EXTRATO DE: ÉTICA A NICÔMACO

Autor: Aristóteles

Ed. Martin Claret - 350 a.C./2007/2021-3

 

O dualismo platônico – o mundo da inteligência separado do mundo das coisas sensíveis – visava antes de tudo a salvar a ciência estabelecendo a coerência necessária entre o conceito e seu objeto.

 

Método silogístico: se todo B é A e se todo C é B, todo C é A.

 

Duas questões se destacam na metafísica aristotélica: a da unidade do ser e a da existência de essências separadas.

 

Há três formas boas de regimes políticos: monarquia, aristocracia e politeia. E suas respectivas deformações são: tirania, oligarquia e demagogia.

 

É insensato aceitar um raciocínio apenas provável da parte de um matemático, e exigir demonstrações cientificas de um retórico.

 

Um jovem não é bom ouvinte de aulas de ciência política (...) os jovens tendem a seguir suas paixões, esse estudo ser-lhes-á vão e improfícuo.

 

A honra é, pode-se, dizer o objetivo da vida política. Todavia (...) a honra depende mais de quem a concede que de quem a recebe.

 

O fato é o ponto de partida. Com respeito aos primeiros princípios, alguns descobrimos pela indução, outros pela percepção, outros pelo hábito, e outros de diferentes maneiras; entretanto devemos tentar investiga-los em conformidade com sua natureza e esforçar-nos para expressá-los com precisão, pois eles têm grande influência na sequência da investigação.

 

Há duas espécies de virtude: a intelectual e a moral.

 

(...)  nenhuma das virtudes morais surge em os por natureza, visto que nada que existe por natureza pode ser alterado pelo hábito.

 

Adquirimos as virtudes pelo exercício, tal como acontece com as artes.

 

Os legisladores tornam bons os cidadãos por meio de hábitos que lhes incutem.

 

Existem três objetos de escolha e três de rejeição: o nobre, o vantajoso e o agradável; e seus contrários: o vil, o prejudicial e o doloroso.

 

Na alma se encontram três espécies de coisa: paixões, faculdades e disposições. (...) E se as virtudes não são paixões nem faculdades, só podem ser disposições.

 

Os homens pretensiosos são tolos que ignoram a si mesmos, a ponto de ostentarem os próprios defeitos.

 

Bias: o exercício do poder revela o homem.

 

São três os elementos da alma que controlam a ação e a verdade: sensação, razão e desejo.

 

As boas e as más ações não podem existir sem uma combinação de intelecto e caráter.

 

Eurípedes: Mas para que me empenhar em ser sábio, se, sendo um número entre tantos, obteria sem esforço o mesmo quinhão|?

 

Eveno: O hábito, meu amigo, é tão-somente uma longa prática que por fim faz-se natureza.

 

Homero sobre o que são amigos: “dois que andam juntos”.

 

Eurípedes: “a terra seca ama a chuva, e o divino céu, quando pleno de chuva, adora cair sobre a terra”.

 

Heráclito: “o que se opõe é que é amigo”; “todas as coisas são geradas pelo antagonismo”.

 

Os homens amam o que é bom em si mesmo ou o que é bom para eles?

 

A maioria das pessoas parece, em razão de sua ambição, preferir ser amada a amar, e é por isso que em geral os homens gostam da lisonja.

 

Há três espécies de constituição e igual número de desvios ou perversões daquelas. São elas: a monarquia, a aristocracia e a que se baseia na posse de bens e que seria talvez apropriado chamar timocracia, embora a maioria chame governo do povo. A melhor delas é a monarquia e a pior é a timocracia.

 

Timocracia: sistema de governo dominado pelos ricos.

 

A democracia é encontrada sobretudo nas famílias sem um chefe (todos se encontram em um nível de igualdade), e naquelas em que o chefe é fraco e todos agem como bem entendem.

 

O prazer dos olhos é o inicio do amor.

 

A felicidade deve ser alguma forma de contemplação.

 

As coisas deixam de ser penosas quando se tornam hábitos. (...) as pessoas, em sua maioria, obedecem mais à necessidade que aos argumentos, e mais aos castigos que ao sentimento daquilo que é nobre.

 

Escola peripatética, fundada por Aristóteles, assim chamada porque os estudantes caminhavam e debatiam sobre os assuntos caminhando pelos jardins.

Peripatos = passeio.

 

“Podemos ter afeição pelos amigos e pela verdade, mas a moralidade consiste em dar preferência à verdade.”