O PERIGO MORA AO LADO

 

 

Privacidade, hackers, crackers, grampos, cookies, senhas, medos, paranóias, gente esticando o olho por cima do seu ombro, lendo o que não devia (ou devia?). Bem, essas e mais tantas outras coisas que nos amedrontam até descobrir que aquele endereço complicado do tipo “não-sei-o-que-arromba-domínio-qualquer-ponto-com-ponto-sem-br” não adianta de nada e que o perigo mora exatamente onde não devia morar. Pode!?

 

Pode. Imagine que você chegue à sua empresa e receba a notícia de que um potencial cliente respondeu positivamente a uma proposta sobre um projeto sigiloso enviada por email no dia anterior. Digamos que um pouco mais tarde, o Ado, seu executivo enrolado, lhe pergunte como um email enviado para uma pessoa pode acabar na caixa postal de outra. “Não pode”, você responde e acaba descobrindo que a mensagem caiu em caixa postal errada, ou seja, que a mensagem foi enviada para a Viviane errada.

 

Perguntas feitas, você descobre que Ado colocou no “To” apenas “viviane” pensando ter no bookmark um nickname associando “viviane” ao email da sua Viviane. Não tinha e, pior, o/a Eudora não acusa. Então, clicou “send” e foi para casa dormir o sonho dos enrolados, digo, inocentes. No dia seguinte, ele encontra a mensagem da “Viviane” pedindo um contato telefônico. Ele liga e... surpresa!!! a Viviane diz que não mandou email nenhum e, aliás, não recebeu qualquer mensagem do Ado. Cai a ficha e o nosso (seu) Ado descobre que as Vivianes não são as mesmas.

 

Você, então, vai na/no Eudora e faz alguns testes e acaba descobrindo que, por algum motivo, em algum momento, foi associado ao “viviane” do destinatário o domínio do servidor de email que você está usando, normalmente, o servidor do seu provedor de acesso.

 

Você, provavelmente, fará como eu fiz. Liguei para o meu provedor de acesso e relatei o ocorrido. A resposta foi muito simples. O servidor de email, quando identifica um endereço de destino sem “@” testa se existe aquela seqüência de caracteres na sua tabela de user-id. Se existir, ele considera que o domínio de destino é ele mesmo. Entenderam?

 

O nosso (seu) Ado digitou apenas “viviane”. O servidor do nosso (do seu, do dele, do vosso) provedor ao invés de rejeitar o email como eu, você e a humanidade inteira esperam que ele faça, simplesmente e arbitrariamente direciona a mensagem para viviane@nosso-provedor.com.br.

 

Eu disse para o diretor do nosso-provedor que isso era um absurdo completo, que contrariava qualquer atitude sensata quanto a privacidade e segurança de informações de um usuário. Mas ele se fechou no casulo do “isto é um problema danado que vai me dar um trabalhão mais danado ainda e eu quero continuar ganhando esse dinheirinho fácil”. Ele só sabia me responder que isso acontece em todos os servidores de email e que não pode ser modificado por parâmetros de configuração. E o silêncio com que terminava as frases, parecia dizer: “e foda-se você”.

 

Pois então fique você sabendo. O perigo mora ao lado. Mora em quem deveria estar do seu lado. Trabalhando por você, no seu interesse. Mora no seu provedor de acesso. E não há atitude de prevenção que você possa tomar para evitar uma situação destas. Qualquer funcionário seu pode ser o agente (não o responsável) por um dano que pode ser irreparável para sua empresa (ou mesmo, para sua pessoa). Tudo porque, parece, os provedores (pelo menos o meu) se comporta com um “não estou nem aí”.

 

E em adendo a esse descompromisso de provedores com quem os sustenta (nós, usuários), existe uma outra coisa que eles também atribuem ao tal do servidor. É a quantidade de uma mesma mensagem que você pode enviar para diferentes endereços. Ou seja, se você, como eu, tem uma lista de distribuição e precisa enviar, periodicamente, uma mensagem, é obrigado (no caso do meu provedor) a dividir sua lista em sub-listas com no máximo 30 endereços porque no 31º vai dar erro. É isto o que vou ter que fazer para que você possa receber este artigo.

 

Que direito tem um provedor de acesso de configurar seu servidor de email para direcionar uma seqüência de caracteres qualquer para seu próprio domínio?

 

Que direito tem um provedor de acesso de configurar seu servidor de email para limitar a 30 (ou 40, ou 20 ou 100) a quantidade de endereços para onde a mensagem deve ser enviada?

 

Por quê o Comitê Gestor faz vista grossa para essas práticas?

 

Eu já não estava gostando deste provedor, agora gosto menos ainda. Eu quero mudar. Mas será que eu vou encontrar outro que haja de modo diferente? Ou sou como um condenado a quem não é dada alternativa?

 

Será que alguém é capaz de nos dar alguma resposta?

 

Paulo Vogel

 

P.S.: Qualquer mensagem relevante que eu vier a receber de qualquer um envolvido no processo será publicada junto com este artigo nas páginas da INTERNET MARKETING.

 

Rio, novembro de 1999