EXTRATO DE: TEORIAS DA PERSONALIDADE

 

TÍTULO DO ORIGINAL: PERSONALITY AND PERSONA; GROWTH

AUTOR: JAMES FADIMAN & ROBERT FRAGER

EDITADO EM:    1979                  POR: HARBRA

PREFÁCIO À EDIÇÃO BRASILEIRA - por Odette de Godoy Pinheiro

(....) sentimos nossas inquietações de professor aumentarem na medida em que a relação dos alunos com o conhecimento e com os textos mais respeitáveis da Psicologia

parece levá-los a um questionamento estéril, como se as suas verdadeiras perguntas nunca estivessem sendo respondidas.

 

INTRODUÇÃO

A segunda nova perspectiva da natureza humana foi fornecida principalmente por filosofias orientais. Muitos dos sistemas orientais incluem uma teoria da estrutura da personalidade e leis fundamentais do comportamento e da mudança de caráter.

 Além da nossa disposição biológica inata para o crescimento e o desenvolvimento, cada indivíduo possui uma tendência para o desenvolvimento psicológico. (....) uma necessidade de aprimorar sua consciência e competência  tudo isso a fim de obter mais alegria e satisfação da vida. [Discordo: esta necessidade de aprimoramento não é biológica, é social, imposta pelo meio.]

Somos até certo ponto desenvolvidos e condicionados pela experiência passado. [Por que tanta cautela? Fora isso só sobra o genético (o absolutamente orgânico) porque todo o resto é fruto da experiência passada.]

 

CAPÍTULO 1 - SIGMUND FREUD E A PSICANÁLISE

Em itálico é o que foi extraído das observações dos autores da coletânea feitas à margem do texto principal.

 

Sigmund Freud nasceu no dia 6/05/1856, em Freiberg, Moravia, depois Tchecoslováquia [hoje não sei se República Tcheca ou Eslovaca]. Viveu em Viena e morreu em 1939 na Inglaterra.

"Numa idade prematura familiarizei-me com o destino de estar na oposição e de ser posto sob o anátema [execração, maldição] da "maioria compacta".

"Não existe nenhum revolucionário que não seja superado por outro mais radical ainda."

" (....) atormentado com exatamente a quantidade de dor que parece ser o melhor estado para fazer meu cérebro funcionar, ..."

Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. Cada evento mental é causado pela intenção consciente ou inconsciente e é determinado pelos fatos que o precederam.

O consciente inclui tudo do que estamos cientes num dado momento.

A premissa de Freud era de que há conexões entre todos os eventos mentais.

Quando um pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexões estão no inconsciente.

"Aprendemos pela experiência que os processos mentais inconscientes não são ordenados temporalmente, o tempo de modo algum os altera, e a idéia de tempo não lhes pode ser aplicada. 

A maior parte da consciência é inconsciente.

O pré-consciente é uma parte do inconsciente, mas uma parte que pode tornar-se consciente com facilidade. As porções da memória que são acessíveis fazem parte do pré-consciente. (....) O pré-consciente é como uma vasta área de posse das lembranças de que a consciência precisa para desempenhar suas funções.

Freud se referia aos aspectos físicos dos instintos como necessidades; seus aspectos mentais podem ser comumente denominados desejos. Os instintos são as forças propulsoras que incitam as pessoas à ação.

Todo instinto tem quatro componentes: uma fonte, uma finalidade, uma pressão e um objeto.

Numa pessoa com sede: O corpo desidrata-se até o ponto em que precisa de mais líquido; a fonte é a necessidade crescente de líquidos. ã medida que a necessidade torna-se maior, pode tornar-se consciente como "sede". Enquanto esta sede não for satisfeita, torna-se mais pronunciada; ao mesmo tempo em que aumenta a intensidade, também aumenta a pressão ou energia disponível para fazer algo no sentido de aliviar a sede. A finalidade é reduzir a tensão. O objeto não é simplesmente um líquido mas todo ato que busca reduzir a tensão. Isto pode incluir levantar-se, ir a um bar, escolher entre várias bebidas, preparar uma delas e bebê-la.

[Neste ponto o tradutor acrescenta uma nota que cria uma confusão. Ele diz que o vocabulário de Psicanálise faz distinção entre instinto e pressão. Ora, acabamos de ver que pressão é uma dos componentes do processo de satisfação de necessidade iniciado pelo instinto, não cabe dúvida. Pressão está dentro de instinto.

Freud assume que o modelo mental e comportamental normal e saudável tem a finalidade de reduzir a tensão a níveis previamente aceitáveis. (....) As tensões [dores] são resolvidas pela volta do corpo ao nível de equilíbrio que existia antes da necessidade emergir.

O trabalho analítico envolve a procura das causas dos pensamentos e comportamentos, d modo que se possa lidar de forma mais adequada com uma necessidade que está sendo imperfeitamente satisfeita por um pensamento ou comportamento particular.

Os instintos são canais através dos quais a energia pode fluir. Esta energia obedece às suas próprias leis.

Libido (da palavra latina pra "desejo" ou "anseio") é a energia aproveitável para os instintos de vida.

(....) a identificação e a canalização da energia psíquica são uma questão importante na compreensão da personalidade.

Estrutura da Personalidade: O Id, o Ego e o Superego.

O Id "contém tudo o que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na constituição (....) " Embora as outras partes da estrutura se desenvolvam a partir do id, ele próprio é amorfo, caótico e desorganizado. "As leis lógicas do pensamento não se aplicam ao id....Impulsos contrários existem lado a lado, sem que um anule o outro, ou sem que um diminua o outro".

O Ego é a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa.  (....) "São estas as principais características do ego: em conseqüência da conexão preestabelecida entre a percepção sensorial e a ação muscular, o ego tem sob seu comando o movimento voluntário. Ele tem a tarefa de autopreservação.  (....) armazena experiências na memória, e usando a fuga, a adaptação e a atividade (atuação sobre o mundo externo). (....) Com referência aos acontecimentos internos, em relação ao id, ele desempenha essa missão obtendo controle sobre as exigências dos instintos, decidindo se elas devem ou não ser satisfeitas, adiando essa satisfação para ocasiões e circunstancias favoráveis no mundo externo ou suprimindo inteiramente as suas excitações.

Assim, o ego é originalmente criado pelo id na tentativa de enfrentar necessidade de reduzir a tensão e aumentar o prazer. [Aqui os autores falam em "buscar soluções mais realistas (???)". Pelo que  eu sei, soluções realistas é coisa de valores sociais.]

O id é sensível à necessidade, enquanto que o ego responde às oportunidades. [??? Pra mim, isto é outra pisada de bola, só não sei de quem.]

O Superego: se desenvolve a partir do ego. Atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do ego. É o deposito dos códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade.

"O Superego de uma criança é com efeito construído segundo o modelo não de seus pais, mas do superego de seus pais; os conteúdos que ele encerra são os mesmos e torna-se veículo da tradição e de todos os duradouros julgamentos de valores que dessa forma se transmitiram de geração para geração".

Relações entre os Três Subsistemas. A meta fundamental da psique é manter  e recuperar, quando perdido  um nível aceitável de equilíbrio dinâmico que maximiza o prazer e minimiza o desprazer.

O id é inteiramente inconsciente, o ego e o superego o são em parte. "Grande parte do ego e do superego pode permanecer inconsciente e é normalmente inconsciente. Isto é, a pessoa nada sabe dos conteúdos dos mesmos e é necessário despender esforços para torná-los conscientes".  [????]

Fases psicossexuais do Desenvolvimento

Fase Oral

A pulsão básica do bebê não é social ou interpessoal, é apenas receber alimento para atenuar as tensões de fome e sede. Enquanto é alimentada, a criança é também confortada, aninhada, acalentada e acariciada.

O sarcasmo do adulto, o arrancar o alimento de alguém, a fofoca, têm sido descritos como relacionados a esta fase do desenvolvimento.

Fase Anal

Parte da confusão que pode acompanhar a fase anal é a aparente contradição entre o pródigo elogio e o reconhecimento, por um lado e, por outro, a id de que ir ao banheiro é "sujo" e deveria ser guardado em segredo. A criança não consegue compreender inicialmente que suas fezes e urina não sejam apreciadas. As crianças pequenas gostam de observar suas fezes na privada, na hora de dar a descarga, e com freqüência acenam e dizem-lhes adeus. Não é raro uma criança oferecer como presente a seu pai ou mãe parte de suas fezes. Tendo sido elogiada por produzi-las, a criança pode surpreender-se ou confundir-se no caso de seus pais reagirem ao presente com repugnância. Nenhuma área da vida contemporânea é tão carregada de proibições e tabus como a área que lida com o treinamento da higiene e comportamentos típicos da fase anal.

Fase Fálica

Fase Genital

Crescimento Psicológico

Psicanálise. principais procedimentos: associação livre e transferência. [Nenhuma associação é livre.]

O objetivo da psicanálise é liberar materiais inconscientes antes inacessíveis, de modo que se possa lidar com eles conscientemente. Freud acreditava que o material inconsciente apenas través de um consumo considerável e contínuo de libido.

[Freud fala muito em energia liberada. Eu não acredito nisso. Não há uma energia a ser liberada. A tal da energia se produz quando ela é necessária, seja para ir em busca do prazer, seja para evitar uma dor.]

A liberação de materiais bloqueados é capaz de minimizar as atitudes autodestrutivas. 

É possível reavaliar a necessidade de ser punido ou de sentir-se inadequado por exemplo, trazendo à consciência aqueles atos ou fantasmas que levavam à necessidade. As pessoas podem, então, libertar-se do sofrimento que, de certa forma, traziam perpetuamente consigo mesmas.  [Também não acredito nisso.]

"O propósito da psicanálise é revelar os complexos reprimidos por causa de desprazer e que produzem sinais de resistência ante as tentativas de levá-los à consciência."

Freud indica que do ponto de vista biológico, a função dos sonhos é permitir que o sono não seja perturbado. Sonhar é uma forma de canalizar desejos não realizados através da consciência sem despertar o corpo. [Não entendo isso. O que significa então o movimento frenético dos olhos durante os sonhos? O que significa a ereção e até mesmo a ejaculação durante o sonho? Enfim, todos os movimentos de braços e até de voz? Isso não é "despertar o corpo"?]

Um sonho não aparece simplesmente; ele é desenvolvido para atingir necessidades específicas, embora essas não sejam descritas de maneira clara pelo conteúdo manifesto do sonho.

Quase todo sonho pode ser compreendido como a realização de um desejo. O sonho é um caminho alternativo para satisfazer os desejos do id.

Quando em estão de vigília, o ego esforça-se para proporcionar prazer e reduzir o desprazer.

Para o id, não é importante o fato da satisfação ocorrer na realidade físico-sensorial ou na imaginada realidade interna do sonho. [Isto porque não existe realidade físico-sensorial ou realidade imaginada. Só existe uma coisa: percepção e por isso não há diferenciação.]

Freud foi capaz de mostrar que a elaboração onírica é um processo de sele, distorção, transformação, inversão, deslocamento e outras modificações em um desejo original. Essas mudanças tronam tal desejo aceitável ao ego, mesmo que o desejo não-modificado seja totalmente inaceitável pela consciência em estão de vigília. Freud torna-nos cientes da permissividade dos sonhos, onde toleramos ações que estão claramente além das restrições morais de nossa vida de vigília. [Assim como uma criança] em sonhos, combinamos pessoas, lugares e ocasiões que não apresentam nenhuma possibilidade de serem reunidos no nosso mundo de vigília.

O sonho realiza, em pelo menos dois níveis, incidentes comuns que não foram resolvidos ou que fazem parte de padrões mais amplos e antigos que nunca foram solucionados.

Sonhos repetidos podem ocorrer quando um acontecimento diurno provoca o mesmo tipo de ansiedade que levou ao sonho original. Por exemplo, uma mulher de 60 anos ativa e feliz no casamento, de vez em quando ainda sonha que vai prestar exames no colégio. Ela entra na classe, mas a mesma está vazia. O exame terminou, ela chegou muito tarde. Ela tem esse sonho quando está ansiosa a respeito de uma dificuldade corriqueira; no entanto, sua ansiedade não está relacionada nem com o colégio, nem com os exames, os quais deixou para trás há muitos anos.

Sublimação. A sublimação é o processo através do qual a energia originalmente dirigida para propósitos sexuais ou agressivos é direcionada para novas finalidades, com freqüência metas artísticas, intelectuais ou culturais. A sublimação foi denominada a "defesa bem sucedida".

A energia sublimada é responsável pelo que denominamos civilização. [???] Freud alega que a enorme energia e complexidade da civilização resulta da pulsão subjacente para achar vias aceitáveis e suficientes para a energia reprimida. A civilização encoraja a transcendência das pulsões originais e, em alguns casos, os fins alternativos podem ser mais satisfatórios para o id que a satisfação dos impulsos iniciais. [A civilização não muda nada. Por acaso num mundo não-civilizado não existe energia reprimida?]

Obstáculos ao Crescimento. Ansiedade.

O principal problema da psique é encontrar maneiras de enfrentar a ansiedade. (....) Situações protótipas que causam ansiedade incluem as seguintes:

1.       Perda de um objeto desejado

2.       Perda de amor

3.       Perda de identidade

4.       Perda de auto-estima

[O que eu não entendo aqui é esta diferenciação de perdas pois, para mim, são todas "perdas de um objeto desejado". Deseja-se amor, assim como ter identidade, como ter auto-estima, como ter um marido, um filho etc.]

O ego protege toda a personalidade contra a ameaça, falsificando a natureza desta [ameaça]. Os modelos pelos quais se dão as distorções são denominados mecanismos de defesa.

Se o ego é obrigado a admitir sua fraqueza, ele irrompe em ansiedade  ansiedade realística referente ao mundo externo, ansiedade moral referente ao superego e ansiedade neurótica referente à força das paixões do id.

Mecanismos de Defesa. Os principais mecanismos de defesa "patogênicos" [de moléstias] aqui descritos são : repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão.

Negação é a tentativa de não aceitar na realidade um fato que perturba o ego.  (....) "Uma mulher foi levada à Corte a pedido de seu vizinho. Esse vizinho acusava a mulher de ter pego e danificado um vaso valioso. Quando chegou a hora da mulher se defender, sua defesa foi tripla: "Em primeiro lugar, nunca tomei o vaso emprestado. Em segundo lugar, estava lascado quando eu o peguei. Finalmente, Sua Excelência, eu o devolvi em perfeito estado".

A notável capacidade de lembrar-se incorretamente de fatos é a forma de negação encontrada com maior freqüência na prática psicoterápica.

[Relata Darwin:] Durante muitos anos obedeci a uma regra de ouro. A saber: sempre que eu deparava com um fato publicado, uma nova observação ou pensamento, que se opunha aos meus resultados gerais, eu imediatamente anotava isso sem errar, porque a experiência me ensinou que tais fatos e pensamentos fogem da memória com muito maior facilidade que os favoráveis. [Não penso assim. A questão é que o seu consciente ignorava tais opiniões quanto à importância para seu superego. Se as críticas o incomodassem, ele não as esqueceria.]

Racionalização é o processo de achar motivos aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis. (...) Ex. Eu só estou fazendo isto para seu próprio bem. (Eu quero fazer isto para você.)

Racionalização é um modo de aceitar a pressão do superego; disfarça nossos motivos, tornando nossas ações moralmente aceitáveis.

Formação Reativa. Esse mecanismo substitui comportamentos e sentimentos que são diametralmente opostos ao desejo real; é uma inversão clara e, em geral, inconsciente do desejo.

Os pais que não são capazes de admitir seu ressentimento em relação aos filhos "podem interferir tanto em suas vidas, sob o pretexto de estarem preocupados com seu bem-estar e segurança, que a superproteção é, na verdade, uma forma de punição". A formação reativa oculta partes da personalidade e restringe a capacidade de uma pessoa responder a eventos; a personalidade pode tornar-se relativamente inflexível.

Projeção. O ato de atribuir a uma outra pessoa, animal ou objeto as qualidades, sentimentos ou intenções que se originam em si próprio, é denominado projeção. (....) Por exemplo, "Todos os homens e mulheres querem apenas uma coisa" (Eu penso muito a respeito de sexo.)

Isolamento. Isolamento é um modo de separar as partes da situação provocadoras de ansiedade, do resto da psique.  (....) O resultado é que (....) os fatos são relatados sem sentimento, como se tivessem acontecido a um terceiro. (....) o protótipo normal de isolamento é o pensamento lógico que também tenta separar o assunto da situação emocional em que se encontra.

Regressão. Regressão é um retorno a um nível de desenvolvimento anterior ou a um modo de expressão mais simples ou mais infantil.

Resumo dos Mecanismos de Defesa.  As defesas aqui descritas são formas que a psique tem de se proteger da tensão interna ou externa. As defesas evitam a realidade(repressão), excluem a realidade (negação), redefinem a realidade (racionalização) ou invertem-na (formação reativa). Elas colocam sentimentos internos no mudo externo (projeção), dividem a realidade (isolamento) ou dela escapam (regressão).

Estrutura. Corpo.

Como pode ser visto pelo material precedente, Freud abordou a personalidade sob o ponto de vista fisiológico. As pulsões básicas surgem de fontes somáticas; a energia libidinal deriva da energia física; respostas à tensão determinam os comportamentos tanto físicos quanto mentais. A excitação e o relaxamento instintivo existem num limite indefinido entre o orgânico e o mental.

Relacionamento Social

As interações e relacionamentos adultos são fortemente influenciados pelas primeiras experiências infantis.

Com grande freqüência desempenhamos a dinâmica iniciada em nossas casas, escolhendo, muitas vezes, como companheiros, pessoas que reaviam em nós aspectos não resolvidos de nossas necessidades originais.

As pessoas afastam-se, assustadas, desse aspecto da teoria freudiana, uma vez que ele sugere que as futuras escolhas de uma pessoa já se acham restringidas.

O problema é até que ponto as experiências infantis determinam as opções adultas. [Na abordagem perceptiva, o ponto é o máximo, pois as opções adultas são realizadas com base nas referencias já acumuladas.]

Os relacionamentos baseiam-se nos efeitos residuais das primeiras experiências intensas.

Vontade

Emoções. O que Freud descobriu foi que não somos basicamente animais racionais, mas somos dirigidos por forças emocionais poderosas cuja gênese é inconsciente. As emoções são as vias para o alívio da tensão e a apreciação do prazer. Elas também podem servir ao ego ajudando-o a evitar a tomada de consciência de certas lembranças e situações [evitação da dor]. Por exemplo, é possível que fortes reações emocionais (....) [E por acaso é possível haver alguma reação que não seja emocional?]

A razão, pensava Freud, é o único instrumento   ou arma  de que dispomos para darmos sentido à vida, para prescindirmos das ilusões... para ficarmos independentes de autoridades subjugadoras, e assim estabelecermos nossa própria autoridade (Erich Fromm)

Self. É o ser total: o corpo, os instintos, os processos conscientes e inconscientes.

Terapeuta/Terapia. Diz Kenneth Colby, um antigo analista didático sobre procedimentos analíticos: (....) Nosso propósito é tratar os problemas presentes, esperando que o trabalho fortaleça o paciente contra futuras dificuldades neuróticas, mas compreendendo que a terapia não pode garantir uma profilaxia psicológica.

Limitações da Psicanálise. São muito mais numerosas as pessoas que crêem nos milagres da Santa Virgem do que aquelas que acreditam na existência do inconsciente.

Implicações para o crescimento pessoal. É possível examinar seu próprio mundo interior a fim de buscar pistas para o seu próprio comportamento; contudo, é uma tarefa extremamente difícil pois você escondeu de você mesmo estas pistas, com maior ou menor sucesso.

Freud não sugere nenhuma solução para o dilema [de não se poder recuperar a descrição real de um fato do passado]; o que ele revela é a compreensão de que a memória ou versão de seu próprio passado contém pistas para seus próprios modos de agir e ser.

 

CAPÍTULO 2 - CARL JUNG E A PSICOLOGIA ANALÍTICA

Para Jung, existe interação constante entre a consciência e o inconsciente, os dois não são sistemas separados, mas dois aspectos de um único sistema. A psicologia junguiana está basicamente interessada no equilíbrio entre os processos conscientes e inconsciente e no aperfeiçoamento do intercâmbio dinâmico entre eles.

Carl Gustav Jung nasceu na Suiça a 26/07/1875. Viveu a maior parte da vida em Zurique. Morreu a 6/06/61, com 86 anos.

Em parte como resultado de suas experiências interiores, Jung sentiu-se isolado das pessoas. Às vezes, ele se sentia intoleravelmente sozinho. A escola o aborrecia; entretanto, ele desenvolveu uma paixão pela leitura, "uma ânsia absoluta de ler qualquer recorte de material impresso que caísse em minhas mãos".

"Eu deixo qualquer pessoa livre para lidar com os fatos a seu próprio modo, uma vez que eu também reclamo essa liberdade para mim."

Após várias semanas em que permaneceu doente e tinha visões diariamente, Jung entrou num período bastante produtivo, no qual escreveu muitos dos seus trabalhos mais importantes. As visões deram-lhe coragem para formular algumas de suas idéias mais originais.

Antecedentes Intelectuais.

Para Jung, o inconsciente pessoal é composto de memórias esquecidas, experiências reprimidas e percepções subliminares.

Após retornar de sua excursão à Índia, Jung escreveu: "Evitei todos os possíveis encontros com os homens "santos". Evitei-os porque devia contentar-me com minha própria verdade, nada aceitando fora daquilo que pudesse atingir por mim mesmo. Teria tido a impressão de cometer um roubo se procurasse ser instruído pelos "santos", tomando sua verdade como se fosse minha."

Conceitos principais.

Introversão e extroversão. Ninguém é puramente introvertido ou extrovertido. [O pulsar do coração é a combinação de introversão (contração) e extroversão (expansão). As duas são mutuamente exclusivas. [O que isto pode alterar o meu conceito de complementaridade e simultaneidade?]

As Funções: Pensamento, Sentimento, Sensação, Intuição  [ou Tipologia Funcional]

São as 4 funções psicológicas fundamentais. [Quanto às formas de tomar decisão:] O pensamento está relacionado com a verdade [???], com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos.  (....) Sentir é tomar decisões de acordo com julgamentos de valores próprios, por exemplo, bom ou mau, (ao invés de julgar em termos de lógica ou eficiência, como no pensar). [Quanto às formas de apreender informações:] A sensação refere-se a um enfoque na experiência direta, na percepção de detalhes, de fatos concretos  o que uma pessoa pode ver, tocar, cheirar. (....) A intuição é uma forma de processar informações em termos de experiência passada, objetivos futuros e processos inconscientes.  (....) Pessoas fortemente intuitivas d significado às suas percepções com tamanha rapidez que via de regra não conseguem separar suas interpretações dos dados sensoriais brutos. (....) Para o indivíduo, uma combinação das quatro funções resulta numa abordagem equilibrada do mundo.  "A fim de nos orientarmos, temos que ter uma função que nos assegure de que algo está aqui (sensação); uma segunda função que estabeleca oq é (penssamento); uma terceira função que declare se isto nos é ou não apropriado, se quieremos aceitá-lo ou não (sentimento); e uma quarta função que indique de onde isto veio e para onde vai (intuição)".

Quanto mais desenvolvidas e conscientes forem as funções dominante e auxiliar, mais produndamente inconscientes serão seus opostos. (....) Jung chamou a função menos desenvolvida em cada indivíduo de "função" inferior. (....) Por exemplo, tipos cuja função mais forte é a intuitiva podem achar que os impulsos sexuais parecem misteriosos ou até perigosamente fora de controle, pelo fato de haver excessiva falta de contato com sua função sensitiva.

Inconsciente Coletivo. Jung exreve que nós nascemos com uma herança psicológica, que se soma à heranca biológica. Ambas são determinantes essenciais do comportamento e da experiência.

Alguns psicólogos como Skinner, assumem implicitamente que cada indivíduo nasce como uma lousa em branco, uma tábula rasa; em conseqüência, todo desenvolvimento psicológico vem da experiência pessoal.

Diz Jung: "O inconsciente coletivo... é constituído, numa proporcao mínima, por conteúdos formados de maneira pessoal; não são aquisicoes individuais, são essencialmente os mesmos em qualquer lugar e não variam de homem para homem.

Arquétipo. Dentro do inconsciente coletivo há "estruturas" psíquicas ou arquétipos. Tais arquétipos são formas sem conteúdo próprio que servem para organizar ou canalizaar o material psicológico. Eles se parecem um pouco com leitos de rio secos, cuja forma determina as características do rio desede que a água comeca a fluir por eles. Jung também chama os arquétipos de imagens primordiais (....). Uma extensa variedade de símbolos pode ser associada a um dado arquétipo. Por exemplo, o arquétipo materno comprrende não somente a mãe real de cada indivíduo, mas também todas as figuras  de mãe (....) e inclui não somente aspectos positivos, mas também negativos, como a mãe ameacadora, dominadora ou sufocadora. (....) Cada uma das principais estruturas da personalidade são arquétipos, incluindo o ego, a persona, a sombra, a anima (nos homens), o animus (nas mulheres) e o self.

Um arquétipo é uma forma sem conteúdo específico.

[Estabelecer a relação entre arquétipos e referências. Estabelecer a questão da similaridade de estímulos arquivados sob uma mesma referência.]

Símbolos. De acordo com Jung, o inconsciente se expressa primariamente através de símbolos. (....) quanto mais um símbolo [estímulo] harmonizar-se com o material inconsciente organizado ao redor de um arquétipo, mais ele evocará uma resposta intensa, emocionalmente carregada.

Imagens e termos simbólicos via de regra representam conceitos que nós não podemos definir com clareza ou compreender plenamente. (....) O símbolo representa a situação psíquica do indivíduo e ele é essa situação num dado momento.

"Aquilo a que nós chamamos de símbolo pode ser um termo, um nome ou até uma imagem que nos pode ser familiar na vida  diária, embora possua conotações específicas além de seu significado convencional e óbvio. Implica algo vago, desconhecido para nós . . . Uma palavra é simbólica quando implica alguma coisa além de seu significado manifesto e imediato." [Isto para mim é referência.]

Sonhos. Os sonhos são pontes importantes entre processos conscientes e inconscientes. Comparado à nossa vida onírica [vida de sonhos], o pensamento consciente contém menos emoções intensas e imagens simbólicas.

"A livre associação vai trazer à tona todos os meus complexos, mas dificilmente o significado de um sonho. Para entender o significado do sonho, precisamos nos agarrar tanto quanto possível às suas imagens".

Qualquer tentativa de análise de um sonho precisa levar em conta as atitudes, a experiência e a formação (background) do sonhador.

Um analista junguiano salientou a importância de "tratar nossos sonhos como amigos" e encará-los não como eventos isolados, mas como comunicações dos contínuos processos inconscientes. (....) À medida que o ego ouve o inconsciente é encorajado a participar do diálogo, a posição do inconsciente é transformada daquela de um adversário para a de um amigo, com pontos de vista de algum modo diferentes mas complementares".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ego. O ego é o cento da consciência e um dos maiores arquétipos da personalidade. Ele fornece um sentido de consistência e direção em nossas vidas conscientes. Ele tende a contrapor-se a qualquer coisa que possa ameaçar esta frágil consistência da consciência e tenta nos convencer de que sempre devemos planejar e analisar conscientemente nossa experiência.

A persona. Nossa persona é a forma pela qual nos apresentamos ao mundo. (....) O termos "persona" é derivado da palavra latina equivalente a máscara, e que se refere às máscaras usadas pelos atores no drama grego para dar significado aos papéis que estavam representando. (....) Uma persona dominante pode abafar o indivíduo e aqueles que se identificam com sua persona tendem a se ver apenas nos termos superficiais de seus papéis sociais e de sua fachada. (....) À medida que começamos a agir de determinada maneira, a desempenhar um papel, nosso ego se altera gradualmente nessa direção. [Eu não acredito nisso. Mesmo que se levar uma vida praticando, o ego não se alterará, apenas o papel será desempenhado cada vez mais automaticamente, sem interferência do nível consciente.]

A Sombra. A sombra é o centro do inconsciente pessoal, o núcleo do material que foi reprimido da consciência. (....) A sobra é mais perigosa quando não é reconhecida. Neste caso, o indivíduo tende a projetar suas qualidades indesejáveis em outros ou a deixar-se dominar pela sombra sem o perceber. (....) Uma pessoa sem sombra não é um indivíduo completo, mas uma caricatura bidimensional que rejeita a mescla do bom e do mal e a ambivalência presentes em todos nós.

A seguir, trechos de uma carta de Jung: "Pares de opostos têm uma tendência natural a encontrarem-se na linha do meio, mas esta linha não é nunca o resultado de um conflito pelo qual temos que passar. Esses conflitos só podem ser resolvidos se os suportarmos [???], e não através de um estratagema engenhoso ou de uma invenção inteligente. [Mas isto não pode ser feito nas interrelações porque geraria ressentimentos.] Qualquer solução real só é alcançada com intenso sofrimento. "Concordai com vosso inimigo" por fora e por dentro! Este é o problema!

Anima ou Amimus. Jung postulou uma estrutura inconsciente que representa a parte sexual oposta de cada indivíduo; ele denomina tal estrutura de anima no homem e animus na mulher. Na medida em que uma mulher define a si mesma em termos femininos, seu animus vai incluir aquelas tendências e experiências dissociadas que ela definiu como masculinas. "Todo homem carrega dentro de si (....) uma imagem feminina definitiva. Esta imagem é . . . um depósito, por assim dizer, de todas as impressões já dadas pela mulher. . . . Uma vez que esta imagem é inconsciente, ela é sempre inconscientemente projetada na pessoa amada e é uma das principais razões para atrações ou aversões apaixonadas."

De acordo com Jung, o pai de sexo oposto ao da criança é uma importante influencia no desenvolvimento da anima ou animus, e todas as relações com o sexo oposto, incluindo os pais, são intensamente afetadas pela projeção das fantasias da anima ou animus.  Este arquétipo é um dos mais influentes reguladores do comportamento.

Self. Jung chamou o self de arquétipo central, arquétipo da ordem e totalidade da personalidade. Para ele, "consciente e inconsciente não estão necessariamente em oposição uma ao outro, mas complementam-se mutuamente para formar uma totalidade: o self.

"O self... designa a personalidade total. A personalidade total do Homem é indescritível... (porque) seu inconsciente não pode ser descrito."

DINÂMICA. Crescimento Psicológico.

[O trecho a seguir, é, na minha opinião, uma interpretação extremamente moralista, impregnada de valores morais de Jung, uma característica que foi observada por outros estudiosos, não especificamente em relação a este texto.]

"Quanto mais conscientes nos tornamos de nós mesmos através do auto-conhecimento, atuando, conseqüentemente, tanto mais se reduzirá a camada do inconsciente pessoal que recobre o inconsciente coletivo. Desta forma, vai emergindo uma consciência livre do mundo mesquinho, suscetível e pessoal do eu, aberta para a livre participação de um mundo mais amplo de interesses objetivos. Essa consciência ampliada não é mais aquele novelo egoísta de desejos, temores, esperanças e ambições de caráter pessoal, que sempre deve ser compensado ou corrigido por contratendências inconscientes; tornar-se-á uma função de relação com o mundo de objetos, colocando o indivíduo numa comunhão incondicional, obrigatória e indissolúvel com o mundo."

Jung descobriu que aqueles que vinham a ele na primeira metade da vida estavam relativamente desligados do processo interior de indivíduo; seus interesses primários centravam-se em realizações externas, no "emergir" como indivíduos e na consecução dos objetivos do ego.

"A persona nada tem de real; ela representa um compromisso entre o indivíduo e a sociedade acerca daquilo que alguém parece ser: nome, título, ocupação, isto ou aquilo.

Obstáculos ao Crescimento.

"Poder-se-ia dizer que todo o mundo, com sua confusão e sua miséria, está num processo de individuação. No entanto, as pessoas não o sabem, esta é a única diferença. A individuação não é de modo algum uma coisa rara ou um luxo de poucos, mas aqueles que sabem que passam pelo processo são considerados afortunados. Desde que suficientemente conscientes, eles tiram algum proveito de tal processo."

Aqueles que se identificam com a persona podem tentar tornar-se "perfeitos" demais, incapazes de aceitar seus erros ou fraquezas, ou quaisquer desvios de seu autoconceito idealizado. Aqueles que se identificam totalmente com a persona tenderão a reprimir todas as tendências que não se ajustam, e a projetá-las nos outros, atribuindo a eles a tarefa de representar aspectos de sua identidade negativa reprimida.

Quando a pessoa não chegou a tomar conhecimento da presença de tais impulsos nela mesma, os impulsos iniciais para o mal ou para a ação errada são com freqüência justificados de imediato por racionalizações.

"Ninguém se torna iluminado imaginando figuras de luz, mas sim tornando a escuridão consciente."

"Não é perfeição mas totalidade o que se espera de você."

ESTRUTURA. Corpo.

O corpo físico e o mundo externo podem ser conhecidos apenas como experiências psicológicas.

Vontade. Jung define vontade como a energia que está à disposição da consciência ou do ego.

Emoções.  a emoção acompanha todas as mudanças psíquicas. (....) "A emoção é a principal fonte de consciência".

A Psicologia é a única ciência que precisa levar em conta o fator valor (isto é, o sentimento), pois é ele o elemento de ligação entre as ocorrências físicas e a vida."

"Tanto minha experiência como minha vida pessoal colocaram-me constantemente diante do mistério do amor e nunca fui capaz de dar-lhe uma resposta válida."

Intelecto. Para Jung, o intelecto refere-se aos processos de pensamento conscientes e dirigidos.

Terapeuta. Qualquer um de meus alunos poderia dar a vocês tanto discernimento e compreensão que vocês seriam capazes de tratar-se a si próprios caso não sucumbissem ao preconceito de que a cura é recebida através de outros. Em última instancia, todo indivíduo tem que vencer sozinho sua própria batalha, ninguém mais pode fazê-lo por ele.

A TEORIA EM PRIMEIRA MÃO. Associação de Palavras.

Jung introduziu-se na psicologia profunda em virtude de seus experimentos com associação de palavras. Ele desenvolveu grande perícia na interpretação de associações [podendo fazer diagnósticos através de simples exercício deste tipo].

 

CAPÍTULO 3 - ALFRED ADLER E A PSICOLOGIA INDIVIDUAL

Alfred Adler foi o fundador do sistema holístico da psicologia individual, que enfatiza uma abordagem, a qual compreende cada pessoa como uma totalidade integrada dentro de um sistema social.

História Pessoal. Alfred Adler, filho de um comerciante judeu de classe média, nasceu num subúrbio de Viena no dia 7/02/1870. Embora, quando criança, tenha sofrido um grande número de doenças sérias, incluindo raquitismo, Adler lutou muito para superar sua fraqueza física.

Em 1902, Adler tornou-se um dos quatro primeiros membros do círculo íntimo que se desenvolveu em torno de Freud. Adler era aparentemente o membro mais ativo do grupo e gozava de uma alta estima por parte de Freud.  Morreu na Escócia em 1937, com a idade de 67 anos, durante uma tournée de conferências pela Europa.

Antecedentes Intelectuais.  A psicologia individual baseia-se firmemente no terreno da evolução e sob este prisma encara toda luta humana como uma luta pela perfeição.

Holismo. Adler foi muito afetado pela filosofia holística de Jan Smuts, que escreveu que os sistemas como um todo freqüentemente têm propriedades que são diferentes daquelas de suas partes; que há um impulso para a organização crescente, para a totalidade, em cada indivíduo. Adler encontrou na filosofia holística uma confirmação para muitas de suas próprias idéias, e uma base filosófica importante para a psicologia individual.

CONCEITOS PRINCIPAIS

Inferioridade e Compensação. Adler criou o termo "complexo de inferioridade" e afirmava que todas as crianças são profundamente afetadas por um sentimento de inferioridade, que é uma conseqüência inevitável do tamanho da criança e de sua falta de poder.

"Sentimentos de inferioridade não são, em si, anormais. São a causa de todo progresso na situação da espécie humana."

Luta pela Superioridade.  Adler sugeriu que, em cada indivíduo, certos oragos são de algum modo mais fracos que outros, o que torna a pessoa mais suscetível a doenças e enfermidades envolvendo estes oragos mais frágeis. (....) Em seus escritos iniciais, Adler enfatizou a importância da agressão da luta pelo poder. Ele não equiparava agressão a hostilidade, mas, antes, referia-se à primeira no sentido de um  vendedor agressivo  isto é, a agressão como forte incentivo para a superação de obstáculos. (....) A agressão pode manifestar-se no indivíduo como vontade de poder, uma frase de Nietzsche usada por Adler.   (....) Para Adler a luta pela superioridade pessoal é uma perversão neurótica, o resultado de um forte sentimento de inferioridade e uma falta de interesse social. Geralmente não consegue dar o reconhecimento e a satisfação pessoal que o indivíduo está buscando.

Objetivos de Vida. Enquanto adultos, podemos ter razoes definidas e lógicas para a escolha de nossa profissão. No entanto, os objetivos de vida que nos guiam e motivam formaram-se antes, no início da infância, e permaneceram um tanto obscuros e em geral inconscientes.

"O homem não passa de uma gota d'água... mas uma gota muito presunçosa."

Os objetivos de vida dão direção e finalidade para nossas atividades; permitem que um observador externo interprete vários aspectos do pensamento e comportamento em termos desses objetivos. Por exemplo, alguém que luta pela superioridade buscando  um poder pessoal desenvolverá vários traços de caráter necessários para atingir esse objetivo  traços tais como ambição, inveja e desconfiança. Adler salienta que esses traços de caráter não são nem inatos nem imutáveis, mas foram adotados como facetas essenciais da direção do objetivo do indivíduo.

[Teleológico???]

O Esquema de Apercepção. Apercepção é um termo psicológico que se refere à percepção envolvendo uma interpretação subjetiva do que é percebido.  (....) "Nossos sentidos não recebem fatos reais, mas apenas uma imagem subjetiva deles, um reflexo do mundo externo". O esquema de apercepção é geralmente auto-reforçador. Por exemplo,, quando temos medo, é mais provável que percebamos ameaças no meio ambiente, o que reforça nossa crença original de que ele é ameaçador.

O Poder Criador do Self. É o poder criador da personalidade, ou do self, que guia e dirige a resposta individual ao meio ambiente. (....) "Todo indivíduo representa tanto a unidade da personalidade quanto a forma indivíduo desta unidade. Assim, ele é tanto o quadro quanto o artista. Ele é o artista de sua própria personalidade.

Cooperação. Uma falta de cooperação e um conseqüente sentimento de inadequação e malogro são as raízes de todo estilo de vida neurótico ou inadaptado. Adler acreditava que "se uma pessoa cooperar, nunca se tornará neurótica".

"Os únicos indivíduos que podem realmente ir ao encontro de e dominar os problemas da vida são aqueles que demonstram em sua luta, tendência a enriquecer os outros, que vão avante de tal forma que os outros também se beneficiam."

DINÂMICA

Tarefas da Vida.  Adler discute as três maiores tarefas com que o indivíduo se defronta: trabalho, amizade e amor. Elas são determinadas pelas condições básicas da existência humana.

Trabalho inclui todas as atividades que são úteis à comunidade, e não apenas as ocupações pelas quais recebemos um salário. Para Adler, o trabalho fornece um sentimento de satisfação e automerecimento apenas na medida em que beneficia outros.

Amizade expressa nossa pertinência à raça humano e nossa constante necessidade de adaptação e interação com outros de nossa espécie.

Amor baseia-se no fato de que cada ser humano é um membro de um sexo e não de outro e de que a intimidade entre os sexos é essencial para a continuação de nossa espécie. 

Adler acentuava que a solução de um dos três problemas ajuda a solução de outros e, na verdade, podemos dizer que são todos aspectos da mesma situação e do mesmo problema  a necessidade do ser humano preservar a vida e favorecê-la no ambiente em que se encontra".

ESTRUTURA

Por outro lado, através da compensação, pode ocorrer que os que têm deficiências físicas lutem firmemente e desenvolvam seus corpos além da média.

Emoções. As emoções disjuntivas, tais como raiva, medo ou repulsa, podem ocasionar uma mudança positiva na situação de vida do indivíduo, embora, às vezes, às custas de outros. Resultam de um sentimento de fracasso ou inadequação e servem para mobilizar a força do indivíduo a fim de realizar novos esforços. Emoções conjuntivas tendem a ser socialmente orientadas como no desejo de compartilhar nossa alegria e riso com outros. A emoção da simpatia é "a mais pura expressão de interesse social" (....).

[O uso pleno da razão se dá quando não há ameaças ao equilíbrio.]

 Self. O self é o estilo de vida do indivíduo. É a personalidade considerada como um todo integrado. [É o modelo, arquétipo?]

Compreensão do Estilo de Vida.

"Mesmo quando um paciente mente, isto tem valor para mim... é sua mentira e de ninguém mais! O que ele não pode dissimular é sua própria originalidade."

Fortalecimento do Interesse Social.

"A psicoterapia é um exercício e um teste de cooperação. Só podemos ser bem sucedidos se estivermos genuinamente interessados no outro."

Adler salientava que, freqüentemente, o terapeuta deve prover os cuidados, o apoio e o sendo de cooperação que o paciente nunca recebeu de seus próprios pais.

AVALIAÇÃO.

As teorias de Adler causaram um forte impacto na psicologia humanista, psicoterapia e teoria da personalidade.

"Eu digo para os pacientes: 'Você pode ser curado em 14 dias se você seguir esta prescrição. Tente pensar diariamente como você pode agradar alguém".

Adler se interessava mais pela prática do que pela teoria. Ele se sentia melhor lidando com materiais de casos reais e, assim, seu trabalho tende a ser mais popular entre professores, assistentes sociais, clínicos e outros que necessitam de habilidades psicológicas práticas em seu trabalho profissional.

A TEORIA EM PRIMEIRA MÃO.

Episódios de infância relembrados devem estar muito próximos do interesse principal do indivíduo, e se conhecermos seu interesse principal conheceremos seu objetivo e seu estilo de vida.

Em geral as pessoas estão perfeitamente dispostas a discutir suas primeiras recordações. Tomam-nas como meros fatos e não se dão conta do significado nelas escondido. É raro que alguém compreenda uma primeira recordação; por isso a maioria das pessoas é capaz de revelar seu propósito de vida, seu relacionamento com os outros e sua visão do meio ambiente, de um  modo perfeitamente neutro e desembaraçado, através de suas primeiras recordações.

"O maior perigo na minha vida é quando alguém me restringe e impede meu livre desenvolvimento".

Exercício. Cooperação.

A fim de compreender mais claramente o que Adler quer dizer com cooperação e interesse social, durante uma semana consagre o maior tempo que você puder ajudando os outros. Para este exercício, resolva que não recusará nenhum pedido razoável que os outros lhe fizerem, mesmo que seus pedidos tomem  parte de seu valioso tempo, energia, ou até mesmo algum dinheiro. (....) Não espera apenas que alguém lhe peça um favor, mas procure ativamente  oportunidades de oferecer sua ajuda a outros. No fim da semana reveja suas experiências. Como as outras pessoas reagiram a você? Quais eram suas reações ajudando outros? O que você aprendeu através deste exercício?

 

CAPÍTULO 4 - WILHELM REICH E A PSICOLOGIA DO CORPO

HISTÓRIA PESSOAL. Wilhelm Reich nasceu em 24 de março de 1897 na Galícia, uma parte da Áustria germano-ucraniana. Ele era filho de um fazendeiro judeu de classe média. (....) Reich idolatrava sua mãe. Ela suicidou-se quando ele tinha 14 anos, aparentemente depois que Reich contou a seu pai que ela tinha um caso com seu tutor.

Em 1922, Freud fundou uma clínica psicanalítica em Viena. Reich foi o primeiro assistente clínico de Freud; mais tarde ele passou a ser vice-diretor da clínica.

Freud criou enormes dificuldades ao postular um  impulso biológico para o sofrimento e a morte.

Reich fundou o Instituto Orgon para manter sua pesquisa em energia orgônica ou energia vital.

Em 1954, argumentando que as alegações de Reich sobre o tratamento bem sucedido de várias doenças com acumuladores de energia orgônica eram falsas, a Food and Drug Administration obteve uma  ordem judicial proibindo a distribuição de acumuladores de orgon e quaisquer usos posteriores dos acumuladores. Eles também proibiram a venda da maioria dos livros e revistas de Reich. (....) Reich morreu de doença cardíaca, em 1957, na prisão federal.

ANTECEDENTES INTELECTUAIS

Psicanálise.  Para Freud, a libido era uma energia psíquica real, potencialmente mensurável. "(A libido) possui todas as características de quantidade (ainda que não tenhamos meios de medi-la), que são a capacidade de aumento, diminuição, deslocamento e descarga, e que estão espalhadas sobre a superfície de um corpo". (Freud)

"As neuroses são resultado de uma estase (represamento) da energia sexual... A experiência clínica cotidiana não deixa dúvidas:  a eliminação da extase sexual através de descarga orgástica elimina toda manifestação neurótica."

Marxismo.  Reich argumentava que a psicanálise está baseada  no tema fundamentalmente dialético do conflito psíquico e sua resolução.

"Qualquer organização social produz nas massas dos seus membros as estruturas de que necessita para os seus objetivos fundamentais."

Sexualidade Humana. As idéias de Reich eram muito avançadas para sua época. Na década de 30, quando Margaret Sanger havia sido recentemente aprisionada por defender o planejamento familiar para casais, o programa de Reich para suas clínicas incluía características que são maravilhosamente modernas e ainda hoje controvertidas:

1.       Livre distribuição de anticoncepcionais para qualquer um que os quisesse; educação intensiva para o controle da natalidade.

2.       Completa abolição das proibições com relação ao aborto.

3.       Abolição da distinção legal entre casados e não-casados; liberdade de divórcio.,

4.       Eliminação de doenças venéreas e prevenção de problemas sexuais através de uma completa educação sexual.

5.       Treinamento de médicos, professores etc., em todas as questões relevantes da higiene sexual.

6.       Tratamento, ao invés de punição, para agressões sexuais.

[Não somos uma fábrica em tempo real de libido. Todo o nosso organismo funciona com base num sistema de fluxo e refluxo. Carência, Produção, consumo, carência, produção...]

CONCEITOS PRINCIPAIS.

Caráter.  De acordo com Reich, o caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas para várias situações [Isto não é o self?] Inclui atitudes e valores conscientes, estilo de comportamento (timidez, agressividade e assim por diante) e atitudes físicas (postura, hábitos de manutenção e movimentação do corpo).

"As palavras podem mentir. A expressão nunca mente."

"O estabelecimento de um traço de caráter. . . indica a solução de um problema de repressão: ou ele trona o processo de repressão desnecessário ou transforma a repressão, uma vez estabelecida, numa formação relativamente rígida e aceita pelo ego".

"Um conflito combatido em determinada idade sempre deixa atrás de si um vestígio no caráter do indivíduo. Esse vestígio se revela como um enrijecimento do caráter."

Reich esforçou-se continuamente para tornar seus pacientes mais conscientes de seus traços de caráter. Ele imitava com freqüência suas características, gestos ou posturas, ou fazia com que seus pacientes repetissem ou exagerassem uma faceta habitual do comportamento, por exemplo, um sorriso nervoso. À medida que os pacientes cessavam de tomar como certa sua constituição de caráter, aumentava sua motivação para mudar.

A Perda da Couraça Muscular. Reich descobriu que cada atitude de caráter tem uma atitude física correspondente e que o caráter do indivíduo é expresso no corpo em termos de rigidez muscular ou couraça muscular. (....) Ele descobriu que a perda da couraça muscular libertava considerável energia libidinal e auxiliava o processo de psicanálise. O trabalho psiquiátrico de Reich lidava cada vez mais com a libertação de emoções (prazer, raiva, ansiedade) através do trabalho com o corpo. (....) Ele descobriu que só depois que a emoção "engarrafada" fosse expressa, é que a tensão crônica poderia ser abandonada por completo.

"Na análise final eu não podia livrar-me da impressão de que a rigidez somática representa a parte mais essencial do processo de repressão. Todos os nossos pacientes relatam que atravessaram períodos em sua infância nos quais por meio de certos artifícios sobre o comportamento vegetativo (prender a respiração, aumentar a pressão dos músculos abdominais etc. ) , haviam aprendido a anular seus impulsos de ódio, de angústia ou de amor...."

"Essa couraça pode estar na superfície ou na profundeza, podia ser tão macia quanto uma esponja ou tão dura quanto uma rocha. A função, em todos os casos, era proteger o indivíduo de experiências desagradáveis. Entretanto, acarretará também uma redução da capacidade do organismo para o prazer."

Reich descobriu que tensões musculares crônicas servem para bloquear uma das três excitações biológicas: ansiedade, raiva ou excitação sexual. (....) as atitudes musculares e atitudes de caráter têm a mesma função no mecanismo psíquico, podem substituir-se e influenciar-se mutuamente.

[Eu faço distinção entre o medo e a ansiedade. O medo é controlável porque eu temo o que é conhecido e, portanto, posso evitar sua causa ou me preparar para enfrentá-la. A ansiedade não. Por ser fruto de uma dúvida quanto ao que pode vir a acontecer (se bom ou ruim), não posso me preparar pois não sei para o que me preparar.]

Caráter Genital.

"Eu digo, baseado na ampla experiência clínica, que em nossa civilização são poucos os casos em que o ato sexual é baseado no amor. O rancor, o ódio, as emoções sádicas e o desdém que intervêm são parte e parcela da vida amorosa do homem moderno. "

Reich descobriu que assim que seus pacientes renunciavam à sua couraça e desenvolviam potência orgástica, muitas áreas de funcionamento neurótico mudavam de forma espontânea. No lugar de rígidos controles neuróticos, os indivíduos desenvolviam uma capacidade para auto-regulação. Reich descreveu indivíduos auto-regulados como  naturais, mais do que compulsivamente, morais. Eles agem em termos de suas próprias inclinações e sentimentos internos, ao invés de seguirem algum código externo ou ordens estabelecidas por outros.

Você não se esforça para que seu coração bata ou para que suas pernas andam, assim como você não precisa esforçar-se ou buscar pela verdade. A verdade está em você e trabalho em você , como trabalham seu coração ou seus olhos, bem ou mal, segundo as condições de seu organismo."

Bioenergia. Reich descobriu que a mobilização é a descarga de bioenergia são estágios essenciais no processo de excitação sexual e orgasmo. Ele chamou a isto fórmula do orgasmo, um processo em quatro partes que Reich sentia ser característico de todos os organismos vivos.

tensão mecânica -> carga bioenergética -> descarta bioenergética -> relaxamento mecânico

Depois do contato físico, a energia acumula-se em ambos os corpos e é por fim descarregada no orgasmo, que é essencialmente um fenômeno de descarga de bioenergia.

1.       Oragos sexuais enchem-se de fluido  tensão mecânica

2.       Resulta uma intensa excitação  carga bioenergética.

3.       Excitação sexual descarregada em contrações musculares  descarga bioenergética.

4.       Segue-se um relaxamento físico  relaxamento mecânico.

Energia Orgônica. Ele derivou o termo energia "orgônica" a a partir de organismo e orgasmo.

DINÂMICA

Crescimento Psicológico.

De acordo com Reich, a energia orgônica flui naturalmente por todo o corpo, de cima a baixo, paralela à espinha. Os anéis da couraça formam-se em ângulo reto com este fluxo e operam  para rompê-lo. (....) A couraça serve para restringir tanto o livre fluxo de energia como a livre expressão de emoções do indivíduo. O que começa inicialmente como defesa contra sentimentos de tensão e ansiedade excessivos, torna-se uma camisa-de-força física e emocional.

"Pra romper uma prisão, a pessoa precisa, em primeiro lugar, admitir que está numa prisao."

Nota de rodapé: Os sete segmentos da couraça de Reich estão estreitamente relacionados com os sete chakra da Ioga, embora a adaptação não seja perfeita. É interessante notar que Reich vai de cima para baixo; o paciente termina quando a pélvis, o segmento da couraça mais importante, é aberta e energetizada. Em Ioga, o movimento é da base da espinha para cima e o iogue está "completo" quando o lótus de mil pétalas do crânio, o chacra mais importante, é aberto e energetizado.

Três instrumentos principais são usados para dissolver a couraça:

1.       armazenamento de energia no corpo por meio de respiração profunda;

2.       ataque direto dos músculos cronicamente tensos (por meio de pressão, beliscões e assim por diante) a fim de soltá-los;

3.       manutenção da cooperação do paciente lidando abertamente com quaisquer resistências ou restrições que emerjam

"É uma cobra, portanto, um símbolo do falo e, simultaneamente, um símbolo do movimento biológico original, que persuade Eva a tentar Adão. . ."Todos aqueles que comerem da árvore do conhecimento conhecerão a Deus e à vida e isto será punido",  assim somos prevenidos. O conhecimento da lei do amor conduz ao conhecimento da lei da vida que, por sua vez, conduz ao conhecimento de Deus".

Obstáculos ao Crescimento.

Couraça. A couraça é o maior obstáculo ao crescimento segundo Reich. "O indivíduo encouraçado é incapaz de dissolver sua couraça. Ele é também incapaz de expressar as emoções biológicas primitivas."

"Descobri que as pessoas reagem com profunda aversão a qualquer perturbação do equilíbrio neurótico da sua couraça."

Reich sentiu que o processo de encouraçamento havia criado duas tradições intelectuais distorcidas que formam a base da civilização: religião mística e ciência mecanicista. (....) Os mecanicistas têm um medo básico de emoções profundas, vivacidade e espontaneidade. Eles tendem a desenvolver um conceito rígido, mecânico, da natureza e estão primariamente interessados em objetivos externos e nas ciências naturais. "Uma máquina tem que ser 'perfeita'. Por conseguinte, o pensamento e as ações do físico têm que ser 'perfeitos'". Perfeccionismo é uma característica essencial do pensamento mecanicista. Ele não tolera erros; incertezas e situações de mudança são inoportunas. . . . Mas este princípio, quando aplicado a processos da natureza, conduza, inevitavelmente, à confusão. A natureza é inexata. A natureza não opera mecanicamente, mas funcionalmente. (....) Os místicos tendem a se tornar ascéticos [contemplativos] e anti-sexuais, a rejeitar sua própria natureza física e a perder o contato com seus corpos. Eles repudiam a origem da força vital em seus próprios corpos e localizam-na numa alma hipotética, que eles sentem ter apenas uma tênue conexão com o corpo.

Repressão Sexual.  "os casamentos desmoronam em conseqüência das discrepâncias sempre intensificadas entre as necessidades sexuais e as condições econômicas. As necessidades sexuais podem ser satisfeitas com um e o mesmo companheiro durante algum tempo apenas.

"O processo vital é inerentemente racional Torna-se distorcido e grotesco se não lhe é permitido desenvolver-se livremente."

"A unidade e congruência de cultura e natureza, trabalho e amor, moralidade e sexualidade  desejada desde tempos imemoriais  continuará a ser um sonho enquanto o homem continuar a condenar a exigência biológica de satisfação sexual natureza (orgástica). A democracia verdadeira e a liberdade baseadas na consciência e responsabilidade estão também condenadas a permanecer como uma ilusão até que esta evidencia seja satisfeita".

 

ESTRUTURA.

Relacionamento Social

"A sensação é o crivo através do qual todos os estímulos internos e externos são percebidos;  a sensação é o elo de conexão entre o eu e o mundo externo."

Emoções. A couraça impede que o indivíduo experiencie emoções fortes e, portando, limita e distorce a expressão de sentimentos.  (....) Segundo Reich, um indivíduo só se liberta de uma emoção bloqueada experienciando-a de forma plena.

Self. Para Reich, o self é o núcleo biológico saudável de cada indivíduo.  (....) Enquanto há a presença de bloqueios, o fluxo de energia e a consciência são restritos, e a autopercepção é bastante diminuída e distorcida.

Terapeuta. Reich era ele próprio considerado um terapeuta brilhante e teimoso. Mesmo sendo um analista ortodoxo, ele era extremamente honesto e até brutalmente direto com seus pacientes.

"Eu entendi que a honestidade e o amor verdadeiros tanto de um terapeuta quanto dos pais é, por vezes, a coragem de ser aparentemente cruel sempre que necessário. Entretanto, isto exige muito do terapeuta, de seu treinamento e de seu diagnóstico do paciente". (Nic Waal, psiquiatra norueguês.)

AVALIAÇÃO.  O estímulo à expulsão das emoções contidas, tais como rancor, medo e agressão, ainda é uma questão controvertida em Psicologia. A terapia primal, por exemplo, foi severamente criticada por estimular a descarga emocional a tal ponto que os estudantes desta terapia tornaram-se incapazes de controlar a liberação emocional profunda em publico e em outras situações inapropriadas.

Leonard Berkowitz cita uma série de estudos experimentais nos quais foi demonstrado que estimular a expressão da agressão resulta apenas no seu aumento ou em maior hostilidade, ao invés de resultar em emoções livremente expressas.

Reich desenvolveu um sistema que parece prometer cura final para todos os problemas de uma pessoa. Supõe-se que um tratamento bem sucedido deixe o indivíduo livre de toda couraça, um "produto final" que não precisa de crescimento ou desenvolvimento posteriores."

"Os bloqueios ao sentimento, que Reich chama de "couraça".. ., são produtos da capacidade do homem para controlar seus sentimento e seu comportamento e, assim, dirigir sua vida ao longo de um caminho que ele escolheu. Um de seus aspectos é a proteção do self contra emoções incapacitadoras, outro, é a canalização do comportamento em direção a objetivos." (Kelley)

A TEORIA EM PRIMEIRA MÃO

Há quem diga: "Prefiro morrer na cadeira elétrica a passar o resto da vida na prisão"; no entanto, os presos nunca dizem tal coisa. Viver na cadeia é muito melhor do que não viver, exceto teoricamente. (Do relato (1973) do ator Orson Bean sobre suas experiências com o Dr. Elsworth Baker, um terapeuta reichiano ortodoxo dos EUA)

 

                   O tato

é uma das linguagens

básicas

de músculos, nervos, amor.

                   ...

Ser segurado é sustento;

ser tocado é contato,

ser tocado com sensibilidade é ser cuidado.

(B. Gunther)

 

 

 

CAPÍTULO 5 - FREDERICK SÃO. PERLS E A GESTALT-TERAPIA

POR ELIZABETH LLOYD MAYER

HISTÓRIA PESSOAL. Frederick SÃO. Perls nasceu em Berlim em 1893, filho de pais judeus de classe média baixa. (....) Em 1927 mudou-se para Viena e começou seu treinamento em psicanálise; foi analisado por Wilhelm Reich e supervisionado por várias outras figuras importantes do movimento psican;ítico que se iniciava: Karen Horney, Otto Fenichel e Helene Deutsch, entre outros. (....) Morreu em 1970 na ilha de Vancouver, o ocal da primeira comunidade gestáltica terapêutica.

"Meu rompimento com os freudianos aconteceu alguns anos mais tarde (após meu encontro com Freud), mas o fantasma nunca foi completamente tranquilizado. . . .. Tentei tronar a psicanálise meu lar espiritual, minha religião.... Sobreveio então a revelacao. . . .  Eu mesmo tinha que me responsabilizar pela minha existência."

ANTECEDENTES INTELECTUAIS

Psicanálise. Freud.

"Nenhum de nós, provavelmente com excecao do próprio Freud, compreendeu a prematuridade em aplicar a psicanálise no tratamento. . . . Não a vimos como realmente era: um projeto de pesquisa. "

Esta abordagem holística em que cada um dos elementos de expressão do organismo está em íntima relação com o todo, levou Perls a dar ênfase particular, ao contrário de Freud, ao material óbvio mais do que ao profundamente reprimido, elemento crucial para a compreensão e o trabalho com o conflito intrapsíquico.

Perls sugeriu que um organismo tem miríades de necessidades que são sentidas quando o equilíbrio psicológico e/ou fisiológico deste organismo é perturbado.

"Se seus problemas passados fossem realmente passados, não seriam mais problemas. "

A questão relevante está ligada ao como estou evitando a consciência, e não a o que estou evitando.

"Se a sobrevivencia de um indivíduo for ameaçada porque seu nível de açucar no sangue está muito baixo, ele procurará comida. A sobrevivencia de Scheherezada foi ameaçada pelo Sultão e para fazer frente à ameaça ela lhe contou estórias durante mil e uma noites. Poderíamos então dizer que ela tinha um  instinto contador de estórias?"

Reich. Reich acentuou a importância do caráter (ou modos habituais de reagir)) na determinacao da maneira pela qual uma pessoa atua. Ele sugeriu que o caráter se desenvolve cedo na vida do indivíduo e serve como um tipo de couraça contra estímulos externos ou internos considerados ameaçadores pelo indivíduo.

Psicologia da Gestalt. A teoria da Gestalt foi inicialmente formulada no fianl do século XIX na Alemanha e Áustria. Desenvolveu-se como um protesto contra a tentativa de compreender a experiência através de uma análise atomística  análise na qual os elementos de uma experiência são reduzidos aos seus componentes mais simples, sendo que cada componente é analisado separadamente dos outros e em que a experiência é entendida como uma mera soma destes componentes. A própria noção de "gestalt" contradiz a validade deste tipo de análise atomística.

Gestalt é uma disposição ou configuracao  uma organização específica de partes que constitui um todo particular. O princípio mais importante da abordagem gestáltica é o de propor que uma an;álise das partes nunca pode proporcionar uma compreensão do todo, uma vez que o todo é definido pelas interações e interdependências das partes.

CORRELATOS D CONCEITOS GERAIS

FREUD          PERLS

CATEXIA       FIGURA-FUNDO

LIBIDO          EXCITAÇÃO BÁSICA

ASSOCIACAO LIVRE CONTINUUM DE CONSCIÊNCIA

CONSCIÊNCIA (CONSCIOUSNESS) CONSCIENTIZACAO (AWARENESS)

ENFOQUE NA RESISTÊNCIA         ENFOQUE NA FUGA DA CONSCIENTIZACAO

COMPULSAO À REPETICAO         SITUAÇÕES INACABADAS

REGRESSÃO  RETRAIMENTO (DO MEIO AMBIENTE)

TERAPEUTA ENCORAJA A TRANSFERENCIA      TERAPEUTA É UM HABILIDOSO FRUSTRADOR

CONFIGURACAO NEURÓTICA DE DEFESA CONTRA IMPULSOS         FORMAÇÃO RÍGIDA DA GESTALTEN

 

Max Wertheimer e dois colegas realizaram um experimento planejado para explorar certos aspectos da percepção do movimento. Numa sala escura, eles faziam reluzer, em rápida sucessao, dois pontos de luz próximos um do outro, variando os intervalos de tempo entre os clarões. Descobriram que quando o intervalo entre os clarões era menor que 3/100 de segundo, eles pareciam simultâneos. Quando o intervalo era de 6/100 de segundo, o observador dizia ver o clarão mover-se do primeiro ponto ao segundo. Quando o intervalo era de 20/100 de segundo ou mais, os pontos de luz foram observados como o eram na realidade: dois clarões de luz separados. A desoberta crucial do experimento refere-se à percepção de movimento quando os clarões estavam separados por aproximadamente 6/100 de segundo; o movimento aparente não era função de estimulos isolados, mas dependia das características relafcionadas dos estímulos e da sua organização neural e perceptiva num único campo.

"Todos os oragos, os sentidos, os movimentos e os pensamentos subordinams-e a esta necessidade emergente e logo mudam sua lealdade e função assim que aquela seja satisfeita e passe então para o fundo... Todas as partes do organismo identificam-se temporariamente com a gestalt emergente." [Uma comprovação da minha teoria do equilíbrio e da lei da escassez.]

Existencialismo e Fenomenologia.

Ao invés de considerar que cada ser humano encontra um mundo que ele experincia como sendo completamente separado de si mesmo, Perls acreditava que as pessoas criam e contituem seus próprios mundos; o mundo existe para um dado indivíduo como sua própria descoberta do mundo.

O conceito de intencionalidade é básico para o trabalho de Perls; a mente ou consciência é entendida como intencao e não pode ser compreendida à parte do que é pensado ou pretendido.

CONCEITOS PRINCIPAIS

O Organismo Como Um Todo. Na teoria de Perls, a noção de organismo como um todo é central  tanto em relação ao funcionamento intra-orgânicao quanto à participação do organismo em seu meio para criar um campo único de atividades. No contexto do funcionamento intra-orgânico, Perls insistia em que os seres humanos são organismos unificados e em que não há nenhuma diferença entre o tipo de atividade física e mental.

"O organismo age e reage a seu meio com maior ou menor intensidade; à medida que dimminui a intensidade, o comportamento físico se transforma em comportamento mental. Quando a intensidade aumenta, o comportamento mental torna-se comportamento físico."

Na terapia, o que o paciente faz  como ele se movimenta, fala e assim por diante  fornece tanta informação a seu respeito quanto o que ele ou ela pensa ou diz.

Ênfase no Aqui e Agora.

Perls definiu ansiedade como a lacuna, a tensão entre o "agora" e o "depois". A inabilidade das pessoas para tolerar essa tensão, sugeria Perls, leva-as a preencher a lacuna com planejamentos, eensaios e tentativas de tornar o futuro seguro. Isto não apenas desvia a energia e a atenção do presente (daí criando perpetuamente situações inacabadas), mas também impede o tipo de abertura, para o futuro, decorrente do cresciemtno e da espontaneidade.

A Preponderância do Como Sobre o Porquê.

Se um indivíduo compreende como ele ou ela faz alguma coisa, esta pessoa está na posição de compreender a ação em si. Segundo Perls, o determinante causal  o por quê da ação é irrelevante para qualquer compreensão plena da mesma; toda ação tem causas múltiplas, assim como toda causa tem causas múltiplas, e as explicações de tais causas nos distanciam mais e mais da compreensão do ato em si. Além disso, uma vez que todo elemento da existência de alguém só pode ser compreendido como parte de uma das várias gestalten, não há qualquer possibilidade deste elemento ser compreendido como sendo "causado" separadamente de toda a matriz de causas da qual participa. (....) Todo elemento causa é causado por outros. (....) a ênfase está em ampliar constantemente a consciência da maneira como a pessoa se comporta, e não em esforçar-se para analisar a razão pela qual a pessoa se comprota de tal forma. [Isto é a aboragem perceptiva!!! Ou seja, em lugar de saber porque a pessoa agem de uma determinada maneira, a questão é descobrir seus valores, o que significa descobrir o como, os princípios pelos quais ela age. O que interessa é o processo, o modelo, a grade que estabelece as conexões.]

Conscientizacao.

Segundo a teoria da Gestalt, Perls sugeriu que o princípio da hierarquia de necessidades está sempe operando na pessoa. Em outras palavras, a necessidade mais urgente, a situação inacabada mais importante, sempre emerge se a pessoa estiver simplesmente consciente da experiência de si mesma a todo momento. [Ele só não esclarece é como se estabelece esta prioridade. Eu sim, através da busca pelo equilíbrio.]

DINÂMICA

Crescimento Psicológico

"Qualquer distúrbio do equilíbrio organísmico constitui uma gestalt incompleta, uma situação inacabada, forçanmdo o organismo a tronar-se criativo, e achar vias e meios de restabelecer este equilíbrio ... E a mais forte configuraçao figura-fundo assumirá temporariamente o controle de todo o organismo. Tal é a lei básica da aauto-regulacão organísmica."

Existem quato tipos de explosoes que o indivíduo pode experienciar ao emergir da camada da morte. Existe a explosao em pesar, que envolve o trabalho com uma perda ou morte que não tinha sido previamente assimilada. Existe a explosao em orgasmo em pessoas sexualmente bloqueadas. Existe a explosao em raiva quando sua expressão foi reprimida. E, por fim, existe a explosao no que Perls chama de joie de vivre  alegria de viver. (....) A concepcao errônea de que essa energia precisa ser controlada deriva de nosso medo do vazio e do nada.

Em todas suas descricoes de como um indivíduo se desenvolve, Perls mantém a id de que a mudança não pode ser foráca e que o crescimeto psicológico é um processo natural e espontâneo.

Obstáculos ao Crescimento

Introjeçao. É o mecanismo pelo qual os indivíduos incorporam padrões, atitudes e modos de agir e pensar que não são deles próprios e que não assimilam ou digerem o suficiente para torná-los seus.

Projeção. É a tendência de responsabilizar os outros pelo que se origina no self.

Confluencia.(patológica) [doentia]. Na confluencia, os indivíduos não experienciam nenhum limite entre eles mesmos e o meio ambiente.

Retrofexao. Significa literalmente "voltar-se de forma ríspida contra"; indivíduos retroflexores voltam-se contra si mesmos e, ao invés de dirigir suas energias para mudança e manipulacao do seu meio ambiente, dirigem essas energias para si próprios. (....) são o alvo de seu comportamento.

"O introjetivo faz como os outros gostariam que ele fizesse, o projetivo faz aos outros aquilo que os acusa de lhe fazerem, o homem em confluência patológica não sabe quem está fazendo o que a quem é o reflexor faz consigo o que gostaria de fazer aos outros..."

O dominador é um pacote de padrões e atitudes introjetados.

ESTRUTURA

Corpo. Nossos corpos são manifestacoes diretas de quem somos.

Relacionamento Social. O sentido de pertencer a um grupo, segundo Perls, é o nosso principal impulso de sobrevivência psicológica.

Vontade. O conhecimento de suas próprias preferências leva ao conhecimento de suas necessidades; a emergência da necessidade dominante é experienciada como preferência pelo que satisfará a necessidade.

Emoções. Perls considera a emoção como a força que fornece energia a toda ação. Emoções são a expressão de nossa excitação básica, as vias e modos de expressar nossas escolhas, assim como de satisfazer nossas necessidades. A emoção se diferencia de acordo com situações variadas  por exemplo, pelas glândulas supra-renais em raiva e medo ou pelas glândulas sexuais em libido. A excitação emocional mobiliza o sistema muscular. Se a expressão muscular da emoção for bloqueada, criaremos a ansiedade, que é a contencao da excitação.  Uma vez ansiosos, tentamos dessensibilizar nossos sistemas sensoriais a fim de reduzir a excitação criada;

"As emoções são a nossa própria vida. . . as emoções são a própria linguagem do organismo; modificam a excitação básica de acordo com a situação que é encontrada."

AVALIAÇÃO

"E eu espero poder ajudá-los a aprender a descobrirem alguma coisa sobre si mesmos."

A TEORIA EM PRIMEIRA MÃO

Hedonismo - crença no fato de o prazer ser o principal bem do homem.

Uma técnica é um truque. Um truque deve ser usado apenas em casos extremos. Existem muitas pessoas colecionando truques e mais truques, abusando deles.

A ansiedade é a excitação, o élan vital que carregamos conosco, e que se torna estagnado se estamos incertos quanto ao papel que devemos desempenhar. Se não sabemos se vamos receber aplausos ou vaias, nós hesitamos; ento o coração começa a disparar, e toda a excitação não consegue fluir para a atividade, e temos "medo de palco". Assim, a fórmula da ansiedade é muito simples: a ansiedade é o vácuo entre o agora e o depois. Se você estiver no agora não pode estar ansioso, porque a excitação flui imediatamente em atividade espntânea. Se você estiver no agora, você será criativo, enventivo. Se seus sentidos estiverem preparados, e seus olhos e ouvidos abertos, como em toda criança pequena, você achará a solução.

[Aqui ele cai no simplismo da formuleta. Se fosse fácil assim!!!]

"Eu fa;co minhas coisas, você faz as suas

Não estou neste mundo para viver de acordo com suas expectativas

E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas.

Você é você, e eu sou eu

E se por acaso no encontramos, é lindo

Se não, nada há a fazer."

[Minha missão é contribuir para que os acasos aconteçam mais vezes na vida das pessoas.]