BRINCADEIRA DE NÚMEROS

ou

NUMEROLOGIA VIRTUAL

 

1.    Para toda crença existe pelo menos um crente. Seu criador.

2.    O que vale é o tamanho do número, a impressão que ele causa, e não sua consistência.

3.    Uma verdade será verdade enquanto nada ou ninguém a conteste.

 

Com isto em mente.... Recebo, por e-mail, o ótimo boletim produzido pela equipe do site Intersection, liderado pela jornalista Maria Mattuck. Ele sempre traz cerca de 10 notícias numerológicas, tanto relativas ao momento atual quanto a previsões futuras. É um disparate.

 

Após receber o 6º boletim, resolvi montar uma planilha para condensar os dados e ter uma visão melhor “da coisa”.  Você a tem em “attached”.

 

Se você não desejar abri-la com receio de vírus em macro, você poderá visitar minha página e procurar por este artigo na seção “NET & INFO”. A tabela estará lá. Pretendo sempre atualizá-la ao receber o boletim do Intersection.

 

De qualquer modo, antes que você a veja, gostaria de dar algumas informações de como ela foi feita.

 

Em primeiro lugar, a maioria dos dados foram coletados do boletim da Intersection,  mas não todos. Em segundo lugar, respeitar a fonte às vezes é meio complicado porque uns reproduzem os outros. O Intersection publica uma nota extraída de um artigo publicado no Jornal do Commércio que é fruto de uma análise de um relatório publicado pelo IDC. Assim, sempre que possível eu procurei colocar o autor da façanha e não quem a publicou. Apenas quando ele não pôde ser identificado eu coloquei o veículo que a publicou na imprensa escrita.

 

Em terceiro lugar, tenho visto muita reprodução errada mesmo. A tal da “barriga”. A mais recente foi cometida pelo Blue Bus que reproduziu a previsão do Paulo Puterman de que em 2001 teríamos 100 milhões de domicílios conectados à Internet. A numerologia é tão grande que a grande maioria das pessoas nem notou o disparate.

 

Em quarto lugar, muitas das vezes a nota, por ter sido truncada, extraída de um artigo maior, não traz a referência completa, ou seja, encontro algo mais ou menos assim: “o volume de transações pela Rede será de...”.  Quando? Em que mercado? Nestes casos, se eu não pude deduzir com razoável segurança, eu não a coloquei. Mas posso ter cometido algum erro.

 

Em quinto lugar, quero ver se consigo manter esta planilha razoavelmente atualizada.  E conto com a ajuda de vocês para isso. Se alguém achar algum não número... digamos... “interessante”, pode mandar pra mim.

 

Mas além disso quero falar um pouquinho do que eu penso que está acontecendo e vai acontecer com o mercado de Internet marketing.

 

Em um artigo publicado em uma revista do setor de informática, a representante de uma companhia multinacional faz um exercício sobre o tamanho do futuro do comércio eletrônico e usa o conceito de “análise de regressão” para justificar seu raciocínio. Para quem não lida com essas coisas de economista, “análise de regressão”, de uma forma simples, é você olhar para um período qualquer anterior, verificar como se deu o seu crescimento e projetar para um período futuro. Um exemplo simples: um pai, olha para seu filho de 5 anos, agora com 1m de altura, compara os 50cm do dia em que o filho nasceu e chega à conclusão que a cada 5 anos o filho dobra de tamanho e, portanto, aos 10 anos terá 2m de altura, aos 15 terá 4m e aos 20, 8m!!!!!

 

E nos negócios, como funciona? Certa noite, acordando de um de seus pesadelos, você toma a decisão de parar de dar dinheiro pro Manuel e resolve abrir seu próprio botequim na esquina para passar a vida na cachaça. Quando você acorda, você conta pra sua cara metade e obtém uma taxa de crescimento de 100% no total de pessoas que sabem que você vai abrir um bar. Isto em poucas horas!!! Toma seu café e sai para fazer todos os contatos necessários para viabilizar a montagem do bar. Ao final do dia, você contabiliza ter falado com 15 pessoas entre fornecedores de cachaça, marceneiros, proprietários de lojas vazias etc. E você percebe que agora já são, contando com você, 17 pessoas que sabem das suas etílicas intenções. Um espantoso crescimento de 850%!!! Dia seguinte, você retoma negociações iniciadas no dia anterior e faz apenas 2 novos contatos. Um mísero crescimento de ... 11,8%. Acho que você já entendeu.

 

Novas tecnologias sempre apresentam um crescimento com base em fluxos e refluxos. Pelo que percebo, estamos entrando numa fase de refluxo do crescimento da Internet. Não cabe hoje explorar as razões. Apenas vou reportar o que vi.

 

No dia 16/set, dei uma passada no Direct Net, evento realizado em São Paulo, patrocinado pela ABEMD (Ass. Bras. De Marketing Direto), organizado pela Puterman Consultores, apoiado pela Gazeta Mercantil, pelo Blue Bus e pelo Canal Web. De “só 150 vagas” (como anunciavam), acredito que não venderam mais que 50. A intenção de ter uma feira associada foi abandonada às vésperas por falta de expositores. O que terá acontecido? Bem, eu pensei assim: “Pra quê? Ouvir as mesmas coisas?” E o pessoal novo? Já reparou que no meio Internet já não está aparecendo mais ninguém novo? São sempre os mesmos? 

 

Dois dias depois, dei uma passada no Internet World 98, evento realizado no Rio, produzido pela Mantel Media, que publica a revista Internet World. O evento que no ano passado aconteceu em um hotel 4 estrelas de Copacabana e contava com cerca de 30 expositores, desta vez foi realizado em parceria com o SENAI, em instalações não tão adequadas, e os expositores estavam reduzidos a 6 ou 7, entre eles a Embratel, o próprio Senai e o Cadê? Pelo que pude sentir, em termos de público, o resultado não deve ter passado perto dos 2 anos anteriores. Fracasso? Não, refluxo.

 

Mas o mês de setembro está profícuo em eventos voltados para negócios na Internet. Dias 29 e 30 tem mais um. Acontece em São Paulo o Planet Commerce. Bem, torço pelos realizadores, mas não espero que o fechamento do mês venha a ser com chave de ouro.

 

Paulo Vogel

 

Rio, setembro de 1998