VISÕES & PREVISÕES

27 de outubro de 1997

 

 

A Internet não é apenas uma transformação e é muito mais que uma revolução. A Internet é uma transrevolução que vai alterar profundamente as interrelações comerciais e sociais nas próximas décadas.

 

Quando percebermos que a Rede é um novo espaço onde somos agentes plenamente ativos, estaremos em condições de entender a transrevolução que ela provocará nos fundamentos das relações, de todos os tipos, de todos os níveis.

 

Tudo o que é “bitzável” é “TCP/IPável”.

Você já pensou sobre como isto pode afetar a sua vida, a sua empresa, os seus negócios?

 

O computador era uma máquina repetidora, útil ao processamento de grandes volumes de dados e ocupava uma sala imensa conhecida como “frigorífico”.

Com a evolução da tecnologia, se tornou uma máquina armazenadora de dados, padronizadora e automatizadora de processos, facilitadora de tudo quanto utilize intensivamente texto e imagem, e se instalou em escritórios razoavelmente refrigerados.

 

Com a Internet, o computador se torna um aparelho de comunicação de fácil manuseio, capaz de transmitir texto, som e imagem em movimento entre quaisquer duas máquinas situadas em diferentes pontos do planeta, a qualquer hora do dia ou da noite, e seu lugar é a sala de visitas num Rio 40 graus.

 

E no futuro, o que ele será? Um eletrônico portátil, multifuncional, indispensável à comunicação e, portanto, à sobrevivência do cidadão na selva da civilização do terceiro milênio.

 

A Rede é grande e mundial, mas nossas necessidades são pequenas e locais.

 

Em dois anos, no mundo dos negócios, quem não estiver na Rede, estará fora.

 

A Internet, como ferramenta disponibilizadora de informação qualificada, fará com que a criatividade deixe de ser uma prerrogativa de gente excêntrica para se tornar no principal elemento de avaliação do valor que um profissional estará agregando aos serviços da companhia.

 

No Brasil, os grandes grupos de comunicação investem em experiências nem tão bem-sucedidas até aqui. É um mercado à procura de um posicionamento: televisão com internet ou internet com televisão?