MICO PONTO COM

 

Como tem sido o sono da turma que dominou o domínio para vender a futuro? Ainda povoado de sonhos milionários? Ou pesadelos concordatários? Será que existe futuro? Ou é passado, porque passada a euforia, todos os ex-pertos parecem ter ficado com o mico na Fapesp e uma dívida que só não preocupa porque, provavelmente, nunca será cobrada.

 

Quanto vale um domínio hoje? Quando você vê tantos serviços de leilão virtual com nomes "tão estranhos" quanto "Mercado 21" e "Lokau", competindo com nomes "tão bons" quanto "Valeu" e "Arremate", você não fica com a sensação de que o nome de domínio perdeu peso?

 

Para ajudar no entendimento, vamos dar uma passada rápida e geral sobre a questão. Comecemos buscando o significado das palavras pela ótica jurídica, não necessariamente da jurisprudência, que aí o dot é mais embaixo. Tive acesso a um material de apoio didático, elaborado pelo advogado Ricardo Queiroz (rqadv@ig.com.br), que, entre outros aspectos, trata da diferença entre marca e nome de domínio. Ele cita a Lei que diz: "(...) convencionou-se que qualquer sinal (...) capaz de distinguir bens e serviços (...) poderá constituir uma marca." E, "acompanhando o espírito do legislador", diz o Ricardo, o domínio não pode ser confundido com marca porque ele "por sua vez, é, entre outras coisas, o lugar onde as coisas podem ser desenvolvidas na Web." Ou seja, "(...) domain name não pode ser confundido com marca (...)". Ele ainda faz referência a uma lei de 1996 onde consta que "marca não pode ter características geográficas." E conclui: "Enfim, nossa legislação é clara: domain name e marca são conceitos distintos (...)"

 

Pois é exatamente aí que confundiram. Gente que não era/é do ramo, andou sonhando que perder um pouco de caráter registrando, como domínio, marcas de propriedade alheia, seria um bom negócio. Um domínio não vale nada se não tiver exposição na mídia. E se um domínio tem exposição na mídia ele pode ser qualquer seqüência de caracteres. Você não concorda? Então me diga: você criaria um site de busca chamado "Lycos" ou mesmo Yahoo!? E um site de e-com chamado Submarino?

 

Ora, se nestes tempos de fusões e megafusões, o valor da marca está sendo tão subvalorizado, porque haveríamos de valorizar o endereço da marca? Mais. Diga-me o serviço que prestas que te darei o domínio que o endereça. Duvida? Experimente. Eu deixo um desafio para quem esteja chateado porque registraram o seu sonhado domínio: eu crio um melhor.

 

Registrar domínio para vender? Pra quem? O domínio não gera dinheiro, é o dinheiro que garante o domínio do mercado com qualquer domínio. Quem tem dinheiro não precisa de domínio. Você faz um.

 

Numa coincidência incrível, ao estar escrevendo este artigo, me liga Alguém  perguntando se estou interessado em vender um domínio que tenho. Explico a Alguém que o domínio já está vinculado a um projeto mas pergunto porque Alguém quer comprar um domínio. Alguém explica que está pesquisando todos os domínios "em volta" para evitar que Ninguém registre primeiro e venha se tornar seu concorrente. Mas é o próprio Alguém que diz que "se não tiver poder de mídia não vai adiantar nada". Então pra que Alguém quer comprar os domínios similares? Compulsão para o auto-flagelo?

 

Diga-me quantos domínios tens registrado sem uso e te direi quantos micos.com tens na mão.