma atmosfera positiva que favoreça o crescimento individual.

 

Como Platão dizia, crescimento constante é um processo de constantes redefinições. É absurdo só questionarmos os processos, e não o pensamento que levou à criação dos mesmos.

Para sobreviver e prosperar num mundo de mudanças constantes é preciso reinventarmo-nos como indivíduo ou organização continuamente.

Num estudo recente, nos EUA, o Dr. Gerald Cushing identificou o grau de contentamento de 1200 profissionais. Ele estabeleceu que 80% gostavam do seu trabalho mas estavam insatisfeitos com sua vida particular; 15% estavam totalmente insatisfeitos tanto com seu trabalho como com sua vida particular e apenas 4% estavam feliz com ambos. (....) Se eu vivi toda minha vida fazendo um trabalho específico ou sendo de um jeito próprio, certamente minha auto-imagem está baseada apenas numa série de tarefas e funções. Quando estas se mudam ou se sacodem, de repente, estou diante de uma crise de identidade. (....) Agora o dilema  o que eu tinha antes não existe mais e ainda não agarrei o novo futuro.

 

Através da reflexão profunda criamos acesso às qualidades inatas e elas se tornam disponíveis para resistir às pressões.

 

DEZ VALORES ESSENCIAIS

A autenticidade cria um clima de grande conforto para os outros, porque não apenas deixa de ameaçá-los mas inspira o compartilhamento de tantos outros valores.

O tempo pode ser dividido em quatro tipos:

        Que o corpo exige  alimentação, banho, sono etc.

        Que o sistema exige  cidadania, transporte, compras etc.

        Que o trabalho exige  clientes, chefes, etc.

        Que a pessoa determina  iniciativas, hobbies, esportes etc.

A disciplina canaliza a criatividade numa direção positiva. É a diferença entre esperar que algo aconteça e tomar a responsabilidade para fazer com que aconteça.

 

Se temos uma meta de ser um agente de transformação, precisamos de um treinamento diário, que consiste dos seguintes aspectos:

        Refletir sobre minhas QI's, e no seu alinhamento com as QA's.

        Refletir sobre a equação da minha vida, para fortalecer o auto-respeito.

        Tomar as medidas necessárias para regulamentar os meus horários. (O que manda a autodisciplina para o espaço é a irregularidade das horas de sono)

        Parar de vez em quando, durante o dia, para analisar onde é que estou em relação às minhas metas internas.

 

DICAS PARA SELF-EMPOWERMENT

Não devemos perder tempo em soluções equivocadas para problemas erradamente identificados.

Não se deve procurar ensinar novas habilidades em detrimento das que já existem.

Às vezes as respostas vêm de fontes completamente inesperadas.

Se você não melhora o que está ao seu alcance nunca vai melhorar o que não está!

Quem participa efetivamente de um processo tem menos disposição de criticá-lo negativamente, pela simples razão que estaria se difamando.

Devemos procurar sempre formar nossa opinião sobre os outros através da nossa percepção direta, e não da dos outros, que pode ser colorida de ciúmes, ódio, vingança, malícia ou mentiras.

Se você sempre faz como sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve.

Imaginemos uma formiga que cai num prato cheio de comida. Naturalmente não sabe onde está. De repente, se confronta com uma ervilha no seu caminho. Para ela é um obstáculo enorme e intransponível. Mas, se pudesse ver o prato de longe, não seria um problema. As soluções estaria à vista.

Mudança não é algo que acontece a nós, mas por causa de nós.

O carro do lado começa a adiantar-se um pouco no semáforo, o que lhe dá a impressão de que o seu carro está andando para trás. Nestas pequenas experiências de relatividade, descobrimos os limites da nossa percepção. Nossos sentidos nos informam de uma Terra plana, apesar de sabermos que é uma esfera girando em torno do seu eixo, numa velocidade inimaginável.

Ou fazemos parte do problema ou da solução.