EXTRATO DE: O SUCESSO NÃO OCORRE POR ACASO

 

AUTOR: LAIR RIBEIRO

EDITORA: OBJETIVO - 1992

 

 

CAPÍTULO 1 - A DIFERENÇA QUE FAZ A DIFERENÇA

Você pode ter somente o tempo como mestre e sofrer as consequências advindas da demora, ou acelerar o processo utilizando a experiência alheia.

 

CAPÍTULO 2 - O MUNDO DAS ILUSÕES - O QUE É REALMENTE REAL?

"Se você pensa que pode, ou se pensa que não pode, de qualquer jeito você está certo". (Henry Ford).

 

CAPÍTULO 3 - GOSTANDO MAIS DE VOCÊ

Visualização é um recurso fundamental para a instalação de experiências no sistema nervoso. Quando uma visualização é bem feita, o cérebro não se importa em saber se aquilo realmente aconteceu no mundo físico ou apenas na imaginação. De uma forma ou de outra, a visualização fica implantada no cérebro e pode tornar-se realidade.

 

(....) concluiu-se que desde que nasce até completar 8 anos, uma criança recebe aproximadamente 100 mil nãos!!! (....) concluíram também que para cada elogio, a criança recebia 9 repreensões.

 

(....) quantas tampas ainda conservo na minha vida das quais não tenho nem consciência?

 

CAPÍTULO 4 - A CIÊNCIA DO SUCESSO

O conhecimento dobra no mundo a cada 4 anos. A partir do ano 2000, vai  dobrar a cada 20 meses. As informações se multiplicam num ritmo tão intenso que é cada vez mas impossível a qualquer pessoa, inclusive ao leitor mais voraz, ficar atualizado com tudo o que se publica. É preciso usar outra parte da mente, a parte intuitiva, o hemisfério direito do cérebro, que nos abre para os poderes do inconsciente. O segredo está no inconsciente. A sua auto-estima está no nível inconsciente.

 

CAPÍTULO 5 - É PRECISO CRER PARA VER

O caso não é mudar o Brasil, nem a sociedade. Você é quem tem que mudar. Se você mudar, o mundo muda com você. (....) "O comportamento muda o sentimento, o sentimento muda o pensamento".

 

CAPÍTULO 6 - OS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS

Quanto melhor você aceita suas falhas, mais aprende com elas para fazer certo da próxima vez. (....) Não interessa o quanto bom você é; sempre poderá ser melhor.

 

CAPÍTULO 7 - MELHORE SUA AUTO--ESTIMA

As suas convicções influenciarão na sua percepção e sua percepção também dependerá da sua intenção.

O único lugar no mundo onde não existe estresse é no cemitério. (....) Tudo o que é importante na vida você não faz certo da primeira vez. (....) Erros são grandes momentos na nossa existência.

(....) Se você vive em terreno de peru, é muito difícil você aprender a voar feito águia. Se você convive em ambientes de pessoas negativas, é difícil desenvolver uma auto-estima sadia. (....) Sempre se disse que devemos desenvolver os pontos fracos na nossa vida. Isto não está correto. Na verdade, devemos nos concentrar em nossas qualidades.

 

CAPÍTULO 8 - VOCÊ PODE MUDAR SUA VIDA

 

CAPÍTULO 9 - COMUNIQUE-SE POSITIVAMENTE CONSIGO MESMO

Para onde sua atenção estiver concentrada fluirá sua energia.

O engano na comunicação faz perder dinheiro no trabalho. (....) O engano consigo mesmo custa seu sucesso, felicidade e prosperidade.

O assunto de uma frase negativa não é o não. Então, ele omite os "nãos". Por exemplo, não pense na cor vermelha!!! Não pense numa maçã!!! Como você já percebeu já é muito tarde. Mesmo sublinhando o "não pense", você certamente pensou no vermelho e na maçã. Talvez, até mesmo, numa maça vermelha! O mesmo acontece quando você diz "Eu não quero falhar": O subconsciente registrará "falhar" e você , sem perceber, está fazendo tudo para falhar.

 

CAPÍTULO 10 - UMA MOEDA NO FUNDO DO MAR

Você é na vida aquilo que se recusa a ser. Se você reclama  "Não quero ser igual `minha mãe!" você se torna igualzinho a ela e todos percebem isso, menos você.

 

Pequenos detalhes fazem grande diferença nos resultados. Lembre-se: você só tem uma oportunidade para causar uma primeira boa impressão no contato com alguém. O julgamento que se faz de uma pessoa depende dos primeiros três a quatro minutos. A imagem de uma pessoa, feita nestes 3 minutos, dura 20 anos; é muito difícil apagá-la ou mudá-la. Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.

 

CAPÍTULO 11 - COMUNICANDO-SE PLENAMENTE

 

EU NÃO DISSE QUE ELE ROUBOU O DINHEIRO!

 

Leia a mesma frase dando ênfase à primeira palavra:

EU NÃO DISSE QUE ELE ROUBOU O DINHEIRO!

Agora leia outras vezes com ênfase em outras partes da frase:

EU NÃO DISSE QUE ELE ROUBOU O DINHEIRO!

EU NÃO DISSE QUE ELE ROUBOU O DINHEIRO!

EU NÃO DISSE QUE ELE ROUBOU O DINHEIRO!

EU NÃO DISSE QUE ELE ROUBOU O DINHEIRO!

EU NÃO DISSE QUE ELE ROUBOU O DINHEIRO!

 

Você já percebeu que quando está conversando os seus olhos se movem? Isto faz parte da neurofisiologia. Dependendo da posição para a qual o olho está se movendo, diferentes partes do cérebro estão sendo ativadas. Quando você está olhando para cima, você está fazendo imagens. Se for para cima e para a direita, está construindo imagens novas; se for para cima e para a esquerda, o cérebro está recordando imagens. Se durante uma entrevista você pergunta ao candidato se ele tem experiência na função e, ao responder, ele olha para cima e para a direita, estará mentindo, antes mesmo de falar. (....) Quando olha para baixo e para a direita, está abrindo o canal cinestésico, das emoções e sentimentos (tendo propriocepção, ou seja, a sensação do próprio corpo). A propriocepção é o que lhe faz saber se um dedo de sua mão está aberto ou fechado, mesmo sem olhá-lo. (....) a linha telefônica especial para o atendimento de pessoas deprimidas que decidem se suicidar. Elas telefonam e a pessoa que atende tenta convencê-las a desistir. Geralmente, esta pessoa pergunta: para onde você está olhando? A resposta sempre é: para baixo. Orientando-as a olhar para cima neste momento, quebra-se o impulso do suicídio. É claro que não fica somente nisto, mas um passo decisivo já foi dado, só com os olhos.

cinestésico  sensações exteriores como pressão, temperatura, textura, além dos sentimentos (alegria, tristeza etc.)

Durante uma apresentação, o bom comunicador usa todos os recursos de comunicação: usa slides para agradar aos visuais, fala alto com tonalidades diferentes para atingir aos auditivos e se movimenta na sala para satisfazer os cinestésicos. Por outro lado, ao movimentar-se, diferentes áreas do seu próprio cérebro são estimuladas, acompanhando os movimentos e irrigando com mais agilidade as suas idéias.

 

CAPÍTULO 12 - QUEM REALIZA SEUS SONHOS É VOCÊ MESMO

Ter objetivos determinados na vida é fundamental para se alcançar o sucesso. É tão difícil atingir um destino que você não tem, quanto voltar de  um lugar que você nunca foi.  (....) Você sabe a diferença entre um sonho e uma meta? Se você pegar um sonho e determinar uma data para ele se concretizar, ele torna-se uma meta.

 

CAPÍTULO 13 - PENSE GRANDE

A primeira recomendação a enfatizar é: escreva tudo o que for importante. (....) No entanto se eu perguntar a um grupo de pessoas o que cada um vai fazer daqui a um, dois, cinco ou dez anos, a maioria dirá: não tive tempo para pensar. (....) A meta deve ser pessoal e o indivíduo tem que estar comprometido com ela. (....) A meta deve ser grande. Grande mesmo. Se você contá-la a um amigo e ele não acreditar, então, está de bom tamanho.  (....) A meta tem que ser específica. O que você quer? "Eu quero 50 mil dólares no banco". Agora sim, o cérebro entende...

Planeje com atenção e seriedade. Se você falha em planejar, está planejando falhar.

Os que são pais já viveram esta experiência: "eu já disse mil vezes: não perturbe a sua irmãzinha" e o menino continua perturbando. Também, pudera. 90% da frase ': "perturbe sua irmãzinha". (....) Ao invés de dizer "não faça isto", diga "faça aquilo".

 

CAPÍTULO 14 - SALTANDO PARA FORA DO AQUÁRIO

Paradigma é a forma como você percebe o mundo.(Do dicionário: modelo, ou seja, o modelo que você usa para servir de referencial para entender algo novo)

Imagine um copo com água pela metade. Se eu perguntar a várias pessoas o que estão vendo, alguns dirão que é um copo metade cheio, outros um copo metade vazio.

Em 1979, os suíços detinham 90% do faturamento do mercado de relógios do mundo. Um dia, um técnico de uma das maiores empresas fabricantes de relógio na Suíça apresentou ao seu chefe um novo modelo que ele tinha inventado: o relógio eletrônico a quartz. O chefe olhou para o protótipo e disse: "Isto não é relógio; não tem corda, nem molas, nem rubis". Os japoneses e norte-americanos tomaram conta do mercado, lançando o relógio eletrônico. Os 90% que os suíços detinham ficaram reduzidos a 15%. Em apenas 3 anos, 50 mil funcionários perderam o emprego na indústria relojoeira suíça. Veja que paradoxo: quem descobriu o relógio a quartz era suíço.

(....) quando o paradigma muda, o conhecimento anterior vai a zero: toda aquela tecnologia aprendida durante anos  não serve mais para nada.

Se o único instrumento que você tem é um martelo, todo problema que aparece você pensa que é prego. (Mark Twain)

Problemas importantes não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que foram criados. (Einstein)

Toda vez que você muda um paradigma, paga um  preço. "O verdadeiro ato da descoberta não consistem em encontrar novas terras, mas sim em vê-las com novos olhos", disse o escritor francês Marcel Proust.

 

CAPÍTULO 15 - TODO PROBLEMA TEM SOLUÇÃO

 

CAPÍTULO 16 - PARA QUEM VOCÊ TRABALHA

 

CAPÍTULO 17 - O AZAR PODE SER SORTE

Sorte não existe. Sorte é quanto preparação encontra oportunidade.

 

Era uma vez um menino  pobre que morava na China e estava sentado na calçada do lado de fora da sua casa ...

 

Sabedoria é manifestada por acuidade de percepção e flexibilidade de ação.

 

CAPÍTULO 18 - FAÇA O QUE PRECISA SER FEITO

Eficiência é fazer bem feito. Eficácia é fazer o que precisa ser feito.

 

CAPÍTULO 19 - AMANHÃ DE MANHÃ

Se você continuar fazendo o que sempre fez, vai continuar conseguindo o que sempre conseguiu. Se você quer coisas diferentes, tem que fazer alguma coisa diferente. Isto não significa fazer coisas absurdas, mas pequenas coisas repetidas diariamente.