INTERNET

A GRANDE ONDA QUE VAI PASSAR.

 

A Internet provoca mais que uma simples transformação e vai além de uma revolução. Ela significa uma transrevolução e nos faz agentes não só de nossa história, mas da história da humanidade.

 

Nas estradas deste universo teleinformático, tudo é possível trafegar. Texto, som, imagem, vídeo... Tudo. Basta ser “bitzável” para ser “TCP/IPável” e, deste modo, transferido de um ponto, digo, host, a outro.

 

O marketing, definido como o conjunto de atividades necessárias à manutenção de uma relação proveitosa entre a empresa e seus consumidores, está sendo afetado em sua base. A comunicação de massa ganha um novo conceito onde a “customização” - adaptação do produto ou serviço às preferências do cliente - passa a ser fundamental em qualquer processo de comercialização. É a comunicação de massa de um para um.

 

Impactados pelo potencial desta tecnologia e ainda atordoados, nos perdemos em uma terminologia onde conceitos consagrados estão sendo questionados. O conceito de marketing online será ampliado? Toda ação de marketing pela Internet é uma ação de marketing direto? É razoável propor o termo intermarketing para cobrir todas as ações realizadas através da Rede?

 

Neste quadro, como definir Internet marketing? Além do óbvio, Internet marketing é alguma coisa que envolve Internet e marketing, pouco se sabe, exceto que ambos são onipresentes. Para onde você olhe, existe marketing e, em futuro próximo, o seu cotidiano vai estar repleto de Internet.

 

Mas as definições andam a reboque dos fatos. O certo é que esta é a mais promissora área de negócios em todas as partes do mundo. Milhões, milhões e milhões de dólares estão sendo investidos e... perdidos na busca pela fórmula que transformará uma tecnologia de informação em uma poderosa ferramenta de marketing. Outros vão ainda mais longe, tentando torná-la a New Media e tentam criar um meio de difusão: o Webcasting. De Gates a anônimos de todos os nomes, perdemos dias, noites e dinheiro (perdem mais os anônimos) à procura do pote de ouro no fim deste link. Where is the money? Se há quem saiba, não conta.

 

Até aqui, o Internet business - um conceito guarda-chuva cobrindo todos os anteriores - ficou restrito àqueles que fizeram negócios para vender facilities para quem está tentando descobrir para que serve a Internet. Nada de errado nisto. É sempre assim. Na corrida do ouro, ganhou primeiro quem abriu a birosca na entrada da mina.  Neste novo mercado, uma das primeiras a ganhar foi a Netscape. Depois os provedores de acesso. Depois a Microsoft. Depois o mercado editorial. Agora os consultores em Internet e os cursos de Internet para jovens da primeira, segunda e terceira idade. Internet. Internet. Internet. E você ainda tem dúvida sobre como ganhar dinheiro na Internet? Bem, nisto você não está sozinho.

 

O poder desta tecnologia é extraordinário. Antes, a gente não sabia para que servia um computador. Agora já: acessar a Internet. Falta-nos descobrir pra quê serve a Internet! Mas não se desespere. Fizeram a mesma pergunta a Dom Pedro quando ele trouxe a notícia do telefone para o Brasil. Hoje ele vive no seus bolso. O telefone.

 

As possibilidades da Internet para o marketing são infinitas. Mais cedo do que os incautos imaginam, não haverá empresa que não terá alguma presença na Rede. As pessoas estarão usando a Internet em suas casas e no trabalho com uma intensidade maior que a do telefone nos dias de hoje. Por um motivo muito simples: utilidade. Pela Internet vamos comparar, comprar e pagar por produtos e serviços (qualidade e condições de pagamento); muitos nos serão enviados pela própria rede; vamos marcar uma consulta; saber se o conserto do carro ficou pronto; obter informações necessárias ao desenvolvimento de nosso trabalho; realizar o trabalho, entregá-lo e receber por ele; vamos votar; escolher e “baixar” o filme para ver no final de semana; vamos... tudo.

 

Mas se esta tecnologia pode tanto, porque ainda não existem claras oportunidades de bons negócios na Rede? O leque das razões se abre desde questões culturais até problemas de segurança. Mas nada que o desenvolvimento da tecnologia e formação de hábito não vá superar em pouquíssimo tempo.

 

Se você é um empresário, se cuide. Tenho ouvido um e outro dizer que a Internet é uma grande onda que vai passar. Não tenho discordado. Apenas os tenho alertado para que não sejam pegos distraídos à beira da praia. Por ser grande, ela vai passar levando tudo que encontrar pela frente.

 

Meta o seu pezinho neste business. Comece a pensar em como você pode usar a Internet para suas ações de marketing. Faça sua homepage. Mas não fique dando cabeçada e inventando o bit. Peça ajuda de quem entende. Sai muito mais barato. Enfie a mão no bolso e pague um cursinho aqui, outro ali, para alguns de seus funcionários. Caia na Rede. Antes que você caia fora do seu mercado. E acompanhe as novidades do online marketing, digo, direct marketing, digo, intermarketing, digo, Internet marketing, não deixando de ler INTERNET BUSINESS.