ME ENGANA QUE EU GOSTO!

 

 

Em marketing, muitos são os recursos usados pra atrair a atenção do público para um produto, serviço ou para si mesmo. Manjada, mas ainda uma garantia de sucesso, é a idéia de Lady Godiva.

 

No lançamento de produtos ou serviços, a maioria dos marketers usa a técnica David Copperfield de Ilusionismo Numerológico, também conhecida como “manipulação dos números”.

 

Ela aparece na mala direta com chamadas do tipo “milhares de pessoas...” (duas mil já é plural); na nota “vendidas mais de dois milhões de cópias” na coluna social (de largo uso na indústria fonográfica); ou no alerta de “apenas cem unidades” (nas ofertas do jornal de domingo). É um verdadeiro “Dai-me os números e eu te darei a glória!”

 

Por não apresentarem qualquer valor agregado, “fazer acreditar que” é o recurso aplicado, na maioria das vezes, na comunicação de produtos ou serviços que nada acrescentam.

 

Um mercado novo como o de negócios na Internet, ainda sem cultura própria, não se aperta e faz farto uso da mágica de tornar invisível. Primeiro surgiu o famoso “Desde ontem esta página já foi acessada...”. Funciona assim: cria-se um contador e, por critérios cabalísticos, determina-se um “bom” número para começar, um que não levante suspeitas e que dê ao “site” um ar de sucesso e não deixe mal o seu amigo jornalista.

 

Mas esta solução, se atendeu às páginas pessoais, frustrou as expectativas do mercado publicitário. Acostumados com audiência de Jornal Nacional, o pessoal de mídia deu risada quando ouviu/viu os números do contador de acessos. Ficou claro que pra botar a mão na verba, solucionar este problema era (e é) uma questão de sobrevivência. Assim nasceu o maior hit da atualidade: o número de “hits”.

 

E novos números começaram a aparecer em revistas especializadas e em listas de discussão, dando conta de que o site tal tem dois milhões de hits por mês, um outro tem onze milhões e assim por diante.

 

Curioso, cliquei na maquininha de calcular e fiz umas continhas. Primeiro acessei a homepage de um site famoso aqui do Rio que soube, de fonte seguríssima,  ter “mais” de dois milhões e cem mil “hits” por mês!!! “Cara! Isso é que é.” “Ôrra, meu!” “Bah! Tri legal!!!” “UaI! Só isso!?” “Ó Xente, isso é que é site!”

 

Esperei até carregar toda a página e contei imagens, frames e htm’s. Total, 55 (noves fora erro de contagem). É isso mesmo, 55!!! Isso significa que cada vez que a página é acessada (ou é dado um reload) ela gera 55 “hits” (49 imagens + 3 frames + 3 html’s).

 

Depois dividi 2.100.000 por 55 e obtive, arredondando, o valor de 38.200 acessos/mês -  considerando, note bem, apenas os acessos à página principal.

 

Para analisarmos melhor a dimensão do ilusionismo, vamos dividir este valor por 30 e descobrir que o site usado neste exemplo, tem, na verdade, 1.275 acessos por dia. Ou seja, a média de 53 pessoas (no máximo) acessa o site por hora. Menos de 1 pessoa por minuto. Volto a lembrar que contei os hits apenas do acesso à homepage.

 

Quando lhe falarem sobre milhões de “hits” corra para a Internet e faça as contas.