EXTRATO DE: Z-COMMERCE

 

O QUE É A INTERNET

        a mais poderosa ferramenta para ouvir jamais inventada

 

COMO GANHAR CLIENTES E CONSTRUIR UMA BASE DE EMAILS

 

        Grátis e’ a palavra que atrai mesmo depois que você já’  se frustrou muitas e muitas vezes.

        O GRÁTIS funciona como uma chamada urgente à ação. Funciona para transformar a indecisão em decisão de ação.

        O que a faz web significante é a economia de custo de envio e a capacidade do destinatário interagir.

        a web e’ um meio de promover (branding) uma empresa, construir uma base de usuários padrão,  estabelecer hegemonia.

        O segredo (trick) parece ser; antecipar uma necessidade, suprir uma solução de alta qualidade para nada, promover the hell out of it, viver de pão e água por uns poucos anos e então rake in the shekels.

        Assim GRATIS pode criar uma grande base de usuários, a um custo virtualmente de zero e em um espaço de tempo tão pequeno quanto jamais imaginado antes da web.

        a coisa mais importante e’ o serviço de atendimento ao cliente. Ele faz o sucesso ou a falência do seu negocio.

        Saber como motivar clientes para atingir suas carteiras é importante. Mas algumas vezes é mais importante saber o que provoca o impulso natural de compra do consumidor

        Os sites de mais sucesso são firmemente focados em um nicho de mercado

        Dê incentivos.

        Drop me (escreva-me) uma linha. Pergunte se eu gostei da compra. Tente personalizar a mensagem. Fale-me sobre as novas mercadorias que você está oferecendo. Você acrescentou alguma nova característica. O que está a venda. Pergunte sobre o que eu gostei e não gostei no site. Responda ao meu feedback.

        Ofereça-me um desconto sobre algumas de sua mercadorias. Diga-me que se eu fizer 3 compras em 6 meses, você me dará um cupom de desconto. Envie-me um pequeno item promocional com meu pedido. Melhor ainda, me de um presente do seu site. Recompense-me.

        Reter clientes economiza dinheiro. Quanto você gastou para ganhar um cliente? Some os de mala direta, banners, propaganda em TV, radio e revista etc. Estudos têm mostrado q custa 5 vezes mais conquistar um novo cliente do que manter um. Compradores online experientes gastam uma vez e meia mais do que novos clientes. Clientes leais também trazem novos clientes.

        Não me diga apenas um “muito obrigado”. Faça-me sentir que você ficou grato pelo tempo e esforço que eu gastei para conhecer sua empresa. Olhe para a frente.

        Você tem uma loja virtual? Então assuma que você é um possível cliente mas que é a primeira vez que visita um site. Como o site lhe parece? Você pode encontrar todas as informações que você precisa sem a ajuda de qualquer pessoa e sem ter que usar o carrinho de compras? É fácil obter infos completas sobre os produtos e servicos? Aparecem outras formas de realizar a compra com o mesmo destaque da forma virtual? E mais importante, você quis comprar alguma coisa?

        A parte fácil é ganhar audiência. O difícil é ganhar a confiança que os fará abrir suas carteiras para gastar dinheiro com você. Eles não estão certos quanto à segurança em relacao a cartão de credito. Não sabem se seus produtos são de qualidade. Nem mesmo se você despachará os produtos. Até que você possa convence-los de que você não é um laranja, você não tem nenhuma chance. Somente os que fizerem um trabalho excecpional para construir credibilidade prosperarao neste mercado no curto e médio prazos. Assim, em cada aspecto do seu site você deve perguntar: “Isso contribui para aumentar a credibilidade do visitante em mim?”

        Veja a net através dos olhos do seu visitante.

        Tenha um design profissional, ele é 20 vezes mais eficiente que um design ruim.

        Venda produtos que entusiasmam.

        Pergunte aos seus clientes sobre suas expectativas e necessidades.

        Use testemunhais para ressaltar as qualidades de seus produtos e serviços.

        Navegantes não são pessoas pacientes. Coloque a informação importante onde eles possam ve-la imediatamente.

        Faça o que você diz que faz e faça-o rapidamente.

        O valor de uma visita a um site de e-com é muito maior do que o valor de uma visita a um site de conteudo. E é muito maior que o valor de uma visita a uma loja real. As chances de se voltar a uma loja real são muito maiores.

        "If you're not ready to respond within a day," Bass implied, "it's time to pick up your ball and go home."

        As more and more people come online and mature into the medium, they'll naturally progress to the next stage of buying their books, music, clothes, and -- yep! -- cars online, said Forrester'são Shelley Morrisette.

        Packman also calls email the "killer app" of the web. It'são the most cost-effective way to market, and by far the most effective...when it's done right. Web-wide, the rate of conversion to sales is roughly 2 to 4 percent. But targeted email can see conversion rates of 30 to 60 percent, Packman said.

 

 

DIVULGANDO SEU SITE

        a melhor fonte de visitantes são links inseridos em sites relacionados ao seu

        patrocine publicações por e-mail

        crie uma competição

        programas de afiliados

        inserir link em portais

        Os banners devem ser feitos para atrair um publico especifico e que o design da pagina deve ser feito tendo em mente que o objetivo e' fazer o usuario cliecar nos banners/links que levam ao objetivo que voce quer atingir. Normalmente o do usuario comprar o seu servico ou produto.

        "Va para onde seus clientes estao".

        Uma posição muito interessante é a inserção de um banner em uma pag de saida

        Analise de onde as pessoas estão vindo e anuncia lá.

       

 

 

FACILITANDO O PROCESSO DE VENDA

 

        disponibilize todas as formas de pagamento (não perca uma vontade de comprar)

        Nunca peça aos clientes para baixar um plug-in antes que eles comprem seus produto.

        Não delete as ordens de seus clientes

        Faca o seu site rápido. Cada bit ainda conta. Clientes querem comprar e não admirar seu design.

        Faça seu site fácil. Ele deve servir somente o cliente. Não queira ganhar prêmios de design ou tops de marketing ou fazer bonito para seu chefe.

        Pegue opiniões de fora. Pegue uma experiente e profissional terceira parte para ajuda-lo

        Você quer que eles comprem? Torne isto fácil.

        Ouça seus consumidores. Eles lhe dirao exatamente como ganhar dinheiro servindo-lhes.

        Entenda o que é exatamente este negócio de interatividade e como isto pode ajudar no seu negócio.

        Responda tão imediatamente quanto possível. Mas isto depende de estrutura operacional ou tudo vai parecer como um telefone que toca sem ninguém para atender

        Obtenha feedback regular de seus usuários.

        Se você olha para as historias de sucesso de comercio na Internet, elas normalmente são de um fabricante que tem atua em um nicho especializado de produto que não se encaixa em um esquema padrao de varejo. Ou, eles são um grande varejo que está direcionando os consumidores para seu site oferecendo-lhes a mesma selecao de produtos e facilidade de compra que suas lojas oferecem, mas com a convenicencia adicional da compra feita de casa e com a riqueza de informacao que a web permite.

        Lembre-se: o consumidor é o mesmo, quer ele esteja em uma loja real, quer em uma loja virtual.

        Os consumidores preferem a web por 3 motivos: preco, variedade e conveniencia. Estas são as mesmas 3 coisas procuradas no mundo real.

        Se na web você pode ter uma loja virtual, ou seja, uma loja que não tenha qualquer estoque, que apenas contabilize pedidos e emita ordens de compra e entrega para fornecedores (fabricantes ou atacadistas) para que um fabricante precisa ter uma loja? Por que simplesmente ele não terceiriza este risco?

        Você tem somente uma chance para causar uma boa impressão em um visitante.

        Surpreenda o cliente todo o tempo

        * Don’t Try This On The Web

        * Don't re-purpose your catalog.

        * Don't try to be everything to everybody.

        * Don't upset your customer when you're trying to get   information from him.

        * Don't ask for something you don't need.

        * Don't blow their trust.

        * Don't put customer service out there without integrating back to marketing,engineering and content.

        * Don't just trust data. Talk to the customer.

        * Don't forget your disclosure notice. If you're selling   data, say so. The FCC is watching.

        Seth Godin, president of YoYodyne, says that online promotions are still extremely powerful. The premise, "Come here and I'll give you something" works. And while you're here, there's something else I want to show you…also works.

        Change your page as often as every day if you can. Don't"set it and forget it," he said.

        "Shopping online is not about money. It's about time." - Larry Chase

        "This is my most favorite button on the entire world wide web. That's it...that's the whole ball game." - Jim Sterne, describing a hyperlinked button on the Bank of America home page that reads, "Take Me To My Money"

 

 

PORTAIS, SITES DE BUSCA ETC

 

        você é o produto e os anunciantes do portal e os parceiros de e-com são os consumidores.

        quanto mais audiência mais aumentam os custos. Audiências maiores requerem investimentos maiores em hardware, maiores conexões com a rede e maior equipe de suporte. Desta maneira, aumentar o trafego pode não ser o correto a menos que o portal possa obter faturamento disto.

        Portais – preencher necessidades de anunciantes e de parcerias de e-com

        Seu papel é ser intermediário da informação

        A função dos portais é dar alguma resposta a “como encontrá-lo em meio a milhões de sites”?

        Sites de nicho não têm o volume de usuários dos portais

        Como justificar a inserção de banners em sites que o CEO não ouviu falar?

        Portais podem ser apenas uma parada no caminho em direção (towards) ao

Next Big Thing

 

 

PROGRAMAS DE AFILIADOS

        Há os que só pagam pela primeira venda

        Há os que pagam por todos as vendas subsequentes ainda que o acesso não venha do seu site.

        Alguns pagam apenas para determinados itens e aas vezes apenas por um determinado periodo de tempo.

        A comissão tem ficado entre 5 e 15%

        Quanto tempo levam para pagar sua comissão?

        A Amazon paga somente se os livros estiverem listados no seu site. Se seu visitante vai a Amazon e compra 50 livros, mas não compra nenhum dos livros listados por voe, Amazon fará uma grande venda mas você não vai ganhar qualquer comissão.

        Alguns vendedores pagam a você com "house credits." Isto é, eles dão a você credito para comprar alguma coisa deles como comissão.

        Alguns vendedores são lentos para pagar, enquanto outros não pagam. Assim, antes de você gastar seu tempo e recursos, obtenha nomes e email de seus afiliados satisfeitos. Contacte-os e faça perguntas.

        Certifique-se de que o vendedor fornece um caminho fácil de volta ao seu site.

        Alguns pagam comissão apenas para as vendas realizadas num pequeno período (como 30 dias).

        Há os que exigem explicitamente exclusividade. Outros não tão explicitamente.

        A questao do estorno de venda.

        Qual a credibilidade do proprietário do programa da afiliados?

        Ele oferece algum mecanismo de auditagem de suas vendas?

        É fácil para alguém prometer o céu quando não tem nenhuma intenção de pagar.

 

IDÉIAS

 

        para uma revenda de hardware e suprimentos, criar um canal para o usuário mandar duvidas e pedir ajudas para problemas. Muitas respostas irão acompanhadas de produtos para solucionar ou evitar a ocorrência do problema novamente.

        um site associado a programas de televisão. O site e’ uma porta para o telespectador encontrar produtos ou informações associadas a um programa que ele viu. Por exemplo: um programa de entrevistas pode divulgar o site como fonte para livros de autoria do entrevistado, seu currículo etc.

        Planned Exit Page – esta çonceito criado pelo www.peapod.com é muito interessante. Uma página de saída com links para parcerios. A página do peapod apresenta 9 banners. A experiência deles até aqui mostrou que 24% dos visitantes do peapod clicaram em algum banner de seus parceiros, o que dá uma média de 3% para cada banner. Este é um exemplo de Traffic Exchange Program

       

 

 

PERCEPCAO

 

        a clareza do site e a facilidade de navegação dão a impressão de que fazer negócios com aquela empresa é fácil.

        se você não pode ter um site bem feito, como as pessoas irão acreditar que o serviço q você oferece o será? Isto é construção de imagem.

        Manter clientes é mais barato do que conquistar novos clientes.

        A mensagem e' que o problema maior dos sites de comercio e informacao na web e' ganhar credibilidade. Mostrar que eles nao estao ali para brincadeira. Eles resumem a questao a: "quem vai confiar em dois caras em uma garagem?"

 

 

OBSERVACOES

 

        Os sites de comercio hoje são péssimos. Levam uma eternidade para carregar, apresentam erros incompreensíveis, paginas com design pobre, são complexos, lentos e não amigáveis e que nada fazem para encorajar os clientes a comprarem.

        ninguém se frustra duas vezes no mesmo lugar

        anunciantes não gastam seus orçamentos quando eles não podem quantificar quantas pessoas estão vendo seus anúncios.

        O artigo mostra um bom exemplo de um site de e-com onde por tras do sucesso existe uma segura extranet que agiliza o processo de resposta do pedido de compra e um database poderoso que analiza os estoques para alterar os preços, criar ofertas customizadas e incrementar o relacionamento de longo prazo.

        Ele vende de tudo. Interessante observar a conveniencia do servico de venda de entrada para espetaculos e shows. No caso dele, americanos compram antes de viajar para a Inglaterra. Ele diz que a audiencia do servico de ticket vem dobrando mes a mes. Eles completaram 13 meses de operacao e ja faturam 700.000 dolares e produzem 1.8 milhoes de impressoes. E ele reforca o que digo sobre as necessidades serem locais fazendo uma critica aos americanos que nao pensam nisso. Ele diz:  "With online, you really do have to have an offering that meets local needs. (...) The most important thing I can suggest to online companies trying to sell in the UK is to find good local partners and listen to their advice." Ele vai ate' mais ale'm ao chamar a atencao para aspectos culturais (o futebol faz parte da vida do Ingles mas nao da do Americano) e aspectos legais que afetam os processos como os canais de distribuicao, por exemplo.

        Measure your web success based on the following, says Disney Online President Jake Winebaum: The size of your unique user base. How many repeat visitors demonstrate loyalty to your site. How deep your visitors go into your site.

        How many people actually block cookies? (Cookies are client-side text files used by web servers to store information about the site visitor.) DoubleClick's Kevin O'Connor says it's less than 5 percent and quantifies the issue thusly: Of 40 million users a day, 5 people opt out. Opines O'Connor: "It's a very, very small problem."

 

 

 

OUTRAS OPINIÕES

        Vender na web não é diferente de vender offline: a menos q você tenha um solido background no negocio de varejo, sua loja online vai falir.

        Se você já tem uma comunidade estabelecida, adicionar um  marketplace faz sentido: as pessoas precisam comprar, por que não faze-lo direto do seu site?

        Estudos têm mostrado que cuponagem não funciona: ele atrai "cherry pickers" que compram itens de baixo valor e ignoram todo o resto, ou seja, os produtos de mais alta margem que sua loja oferece. Loyalty shopping ou programas de recompensa por freqüência de compra funcionam muito melhor.

        Marketeiros, bem-vindos ao meu mundo. Se você não está mostrando algum interesse por mim, por que eu deveria ajuda-lo? Você quer que eu me registre em seu site, assista o download de suas paginas, click, click, click através de varias camadas para encontrar o que eu quero, digite o numero do meu cartão de credito. Bem, o q você está fazendo por mim? Você quer q eu seja um cliente leal? Pare em seu site regularmente? Então, trate-me com respeito de uma pessoa que está contribuindo para seu sucesso.

        Make no mistake, the web is a revolution, and the dinosaurs will perish. And in such a changing environment, a new species can easily emerge. Now is the time for innovators and early adopters to grow businesses, while the dinosaurs graze happily.” - Leo Sheiner, CEO of Global Market Ltd.(http://www.global-m.com/)

        A ideia central do artigo é que nao adianta fazer versoes do site em outras linguas se as versoes nao sao cadastradas nos sites de busca naquelas linguas. As pessoas pesquisam em suas proprias linguas.

        como estruturar o desenvolvimento e manutencao de um web site corporativo sabendo-se que a internet e' um instrumento para todas as areas da empresa e, portanto, as visoes sao diferentes? Ou seja, a visao (e as necessidades) do profissional de marketing conflitarao com a visao do pessoas tecnico em informatica. E assim por diante. Algumas empresas criaram times com profissionais de varias areas mas os mantiveram subordinados a seus departamentos originais. O que nao resolve, ao contrario, aflora os conflitos. O artigo prpoe a criacao de um departamento de web com um só comando, que será responsável por estabelecer as negociacoes com cada area da empresa. Parece obvio.

        Este artigo aborda e relaciona itens que devem ser observados no planejamento de sites, mostrando que é uma coisa complexa e que muito se assemelha ao desenvolvimento de um software. Ele chama a atencao especial para o fato de se definir padroes que possam ser efetivamente avaliados. Ou seja, especificar que as paginas devem carregar em menos de 15 segundos ao inves de especificar que o site carregue rapido.

        Nao adianta vc estar na web se o seu publico-alvo nao procura na web pelo tipo de coisa que vc tem para oferecer. Ele cita o exemplo de um amigo que tem um bureau de impressao. 

        E' preciso planejamento antes de iniciar a construcao de um site. Saber muito claramente o q vc quer com o site. E nao colocar bobagens do tipo "nossa missao", "nossa equipe" etc. "Eu nao quero ouvir sobre voce - eu quero ouvir sobre o que vc pode fazer por mim."

 

 

 

REQUERIMENTOS NO PLANEJAMENTO DE UM SITE

* system requirements -- what your web site should offer and

do

 

* interface requirements -- how it should look

 

* data requirements -- databases your web site might use,

registration or authentication it might require

 

* prioritization of your requirements -- what might be

sacrificed for expediency or expense

 

* support requirements and content schedule -- what's need

to operate, maintain, and update your site

 

* business processes and workflow -- procedures for

productively using or maintaining your site

 

* risk analysis -- risk areas (e.g., dependencies,

inexperience, insufficient data) worthy of close attention

 

* outsourcing -- how and where hiring out can help

 

* effort estimate, including dependencies and tradeoffs

--your time-to-market, factors that affect it, and resources

you will need to meet it (including your proposed budget)

 

 

WEB SITES DE E-COMMERCE

        Que lojas incluir? Veja esta declaração do presidente do iMall: “Tomou muito tempo decidir que lojas nós incluiríamos. No inicio nos íamos oferecer somente uma loja em cada categoria. Finalmente (eventually), nós decidimos oferecer várias. A razão : nossos membros já tinham desenvolvido suas próprias brand loyalties. Nós não queríamos alienar qualquer deles ou forca-los a mudar de loja. Mais, nossos membros teriam uma maior variedade de escolha.

        Caracteristicas de um mal design: downloads lentos, navegação inconsistente e dificuldade para encontrar informacao

        Outras caracteristicas indesejaveis: a ausencia de sistemas seguros de envio de formularios, a ausencia de um carrinho de compras, a incapacidade de aceitar cartão de credito,  a exigencia do comprador fornecer informações pessoais antes de iniciar a compra, falta de informações sobre suas filosofias e politicas de prestação de serviços e comprometimento quanto a prazos de entrega, ausencia de pagina de confirmacao de envio de formulario, ausencia de comunicacao posterior por email agradecendo a compra e informando sobre remessa etc.

        Nos USA se torna critica a questao do envio para outros paises porque 30% do trafego de e-comm vem de fora (de acordo com a Forrester Research).

        A necessidade de baixar um plug-in antes da navegação mata o site.

        Elementos chave na venda: explicacao sobre o produto e solicitacao de um pedido de compra.

       

 

 

EXEMPLOS DE MECANISMOS DE INCENTIVO

        Eu pertenço (I belong) ao Staples "Dividend" program. Se eu gastar $ 250 em qualquer trimestre, eu ganho 2,5% de desconto sobre todas as minhas compras. Agora, não importa o que, eu faço minhas compras na Staples. Eu sei que isso não tem qualquer lógica (2,5% de desconto é muito pouco), mas eu sou atraído pelo psicológico.

        Para OurSquare, nós usamos a mesma idéia. Se alguém gasta mais do que $250 em qualquer de nossas lojas online, nós lhe daremos 2,5% de desconto sobre todos os livros que ela comprar. Agora, elas têm um grande incentivo para fazer todas as suas compras conosco.

        Se você tem uma grande comunidade virtual com um perfil atrativo, você pode estar capacitado a convencer varejistas online a dar descontos para seus membros mesmo em compras em outras lojas. Quando nós lançamos o Marketplace, Music Boulevard (http://www.musicboulevard.com) oferecia $5 de desconto em qualquer próxima compra de nossos membros. Era um grande modo para introduzir o Marketplace para nossos membros e reforçar o conhecimento que membership had value. Para a Music Boulevard, foi um modo bem barato para ganhar novos consumidores.

        O Refer-it (http://www.refer-it.com), criou um mecanismo interessante. Com apenas um clique, ele cria um código HTML que gera um menu pull-down de suas lojas online favoritas. Quando você clica o botão "Let's go Shopping", o código pesquisa no Refer-it pelas suas URLs afiliadas e então automaticamente redireciona seus visitantes para lá. A idéia é distribuir este código tanto quanto possível entre seus membros - se eles o colocam em suas homepages, eles ganham créditos! Note que você deve ter no mínimo uma conta Básica aberta no Refer-it ($.99/month) para usar o store wizard; se ve tem uma conta Premio ($1.49/month) Refer-it também fornecera o acompanhamento de click-throughs pela loja.

        Gift Registry do site da CDnow - I can choose to make items on my Wish List appear on my Gift Registry. CDnow provides a special URL that I can give to family, friends, or anyone who may be compelled to shower me with gifts! Once an item is purchased, it is removed from the Gift Registry so I don't get 20 copies of "Spiceworld." And it's shipped right to my door.

        O poder da Internet está na capacidade de contextualizar a mensagem. A venda de livros pode estar junto a uma critica positiva. Idem para a venda de discos que também pode apresentar noticias recentes sobre o artista ou grupo musical.

 

EXEMPLOS DE SERVIÇOS NA REDE

        Site para fazer cartoes de visita online = http://www.iprint.com

        Site de presentes de baixo valor = http://www.giftship.com

        Site dedicado à venda de livros escolares = http://www.bigwords.com e http://www.varsitybooks.com

        Um site voltado para pais ocupados que vende produtos (principalmente softwares e videos) para crianças mas com um sistema de classificacao para ajudar na selecao. http://Brainplay.com

       

       

 

 

APLICATIVOS, SOFTWARES ETC

 

        http://www.shopbuilder.com

        http://www.clicktrade.com

        http://www.safe-audit.com

        http://www.techwave.com/pstore

        http://www.cdnow.com/

        http://www.rei.com/

        http://www.capshack.com

       

       

 

ETAPAS NA CONSTRUÇÃO DE UM WEB SITE

        Defina suas metas e objetivos

        Avalie sua posição no mercado (ou qual a posição que você pode estar no curto prazo)

        Defina a posição que você deseja no médio e longo prazos

        Analise seus competidores

        Defina sua audiência e quem serão seus clientes

        Determine sua mensagem básica e os padrões de qualidade que você vai se impor

        Determine as estratégias e as táticas para atingir suas metas

        Avalie as oportunidades de negócio que você pode vir a pegar

        Identifique suas fontes de informação

        Defina os métodos para avaliar sua eficiência

        Identifique os riscos

 

 

 

SOBRE TV E WEB

 

The basic goals of a producer, be it web or TV, are the

same. You're trying to get someone's attention in a short

amount of time - often within three seconds. You're

competing with lots of glitz and noise from competitors.

You're using sound, words and pictures to tell a story. And

there's a constant balance between style and substance -

unfortunately it seems style wins over substance more often

in both TV and the web.

 

Behind every good television production is a team of

writers, editors, photographers, and graphic artists. With

the web, it's a similar team… plus programmers and

developers. The producer pulls those people with various

backgrounds together to create a seamless product that is so

well-coordinated you hardly notice how much it took to

create it.

 

Likewise, the user never sees the research, development, or

design phases of a web site.

 

Because good producers make it look so easy, too many people

think that just because they know what they’d like to see,

that they can produce it. They don't realize that the site

or the TV segment took thought, research and careful

planning based on the producer's experience. Every word,

every carefully placed graphic, even the interface, were all

planned out. Nothing is random.

 

there's a formula of elements you

need to have to make a successful TV story or web site.

 

There were always two shots: the doctor walking down the

hall and the doctor with the patient in the clinic. Emily

produced over 150 stories, and almost all had those

fundamental elements.

 

Web site producers also standardize elements. Once a

producer determines the site's architecture, or how the

information will be organized, all the content falls into

that structure. The navigation and graphic elements should

also remain consistent. This creates an identity to the show

and to the site. You wouldn't expect to see one kind of font

at the opening credits of the show and a different kind at

the end!

 

Try this experiment. Turn on your TV, turn up the volume and

step out of the room. If you can completely follow a news

story without actually watching it, then all you have is

radio.

 

Likewise with the web.

 

Can your user get more information from your site than the

telephone yellow pages? If you have a restaurant, then post

your daily menu (bonus points if you have photos), or a

recipe or two. If you're a florist, post photos of your

standard arrangements with a price and easy order form.

 

 

Which sites do commerce right, and which sites are wannabes?

According to Forrester's Maria Kadison:

 

Doing it right:  iQVC.com  (http://www.iqvc.com/)... clear

navigability, excellent options.

Wannabe: Hallmark.com (http://www.hallmark.com/)... site

navigation based on two methods -- confusing and

frustrating.

 

Doing it right:NECx.com (http://www.necx.com/)... easy to

research electronics goods.

Wannabe: Wal-mart.com (http://www.Wal-mart.com/)...no less

than 8 clicks and plenty of irritating prose to complete an

online purchase. Roxy.com

(http://www.roxy.com/commerce/roxy.cgi)...does not know how

to close the gap online.

 

Doing it right: CDnow.com (http://www.CDnow.com)...kicking

butt in the music arena.

Wannabe: (http://www.TowerRecords.com)

TowerRecords.com...downright chicken to undercut its

brick-and-mortar stores. Online, for example, the Lilith

Fair CD was more than $5 more than the CDnow or its in-store

price.

 

 

Forrester Fun Facts

 

Size of online market: 55 million

Those who use email: 46 million

Those who perform searches: 37 million

Those who research online: 25 million

Those who access the 'net through media portals: 16 million

 

Do you have a global message? Approximately 30 percent of

traffic to US sites originates internationally, breaking

down thusly:

 

...36 percent European

...28 percent Asian

...26 percent Canadian

....6 percent Latin American

 

Number of households online: 27 million

Number of households who regularly transact commerce online:

6 million

 

The More Things Change...

 

Most trafficked sites worldwide:

 

Yahoo.com (US) (http://www.Yahoo.com)

Yahoo.fr (France) (http://www.Yahoo.fr)

Yahoo.jp (Japan) (http://www.yahoo.co.jp/)

 

Valuing Your Audience

 

How do you value your database of names and addresses that

is the core of your business? Forrester's Bill Bass

recommends that businesses ask themselves what it would cost

to replicate that database without the internet? If a

business has 1.6 million individuals in its database, for

example, it would need to contact 80 million individuals to

replicate that reach (based on a 2 percent response rate).

At a buck a name for the original list, that 1.6 million

name database is worth a cool $80MM.

 

Marketing Redefined

 

"creeping registration" -- The preferred approach to

collecting data from visitors to a site. With creeping

registration, visitors move through the site, releasing

tidbits of information about themselves without needing to

be confronted with an initial registration form.

 

"data dude"-- An information-gatherer of data online

 

Quotes Of The Day

 

"More money is lost in bank robberies in LA each year than

is lost online [in commerce transactions]."-- Shelley

Morrisette, Forrester

 

"We have to be careful with that database. It's a little

like stalking a consumer. It's like someone showing up in my

garage and saying, 'Hey, I saw you at the supermarket, I saw

you at the school, and those sure are cute girls you've got

there'... I mean, we'd freak everyone out." -- Bob Pittman,

AOL, speaking about the use of the datamine of information

available to his company

 

"Speed is a feature. It's not a service." -- Bob Pittman

 

"I'd like to be able to pair the latest wool roll-neck with

a Pearl Jam CD. Partnerships are key."-- Brian Sugar of

J.Crew.com, speaking about affiliation among online

Retailers

 

Forrester Fun Facts

 

Average number of hours online per month: 40 (US), 2

(Europe)

 

Average connection speed: 37 Kbps (US), 26 Kbps (Europe)

 

Average cost per hour: $1 (US), $35 (Europe)

 

Number of Yahoo! visitors in a single month (worldwide): 40 million

 

Percentage of visitors who will return: 90 percent

 

Digital cable: Audiences will be small and fragmented from 1998 to 2000. Nearly half a million consumers will interact with their TVs this year, mostly through WebTV Plus. Next year, AOL TV, Wink, and WorldGate hit the market. Digital cable will dominate starting in 2001.

 

Quotes Of The Day

 

"People always ask me what the average CPM rate is. That's a little like asking what's the average price at Wal-Mart. It's irrelevant."- Kevin O'Connor, DoubleClick

 

"Personalized news is a horrible thing [begetting a generation] that will never be fully formed citizens."- Dan Okrent

 

"Writing a 10-year plan in a mature market is like throwing darts at a board. But a 10-year plan in an online world.... I don't even know which wall the dart board is on."- Christie Hefner, Playboy Enterprises

 

"We cannot write [for the web] the way we write for print. We have to be more telegraphic, rely on data, offer shorter content. We don't have the room to ponder and stretch around. It's a utilitarian medium. There's not room to relax into it."- Dan Okrent

 

"The walls separating content, commerce and direct marketing are at the very least permeable."- Christie Hefner

 

"Brands aren't just names people recognize. It's the aggregate of people's experiences that makes them feel good."- Christie Hefner

 

 

SITES DE COMERCIO E SITES DE CONTEÚDO EDITORIAL

        the division between commerce and content needs to be clear to maintain integrity of site publishers and the web itself. The bottom line: Site publishers and editors can't create links from which they directly benefit.

 

 

Predictions From The Conference

 

If marketing is about relationships, then Amazon's got to have stores sooner or later.

 

Online malls are dead.

 

 

Marketers are treading carefully with customer data. They are learning that the best way to reassure customers is to establish trust-based relationships with them.  There are  three critical components to building an effective, trust-based relationship.

 

* Voluntary participation: Online consumers are free to go wherever they want ­ and leave whenever they choose. To attract and retain online customers, marketers must empower and delight rather than pressure and persuade, a dynamic  hift in traditional marketing. Consumers must feel as though their interaction with the marketer is within their own control. In absence of that control, consumers will exit

the relationship.

 

* Fair exchange of value: In the new medium, marketers need to realize that every contact they have with their customers is not necessarily calculated to prompt a sale. Rather, cultivating a relationship with customers means that if marketers ask consumers for something ­ a piece of personal information ­ they need to be prepared to offer something of value in return. This practice emphasizes the culture of trust, a critical element too often absent in today's online marketplace.

 

* Privacy: Because consumers place trust in the marketer when they impart personal information, it's incumbent that the marketer treat that information with respect and demonstrate a commitment to privacy. Privacy is the bedrock of trust, and if consumers feel vulnerable to invasion of that privacy, they will not only be unwilling to form a relationship, they may defame that marketer to other potential customers.

 

Companies need to understand that to the well-tended customer, attention to detail is not an option ­ it's a business imperative. As Forrester points out, "To subvert

the commoditizing force of the internet, sellers will use Transactive Content to set their companies apart from the rest. These applications will instill loyalty in customers and business partners ­ and create switching costs ­ by offering more engaging ways to learn, choose, purchase and obtain service."

 

 

Another consideration is the type of media sites to target.

Aronson identified four tiers of sites:

 

* Big brand, high-traffic, high-priced sites like Yahoo!,   ESPN, Netscape

* Lesser-brand, lower-traffic sites that offer greater   pricing flexibility like DogPile (http://www.dogpile.com)

* Hobby sites with ridiculously low prices but equally low   traffic

* Niche sites that have less inventory but can command a   higher CPM like, well, ClickZ (http://www.clickz.com)