CRIATIVIDADE
EM REDE
Um novo conceito de comercialização de
mídia exterior começa a ser apresentado às agências brasileiras. A Adshel, vencedora da licitação para instalação de
mobiliário urbano nas zonas sul e centro da cidade do Rio de Janeiro, está disponibilizando
faces em abrigos de ônibus, relógios eletrônicos e tótens,
para exibição de publicidade. Nada de novo até aqui não fosse a beleza do
mobiliário criado pelo arquiteto Richard Meier,
autor, entre outros projetos importantes, da ....catedral
do Milênio.
A diferença que nos interessa aparece
no modelo de comercialização por Network, um sucesso, principalmente, na
Europa. Ao contrário da tradição brasileira de comercialização ponto-a-ponto e períodos longos, as faces instaladas (todas
na mesma medida de 1,20m x 1,80) pertencem a roteiros que começam na Usina, e
atravessam a cidade passando pelo centro e zona sul, terminando em São Conrado,
expostas pelo período de uma semana.
Mas este site é do Clube de Criação e
eu estou falando de Mídia. Pois é, se estamos falando de mídia temos que falar
de criação, e vice-versa. Acontece que depois de tantos anos trabalhando juntos
já não podemos nos ignorar. Por isso venho chamar a atenção de todos para
algumas das possibilidades que uma rede de faces como essa permite. São elas:
·
Mensagem seqüencial (as mensagens podem ser
programadas na seqüência em que estão localizadas ao longo da via)
·
Mensagem setorizada em função da características da região (uma mensagem para o público do
centro da cidade, outra para a zona sul)
·
Mensagem adaptada a cada tipo de engenho
(abrigo, relógio ou tótem)
·
Mensagem adaptada à vizinhança (uma para a
proximidade de shoppings, outra para proximidade com estações do metrô, ou
escolas etc.)
Uma coisa é absolutamente certa: esta
mídia merece uma atenção especial e a criação tem muito a ver com isso.
Paulo Vogel
Diretor de Planejamento
Altermark Comunicação Out-of-Home
Rio, novembro de 2000