"CYCLE  DIAL" NA MADRUGADA.

 

"Attempt #1 of a infinity" e nada de sinal de linha. Meu software de discagem é temperamental e não quer saber  de esperar mais que 3 segundos. Que fazer!? Conformo-me e deixo-o continuar em sua jornada repetitiva.

 

Chegamos à "Attempt #6 of a infinity". Ouço o sinal de linha,  mas logo que a discagem começa, lá vem o golpe, quer  dizer, o sinal de ocupado.

 

Alt+Tab e inicializo o joguinho de paciência. Como tema de fundo, os sons de discagem pulse, sinal de linha (às vezes) e sinal de  ocupado (sempre).

 

Alt+Tab e volto. Verifico que chegamos ao número de sorte: "Attempt #13 of a infinity". A discagem se completa, ouço o primeiro sinal de chamada... o segundo... o terceiro... Bem, já aprendi que se não á conexão após o primeiro, babau, "so long, farwell".

 

Alt+Tab e volto à minha paciência interrompida. Acho que a estou perdendo dial a dial. Não vejo saída e ... "Sorry, You lose!" Droga! Estava quase conseguindo. "Do you want to play again?". Why not?

 

Ao fundo... nada. Nada? A ligação se estabelece, mas nada de conexão? A linha está muda na "Attempt #25 of a infinity". Alt+Tab paciência! Esta, pelo jeito, vai ser mole.

 

Alô. Alô. AAAAAAAALÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ. É a voz de uma criança reproduzida por uma conexão fanha. Chama o dialler de viado e desliga na cara dele. Bem feito!

 

Estou na "Attempt #43 of a infinity", uma e meia da madrugada e já perdi o filme que espero faz 3 meses. Que se há de?

 

Em fim! A conexão se estabelece. Ouço o chiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaado. Espero pelo apiiiiiiiiiito. Ouço-o esperançoso. Ouço-o novamente. Novamente? Outra vez? Pimba, lá se foi minha linha. Nem a corneta deu seu toque de alvorada. Quer saber em que "Attempt"? #57.

 

Fico olhando para a tela, desanimado, humilhado na minha condição de brasileiro pateta que caiu no conto do world wide web. Minha paciência deu close. "Do you resign this game?". Existe alternativa? Enter.

 

Divago e me esqueço. Vou escrever um livro: "A influência dos microchips, das janelas do Bill Gates, do provedor que não provê, da Telerj que não telerja e de muitos javazinhos na vida sexual de um pai de família". Vou arrebentar. Vou vender mais livro que namorada de piloto de automóvel falecido. Só não vou aceitar fotografar pra Playboy. Sabe como é, a gente fica na internet, surfando e comendo chips (comendo chips!!??) e ganha uns quilinhos a mais e aí não dá, né? Aliás., é o que minha mulher mais tem dito: "Paulo, assim não dá!". Que dá, dá, eu é que não ando muito interessado.

 

E vou assim até que...Uai! Quê que isso minha gente!? já dizia o locutor da rádio. A tela do dialler na "Attempt #72 of a infinity", está todinha mais ou menos assim: 8*(HD&HS (S%G ND*D(A*&D*WYD(*X(ASJ D(W* %Q(()EIJDJ)WQ#&E(@JD) (@#UE@(EUE) F&FJRD*& #R^%GFD)*&FR(#@EYODR&(*#....).

Essa é nova. "Gentemmmmmmm!" Aposto que ninguém conhecia. Já? Perdi, pago quando puder me conectar pagando com alguns e-cash.

 

Alt+Tab. Paciência! Aja a dita! Ganhei! Estou com 92%. É mole ou quer mais? Nem percebo o chiiiiiiiiiiiado e de repente a paciência me escapa. Entra o corneteiro, a mulher do correio e o navegador. I don't bélieve in this? Mas é só. Silêncio. Nem uma mensagenzinha de "desculpe a nossa falha, mas nossas linhas estão ocupadas" ou um "desculpe o transtorno, estamos trabalhando para melhor atendê-lo" ou um definitivo "a espinha dorsal foi pras...". A minha foi, de tanto ficar nesta sedentária posição.

 

Bocejo. Nada de "waiting for reply". Na "Attempt #98 of a infinity" nem mesmo um "host-connectedzinho" pra animar. Só uma tela em cinza. Meus olhos insistem em fechar. Não quero. Quero mais é baixar a nova versão do navegador de todos nós. Não quero, amanhã, no papo do cafezinho (onde só se fala de cafezinho), ficar com cara de "não-sei-do-que-vocês-estão-falando". Afinal de contas, tenho que zelar pela minha reputação. Se você perguntar qual, não falo mais com você.

 

Esquento um java, digo, café. Lavo o rosto. "Attempt #126 of a infinity". Na tela a mensagem de que o browser "is unable to locate the server".

 

Hei de vencer! repito para mim mesmo. "Congratulations, you win!" Não falei? Pois é o que eu digo. Finalmente aparece a tão esperada mensagem de "Transferring data from...1% of 40K (at 125 bytes/sec)". Acha pouco? Eu acho é bom! But...após uma parte da página estar carregada ouço um, dois, três pequenos apitos e .... lá se foi mais uma conexão!

 

Na "Attempt #176 of a infinity", a 0.1 Kb/sec, minha versão e meu tesão vão baixando. Nada em mim sobe. Previsão: 02:57:35. 02:57:09. 02:57:48.... Cochilo. O dia me dá bom dia e nem percebo. As pessoas acordam e espreguiçam suas noites bem-dormidas. Meu filho passa: "Ainda aí, pai?". Ainda. Penso, não falo, mal existo. Minha mulher implora: "Vai acabar doente! Vai dormir, Paulo! " Vou. Só mais um pouquinho. Quase três horas de download e só faltam onze minutinhos...

 

O chiiiiiiado. Cadê o chiado? Por quê não ouço mais nada? A ligação... A LIGAÇÃO CAIU!? TUTAMÉIA! Onze minutos, só faltavam 11 minutos... Isso é sacanagem... Quem foi o filho da mãe que... Foi ele, o próprio, o filho da mãe, que resolveu ligar para alguém e  derrubou meu download. "Perdão pai, a gente demora a perder o hábito." Explodo em impropérios, mas perdôo e me conformo. Só uma coisa me incomoda: o que vou dizer pra turma do cafezinho!?

 

 Paulo Vogel

 

 P.S.: Na mesinha do telefone agora tem um aviso: "Perguntar antes de usar."