EXTRATO DE: SE FUNCIONA É OBSOLETO!

 

TÍTULO DO ORIGINAL:     

AUTOR: LUIZ MACHADO

EDITADO EM:    1974                  POR: CEI

 

Entropia - tendência inexorável para a desarmonia e para o caos.

Heurística - todas as atividades da mente que tratam do pensamento criador.

Sinética - significa reunir elementos diferentes e aparentemente irrelevantes para criar

Alegoria - é o processo de representação de uma idéia por meio de outra que com ela tem relação.

 

PRIMEIRAS PALAVRAS

Estamos cheios de desafios à criatividade, principalmente na área de administração.

Até que ponto o mercado consumidor tem elasticidade para absorver a produção crescente?

Desenvolver-se (indivíduo, empresa, país etc.) é ajustar soluções às reais dimensões dos problemas, quer sejam inéditos ou antigos.

Não queremos memorizar mas, sim, lembrar no momento oportuno.

Não há problemas e, sim soluções dissimuladas.

 

A SOLUÇÃO NO FUTURO

Marshall McLuhan comparava as pessoas a automobilistas cujo olhar está fixado não para onde vamos, mas para o lugar de onde viemos. E outras palavras: só queremos encarar o novo ajustando-o ao passado: nós usamos o H. P., cavalo-vapor, para medir a potência de um motor; a luz elétrica foi vista como "vela potente" e até hoje a intensidade de luz de nossas lâmpadas é assinalada pelo número de "velas".

Parece ser uma tendência natural o fato de as pessoas não resistirem a desafios. Para conseguir o envolvimento das pessoas naquilo que está comunicando, procure colocar impactos em forma de desafios. [isto pode ser utilizado em propaganda. Como?]

O leitor ou ouvinte deve ser conduzido à investigação ativa das estruturas e relações, em lugar de ser levado à percepção passiva de longos relatos com enredo.

Todo crescimento é acompanhado de mudança e é a mudança criativa que vai levar a empresa adiante. Em outros termos: a criatividade é a imaginação organizada para atender as necessidades emergentes.

O sistema de referência é uma estrutura mental desenvolvida com os dados assimilados por uma pessoa, os quais levam-na a ver a situação apenas de um determinado ângulo.

 

TEORIA PARA ORIENTAR A AÇÃO

Se o propósito dos dirigentes é influir no comportamento das pessoas para que se realizem os objetivos da empresa, então, é preciso compreender que o êxito de qualquer forma de influência coletiva ou controle depende, em primeiro lugar, de conseguir-se modificar a competência das pessoas para alcançarem seus objetivos ou satisfazerem suas necessidades.

Nas escolas de samba há integração autêntica, real empenho em alcançar os objetivos da organismo, porque estes estão conciliados com os objetivos individuais.

O homem comum  é muito mais capaz do que geralmente se pensa; não rejeitará o trabalho nem responsabilidades, desde que lhe seja dada oportunidade de se auto-realizar.

"Uma organização eficaz deve ser projetada para se adaptar ao seu tipo de trabalho e à sua gente, não para satisfazer alguma 'teoria' universal". (John Morse e Jay Lorsch)

A idéia de que com sangue o conhecimento entra tem de ser abolida... É preciso tirar do "ganharás o pão com o suor de teu rosto" a conotação de castigo.

Pode parecer romantismo acreditar na modificação das pessoas pela educação, pela criatividade, mas se um simples sorriso, se uma simples maneira cordial é capaz de alterar atitudes de pessoas, que se dirá de procedimentos que mexem nos seus motivos, que tocam as raízes de seus valores, os mais significativos?

Quando falamos em criatividade não nos referimos a uma idéia isolada, mas a um conjunto de atitudes. Quando insistimos em criatividade, queremos dizer ambiente que propicie a auto-realização das pessoas. O que faz as pessoas trabalhar, estudar com vontade, não é principalmente uma questão de se obter dinheiro e, sim, muitas das vezes, extravasar-se um elevado potencial criador.

Talvez o progresso assente, em primeira análise, na necessidade de consideração das pessoas, isto é, no sentimento de importância a satisfazer; por isso, é imprescindível que as pessoas sejam levadas a sentir a importância do trabalho que executam, que seja reconhecido o papel que desempenham. Os profissionais mais humildes deverão orgulhar-se do que realizam e os profissionais de maior relevo na escala social hão de reconhecer-lhes a importância e, afinal, todos reconhecendo a importância uns dos outros na organização.

"Se quisermos uma república respeitada, respeitem-se os cidadãos."

A melhor recompensa é a que dá oportunidade de as pessoas desenvolverem suas potencialidades.

O homem se move por pressões internas.

É preciso dar a cada pessoa um papel, uma participação no espetáculo.

O chefe precisa compreender que, por mais técnica que seja a organismo, ele estará dirigindo gente e uma de suas maiores responsabilidades é contribuir para que as pessoas desenvolvam suas potencialidades, inclusive incentivando-as e dando-lhes condições de promoção social.

 

O PROCESSO CRIATIVO

Você pode ensinar a uma pessoa cinqüenta maneiras diferentes de praticar exercícios físicos, mas, antes de tudo, é preciso que ela tenha saúde para os exercícios.

As pessoas podem desenvolver sua capacidade criativa quando compreendem o processo global que a envolve.

Quanto mais variada a experiência, quanto mais extenso o estoque de conhecimentos de uma pessoa, tanto maior sua possibilidade de fazer novas combinações, por isso mesmo o ato de criar mobiliza processos mentais que envolvem motivação, percepção, aprendizagem e comunicação.

O especialista é um  inibidor de sua própria criatividade, na medida em que adite corretos e imutáveis seus conhecimentos.

Processo criativo:

1.       preparação

2.       incubação

3.       iluminação

4.       avaliação

5.       desenvolvimento da idéia ou idéias selecionadas

6.       apresentação ao cliente

 

O ato criativo começa pela identificação correta de qual é o verdadeiro problema. O mais importante não é a resposta certa, mas a pergunta certa.

Para formular corretamente um problema, que exige solução criativa, precisamos definir:

1.       situação em que nos encontramos;

2.       em que situação desejamos nos encontrar?

 

[Exemplo da empregada criativa]

O criador deve estar sempre procurando novas combinações; deve estar sempre inquieto.

A capacidade de criar idéias é inata em todas as pessoas (não fora viver um ato de criação constante). Viver é criar. (....) Todas as pessoas têm o mecanismo interno de criar mas não o utilizam convenientemente e só precisam de um despertar para que suas faculdades criativas entrem em atividade.

A mente alimenta-se de associações. Para facilitar a assimilação, reduz-se o que é complexo a conceitos previamente conhecidos, principalmente, através de sistemas de referência conceptuais e, deste modo, por etapas, chega-se à relação de causa e efeito.

São três as leis de associação estabelecidas pelos gregos antigos: contiguidade (proximidade), similitude(semelhança) e oposição (contraste).

A idéia feliz vem no momento em que o subconsciente estabelece as conexões secretas e dá a solução ou vislumbre de solução, porque o inconsciente, livre da lógica do consciente, pode estabelecer as combinações que produzem os "achados fortuitos".  [a idéia feliz é a penas um julgamento de que uma determinada associação é feliz. Portando, para se ter uma idéia feliz é preciso ter muito bem definido os parâmetros de julgamento.]

Tudo indica que, em muitos casos, a solução surge no momento em que o fluxo de idéias improdutivas foi interrompido por uma distração, um afastamento do problema, do ponto de vista do consciente, daí surgindo nova corrente de pensamento que favorece a reflexão, tendo lugar, desta forma, a iluminação.

A abstração do problema aqui significa deixá-lo no inconsciente. Tal afastamento deliberado do problema é o que se chama de necessidade de esquecimento, havendo também o que se conhece como a necessidade de repouso. [Ainda fala numa necessidade de repouso que é absolutamente idiota, pela minha própria experiência. A abstração não é uma necessidade do processo criativo, mas da necessidade de fazer outras coisas.]

"O acaso só favorece as mentes que estão preparadas para ele por meio de grande esforço e trabalho persistente". (Pasteur)

Não será essa casualidade, que alguns autores dão como componente do processo criativo, apenas o resultado de "conexões secretas", que mostram a solução ou propiciam ao criador uma percepção extraordinária, não só da experiência em si, como também do meio em que se realizava a experiência?

É preciso criar primeiro, julgar depois.

 

LISTAGEM DE PERGUNTAS PARA TESTE DE UMA IDÉIA:

ela é simples?

parece óbvia? (como é que não se viu isso antes?)

é complicada?

é demasiado elaborada?

é engenhosa?

é hábil?

é simples de realizar?

é compatível com a natureza humana?

é justa para todos os interessados?

utiliza com mais eficácia o potencial humano?

margem a que as pessoas utilizem suas potencialidades?

pode ser exposta por escrito, numa declaração simples, clara e precisa, de modo a ser compreendida por todos os interessados?

provoca reação no espírito das pessoas? (positiva ou negativa?)

é aceitável?

criará boa vontade e participação?

melhora as relações de amizade?

é exeqüível? (quanto vai custar?)

tem uma relação custo/benefício positiva?

é oportuna?

qual o melhor momento? Hoje? Já passou? Ainda não é hora?

aumenta a produção?

melhora a qualidade?

simplifica?

elimina o trabalho desnecessário?

melhora as condições de trabalho?

motiva as pessoas?

[atende aos objetivos do cliente? profissionais e pessoais?]

é realmente boa ou tem alguém forçando argumentos?

[é idiota ou é ousada?]

[tudo nela é necessário?]

quais os riscos?

existem outros pontos de vista?

pode ser testada? medida?

o que precisa ser feito previamente para que ela possa ser aceita mais fácil e rapidamente?

pode ser melhor ou é melhor deixar como está?

é ótima, excepcional, ou é apenas boa, correta?

 

O QUE O PEIXE MENOS CONHECE É A ÁGUA.

 

SE UMA IDÉIA NÃO FOR BEM APRESENTADA, CORRE O RISCO DE SER RECHAÇADA.

 

TÉCNICAS PARA GERAR IDÉIAS.

CHECK LIST PARA CRIAÇÃO DE IDÉIAS:

1.       POTENCIALIZAR (tem outros usos?)

2.       ADAPTAR (desdobramentos)

3.       MODIFICAR (atributos e características)

4.       AMPLIAR (maior..., mais..., multiplicar, somar, exagerar, acrescentar)

5.       REDUZIR (menor..., menos..., dividir, diminuir, condensar, retirar)

6.       SUBSTITUIR (por...)

7.       REARRUMAR (ordem, seqüência, posição, disposição, plano)

8.       INVERTER (frente/verso, branco/preto, pra cima/pra baixo,)

9.       COMBINAR (misturar, juntar, reunir, acoplar, anexar, casar)

 

[QUESTIONE, AINDA QUE TUDO LHE PAREÇA ABSOLUTAMENTE CERTO.]

 

Duas perguntas devem acompanahar sempre o criador de idéias: "por quê?" e "como"?

 

Charles S. Whiting desenvolveu a técnica das relações forçadas, que se conhece pelo nome de "técnica do objeto enfocado". A coisa que se deseja mudar )o objeto enfocado) é examinado em relação a qualquer outro elemento. Escolhe-se uma palavra ao acaso no dicionário, por exemplo, e faz-se associações com o objeto enfocado.

Esse tipo de associações pode ir sem parar e não chegar a uma idéia que mereça ser levada em conta. Neste caso, deveremos escolher outro elemento para nova corrente de idéias. A única finalidade de estabelecer estas relações artificiais é a de provocar idéias.

Analogia.

Se estudarmos a história da ciência verificaremos que a maioria dos cientistas descobrem, criam, inventam, por analogia; em seguida, constróem a teoria científica e a analogia fica encoberta.

William J. J. Gordon sugere os seguintes mecanismos operacionais da criatividade:

        tornando o desconhecido familiar;

O problema como um todo é desconhecido e, assim, a abordagem se torna difícil. Se procurarmos seus elementos, isto é, se o separarmos em partes, uma ou mais delas que se identifiquem com os dados previamente conhecidos podem abrir caminho para se encontrar a solução.

        tornando o familiar desconhecido (analogia pessoal, analogia direta, analogia simbólica, analogia fantasiosa).

Um novo ponto de vista das coisas aliado à competência pode levar-nos a uma nova invenção.

 

JOGOS COM PALAVRAS PARA FAVORECER A CRIATIVIDADE

        jogos com sinônimos

        jogos com metáforas (parece com...)

        jogos de contrariar frases (inverter as "verdades" estabelecidas)

        jogos de contradizer provérbios

 

ESTÍMULOS À CRIATIVIDADE

1.       ambiente favorável

2.       fluência metafórica

3.       fluência verbal

4.       mente aberta para as idéias dos outros

5.       liberdade para falar, duvidar e agir

6.       liberdade para correr riscos e errar

7.       condição para busca e pesquisa

8.       respeito às diferenças individuais

9.       capacidade para identificar e definir problemas

10.     capacidade de identificar sistemas e relações

11.     motivação para usar o  potencial criativo

12.     valorização de idéias até pela premiação das idéias originais que são aproveitadas.

13.     curiosidade intelectual

14.     acuidade (sensibilidade para os problemas circundantes)

15.     flexibilidade criadora

16.     cooperação e participação

17.     desprendimento e humildade

18.     capacidade de generalizar

19.     incentivo à repetição de tentativas

20.     incentivo a planos de pesquisa

 

OBSTÁCULOS À CRIATIVIDADE

1.       pessimismo

2.       preconceito

3.       falta de motivação

4.       falta de liberdade para falar o que pensa

5.       crítica

6.       medo da crítica e de "cair no ridículo"

7.       falta de esforço

8.       falta de perseverança

9.       má definição do problema

10.     falta de confiança em si mesmo

11.     egocentrismo

12.     imagem negativa de si mesmo

13.     excesso de dependência

14.     medo de perder a reputação

15.     medo do fracasso

16.     medo de qualquer tipo

17.     atribuir a outrem os fatos e as causas dos próprios erros

18.     concepção de que apenas um determinado tipo de pessoa pode pensar criativamente

19.     se importar com o que os outros pensam

20.     falta de confiança no grupo

21.     achar que as idéias surgem do nada

22.     perfeccionismo

23.     bloqueios sensoriais, perceptuais, culturais e emocionais

24.     especialização no tema

25.     superespecialização a qualquer tempo

26.     temor a inovações

27.     pressão para o conformismo

28.     a desconfiança das idéias novas

29.     atitudes autoritárias

30.     considerar os que nos fazem pensar como pessoas incômodas

31.     ultraconservadorismo

32.     cultura enlatada

33.     incapacidade para falar e escrever

34.     preguiça, procrastinação e negligência

35.     não aceitar que seus julgamentos sejam questionados

36.     intolerância para a divergência

37.     frases assassinas

38.     intolerância e impaciência para com os jovens

39.     expectativa de sucesso imediato

 

[AS PESSOAS NÃO COMPRAM PRODUTOS, COMPRAM BENEFÍCIOS.]

 

Outro jogo da criatividade, simples mas muito eficaz, consiste na pessoa comportar-se de modo criativo, internalizando a frase:  "Quero agir como uma pessoa criativa".  Essa é uma afirmação que o interessado repetirá freqüentemente, em muitas situações diferentes, ao mesmo tempo que procurará novas combinações de elementos existentes.

Criar é um hábito. Onde quer que esteja, a pessoa pode procurar sempre novas formas, novos processos, novas combinações.

A maneira mais direta de praticar a criatividade é praticar a criatividade.

 

cogitação DE IDÉIAS EM GRUPO

Os japoneses têm o hábito de trabalhar constantemente em grupo. São comuns as reuniões-relâmpago para pequenas decisões. Quem vê trabalhar uma missão japonesa, quer comercial, quer diplomática, sente bem o quanto eles acreditam no trabalho de grupo.

O grupo criativo só deve ser empregado quando se sabe exatamente o que se pretende e se precisa de energia mental para resolver um problema.

Os grupos de cogitação de idéias devem dedicar-se ao pensamento criador e funcionam como assessoria dos que têm de concentrar-se em fazer julgamentos.

O grupo de criação pode beneficiar-se também do efeito estimulante da rivalidade. Já está comprovado que a concorrência aumenta em mais de cinqüenta por cento a eficácia do trabalho mental, seja em adultos, seja em crianças. Essa motivação tem maior importância na ideação do que em qualquer outra atividade mental; por isso é que a verdadeira criação depende mais intimamente do esforço.

As sessões de cogitação de idéias melhoram o moral do grupo, que tem uma oportunidade de participar no que de mais importante se constrói.

A ideação em grupo pode ser mais produtiva que a individual. A livre associação de idéias em adultos é de 65 a 93% mais abundante em atividade de grupo que individualmente.

No brainstorming procura-se a quantidade de idéias e isso é feito com total ausência de crítica.

Reverse brainstorming é uma sessão em que se procuram os defeitos de um determinado produto, idéia ou serviço.

[Uma idéia que me parece muito boa é a de criar um cartãozão vermelho para ser dado para quem primeiro disser uma frase assassina ou criar um obstáculo para a criatividade. Quem tem a posse do cartão passa a ter que ficar atento para tentar passar o cartão para outro. É o mico e quem ficar com o mico paga uma multa ao grupo.]

Depois de obtida uma idéia inicial, promissora, e, em seguida, um desenvolvimento dela, tão espontâneo quanto possível, o projeto é entregue a um grupo de desenvolvimento, sendo o produto final elaborado por meios operacionais de natureza mais convencional.

 

REGRAS BÁSICAS DO BRAINSTORMING:

1.       DEFINIR O MAIS CORRETAMENTE POSSÍVEL O PROBLEMA

2.       ELIMINAR A POSSIBILIDADE DE CRÍTICAS

3.       ACEITAÇÃO DE TODA E QUALQUER IDÉIA POR MAIS LOUCA QUE POSSA PARECER

4.       INCENTIVAR A QUANTIDADE DE IDÉIAS

5.       NUMA SEGUNDA RODADA, DESENVOLVER IDÉIAS UNS DOS OUTROS

6.       EVITAR ORDENS. ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO

 

[O COORDENADOR DISTRIBUI FICHAS (COMO AS DE PÔQUER) PARA TODA IDÉIA QUE FOR SUGERIDA, DESDE QUE TENHA SIDO CONSIDERADA PERTINENTE. AO FINAL DA SESSÃO ESTA FICHAS SÃO CONVERTIDAS EM PONTOS. AO FINAL DO MÊS QUEM TIVER FEITO A MELHOR MÉDIA DE PONTOS GANHA UM PRÊMIO. ISTO INCENTIVA OUTRAS PESSOAS A PARTICIPAREM DAS SESSÕES. OUTRO PRÊMIO PODE SER DADO PARA  O MELHOR "ESPÍRITO CRIATIVO", INDEPENDENTE DO NÚMERO DE PONTOS, MAS EM FUNÇÃO DA POSTURA MODELO.]

 

É preciso muito tato, diplomacia e sensibilidade em relações humanas para apresentar idéias que vão gerar mudanças.