CRIATIVIDADE EM REDE

 

 

Um novo conceito de comercialização de mídia exterior começa a ser apresentado às agências brasileiras. A Adshel, vencedora da licitação para instalação de mobiliário urbano nas zonas sul e centro da cidade do Rio de Janeiro, está disponibilizando faces em abrigos de ônibus, relógios eletrônicos e tótens, para exibição de publicidade. Nada de novo até aqui não fosse a beleza do mobiliário criado pelo arquiteto Richard Meier, autor, entre outros projetos importantes, da ....catedral do Milênio.

 

A diferença que nos interessa aparece no modelo de comercialização por Network, um sucesso, principalmente, na Europa. Ao contrário da tradição brasileira de comercialização ponto-a-ponto e períodos longos, as faces instaladas (todas na mesma medida de 1,20m x 1,80) pertencem a roteiros que começam na Usina, e atravessam a cidade passando pelo centro e zona sul, terminando em São Conrado, expostas pelo período de uma semana.

 

Mas este site é do Clube de Criação e eu estou falando de Mídia. Pois é, se estamos falando de mídia temos que falar de criação, e vice-versa. Acontece que depois de tantos anos trabalhando juntos já não podemos nos ignorar. Por isso venho chamar a atenção de todos para algumas das possibilidades que uma rede de faces como essa permite. São elas:

 

·         Mensagem seqüencial (as mensagens podem ser programadas na seqüência em que estão localizadas ao longo da via)

·         Mensagem setorizada em função da características da região (uma mensagem para o público do centro da cidade, outra para a zona sul)

·         Mensagem adaptada a cada tipo de engenho (abrigo, relógio ou tótem)

·         Mensagem adaptada à vizinhança (uma para a proximidade de shoppings, outra para proximidade com estações do metrô, ou escolas etc.)

 

Uma coisa é absolutamente certa: esta mídia merece uma atenção especial e a criação tem muito a ver com isso.

 

Paulo Vogel

Diretor de Planejamento

Altermark Comunicação Out-of-Home

 

Rio, novembro de 2000