BRINCADEIRA DE NÚMEROS
ou
NUMEROLOGIA VIRTUAL
1. Para toda crença
existe pelo menos um crente. Seu criador.
2. O que vale é o
tamanho do número, a impressão que ele causa, e não sua consistência.
3. Uma verdade será
verdade enquanto nada ou ninguém a conteste.
Com isto em mente....
Recebo, por e-mail, o ótimo boletim produzido pela equipe do site Intersection,
liderado pela jornalista Maria Mattuck. Ele sempre traz cerca de 10 notícias
numerológicas, tanto relativas ao momento atual quanto a previsões futuras. É um
disparate.
Após receber o 6º
boletim, resolvi montar uma planilha para condensar os dados e ter uma visão
melhor “da coisa”. Você a tem em
“attached”.
Se você não desejar
abri-la com receio de vírus em macro, você poderá visitar minha página e procurar
por este artigo na seção “NET
& INFO”. A tabela estará lá. Pretendo sempre atualizá-la ao receber o
boletim do Intersection.
De qualquer modo, antes
que você a veja, gostaria de dar algumas informações de como ela foi feita.
Em primeiro lugar, a
maioria dos dados foram coletados do boletim da Intersection, mas não todos. Em segundo lugar, respeitar a
fonte às vezes é meio complicado porque uns reproduzem os outros. O
Intersection publica uma nota extraída de um artigo publicado no Jornal do
Commércio que é fruto de uma análise de um relatório publicado pelo IDC. Assim,
sempre que possível eu procurei colocar o autor da façanha e não quem a
publicou. Apenas quando ele não pôde ser identificado eu coloquei o veículo que
a publicou na imprensa escrita.
Em terceiro lugar, tenho
visto muita reprodução errada mesmo. A tal da “barriga”. A mais recente foi
cometida pelo Blue Bus que reproduziu a previsão do Paulo Puterman de que em
2001 teríamos 100 milhões de domicílios conectados à Internet. A numerologia é
tão grande que a grande maioria das pessoas nem notou o disparate.
Em quarto lugar, muitas
das vezes a nota, por ter sido truncada, extraída de um artigo maior, não traz
a referência completa, ou seja, encontro algo mais ou menos assim: “o volume de
transações pela Rede será de...”.
Quando? Em que mercado? Nestes casos, se eu não pude deduzir com
razoável segurança, eu não a coloquei. Mas posso ter cometido algum erro.
Em quinto lugar, quero
ver se consigo manter esta planilha razoavelmente atualizada. E conto com a ajuda de vocês para isso. Se
alguém achar algum não número... digamos... “interessante”, pode mandar pra
mim.
Mas além disso quero
falar um pouquinho do que eu penso que está acontecendo e vai acontecer com o
mercado de Internet marketing.
Em um artigo publicado
em uma revista do setor de informática, a representante de uma companhia
multinacional faz um exercício sobre o tamanho do futuro do comércio eletrônico
e usa o conceito de “análise de regressão” para justificar seu raciocínio. Para
quem não lida com essas coisas de economista, “análise de regressão”, de uma
forma simples, é você olhar para um período qualquer anterior, verificar como
se deu o seu crescimento e projetar para um período futuro. Um exemplo simples:
um pai, olha para seu filho de 5 anos, agora com 1m de altura, compara os 50cm
do dia em que o filho nasceu e chega à conclusão que a cada 5 anos o filho
dobra de tamanho e, portanto, aos 10 anos terá 2m de altura, aos 15 terá 4m e
aos 20, 8m!!!!!
E nos negócios, como
funciona? Certa noite, acordando de um de seus pesadelos, você toma a decisão
de parar de dar dinheiro pro Manuel e resolve abrir seu próprio botequim na
esquina para passar a vida na cachaça. Quando você acorda, você conta pra sua
cara metade e obtém uma taxa de crescimento de 100% no total de pessoas que
sabem que você vai abrir um bar. Isto em poucas horas!!! Toma seu café e sai
para fazer todos os contatos necessários para viabilizar a montagem do bar. Ao
final do dia, você contabiliza ter falado com 15 pessoas entre fornecedores de
cachaça, marceneiros, proprietários de lojas vazias etc. E você percebe que
agora já são, contando com você, 17 pessoas que sabem das suas etílicas
intenções. Um espantoso crescimento de 850%!!! Dia seguinte, você retoma
negociações iniciadas no dia anterior e faz apenas 2 novos contatos. Um mísero
crescimento de ... 11,8%. Acho que você já entendeu.
Novas tecnologias sempre
apresentam um crescimento com base em fluxos e refluxos. Pelo que percebo,
estamos entrando numa fase de refluxo do crescimento da Internet. Não cabe hoje
explorar as razões. Apenas vou reportar o que vi.
No dia 16/set, dei uma
passada no Direct Net, evento realizado em São Paulo, patrocinado pela ABEMD
(Ass. Bras. De Marketing Direto), organizado pela Puterman Consultores, apoiado
pela Gazeta Mercantil, pelo Blue Bus e pelo Canal Web. De “só 150 vagas” (como
anunciavam), acredito que não venderam mais que
Dois dias depois, dei
uma passada no Internet World 98, evento realizado no Rio, produzido pela
Mantel Media, que publica a revista Internet World. O evento que no ano passado
aconteceu em um hotel 4 estrelas de Copacabana e contava com cerca de 30
expositores, desta vez foi realizado em parceria com o SENAI, em instalações
não tão adequadas, e os expositores estavam reduzidos a 6 ou 7, entre eles a
Embratel, o próprio Senai e o Cadê? Pelo que pude sentir, em termos de público,
o resultado não deve ter passado perto dos 2 anos anteriores. Fracasso? Não,
refluxo.
Mas o mês de setembro
está profícuo em eventos voltados para negócios na Internet. Dias 29 e 30 tem
mais um. Acontece em São Paulo o Planet Commerce. Bem, torço pelos realizadores,
mas não espero que o fechamento do mês venha a ser com chave de ouro.
Paulo Vogel
Rio, setembro de 1998