ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

 

Fui motivado a buscar as informações que estão reunidas neste documento, quando minha filha ficou grávida. Hoje, já sou avô de quatro netos! A intenção é de ajudar toda a família a entender melhor o processo que se passa com todo novo ser humano que vem ao mundo.

Imprima. Prenda em algum lugar. Talvez ao lado do espelho que é para onde você mais olha o tempo todo.

 

FASE

CARACTERÍSTICAS

Em gestação

Pesquisas demonstram que o feto é sensível a toda modificação humoral e hormonal da mãe.

0 a 8 semanas

Pré-apego = respostas sociais indiscriminadas.

6 semanas

Os bebês começam a estabelecer um contato visual com os pais. Mas desde o nascimento ele sabe quando alguém está olhando para ele.

 

2 a 7 meses

Apego em formação = reconhecimento dos familiares.

3 meses

O bebê é capaz de construir interações significativas que incluem, alem da mãe, outras figuras de relevo, como o pai, os avós ou qualquer pessoa que tome conta dele.

3 a 4 meses

Já olham prevendo a direção em que um objeto em movimento deve provavelmente se encontrar no próximo momento.

6 meses

Bebês se mostram precavidos contra adultos desconhecidos, mas concedem o benefício da dúvida a crianças desconhecidas.

7 a 24 meses

Apego rígido = reclama se for separado das figuras de apego; medo de pessoas desconhecidas; comunicação intencional.

9 a 11 meses

Já são capazes de diferenciar um gato de um cachorro, ou seja, diferenciar em um nível de detalhe maior. Começam a usar gestor.

9 e 14 meses

Desenvolve-se um vocabulário diferenciado e o controle motor dos dedos torna-se mais preciso mas a palavra falada ainda sucede o gesto.


 

FASE

CARACTERÍSTICAS

11 a 12 meses

O bebê também sabe para onde uma pessoa está olhando quando esta não está olhando para ele. Observar o rosto da mãe quando ela está falando com uma pessoa que ele desconhece ajuda-o a decidir se o estranho é amigo ou inimigo. Se o estranho olha muito intensamente para o bebê antes que este tenha podido chegar a uma conclusão, o bebê vai provavelmente virar o rosto. Se o estranho tenta pegá-lo no colo nesse momento, é provável que o bebê resista e chore de medo.

É também quando os bebês começam a categorizar por idade e por sexo.

Já são capazes de estender a mão aberta com todos os dedos em direção ao objeto desejado.

16 e 18 meses

Paralelamente ao desenvolvimento do repertório de palavras, surgem finalmente combinações sincronizadas de movimentos e verbalizações.

1 ano

Já no primeiro aniversário, a criança que teve um desenvolvimento na média, pode brincar de massinha ou de esconder com os pais. Um companheiro da mesma idade, um par, não é nem de longe tão prestativo nem tão compreensivo. Mesmo com a melhor das intenções, uma criança de um ano não brinca com outra da mesma idade.

Já começam a ser capazes de apontar com um só dedo.

Entre 1 ano e 1 ano e meio

A criança olha fixamente para a mãe para ver para onde ela está olhando quando esta lhe diz uma palavra; a criança presume que a palavra se aplica ao objeto para o qual a mãe está olhando. Quando a criança aponta para algo, ela confere para ver se a mãe olha para o objeto apontado. Ou seja, ela começa a reconhecer a relação entre a ação de outra pessoa e o efeito provocado, e também a relação de causa e efeito quando o agente é ela própria.

2 anos

A criança já constrói frases coerentes e faz combinações do tipo “brincar também”. Se for percebido um atraso em relação a outras crianças de mesma idade, a criança deve ser levada imediatamente a um fonoaudiologista para uma avaliação, pois o seu desenvolvimento escolar estará irremediavelmente prejudicado se não houver um acompanhamento.

2 anos em diante

Apego baseado na reciprocidade = Relação de mão dupla: a criança compreende melhor as exigências dos outros.

2 anos e meio

As crianças podem usar tanto palavras quanto ações para coordenar sua brincadeira.

3 anos

São capazes de participar de brincadeiras como casinha, que requer tanto uma imaginação coordenada quanto uma ação coordenada.

Quanto à linguagem, a substituição de letras ainda é comum.

FASE

CARACTERÍSTICAS

Entre 3 e 4 anos

As crianças começam a atalhar o seu comportamento pelo dos colegas da escola maternal e, mais, começam a trazer esse modo de agir para dentro de casa.

A partir dos 5 anos

A autora considera que a influência e o poder dos pais sobre a formação da criança é mínima e a cada dia menor. Isto porque ela já tem recursos para tomar decisões próprias e porque passa a conviver com grupos de pares fora do ambiente familiar, além do que a linguagem já está completamente estruturada.

Para compreender na plenitude esta nova visão sobre peso da influência dos pais versus a influência do meio social que a criança freqüenta, tente encontrar o livro “DIGA-ME COM QUEM ANDA...”, escrito por Judith Rich Harris, editora Objetiva que parece ter sofrido alguma pressão para não re-editá-lo.