É MEIO OU MÍDIA?

 

 

Desta vez quero ajudar as pessoas a ficarem um pouquinho menos (ou mais?) confusas quanto a um ponto: é a Internet uma mídia?

 

Primeiro vamos tentar fazer a diferença entre internet e Internet. “Quê, meu, ficou maluco?” Dou-lhes razão. A questão é que “convencionaram” usar o substantivo comum para designar a tecnologia e o substantivo próprio para designar a rede de comunicação que se montou usando esta tecnologia. Vamos buscar um outro exemplo, o rádio. Viram que eu escrevi com letra minúscula? Eu estou me referindo à tecnologia das ondas de rádio. Mas se eu usar “o Rádio”, estarei me referindo ao conjunto das emissoras de rádio (olha em minúsculo de novo!). Assim, quando falamos em Internet, estamos falando do resultado da aplicação da tecnologia. Fica mais clara a diferença quando substituímos Internet por um sinônimo, a Rede, ou seja, a grande rede mundial de comunicação. Mas a Rede é um meio de comunicação ou uma mídia?

 

Vamos verificar o significado dos termos. Meio, como nos informa o Aurélio, “é aquilo que estabelece comunicação.” O Dicionário Básico da Língua Portuguesa ensina  que “meio” é o “recurso empregado para alcançar um objetivo; aquilo que exerce uma função intermediária.” Já a palavra “mídia” não existe em nossos dicionários. Ela é uma adaptação da palavra inglesa “media” que é o plural de medium. Medium, para eles, quer dizer “canal de comunicação” e a palavra “media” passou a significar o conjunto dos “medium” de comunicação. “Mas “meio” e “canal” não são a mesma coisa?” haverás de, com razão, perguntar. Acontece que convenções existem para isso mesmo, convencionar, e convencionou-se que canal ou veículo de comunicação são as entidades que exploram os meios para um determinado fim, por exemplo, criar um veículo para difundir idéias próprias ou de outrem através de um determinado meio de comunicação.

 

Repare, agora, algumas coisas interessantes. Na mídia, a emissão da informação independente da concordância de um receptor. Para ressaltar este ponto, observe que não aplicamos ao telefone o termo “veículo de comunicação”, mesmo no telemarketing, e mesmo quando a mensagem é gravada, pois a comunicação é de um para um e ela só ocorre com a concordância do receptor. O telefone, por sua vez, apesar de ser o meio de comunicação mais usado diariamente pelas pessoas, não se tornou mídia e nem existem canais transmitindo o que quer que seja através dele. Na telefonia, as mensagens só chegam a você sob demanda.

 

É interessante observar que os políticos se referem “à Mídia” quando querem arranjar um culpado por suas derrotas eleitorais: “a Mídia não me apoiou”; “todos os espaços da Mídia foram ocupados pelo meu adversário”; etc. Agora, será que poderemos dizer algum dia algo como “a Internet não me apoiou”?

 

Internet ou internet estamos falando, por enquanto, de meio de comunicação; da tecnologia que permite a comunicação de um para um ou de um para muitos, não importa. A telefonia é meio de comunicação assim como as ondas de rádio e o papel. O Rádio, explorado para um determinado fim - transmitir informação para ser ouvida por um grande volume de pessoas -, este sim, é mídia. O papel, quando usado para a impressão de informação a ser vendida nas bancas na forma de revista, se torna uma mídia. Mais que isso, o papel é meio de comunicação usado por várias mídias: jornal, revista, boletim, mala direta.  E a Rede, é mídia?

 

Vamos olhar as aplicações. A dificuldade em responder não está na tecnologia, mas na sua diversidade de aplicações. Enquanto a Internet nos serve à comunicação interpessoal - o correio eletrônico -, ela também se presta à distribuição de informação de um para muitos, uso este facilitado pela tecnologia WWW. Como o papel, a Internet (tecnologia) possibilita várias aplicações. Umas apenas meios de comunicação, outras, como a WWW, uma poderosa mídia, capaz de atingir uma ou milhões de pessoas; apenas num bairro, num país ou em todo o mundo.

 

A Web, é um veículo de comunicação, pois ela me permite distribuir informação independente da concordância de terceiros. Ou seja, a informação é veiculada independente de ser acessada, exatamente como no rádio, na televisão, no jornal ou na revista. Enquanto nas mídias tradicionais existe um conjunto restrito e conhecido de canais que a cada minuto transmitem novas informações, na Web existem milhões de canais transmitindo 24 horas por dia o mesmo conteúdo. Na Web eu decido o que quero ver, quando quero ver, onde quero ver.

 

Internet é meio de comunicação. Web, WWW, é o uso das tecnologias próprias deste meio de comunicação aplicadas à criação de um novo e poderoso veículo de comunicação. Portanto, a WWW é mídia e, como tal, se incorpora ao conjunto “The Media” como diriam os americanos.

 

Não é bola, não é búlica. Não é meio, não é mídia. Muito pelo contrário.